Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Regis 09/10/2023

A grande epopeia de Odisseu/Ulisses
A Odisséia escrita por Homero, provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., é um poema fundamental no cânone ocidental.
A epopeia tem início com Telêmaco, filho de Odisseu, confrontando os pretendentes de sua mãe Penélope e partindo em busca de notícias do pai e segue mostrando as aventuras pelas quais Odisseu foi obrigado a passar antes de conseguir retornar ao lar.

O poema é formado por 24 cantos divididos em três partes: Telemaquia, Apologos e Mnesterofonia.

A ação dos deuses está sempre presente introduzindo o sobrenatural que constituía mais do que uma ficção para os gregos antigos, já que suas vidas eram povoada por cultos e preces. Mas logo o herói é tirado do mundo fantástico e levado para o mundo dos mortais comuns, onde longe dos gigantes, monstros marinhos, deuses, canibais e sereias ele enfrentará os homens que pretendem matar seu filho e usurpar seu lar.

Foi muito prazeroso fazer essa leitura e acompanhar a jornada do herói original durante os dez longos anos (após a Guerra de Tróia) em que, através de sua inteligência e coragem, Ulisses enfrenta e vence todos os obstáculos colocados em seu caminho por Poseídon como castigo por ter ferido um de seus ciclopes preferidos.

A Odisséia é uma sequência da Ilíada e uma epopeia tão grandiosa quanto sua antecessora: cheia de aventuras, viagens e seres fantásticos; entretanto diferente da obra anterior possui um final feliz. É um poema maravilhoso, que mais uma vez me deixou imersa no mundo dos heróis gregos e das tramas dos deuses, além de esclarecer o que aconteceu com alguns dos grandes reis gregos que acompanhei na Ilíada.

Adorei ler o épico e concluir mais esse grande poemas do cânone ocidental.
Recomendo para todos essa obra homérica.
Léo 09/10/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. ??
Estou adorando acompanhar você lendo os clássicos gregos, e meu deu vontade de ler também. Rsrs

mpettrus 09/10/2023minha estante
A ?Odisseia? traz muito memórias afetivas da minha adolescência quando eu assistia uma série norte-americana de nome ?Xena - A Princesa Guerreira?, que conta por uns bons episódios a história de Penélope.

Outra resenha maravilhosamente bem escrita. Hoje você entregou tudo hein, Regis ?????????

Regis 09/10/2023minha estante
Ah, mpettrus, que fofo! Muito obrigada. ??

Obrigada, Léo! ?

Henrique Sanches 09/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha... li Odisséia muito tempo atrás e achei fantástico. Preciso tentar ler Ilíada...

CPF1964 09/10/2023minha estante
As usual.. Maravilhosa sua resenha, Regis... Quando eu crescer quero escrever que nem você.....????

Regis 09/10/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Cassius! ??

HenryClerval 11/10/2023minha estante
Resenha perfeita, Régis. Parabéns! ????

Regis 11/10/2023minha estante
Obrigada, Lê!?

AndrAa58 29/11/2023minha estante
???

Regis 29/11/2023minha estante
Obrigada, Andréa. ?

Julia Manjko 27/08/2022

Essa leitura foi uma odisseia
Achei o livro bem escrito , com um estilo diferente do que eu estou acostumada. A história é interessante e acontecem muitas coisas que me manteve em um bom ritmo de leitura.

Por ser um clássico é natural se esperar uma linguagem bem rebuscada principalmente esse que é meeegaaa antigo , mas não sei se era a proposta da editora ou se foi o estilo do tradutor mas eu achei a língua desnecessariamente complicada , o que dificultou meu ritmo de leitura e com certeza a experiência como um todo. O livro contém alguns extras tanto no começo como no final. Um mérito importante.

Se for o caso de uma releitura vou procurar outra edição.

Leitura importante para se ter no repertório.
Jon 04/09/2022minha estante
a linguagem desnecessariamente complicada foi escolha do tradutor, o Odorico Mendes. a tradução já é bem antiga e já era muito difícil à época em que foi feita. o Odorico tentou traduzir utilizando uma métrica e ritmo que dificultou muitíssimo a compreensão. eu recomendo a edição da Penguin, que tem uma tradução mais moderna, feita pelo Frederico Lourenço. tradução que foi feita em verso livre se preocupando apenas com o conteúdo e compreensão do poema homérico.

