Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Emmily 22/10/2023

Acompanhar a jornada de Ulisses de volta a sua casa foi uma aventura. Pude me envolver na história, os acontecimentos inesperados. A escrita foi bastante compreensiva. Muito bom.

Ótima resenha ????

Feliky 01/12/2023minha estante
Obrigada!

Melissa349 15/10/2023minha estante
Incrivel resenha?

???? adorei sua resenha

Regis 09/10/2023

A grande epopeia de Odisseu/Ulisses
A Odisséia escrita por Homero, provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., é um poema fundamental no cânone ocidental.
A epopeia tem início com Telêmaco, filho de Odisseu, confrontando os pretendentes de sua mãe Penélope e partindo em busca de notícias do pai e segue mostrando as aventuras pelas quais Odisseu foi obrigado a passar antes de conseguir retornar ao lar.

O poema é formado por 24 cantos divididos em três partes: Telemaquia, Apologos e Mnesterofonia.

A ação dos deuses está sempre presente introduzindo o sobrenatural que constituía mais do que uma ficção para os gregos antigos, já que suas vidas eram povoada por cultos e preces. Mas logo o herói é tirado do mundo fantástico e levado para o mundo dos mortais comuns, onde longe dos gigantes, monstros marinhos, deuses, canibais e sereias ele enfrentará os homens que pretendem matar seu filho e usurpar seu lar.

Foi muito prazeroso fazer essa leitura e acompanhar a jornada do herói original durante os dez longos anos (após a Guerra de Tróia) em que, através de sua inteligência e coragem, Ulisses enfrenta e vence todos os obstáculos colocados em seu caminho por Poseídon como castigo por ter ferido um de seus ciclopes preferidos.

A Odisséia é uma sequência da Ilíada e uma epopeia tão grandiosa quanto sua antecessora: cheia de aventuras, viagens e seres fantásticos; entretanto diferente da obra anterior possui um final feliz. É um poema maravilhoso, que mais uma vez me deixou imersa no mundo dos heróis gregos e das tramas dos deuses, além de esclarecer o que aconteceu com alguns dos grandes reis gregos que acompanhei na Ilíada.

Adorei ler o épico e concluir mais esse grande poemas do cânone ocidental.
Recomendo para todos essa obra homérica.
Léo 09/10/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. ??
Estou adorando acompanhar você lendo os clássicos gregos, e meu deu vontade de ler também. Rsrs

mpettrus 09/10/2023minha estante
A ?Odisseia? traz muito memórias afetivas da minha adolescência quando eu assistia uma série norte-americana de nome ?Xena - A Princesa Guerreira?, que conta por uns bons episódios a história de Penélope.

Outra resenha maravilhosamente bem escrita. Hoje você entregou tudo hein, Regis ?????????

Regis 09/10/2023minha estante
Ah, mpettrus, que fofo! Muito obrigada. ??

Obrigada, Léo! ?

Henrique Sanches 09/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha... li Odisséia muito tempo atrás e achei fantástico. Preciso tentar ler Ilíada...

CPF1964 09/10/2023minha estante
As usual.. Maravilhosa sua resenha, Regis... Quando eu crescer quero escrever que nem você.....????

Regis 09/10/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Cassius! ??

HenryClerval 11/10/2023minha estante
Resenha perfeita, Régis. Parabéns! ????

Regis 11/10/2023minha estante
Obrigada, Lê!?

???

Regis 29/11/2023minha estante
Obrigada, Andréa. ?

Henricristo 04/10/2023

A Odisseia
Existe tanto o que desfrutar desse livro, e de Homero no geral, que eu acho que foi um erro eu ter lido essa obra tão cedo na minha "carreira literária". Sinto que ainda não estou maduro o suficiente para viver ao máximo essa obra
Bebelll 05/10/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha, ela expressa sentimento de que realmente o livro é muito gratificante de ler.

Henricristo 05/10/2023minha estante
Valeu!!!

Theo.en 03/10/2023

Odisseias
Uma historia, quisa, varias, a "odisseia", de homero, conta historia do bravo ulisses em sua batalha de 10 anos ,e, seu retorno de mais dez anos onde, nestes, decorrem, das mais incriveis, as mais loucas, historias e traições.
É uma história classica e nesta Hq não falha em matar a curiosidade do leitor acerca da obra ainda que não tenha total fidelidade sobre a adaptação, já que, estas, sempre se encontram alterações, que, claro, não são de posse de nenhum demerito.
Para mim, leitor, que, nunca tive contato com odisseia, gostei, em um panorama geral, sendo do meu agrado, e, me dispertou interesse buscar de tais obras, por isso, recomendo a quem busca por histórias seja para apreciar, ou apenas "matar o tempo".

