Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


583 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Matheus 25/01/2021

Homero é para todos!
Ao ler Homero estamos resgatando o clássico dos clássicos, a verdadeira epopéia e o verdadeiro sentido das palavras honra e glória, a descrição do mundo e dos costumes antigos da civilização ocidental. Esse livro é e sempre será recomendado a todos, embora sua linguagem seja difícil é preciso ter mente que uma história que sobreviveu a tantos anos não pode e nem deve ser esquecida!
Rafa 22/01/2022minha estante
Não achei a linguagem muito difícil não, apenas algumas expressões e nomes em gregos mas tirando isso bem tranquilo de se ler, é um bom livro sem dúvidas.


Matheus 22/01/2022minha estante
Que bom que ce gostou, eu preferi a iliada a ele, ce já leu?


Rafa 23/01/2022minha estante
Não cheguei a ler não, mas irei ler por sua recomendação :)




Regis 09/10/2023

A grande epopeia de Odisseu/Ulisses
A Odisséia escrita por Homero, provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., é um poema fundamental no cânone ocidental.
A epopeia tem início com Telêmaco, filho de Odisseu, confrontando os pretendentes de sua mãe Penélope e partindo em busca de notícias do pai e segue mostrando as aventuras pelas quais Odisseu foi obrigado a passar antes de conseguir retornar ao lar.

O poema é formado por 24 cantos divididos em três partes: Telemaquia, Apologos e Mnesterofonia.

A ação dos deuses está sempre presente introduzindo o sobrenatural que constituía mais do que uma ficção para os gregos antigos, já que suas vidas eram povoada por cultos e preces. Mas logo o herói é tirado do mundo fantástico e levado para o mundo dos mortais comuns, onde longe dos gigantes, monstros marinhos, deuses, canibais e sereias ele enfrentará os homens que pretendem matar seu filho e usurpar seu lar.

Foi muito prazeroso fazer essa leitura e acompanhar a jornada do herói original durante os dez longos anos (após a Guerra de Tróia) em que, através de sua inteligência e coragem, Ulisses enfrenta e vence todos os obstáculos colocados em seu caminho por Poseídon como castigo por ter ferido um de seus ciclopes preferidos.

A Odisséia é uma sequência da Ilíada e uma epopeia tão grandiosa quanto sua antecessora: cheia de aventuras, viagens e seres fantásticos; entretanto diferente da obra anterior possui um final feliz. É um poema maravilhoso, que mais uma vez me deixou imersa no mundo dos heróis gregos e das tramas dos deuses, além de esclarecer o que aconteceu com alguns dos grandes reis gregos que acompanhei na Ilíada.

Adorei ler o épico e concluir mais esse grande poemas do cânone ocidental.
Recomendo para todos essa obra homérica.
Léo 09/10/2023minha estante
Ótima resenha, Régis. ??
Estou adorando acompanhar você lendo os clássicos gregos, e meu deu vontade de ler também. Rsrs


mpettrus 09/10/2023minha estante
A ?Odisseia? traz muito memórias afetivas da minha adolescência quando eu assistia uma série norte-americana de nome ?Xena - A Princesa Guerreira?, que conta por uns bons episódios a história de Penélope.

Outra resenha maravilhosamente bem escrita. Hoje você entregou tudo hein, Regis ?????????


Regis 09/10/2023minha estante
Ah, mpettrus, que fofo! Muito obrigada. ??


Regis 09/10/2023minha estante
Obrigada, Léo! ?


Henrique Sanches 09/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha... li Odisséia muito tempo atrás e achei fantástico. Preciso tentar ler Ilíada...


CPF1964 09/10/2023minha estante
As usual.. Maravilhosa sua resenha, Regis... Quando eu crescer quero escrever que nem você.....????


Regis 09/10/2023minha estante
Muitíssimo obrigada, Cassius! ??


HenryClerval 11/10/2023minha estante
Resenha perfeita, Régis. Parabéns! ????


Regis 11/10/2023minha estante
Obrigada, Lê!?


AndrAa58 29/11/2023minha estante
???


Regis 29/11/2023minha estante
Obrigada, Andréa. ?