Julia Manjko 05/09/2022minha estante
Obrigada pela dica , esse fato realmente atrapalhou a experiência

Julia Manjko 05/09/2022minha estante
Mas compreendo a escolha do tradutor .... Essa tarefa não é fácil

Tiago.Costa 16/02/2024minha estante
Estou na mesma odisseia

GabyyAlmeida 13/11/2020

Odisséia contada por Ruth Rocha
Ruth Rocha contando a Odisséia é muito bom. Ela faz a história ficar mais fácil de ler sem alterar nada dela! Vale a pena ler.
Francisco240 13/11/2020minha estante
Kkkkk eu não lembrava que eu já tinha lido esse livro...

GabyyAlmeida 13/11/2020minha estante
Kkkkk

GabyyAlmeida 13/11/2020minha estante
Bem antigo o bixinho kkk

Francisco240 14/11/2020minha estante
Vdd jkkkkkk

Felipe 21/08/2020

Odisseia (se de Homero é outra história)
Não me prendendo muito na questão Homérica, deixo isso pros estudiosos mais conceituados do assunto, mas já adianto que fico ao lado da Escola Analítica de Wilamowitz e Schwartz pois após a leitura de Ilíada e Odisseia não sinto que leio o mesmo poeta (e tendo em vista que o trabalho de Carlos Alberto Nunes é praticamente impecável). Ilíada é uma Epopeia, tudo é grandioso, "épico" em todos os sentidos da palavra, da Guerra aos personagens. Quando nos permitimos torcer por um lado, no canto seguinte torcemos pelo outro. Já Odisseia é claramente um romance de aventura. Temos um Herói por quem vamos torcer desde o início. Odisseu é rápido no raciocínio, astuto e estrategista (lado que ficou meio apagado no poema anterior ao lado do Pelida). Passeamos por terras desconhecidas até pelos próprios Gregos da época e temos contato com toda sorte de criaturas e objetos mitológicos (com o ponto de vista quase nulo do Panteão Olímpico além de Atena). Há um ponto após o retorno a Ítaca que a monotonia do poema bate um pouco, e podemos compensar com a leitura de alguns costumes antigos interessantes. O tom e as emoções voltam a subir após a Revelação para os Pretendentes. Leitura necessária pra qualquer um que queria entender a formação da literatura no Ocidente, ou simplesmente se agrade com uma aventura interessante. Dou 5 estrelas mas admito que, para mim, Ilíada é uma obra melhor.
Leonhard 22/08/2020minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Não lembro o que me motivou a ler os livros, mas sei que não aguentava mais a iliada e que gostei da odisseia. Lembro que na época, lendo à respeiro, encontrei em algum lugar a informação de que a iliada era um livro para homens e a odisseia para mulheres e essa besteira me marcou também. Mas sei que epopeia não fará parte do meu catálogo tão cedo, rs! Prefiro um "estilo" Paraíso Perdido.

Felipe 22/08/2020minha estante
Boa! Ah não aguentava a Ilíada?haha É realmente uma questão de gosto mesmo nesse caso. São histórias bem diferentes. De qualquer forma eu adorei a Odisseia tbm! Mas a Ilíada me empolgou mais imaginando a guerra. Paraíso Perdido ainda não li mas está na minha lista faz um tempo.

Leonhard 22/08/2020minha estante
Espero que goste de Paraíso. Esse trem de "arrancou o braço" daqui, "jorrou sangue" de lá, perfurou o membro" dali a todo momento não é comigo. XD

Felipe 22/08/2020minha estante
kkkk Realmente é bem mais visceral a Ilíada, mais violenta.

