Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Marcos.Gonçalves 15/03/2024

Uma Odisseia de leitura
Nunca imaginei ler um poema épico por tudo que falam. Que é complexo, que os nomes são difíceis, que tem que interpretar muito e etc. Sabendo disso, eu estudei sobre o livro antes de ler, e o que me ajudou muito foram os prefácios no começo e vídeos no YouTube. Depois de ter tido essa bagagem, me propus a ler um canto por dia pra não ficar tão difícil. Acontece que tava tão prazeroso que tinha dias que queria ler mais de um. Foram 24 dias (24 cantos) de pura poesia, aventura e uma leitura totalmente diferente de tudo que já li. Com partes que me lembram as escrituras da Bíblia, isso foi muito gostoso de ler e foi incrível ver como os deuses do Olimpo foram tão importantes e como esse livro influenciou tantas coisas (principalmente Percy Jackson) da nossa cultura pop. Odisseu depois de passar 10 anos lutando na Guerra da Tróia tem que ficar mais 10 anos lutando pra voltar pra casa, isso porque provocou a ira de Poseidon. É muito boa a leitura, o que tira um pouco o clima é que isso não é realmente pra qualquer um e não é pra qualquer momento. Você tem que dedicar um tempo pra ler de forma ativa, interpretar e ainda pode ser que vc não pegue tudo. Pra me ajudar eu vi resumos de cada canto no YouTube e na Wikipedia. Por ser mais trabalhoso, foi uma delícia, mas ao mesmo tempo cansativo.

Sa Klabacher 15/03/2024

Muito legal!
Li a Ilíada ano passado e foi um evento, porque sempre tive vontade e curiosidade de ler o livro original das histórias gregas mais conhecidas. Daí que então esse ano foi a vez de ler a Odisséia! Eu estava super ansiosa, principalmente porque eu já havia ouvido sobre a história do Ulisses desde pequena.

Gostei bastante desse livro, e acho que a melhor parte ficou entre os primeiros cantos e aqueles do meio (o final achei meio paradão). O que eu gosto - e ainda assim sempre me pega de surpresa - é que o livro não começa por onde a gente espera que ele vá começar (por exemplo, exatamente no fim da Guerra de Troia): ele parte do meio da jornada e conta como forma de lembranças as aventuras anteriores. Acho que isso me deixou mais presa na história, me deixou mais ansiosa pra saber o que aconteceria depois.

A vibe da escrita é exatamente a mesma da Ilíada, por isso que acho que peguei o ritmo desse bem mais rápido do que o primeiro. Ainda assim, sinto que a Ilíada ocupa um espaço maior no meu coração, porque os eventos são mais trágicos e mais de vida ou morte, o que deixa tudo mais intenso. Ainda assim, é uma ótima leitura, e recomendo a quem tem interesse!!

Thais645 10/03/2024

IMPERDÍVEL. Não é a toa que é num clássico
Reli esse clássico MARAVILHOSO nessa edição perfeita da Penguin e mergulhei numa reflexão profunda sobre o quanto essa obra é importante no imaginário do mundo ocidental. Além do arrepio que dá, ouvir a voz de um autor (autores) através de mais de 3 milênios, descrevendo maravilhas e mitologias de uma cultura já ida, mas também os mesmo sentimentos que temos hoje de pertinência, lealdade, identidade, curiosidade, ousadia e coragem, além de mesquinhez, inveja, cobiça, ganância... Tudo isso na forma da poesia mais fluida e lírica possível. A tradução cuidadosa e a introdução super informativa ajudam muito na leitura.

sofprates 06/03/2024

A odisseia
Quando comecei, achava que seria mais um livro chato que eu só ia estar lendo por ler. Eu não podia estar mais errada. É muito legal!

isabela354 05/03/2024

A primeira das ficções que lemos nos tempos de hoje
A Odisseia foge completamente do que a ilíada é, admito que a ilíada ainda tem uma pouco mais do meu coração do que a odisseia. Porém, lendo essa obra conseguimos relacionar com qualquer outro tipo de livro, série e filmes atuais e até antigos. Pode ser pela estrutura da história, a forma que é contada, ou referência de algum acontecimento, o ritmo, algum personagem e assim por diante, mas sempre tem algo que remete a odisseia. Muito vezes não é de maneira direta, mas um dos fatos mais interessante é a questão das obras de dante, Dante nunca leu as obras de Homero pois infelizmente não sabia grego, porém, leu as obras de Virgílio, a Eneida que é a versão latina da Odisseia. Então mesmo nunca tendo lido os épicos gregos a divina comédia tem inúmeras referências da obra, inclusive o sistema do inferno de dante tem muito a ver com a forma que o inferno/mundo inferior é tratado na odisseia. Ou seja, a odisseia é uma obra tão potente que na sua época já era considerada um clássico, hoje em dia isso não mudou e influência quase todas as obras que consumimos hoje, em 2024, uma obra de 2 mil anos, essa é a potência dela.