João Herberth 29/02/2024

Um clássico absoluto!
Enquanto estava lendo a Odisséia fiquei pensando no que define um clássico e cheguei numa definição bastante simples, mas que me agradou. Clássico seria aquele tipo de obra que constantemente vence a batalha entre o tempo, a memória e o esquecimento. Contra o tempo porque continua sendo lido (relido) e redescoberto a cada nova geração. Contra a memória por continuamente ser referenciada, seja diretamente, através de paródias, releituras e etc. E contra o esquecimento por, além de reforçar os dois tópicos anteriores, os clássicos nunca deixam de ressoar naqueles que os lêem, num misto de memória pessoal e, porque não dizer, coletiva. A Odisséia sem dúvidas se enquadra em todos os aspectos citados acima. Sendo um dos textos fundadores do que conhecemos como ocidente, não deixa de ser interessante notar uma certa familiaridade com a história durante toda a leitura. O texto, na tradução de Antônio Pinto de Carvalho, é delicioso de acompanhar e bastante engajante, fiquei curioso para ler também nas outras traduções disponíveis. A viagem de Ulisses e suas aventuras, a parte de seus embates com a inúmeras figuras mitológicas (Ciclopes, Sereias, Cila, Caríbdis...) e seus, inúmeros, percalços para retornar a Ítaca e reencontrar sua mulher Penélope e seu filho Telêmaco, é uma história sobretudo de enorme satisfação emocional. Confesso que a experiência foi diferente do que esperava, foi muito melhor. Entra direto na lista dos melhores livros que li na vida.
Simplesmente um clássico absoluto!
Vania.Cristina 29/02/2024minha estante
Também li nessa edição e amei. Tenho outra edição agora na minha estante e estou com receio de não gostar tanto




Jéssica (@simboraler) 13/01/2024

Nos prende do início ao fim.
Odisseia é uma grande e envolvente aventura que Odisseu enfrenta para conseguir retornar para sua terra.
Em Ilíada, vemos um recorte pequeno de alguns dias durante a famosa Guerra de Troia, mas ela acaba logo após o embate entre Heitor e Aquiles. Depois disso, não sabemos o que aconteceu com Troia e a sua guerra.
Nós só ficamos sabendo aqui, em Odisseia. Mas esse poema épico não fala sobre os acontecimentos posteriores da guerra, mas sim, no retorno de Odisseu para casa.
O enredo se passa 10 anos após a queda de Troia. Sim, a guerra acabou e 10 anos depois Odisseu ainda tenta retornar para casa. Poseidon nutre um ódio grande pelo herói e faz de tudo para atrapalhar o retorno dele para casa.
Mas a narrativa não se passa no presente em boa parte do poema. Odisseu conseguiu felizmente chegar em uma ilha, onde foi bem recebido e acolhido. Os moradores e rei do local sabem sobre a famosa Guerra de Troia e sobre o próprio Odisseu, então pedem para que ele conte o que aconteceu durante esses anos todos. Assim, Odisseu começa a narrar todas as suas aventuras e por todos os locais que passou, portanto todos os acontecimentos que ficamos sabendo é contado pelo próprio herói. Porém ele é chamado de “Odisseu de mil ardis”, ou seja, ele é ardiloso, não sabemos se podemos confiar nele.
Uma informação legal é que nesse poema é que é citado pela primeira vez o Cavalo de Troia.
Há também a outra parte da história, que se passa na pátria de Odisseu. Quando o herói foi para guerra, deixou sua esposa e filho ainda bebê. No tempo presente da história, seu filho Telêmaco já é um homem adulto (pois se passaram 10 anos de guerra + 10 anos da tentativa de retorno de Odisseu) e o jovem rapaz tenta descobrir se seu pai está vivo ou morto.
Na sua terra, muitos acreditam que Odisseu morreu tentando voltar, inclusive Penélope (esposa de Odisseu) e agora vários pretendentes estão tentando conseguir a mão dela em casamento. Mas, eles estão na casa de Odisseu, impondo a sua presença e consumindo todos os bens e provisões da casa, deixando a casa em completa desgraça. Telêmaco sonha com o dia que seu pai retornará para pôr um fim em tudo isso.
Goste muito mais desse poema do que de Ilíada, pois prende mais, tem aventuras e acontecimentos envolventes. Vale a pena!
Laryssa234 13/01/2024minha estante
Você acha necessário ler Iliada antes da Odisseia?