CAcera3 01/10/2023

Se mantém um favorito da vida
Reli a Odisseia após mais de dez anos da primeira leitura. O livro se confirmou para mim como um dos meus favoritos da vida, sendo que dessa vez eu vi para além da grande aventura do herói Odisseu e pude me ater mais ao que ele representa e os ensinamentos que é possível tirar de suas qualidades e também de seus defeitos.

Leitora 01/10/2023

É um livro bem denso e cansativo de ler, e por ser poema, tu avança bem mais devagar do que em prosa(incrivelmente). Me perdo muitas vezes porque além de ter linguagem rebuscada, na minha cabeça eu não consigo formar uma imagem tão boa da história do que quando eu leio um livro normal.

oz. 24/09/2023

Cara, que loucura foi isso aqui?
Lá pelo mês de dezembro do ano passado iniciei essa leitura e, não ironicamente, no meu primeiro histórico de leitura falei que ia levar ao menos um ano para eu concluir o livro.

O que tenho a dizer: é uma leitura necessária pelo fato de ser uma das primeiras obras da literatura ocidental, mas não é obrigatória. Durante a narrativa, percebe-se o quanto esse livro serviu de referência para quase tudo que envolve ficção na atualidade, principalmente quando se fala no conceito "a jornada do herói".

Não é um livro com grandes reviravoltas, visto que quase todo mundo sabe sobre a história de Ulisses e sua trajetória para retornar a sua amada Penélope, quadro que resultou na chacina dos arrogantes pretendentes.

Foi o primeiro clássico que me propus a ler. Não foi fácil, mas acabei descobrindo que se acostumar a linguagem rebuscada não é uma tarefa de outro mundo. Nesse meio tempo, consegui ler outras obras com uma rapidez considerável, como "Dom Casmurro". A tradução dessa edição também ajudou muito (falam que é a melhor). A introdução é maravilhosa, e o prefácio é tão bom quanto.

Esse livro testou a minha imaginação de um jeito tão incrível que, mesmo nas partes mais enfadonhas, eu conseguia visualizar perfeitamente o que cada canto contava em seus versos.

"Odisseia" despertou meu interesse para outras poesias épicas. Não pretendo ler "Ilíada" imediatamente, mas num futuro próxima quero ler "Os Lusíadas", esse livro que lutei de todas as formas para não ler no ensino médio.

Dito isso, recomendo muito a Odisseia, de Homero, para quem tiver interesse (se possível, peguem essa edição para ler).

biiaaa_nunesss 20/09/2023

Tive que ler para a faculdade.
É um livro bom? Sim
É um livro que eu leria por escolha própria? Definitivamente não.
Todas as citações de personagens que nem tem relevância para a história dificuldade o entendimento.

Fernanda.Canseco 20/09/2023

Ótimo. Requer força de vontade e perseverança. E muita paciência. Mas vale a experiência. Só vou tirar uma meia estrelinha pelo desgaste apreciativo, não por qualquer incômodo com a obra em si. Afinal, quem sou eu pra criticar Homero

VK 99 20/09/2023

Mágico.
É uma obra fantástica e que te faz viajar por cada cenário comentado.

Tem que começar esse livro tendo em mente que é preciso muito interesse e muita paciência pra ler até o fim. E é um livro perfeito pra aumentar seu vocabulário!

Ganhei de uma pessoa muito querida por mim e guardarei com carinho pra sempre.

Gustavo.Neves 11/09/2023

O puro suco da aventura
Odisseia é uma obra prima que compõe a base da aventura épica ocidental. E definitivamente, isso não é à toa.
Não obstante o fascínio que a aventura do Odisseu exerce sobre o leitor, a trama também passa por intrigas, drama, ação e até certa dose de suspense.
O Odisseu é um protagonista fascinante e é fácil se conectar com seu arco e torcer por ele e por sua família, o que constrói uma carga emocional forte e consistente na trama.
Uma jornada épica, saídas inteligentes, construção narrativa impecável, um arco narrativo belo e emocionante... Odisseia tem tudo que esperamos de uma bela história de aventura, sendo que foi aqui que Homero ergueu os alicerces do gênero, sem deixar de lado todo o aspecto emocional que envolve o drama que acomete a família principal da trama, criando assim uma história poderosa, repleta de simbolismos e camadas.
Simplesmente uma leitura indispensável, envolvente, culturalmente rica e belíssima. Certamente tornou-se uma das grandes leituras da minha vida.

Cecília 05/09/2023

O livro é razoável, não é bom nem ruim. A história de Ulisses ensina que devemos sempre ir atrás da felicidade, mesmo que o caminho seja longo e árduo não se deve desistir. A paciência de Penélope mostra que não importa o tempo que demore, ou o que os outros digam, se você acredita espere que vai acontecer.

Tegonzinha 05/09/2023

Legal
É um livro meio entediante de ler, a história me confundio um pouco mas é legal para quem gosta de histórias de aventuras