Matheus 25/01/2021

Homero é para todos!
Ao ler Homero estamos resgatando o clássico dos clássicos, a verdadeira epopéia e o verdadeiro sentido das palavras honra e glória, a descrição do mundo e dos costumes antigos da civilização ocidental. Esse livro é e sempre será recomendado a todos, embora sua linguagem seja difícil é preciso ter mente que uma história que sobreviveu a tantos anos não pode e nem deve ser esquecida!
Rafa 22/01/2022minha estante
Não achei a linguagem muito difícil não, apenas algumas expressões e nomes em gregos mas tirando isso bem tranquilo de se ler, é um bom livro sem dúvidas.

Matheus 22/01/2022minha estante
Que bom que ce gostou, eu preferi a iliada a ele, ce já leu?

Rafa 23/01/2022minha estante
Não cheguei a ler não, mas irei ler por sua recomendação :)

Dani 25/07/2023

O maior dos clássicos
Uma história incrível com uma tradução impecável!!

Frederico Lourenço fez uma tradução incrível, ainda mais disputando com tantas ao longos dos séculos. Torna a experiência mais leve e aprazível para o leitor, aproximando de uma história que se distancia tanto dos tempos atuais.

É perfeito para se observar as tantas técnicas literárias que até hoje existem e são utilizadas, além da história ser extremamente interessante com diversas nuances que merecem ser estudadas.

Todos deveriam ler um dia!! (Apesar de tudo, para o meu gosto pessoal, amo mais ilíada!! Mas as pessoas costumam preferir odisseia)
Fábio Yeshua 25/07/2023minha estante
Tenho o mesmo sentimento que vc Dani. O professor Frederico é um excelente tradutor. Tenho preferência literária pela Ilíada, mas o desenvolvimento da odisseia não fica atrás.
Acredito que alguém que gosta de ler e não leu Homero está indo a uma casamento e ficando na rua esperando a festa acabar.

Dani 25/07/2023minha estante
Com toda certeza!! Ao ser lido, é capaz de se perceber porque sobreviveu tantos séculos!!

Fábio Yeshua 26/07/2023minha estante
Não há dúvida pq é um clássico dos clássicos da humanidade ??

Jéssica (@simboraler) 13/01/2024

Nos prende do início ao fim.
Odisseia é uma grande e envolvente aventura que Odisseu enfrenta para conseguir retornar para sua terra.
Em Ilíada, vemos um recorte pequeno de alguns dias durante a famosa Guerra de Troia, mas ela acaba logo após o embate entre Heitor e Aquiles. Depois disso, não sabemos o que aconteceu com Troia e a sua guerra.
Nós só ficamos sabendo aqui, em Odisseia. Mas esse poema épico não fala sobre os acontecimentos posteriores da guerra, mas sim, no retorno de Odisseu para casa.
O enredo se passa 10 anos após a queda de Troia. Sim, a guerra acabou e 10 anos depois Odisseu ainda tenta retornar para casa. Poseidon nutre um ódio grande pelo herói e faz de tudo para atrapalhar o retorno dele para casa.
Mas a narrativa não se passa no presente em boa parte do poema. Odisseu conseguiu felizmente chegar em uma ilha, onde foi bem recebido e acolhido. Os moradores e rei do local sabem sobre a famosa Guerra de Troia e sobre o próprio Odisseu, então pedem para que ele conte o que aconteceu durante esses anos todos. Assim, Odisseu começa a narrar todas as suas aventuras e por todos os locais que passou, portanto todos os acontecimentos que ficamos sabendo é contado pelo próprio herói. Porém ele é chamado de “Odisseu de mil ardis”, ou seja, ele é ardiloso, não sabemos se podemos confiar nele.
Uma informação legal é que nesse poema é que é citado pela primeira vez o Cavalo de Troia.
Há também a outra parte da história, que se passa na pátria de Odisseu. Quando o herói foi para guerra, deixou sua esposa e filho ainda bebê. No tempo presente da história, seu filho Telêmaco já é um homem adulto (pois se passaram 10 anos de guerra + 10 anos da tentativa de retorno de Odisseu) e o jovem rapaz tenta descobrir se seu pai está vivo ou morto.
Na sua terra, muitos acreditam que Odisseu morreu tentando voltar, inclusive Penélope (esposa de Odisseu) e agora vários pretendentes estão tentando conseguir a mão dela em casamento. Mas, eles estão na casa de Odisseu, impondo a sua presença e consumindo todos os bens e provisões da casa, deixando a casa em completa desgraça. Telêmaco sonha com o dia que seu pai retornará para pôr um fim em tudo isso.
Goste muito mais desse poema do que de Ilíada, pois prende mais, tem aventuras e acontecimentos envolventes. Vale a pena!
Laryssa234 13/01/2024minha estante
Você acha necessário ler Iliada antes da Odisseia?