Jéssica (@simboraler) 14/01/2024minha estante
sinceramente não vejo muita necessidade não, apenas há momentos que aparecem alguns nomes e personagens que participaram da Guerra de Troia que nós conhecemos em Ilíada e a leitura dessa poderia ajudar, mas um Google rapidinho resolve isso. Sabendo quem são, dá para continuar lendo sem problemas


Laryssa234 15/01/2024minha estante
Obrigada Jessica ?? é porque comprei a odisseia em uma promoção e estava ansiosa para ler kkkkkk




Matheus 15/01/2024

Odisseia - Homero
Finalmente, li a Odisseia! Este era outro livro que sempre tive receio de ler, devido à experiência desastrosa com a Ilíada. Nunca imaginei que a Odisseia fosse um livro tão acessível, com um enredo e linguagem mais simples. É um livro maravilhoso, com uma história que te prende do início ao fim. O poema transcende as eras, oferecendo uma narrativa rica e complexa. A trama gira em torno das peripécias de Odisseu, rei de Ítaca, enquanto ele tenta retornar para casa após a Guerra de Troia. O épico, composto por 24 cantos, explora não apenas a jornada física de Odisseu, mas também sua evolução como herói. A obra inicia com a situação em Ítaca, onde a esposa de Odisseu, Penélope, aguarda sua volta, enquanto os pretendentes disputam pela mão dela. A narrativa então se desloca para o ponto crucial: a odisséia de Odisseu através de perigos como as sereias, Cila e Caríbdis, e a ilha da deusa Circe. Essas aventuras capturam não apenas o físico, mas também o espiritual, já que Odisseu é testado em sua astúcia e determinação. A mitologia desempenha um papel fundamental, com a intervenção dos deuses olímpicos moldando o destino de Odisseu. O encontro com figuras como Atena, Poseidon e Calipso adiciona camadas à narrativa, revelando a complexidade das relações entre deuses e mortais. A habilidade narrativa de Homero transparece na caracterização multifacetada de Odisseu, um herói que, apesar de suas façanhas heróicas, também enfrenta dúvidas e desafios internos. A construção de personagens vai além de Odisseu, destacando figuras como Telêmaco, filho de Odisseu, e Penélope, cuja fidelidade e paciência são postas à prova. A "Odisseia" não apenas proporciona uma visão envolvente da cultura grega antiga, mas também levanta questões universais sobre a natureza humana. A busca por casa, a identidade e o heroísmo são temas que ressoam através dos séculos.
JoAo366 15/01/2024minha estante
Muito bom!Amo Mitologia...??


Gê Galvao 15/01/2024minha estante
Eu tenho ele e Ilíada na minha lista mas não tenho coragem pra seguir em frente haha


Matheus 15/01/2024minha estante
Recomendo a tradução de Frederico Lourenço, me ajudou muito na leitura das duas obras




Ogaiht 25/05/2021

A Obra Mais Influente da Literatura Ocidental
Se A Ilíada é considerada a obra fundadora da literatura ocidental, podemos considerar A Odisseia como a mais influente. Acredita-se que Homero tenha escrito A Odisseia no final de sua vida, então podemos considerar esta obra como seu canto do cisne. Se em A Ilíada a narrativa tinha um enfoque num acontecimento muito específico no último ano da guerra de Tróia, aqui temos uma estória de aventura. A estrutra da Odisseia já foi recontada e copiada inúmeras vezes nas obras que vieram depois dela. Essa estrutra é a base para a tão comentada jornada do herói. Nos belos versos de Homero, vemos toda as andanças e dificuldades de Ulisses para voltar para casa. O curioso é que uma das várias maneiras de se referir ao personagem principal é Ulisses, de mil ardis. Ulisses é ardiloso e mentiroso, não medindo esforços para alcançar seus objetivos, o que nos faz refletir se tudo o que é contato por ele no poema, como o encontro com os Ciclopes, Cila, Caribidis, as sereias não seria apenas mais uns dos seus ardis. A tradução desta edição é extremamente fluida, pois não houve preocupação com a métrica do poema original, e talvez seja mais indicada para aqueles que queiram ter um primeiro contato com a obra de Homero. A Odisseia é, sem dúvida, um clássico que vem influenciando muitas outras estórias ao longo de mais de 2000 anos e uma obra que merece ser descoberta por todas as novas gerações.
Júlio 04/06/2021minha estante
Sua resenha me deixou ainda mais inspirado em ler Odisseia este ano!


Ogaiht 05/06/2021minha estante
Leia sim Júlio. Eu recomendo essa tradução porque a leitura é mais fluida.




