Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Laura.Mastellini 30/08/2023

Eu não gostei achei intediante e meio chato a leitura e cansativa e a linguagem é difícil de entender

luisa732 29/08/2023

Honestamente não gostei muito,eu gosto bastante de história mas mesmo assim não gostei do livro achei uma leitura meio confusa e cansativa

KadidjaK 22/08/2023

Se puderem escolher a adaptação, escolham a de Frederico Lourenço. Ela é bem fluída e fácil de entender.

Amei a narrativa, os núcleos, os personagens são bem fáceis de amar ou odiar com o decorrer da obra.

Paula823 21/08/2023

Resenha do Livro A odisseia do Autor Homero.

Traz a história do rei Ulisses, também chamado de Odisseu, que tenta regressar ao seu reino em Ítaca, e reencontrar a esposa Penélope e o filho Telêmaco que deixou para lutar na batalha de Tróia. Acontece que durante dez anos enfrenta inúmeros perigos na terra e no mar, ficou preso numa ilha, percorre uma jornada espetacular repleta de obstáculos, até finalmente conseguir retornar. Entretanto, não seria tão simples, sua esposa estava sendo obrigada a se casar, e fazer deste seu novo rei.

Uma história épica, com muita aventura e ação, um clássico da mitologia grega, que apesar de ter sido escrita a centenas de anos, ainda perdura nos dias de hoje, encantando a todos com seu enredo repleto de conflitos e magia.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Wilson 18/08/2023

A epopéia fundadora da literatura ocidental.
Falar de Homero é chover no molhado. Odisseia trata-se de uma epopéia lendária do herói Ulisses em seu retorno para sua terra pátria, após 20 anos ausente, em virtude de sua ida à guerra de Tróia. Nesta jornada épica, o herói ultrapassa as mais diversas adversidades e adversários para lograr êxito em seu intento de retornar à sua pátria. Esta obra deve ser lida por todos aqueles que querem compreender e estudar a literatura ocidental.
AndrAa58 25/08/2023minha estante
Essa edição da Penguin é legal?

Maria Eduarda 07/08/2023

O conto de Odisseia, escrito por Homero, é basicamente uma sequência de contos que narram as batalhas de Ulisses e a sua volta, após a vitória na guerra de Tróia. A epopeia é sequencial e um pouco desorganizada, justificada pela antiguidade. O livro demonstra costumes antigos da cultura grega, é uma ótima tradução, entretanto gostaria de ler uma versão melhor. Pretendo ler Ilíada, de Homero, acredito que irei gostar mais que esse.

Deia Santos 02/08/2023

Uma odisseia mesmo, mas vale a pena
Conhecer mais sobre as aventuras de Ulisses pós Troia foi muito interessante, pois o pouco que eu sabia, estava muito diluído na "linguagem acessível" das adaptações infanto-juvenis. Contudo, embora tenha apreciado o conteúdo, a forma como a estória é contada foi de difícil leitura (o que somou-se a eu ter lido uma edição antiga). Recomendo o livro para quem quer conhecer "na fonte" algumas estórias famosas da mitologia, mas vão cientes de que pode ser uma leitura bem lenta.

arthurzito 29/07/2023

A Odisseia de Homero é uma obra clássica da literatura mundial que tem encantado leitores há séculos. Escrita por volta do século VIII a.C., essa epopeia grega narra as fascinantes aventuras do herói Odisseu enquanto tenta retornar à sua amada Ítaca após a Guerra de Troia. Através de um enredo repleto de reviravoltas, encontros com seres míticos e desafios emocionantes, Homero tece uma trama que tem conquistado gerações ao longo do tempo.

Confesso que me apaixonei pela magistral narrativa de Homero, que consegue criar um mundo ricamente detalhado, povoado por deuses, monstros e seres sobrenaturais. A riqueza das descrições e a habilidade do autor em construir cenários é verdadeiramente admirável, o que nos transporta para dentro da história e nos faz sentir parte dela. É como se estivéssemos acompanhando pessoalmente Odisseu em sua emocionante jornada de volta para casa.

No entanto, devo admitir que, entre as duas grandes epopeias atribuídas a Homero, a Odisseia não é a minha preferida. Embora eu reconheça sua importância e qualidade literária, confesso que sou mais atraído pela Iliada. Talvez seja a intensidade das batalhas, a presença de figuras heroicas como Aquiles e Heitor ou a própria temática da Guerra de Troia que me cativa de forma mais intensa.

Um dos aspectos que me incomodaram durante a leitura da Odisseia foi a personalidade de Odisseu. Apesar de ser um herói corajoso e astuto, senti certa falta de empatia por ele. Suas ações durante a jornada muitas vezes parecem egoístas e egocêntricas, e a maneira como ele lida com sua família no exílio é, em alguns momentos, questionável. Isso, de certa forma, afetou minha conexão emocional com o protagonista e me fez torcer menos por seu sucesso.

Por outro lado, é interessante observar como a Odisseia explora os temas da identidade, da lealdade, da saudade e do retorno ao lar. A trama também oferece uma visão profunda da sociedade grega antiga, suas crenças e valores, o que enriquece ainda mais a experiência de leitura.

Maria10430 28/07/2023

Preferi mil vezes o robinson crusoé, mas essa tbm é legalzinha, mas fico pensando se nem a hq me preendeu na história, quem dirá a própria obra original

Fernando.Dumas 26/07/2023

Uma das melhores histórias de aventura de todos os tempos. Uma história incirvel e um dos melhores livros que já li.

Dani 25/07/2023

O maior dos clássicos
Uma história incrível com uma tradução impecável!!

Frederico Lourenço fez uma tradução incrível, ainda mais disputando com tantas ao longos dos séculos. Torna a experiência mais leve e aprazível para o leitor, aproximando de uma história que se distancia tanto dos tempos atuais.

É perfeito para se observar as tantas técnicas literárias que até hoje existem e são utilizadas, além da história ser extremamente interessante com diversas nuances que merecem ser estudadas.

Todos deveriam ler um dia!! (Apesar de tudo, para o meu gosto pessoal, amo mais ilíada!! Mas as pessoas costumam preferir odisseia)
Fábio Yeshua 25/07/2023minha estante
Tenho o mesmo sentimento que vc Dani. O professor Frederico é um excelente tradutor. Tenho preferência literária pela Ilíada, mas o desenvolvimento da odisseia não fica atrás.
Acredito que alguém que gosta de ler e não leu Homero está indo a uma casamento e ficando na rua esperando a festa acabar.

Dani 25/07/2023minha estante
Com toda certeza!! Ao ser lido, é capaz de se perceber porque sobreviveu tantos séculos!!

Fábio Yeshua 26/07/2023minha estante
Não há dúvida pq é um clássico dos clássicos da humanidade ??

_Du_ 23/07/2023

Então...
Classificar um poema épico de Séculos de construção com estrelas e resenhar sobre ele é impossível para mim. Há tanto de cultura, histórias e mitos aqui, que me sinto incapaz. Todas vez que leio, releio e estudo sobre, abre-se uma nova janela. Como entretenimento, gosto muito da história, e por alguma razão me remete a minha infância, onde meu primeiro contato com a obra foram os filmes que meu pai assistia. Pra mim, todas as vezes que leio, possui um tom nostálgico.

alice 22/07/2023

Li pra faculdade e vou precisar ler de novo pois não lembro mais nada!!!! só lembro que é chato mas legal mts sentimentos mas por ser antigo eu fico zzzzzzzzz