Jéssica (@simboraler) 14/01/2024minha estante
sinceramente não vejo muita necessidade não, apenas há momentos que aparecem alguns nomes e personagens que participaram da Guerra de Troia que nós conhecemos em Ilíada e a leitura dessa poderia ajudar, mas um Google rapidinho resolve isso. Sabendo quem são, dá para continuar lendo sem problemas

Laryssa234 15/01/2024minha estante
Obrigada Jessica ?? é porque comprei a odisseia em uma promoção e estava ansiosa para ler kkkkkk

Mari M. 03/09/2023

A expressão realmente faz sentido
Credo, que canseira a desse Ulisses. Misericórdia kkk Realmente deu um trabalhão pra voltar, minha nossa. Achei bem interessante essa jornada do herói, como tudo começou, as batalhas e a força de vontade para voltar para casa. Infelizmente me incomodou muito o jeito que as mulheres eram retradadas, mas né? Teatro só aceitou atrizes depois do século 16, é querer muito um retrato digno a.C. Tirando isso, amei a escrita, não achei difícil, pelo menos nessa tradução. Vale a pena conhecer.
AndrAa58 29/11/2023minha estante
Caramba, deve ter diferença na tradução. Estou lendo agora e está me parecendo que as mulheres sobressaem bastante. Sem Atena Ulisses estaria perdido, Penélope é inteligente e perspicaz, consegue enganar com astúcia os milhares de pretendentes, até Helena me pareceu dominante e respeitada...

Mari M. 16/12/2023minha estante
Por qual edição vc está lendo? Quero reler depois do seu comentário. Me intrigou...

AndrAa58 16/12/2023minha estante
Oi, Mari. Minha edição é da Cosac Naify; além da tradução ser ótima (mantém a sonoridade), ela apresenta para textos muito legais. Embora não esteja mais disponível, a edição da Ubu segue a mesma qualidade da tradução e conta com os mesmos paratextos. https://www.amazon.com.br/Odisseia-Homero-ebook/dp/B07KX7RD55/ref=sr_1_10?crid=2HFKEJIRKMUMR&keywords=odisseia+homero+cosac+naify&qid=1702736665&sprefix=cosac+naify+odissei%2Caps%2C275&sr=8-10

Matheus 15/01/2024

Odisseia - Homero
Finalmente, li a Odisseia! Este era outro livro que sempre tive receio de ler, devido à experiência desastrosa com a Ilíada. Nunca imaginei que a Odisseia fosse um livro tão acessível, com um enredo e linguagem mais simples. É um livro maravilhoso, com uma história que te prende do início ao fim. O poema transcende as eras, oferecendo uma narrativa rica e complexa. A trama gira em torno das peripécias de Odisseu, rei de Ítaca, enquanto ele tenta retornar para casa após a Guerra de Troia. O épico, composto por 24 cantos, explora não apenas a jornada física de Odisseu, mas também sua evolução como herói. A obra inicia com a situação em Ítaca, onde a esposa de Odisseu, Penélope, aguarda sua volta, enquanto os pretendentes disputam pela mão dela. A narrativa então se desloca para o ponto crucial: a odisséia de Odisseu através de perigos como as sereias, Cila e Caríbdis, e a ilha da deusa Circe. Essas aventuras capturam não apenas o físico, mas também o espiritual, já que Odisseu é testado em sua astúcia e determinação. A mitologia desempenha um papel fundamental, com a intervenção dos deuses olímpicos moldando o destino de Odisseu. O encontro com figuras como Atena, Poseidon e Calipso adiciona camadas à narrativa, revelando a complexidade das relações entre deuses e mortais. A habilidade narrativa de Homero transparece na caracterização multifacetada de Odisseu, um herói que, apesar de suas façanhas heróicas, também enfrenta dúvidas e desafios internos. A construção de personagens vai além de Odisseu, destacando figuras como Telêmaco, filho de Odisseu, e Penélope, cuja fidelidade e paciência são postas à prova. A "Odisseia" não apenas proporciona uma visão envolvente da cultura grega antiga, mas também levanta questões universais sobre a natureza humana. A busca por casa, a identidade e o heroísmo são temas que ressoam através dos séculos.
JoAo366 15/01/2024minha estante
Muito bom!Amo Mitologia...??

Gê Galvao 15/01/2024minha estante
Eu tenho ele e Ilíada na minha lista mas não tenho coragem pra seguir em frente haha

Matheus 15/01/2024minha estante
Recomendo a tradução de Frederico Lourenço, me ajudou muito na leitura das duas obras

Guilherme.Oliveira 07/02/2022

Na mesma pegada de Iliada, não é um livro fácil de ler, mas achei está leitura um pouco mais fluída que seu antecessor.
Sara 07/02/2022minha estante
Acho extremamente chique quem lê esse livro hahaha

Guilherme.Oliveira 08/02/2022minha estante
Kkkkkkkk

Camilly Displahs 18/08/2021

Audiobooks eu te amo
Eu precisava ler Odisseia para a faculdade, mas tentei ler na edição da editora nova fronteira e tive muita dificuldade, pela maneira que o livro é escrito. Até que, fui em busca dos queridos audiobooks, e acabei gostando da história e de como os narradores tornaram tudo mais empolgante.

Pelo que vi, esse livro é de aventuras, ao contrário de Illíada, que é mais sobre a guerra de Tróia. E ele fala MUITO sobre a mitologia grega, ou seja, se você gosta de Percy Jackson esse clássico é pra você. Mas confesso que incrivelmente - eu acho que sou a única - não gosto tanto dessa mitologia. Sei bem o básico dos deuses, e escutando o áudiobook apenas tive vontade de conhecer mais sobre o Deus Chronos, que nem foi tão mencionado.

O meu Professor fala com tanta empolgação sobre essa história que acredito que futuramente, quando eu tiver uma mente mais madura, eu venha a lê-la, e não apenas escuta-la.

E pasmem, ele fica 20 anos fora de casa, e o cachorro dele ainda tava vivo, mas enfim, livros.
Maike.Silva 18/08/2021minha estante
Esse livro tá na minha lista kkk

rukaasu 18/08/2021minha estante
Não se fazem mais cachorros como antigamente haha

Flá 23/05/2021

Eu gostei bastante, apesar de não ser meu gênero favorito. Trata-se de uma obra de arte muito recomendada de ser apreciada. O formato da escrita em cantos (poemas) é um pouco confuso de início qdo não se está acostumado, mas depois a leitura flui naturalmente. A única coisa q me incomodou foi a repetição em alguns momentos das narrativas, na minha opinião deixa o texto cansativo e redundante. No mais, uma obra incrível, bem a frente do seu tempo.
Yonne.Tavares 10/06/2021minha estante
A leitura é parecida do o inferno de Dante ?

Flá 15/06/2021minha estante
Tá na minha lista pra ler ainda.

Ogaiht 25/05/2021

A Obra Mais Influente da Literatura Ocidental
Se A Ilíada é considerada a obra fundadora da literatura ocidental, podemos considerar A Odisseia como a mais influente. Acredita-se que Homero tenha escrito A Odisseia no final de sua vida, então podemos considerar esta obra como seu canto do cisne. Se em A Ilíada a narrativa tinha um enfoque num acontecimento muito específico no último ano da guerra de Tróia, aqui temos uma estória de aventura. A estrutra da Odisseia já foi recontada e copiada inúmeras vezes nas obras que vieram depois dela. Essa estrutra é a base para a tão comentada jornada do herói. Nos belos versos de Homero, vemos toda as andanças e dificuldades de Ulisses para voltar para casa. O curioso é que uma das várias maneiras de se referir ao personagem principal é Ulisses, de mil ardis. Ulisses é ardiloso e mentiroso, não medindo esforços para alcançar seus objetivos, o que nos faz refletir se tudo o que é contato por ele no poema, como o encontro com os Ciclopes, Cila, Caribidis, as sereias não seria apenas mais uns dos seus ardis. A tradução desta edição é extremamente fluida, pois não houve preocupação com a métrica do poema original, e talvez seja mais indicada para aqueles que queiram ter um primeiro contato com a obra de Homero. A Odisseia é, sem dúvida, um clássico que vem influenciando muitas outras estórias ao longo de mais de 2000 anos e uma obra que merece ser descoberta por todas as novas gerações.
Júlio 04/06/2021minha estante
Sua resenha me deixou ainda mais inspirado em ler Odisseia este ano!