Beto 03/06/2021

Um clássico
Mesmo nessa edição mais palatável é difícil de ler. É um clássico que não tem como evitar, mesmo seus heróis sendo um bando de analfabetos, marombeiros violentos, estupradores e saqueadores, faz parte da história e cultura Ocidental e vemos elementos dessa obra em muitas sagas modernas.
Li duas vezes e a segunda, essa agora, foi seguindo um clube de leitura do Clóvis de Barros, Clássicos da Literatura, e junto com a leitura da História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas de Sandra Newman (o qual estou lendo devagarinho - muito engraçado o livro dela!), o que deixou a leitura mais divertida.
comentários(0)comente



Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Odisseia, de Homero
“É muito difícil aos homens lutar contra os deuses eternos.”
*
“Quem tem coragem consegue levar a bom termo as empresas em que se mete”.
*
“A vergonha é ruim companheira de quem necessita”.
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/03/odisseia-homero.html
comentários(0)comente



Jonara 23/04/2010

A Odisséia é um clássico que eu conheci nos velhos serões da Dona Benta, no Sitio do Picapau Amarelo... com comentários de Emília e Narizinho. De tanto Monteiro Lobato elogiar esta obra, achei que algum dia deveria ler.
É um incrivel épico, com muitas aventuras, artimanhas pra escapar dos monstros, banquetes com sacrifícios de animais, muita navegação, muitas histórias ao redor da mesa e muita mitologia. Eu gostei bastante, mas achei umas partes um pouco cansativas... tipo quando Ulisses está disfarçado de mendigo e fica umas 3 páginas contando sua história inventada ao porqueiro... haja paciência.. não contente com isso, conta uma história inventada à Penélope e ao velho Laertes também... isso cansa! Mas essas coisas provavelmente eram moda na época.
Vale ler a Odisséia para imaginar que maravilha era a Grécia naquele tempo, as colinas, as cabras, a infinidade de ilhas e a fantástica relação com o mar. Outra coisa ótima é a relação com os deuses, ora ciumentos, ora bondosos, cheios de caprichos... tudo se explica pelo desejo dos deuses... interessantíssimo! Também gostei da poesia de muitos trechos, os dedos da Aurora, as gotas de sono de Atena, o mar e seus caminhos líquidos... uma beleza sem fim!
Bom livro, mas não recomendo a todos. Só a interessados em coisas da grécia clássica, na origem da civilização e em épicos em geral.
Brauns 17/01/2012minha estante
Achei essas partes das histórias falsas um pouco cansativas também, mas no geral o livro flui muito bem. Na edição que eu li existe um prefácio explicando vários aspectos de A Odisseia, desde a mais provável data de publicação como os vários autores que o livro influenciou.

Não considero um livro perfeito, muito longe disso, mas para quem gosta de literatura vale a pena.

Quero ler Ulisses de James Joyce... agora que vai entrar em domínio público, fica mais fácil.


Margô 02/08/2020minha estante
Bem, o que esperar de uma obra, possivelmente escrita, há mais de 2 mil anos a.C.? Quanto ao que é real ou falso, eu diria que toda a obra é 90% ficção... não se pode afirmar, nem que foi Homero que escreveu a obra, quiçá, as aventuras mirabolantes vividas por Homero no seu retorno. Porém, pra quem tem interesse na mitologia grega, esta obra é um prato cheio. Gostei do que li!




ToniBooks 26/01/2022

Ufa!!!!!!!!!
Sim, sei que A Odisseia é uma das principais obras literárias da antiguidade. Também sei que o autor desse livro, Homero, é considerado um verdadeiro Titã da cultura ocidental. Mas não gostei. Li quase por desencargo de consciência. Talvez eu não tenha bagagem intelectual suficiente para gostar de uma longa história contada em verso, na qual grande parte da estrutura oracional é na ordem inversa, comprometendo a fluidez e clareza das ações narradas. Tudo bem...Sei que a sintaxe do latim é diferente da nossa, e que numa tradução fiel pode ocorrer esse estranhamento no momento da leitura da obra; mesmo assim, não me emocionou. Fiquei tão perdido no mar obscuro da ordem inversa quanto Ulisses pelejou à deriva durante o retorno à Ítaca.
comentários(0)comente



Humberto 29/09/2009

Onde encontramos a origem das estruturas narrativas das viagens fantásticas
Depois que o lemos, entendemos porque Odisseia é um clássico da literatura mundial.

Odisseia é um grande relato que nos mostra os encontros de Ulisses com a alteridade; e como cada parada, encontro, ilha e situação que deve enfrentar contribui para transformá-lo.