João Herberth 29/02/2024

Um clássico absoluto!
Enquanto estava lendo a Odisséia fiquei pensando no que define um clássico e cheguei numa definição bastante simples, mas que me agradou. Clássico seria aquele tipo de obra que constantemente vence a batalha entre o tempo, a memória e o esquecimento. Contra o tempo porque continua sendo lido (relido) e redescoberto a cada nova geração. Contra a memória por continuamente ser referenciada, seja diretamente, através de paródias, releituras e etc. E contra o esquecimento por, além de reforçar os dois tópicos anteriores, os clássicos nunca deixam de ressoar naqueles que os lêem, num misto de memória pessoal e, porque não dizer, coletiva. A Odisséia sem dúvidas se enquadra em todos os aspectos citados acima. Sendo um dos textos fundadores do que conhecemos como ocidente, não deixa de ser interessante notar uma certa familiaridade com a história durante toda a leitura. O texto, na tradução de Antônio Pinto de Carvalho, é delicioso de acompanhar e bastante engajante, fiquei curioso para ler também nas outras traduções disponíveis. A viagem de Ulisses e suas aventuras, a parte de seus embates com a inúmeras figuras mitológicas (Ciclopes, Sereias, Cila, Caríbdis...) e seus, inúmeros, percalços para retornar a Ítaca e reencontrar sua mulher Penélope e seu filho Telêmaco, é uma história sobretudo de enorme satisfação emocional. Confesso que a experiência foi diferente do que esperava, foi muito melhor. Entra direto na lista dos melhores livros que li na vida.
Simplesmente um clássico absoluto!
Vania.Cristina 29/02/2024minha estante
Também li nessa edição e amei. Tenho outra edição agora na minha estante e estou com receio de não gostar tanto

Luiza1026 29/02/2024

A história em si é interessante, no entanto, acredito que o autor não transmitiu de uma forma legal, pois não me cativou.
O livro era para escola então não me importei, depois vou pesquisar mais sobre.

Alanne 24/02/2024

Palas Athena
Ao instigar o bravo Ulisses numa jornada contra os troianos, conquistou grande vitória, embora sua volta para casa cheia de sofrimentos que pesam no coração. Enfrentou grandes provações, um clicope filho de Poseidon, sereias em alto mar, Circe, Calipso e o Deus sol com seus rebanhos intocáveis. Após 20 anos sua chegada era travada por mais um desafio.

giooooooo 22/02/2024

Nao vou mentir, preferi a iliada

a narrativa dava tanta volta q eu ficava tonta, e ficou cansativo a repetição da mesma história o tempo todo

eu achei o final meio underwhelming tb
tipo a gente passou o livro todo esperando ele voltar, esperando a vingança contra os pretendentes, e quando chega lá é tão nada demais, tão rapidinho
mas quando eu pensei isso, eu imediatamente pensei no rosa e na travessia, em como o ?ponto? não é o desfecho final e sim o caminhar

enfim. eu gostei até, só fiquei mais decepcionada pq eu tinha muita expectativa

Tiago.Costa 21/02/2024

Sem duvida é um dos melhores livros, influenciou muitos. Só q essa versão desse livro retardou a minha leitura kkk, entendi o q o tradutor queria, acho q até isso me empolgado no inicio, mas com o passar do tempo a leitura ficou difícil. Uma verdadeira Odisséia.

Leo 19/02/2024

Odisséia
Dando sequência a Ilíada, li Odisséia.
Paciência e perseverança do Odisseu, Penélope dão o tom do épico.
As virtudes demonstradas também em seu filho Telêmaco são inspiradoras.
Leitura fluiu tranquila como na Ilíada, que gostei mais, mas de forma alguma a Odisséia deve ser deixada de lado.
Acho interessante ler em sequência como eu tô até para não se perde nos personagens e fatos ocorridos.

carlineeeee 15/02/2024

Gostei da telemaquia, as aventuras do ulisses foram bem chatinhas de ler e a vingança foi decepcionante. como um todo, prefiro ilíada

Karla.Kassiane 15/02/2024

Ó divinal Odisseu!
Este clássico ficou guardado na minha prateleira quase o mesmo tempo que Odisseu levou pra retornar pra sua querida Ìtaca, depois de doze belos anos fiz a leitura e voilar, que maravilha grega senhoras, senhores e deuses do Olimpo.
A Odisseia, do grande poeta grego Homero, conta a história do divinal Odisseu, que partiu de sua terra natal Ítaca onde era rei para lutar nas batalhas de Tróia, deixando para trás sua esposa Penélope, seu pequeno filho Telêmaco, seu pai Laertes, além de muitos súditos fiéis. Passado tempo com o fim da guerra e tendo passado 20 anos sem que Odisseu retornasse todos o tinham como morto, então os jovens ricos da cidade começaram a cobiçar Penélope, mas ela não cedia. Ao mesmo tempo Odisseu tentava retornar ao lar, enquanto Telêmaco saía em busca de notícias do pai há muito desaparecido. Tudo isso contando com a ajuda da ?protetora? de Odisseu, filha de Zeus, Atena.

William274 05/02/2024

Melhor tradução
Ler Homero é um desafio. Procurei varias versões que tornassem o trabalho mais fácil. De longe essa tradução do Frederico Lourenço é a melhor.
Fora a questão da tradução, é incrível como essa obra é atemporal e como até hoje as grandes obras literárias e filmes bebem desta fonte