Ogaiht 05/06/2021minha estante
Leia sim Júlio. Eu recomendo essa tradução porque a leitura é mais fluida.

Rafael1905 22/01/2022

Ótimo
Li esse livro a muitos anos atrás para uma prova de escola do ensino fundamental e sinceramente foi o livro de escola mais interessante que já li, tive um pouco de dificuldade de terminá-lo na época pois achava a quantidade de páginas um pouco massante pois eu era muito jovem e não tinha o hábito de leitura, mas o livro não me deixou a desejar na emoção, se você gosta de histórias esse é um ótimo clássico para se ler. Vale a pena a leitura! :)
Gaby 24/01/2022minha estante
Esse clássico devia ser pedido em todas as escolas! Ainda não li, quero mto ler!

Rafael1905 24/01/2022minha estante
Também acho, vale a pena ler! Pra você ter uma ideia foi o único livro de ficção que eu terminei de ler, geralmente leio não-ficcionais, então acho que isso por si só já é um excelente motivo para ler!

Jonara 23/04/2010

A Odisséia é um clássico que eu conheci nos velhos serões da Dona Benta, no Sitio do Picapau Amarelo... com comentários de Emília e Narizinho. De tanto Monteiro Lobato elogiar esta obra, achei que algum dia deveria ler.
É um incrivel épico, com muitas aventuras, artimanhas pra escapar dos monstros, banquetes com sacrifícios de animais, muita navegação, muitas histórias ao redor da mesa e muita mitologia. Eu gostei bastante, mas achei umas partes um pouco cansativas... tipo quando Ulisses está disfarçado de mendigo e fica umas 3 páginas contando sua história inventada ao porqueiro... haja paciência.. não contente com isso, conta uma história inventada à Penélope e ao velho Laertes também... isso cansa! Mas essas coisas provavelmente eram moda na época.
Vale ler a Odisséia para imaginar que maravilha era a Grécia naquele tempo, as colinas, as cabras, a infinidade de ilhas e a fantástica relação com o mar. Outra coisa ótima é a relação com os deuses, ora ciumentos, ora bondosos, cheios de caprichos... tudo se explica pelo desejo dos deuses... interessantíssimo! Também gostei da poesia de muitos trechos, os dedos da Aurora, as gotas de sono de Atena, o mar e seus caminhos líquidos... uma beleza sem fim!
Bom livro, mas não recomendo a todos. Só a interessados em coisas da grécia clássica, na origem da civilização e em épicos em geral.
Brauns 17/01/2012minha estante
Achei essas partes das histórias falsas um pouco cansativas também, mas no geral o livro flui muito bem. Na edição que eu li existe um prefácio explicando vários aspectos de A Odisseia, desde a mais provável data de publicação como os vários autores que o livro influenciou.

Não considero um livro perfeito, muito longe disso, mas para quem gosta de literatura vale a pena.

Quero ler Ulisses de James Joyce... agora que vai entrar em domínio público, fica mais fácil.

Margô 02/08/2020minha estante
Bem, o que esperar de uma obra, possivelmente escrita, há mais de 2 mil anos a.C.? Quanto ao que é real ou falso, eu diria que toda a obra é 90% ficção... não se pode afirmar, nem que foi Homero que escreveu a obra, quiçá, as aventuras mirabolantes vividas por Homero no seu retorno. Porém, pra quem tem interesse na mitologia grega, esta obra é um prato cheio. Gostei do que li!