Ao narrar a viagem de volta para casa de Ulisses, o livro nos mostra que, se a partida é dolorosa (Ilíada), o retorno (Odisseia) é sempre glorioso, desde que você "sobreviva" aos percalços do caminho e ao desencaixa da chegada ao lar - nem tudo está como havíamos deixado, devemos nos readaptar ou lutar para recuperar o "estado original anterior à nossa partida"; enfim, precisamos nos reposicionar perante o outro e a sociedade que havíamos deixado para trás.

Na obra, identificamos aquelas estruturas narrativas que, posteriormente, serão reapropriadas pelos mais diversos autores para a construção de suas narrativas de viagens fantásticas/imaginárias (especificamente, pensei em Tolkien e Júlio Vernes...).

Observem como os deuses não são distantes da humanidade, mas convivem e interagem com os humanos, provando também dos sentimentos e imparcialidade dos mortais.

Leitura recomendada a todos, seja em sua versão de prosa ou poesia. O importante é ler Odisseia e compreender como sua influência se faz presente nos mais variados livros e produtos audiovisuais contemporâneos.
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 12/04/2021

Epopeia de Ulisses
Uma grande obra que vale muito a pena ser lida, não é a toa é que uma dos maiores clássicos de todos os tempos, Homero é mais do habilidoso.
A Odisseia narra a longa jornada de Ulisses um dos principais heróis gregos, em sua volta para a casa ao fim da Guerra de Troia, jornada essa que durou 10 anos, como castigo causado pela ira dos deuses. Ulisses ficou 20 anos fora de casa (10 na guerra e 10 no retorno), período no qual vários homens invadiram suas propriedades se intitulando 'pretendentes' de sua esposa Penélope. Novamente, temos uma enorme e importante participação dos deuses, em especial Atena, que toma para si a proteção de Ulisses nos meses finais de sua jornada, para garantir que ele chegasse a sua terra natal, Itaca, antes que os ditos pretendentes destruíssem por completo suas posses.

Minhas aventuras favoritas foram o de Ulisses na caverna do Ciclope e o do Canto das Sereias.

Mas Confesso que prefiro a Ilíada
comentários(0)comente



Tatá 12/02/2022

Em êxtase!
Fui instigada a ler a Odisseia e a Ilíada por conta de um podcast sobre mitologia grega chamado “noites gregas” (tem no Spotify). O prof Moreno envolve tanto a gente com as histórias, que fiquei obcecada. Acredito que ter tido esse contato com o podcast me facilitou por demais a leitura. Prepare-se para viajar com Ulisses. Você vai com ele se aventurar em diversas ilhas, conhecer deusas, visitar a mansão de Hades, presenciar uma luta fantástica contra um ciclope (momento em que eu ri lendo, por tamanha esperteza e astúcia de Ulisses em como ocorre essa situação). Além disso, veremos que não é só Ulisses astuto, mas sua própria companheira Penélope também é, pois enquanto o espera, cria artifícios para enrolar os pretendentes.

É uma aventura incrível, eu mergulhei fundo e me envolvi por demais, estava curiosa para o fim, ao mesmo tempo que eu não queria que acabasse.
Um dos melhores livros que já li!
Sjofn 12/02/2022minha estante
Tenho esses livros a anos e ainda não consegui me focar neles, mas com seu resumo fiquei curiosa pra pular com tudo nessas leituras.


Vinha 23/02/2022minha estante
obrigada pela dica do podcast, Tatá (também tem no Deezer). já adicionei para ouvir mais tarde.




Santos 01/05/2021

Muito boa
Cheia de monstros, Deuses, lugares incríveis.
No começo é um pouco cansativa a leitura e as vezes bem arrastada mas calma, vale a pena porque quando você começar a ler sobre suas aventuras é MUITO rápida a leitura e não da pra parar de ler. Um poema épico com um final digno dele. Inspirou vários filmes que fazem sucesso por ai.
comentários(0)comente



Cristiane 01/07/2022

Odisseia
Um herói passa inúmeras dificuldades para retornar a sua casa, para sua família, e suas terras. Passa vinte anos ausente. Quando retorna seu castelo está invadido por homens que esbanjam seus bens e fazem de tudo para se casar com sua esposa. Com auxílio de Palas Atena Ulisses irá enfrentar tudo e todos para reassumir seus bens, sua casa e sua esposa...
DANILÃO1505 01/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




583 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR