Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Camilly Displahs 18/08/2021

Audiobooks eu te amo
Eu precisava ler Odisseia para a faculdade, mas tentei ler na edição da editora nova fronteira e tive muita dificuldade, pela maneira que o livro é escrito. Até que, fui em busca dos queridos audiobooks, e acabei gostando da história e de como os narradores tornaram tudo mais empolgante.

Pelo que vi, esse livro é de aventuras, ao contrário de Illíada, que é mais sobre a guerra de Tróia. E ele fala MUITO sobre a mitologia grega, ou seja, se você gosta de Percy Jackson esse clássico é pra você. Mas confesso que incrivelmente - eu acho que sou a única - não gosto tanto dessa mitologia. Sei bem o básico dos deuses, e escutando o áudiobook apenas tive vontade de conhecer mais sobre o Deus Chronos, que nem foi tão mencionado.

O meu Professor fala com tanta empolgação sobre essa história que acredito que futuramente, quando eu tiver uma mente mais madura, eu venha a lê-la, e não apenas escuta-la.

E pasmem, ele fica 20 anos fora de casa, e o cachorro dele ainda tava vivo, mas enfim, livros.
Maike.Silva 18/08/2021minha estante
Esse livro tá na minha lista kkk

rukaasu 18/08/2021minha estante
Não se fazem mais cachorros como antigamente haha

Emmily 22/10/2023

Acompanhar a jornada de Ulisses de volta a sua casa foi uma aventura. Pude me envolver na história, os acontecimentos inesperados. A escrita foi bastante compreensiva. Muito bom.

Francisco240 28/01/2023

Por que demorei tanto para ler essa difícil monumento ?
Uma história bem difícil de se compreender em algumas passagens, mas no geral a epopeia é bem interessante e vem fazendo referências a todo momento a miologia grega.
Minha única ressalva dentro dessa leitura foi apenas a tradução que não foi feita do original e sim de uma tradução francesa junto com as notas de rodapé que ficam no fim do livro e eu odeio isso.
Mas foi sem dúvida uma das melhores leituras que eu já vi, apesar de ter sido um pouco corrida kkkkk

Chele 12/04/2021

Odisseia conta a história de Odisseu em seu regresso ao lar em Ítaca após dez anos de conflitos na guerra de Tróia. As suas aventuras são contadas de forma magistral nesse poema belíssimo qua faz parte junto com a Ilíada dos primeros escritos da cultura ocidental. A obra traz um traçado artístico bem disposto o qual nos faz ter prazer na leitura, nos prende com um fascínio que ansiamos por chegar no final da história e saber seu desfecho. Cheio de aventura, romance, traições, protagonizando por um herói forte, astuto e inteligente essa obra é tão magnífica que mesmo após mais de três mil anos continua conquistando e encantado geração após geração.

Samuel.Silva 02/09/2020

Uma aventura épica. Narra a viagem de Odisseu ou Ulisses, que depois da guerra de tróia e dos acontecimentos da iliada volta pra sua terra itaca. Uma jornada cheia de aventuras e reviravoltas.
Hanna.Figueredo 02/09/2020minha estante
?????

Mateus 23/02/2022

Inesquecível
Um poema escrito em IX a.C, uma das obras mais importantes da humanidade que nos leva a uma viagem épica entre deuses, grandes guerreiros e aventuras incomparáveis.

Ulisses e Penélope no decorrer da história mostram o que é amor de verdade, quando um casal mesmo após 20 anos longe um do outro continua se conhecendo e se amando como nunca. A paciência de Ulisses que foi uma das coisas que mais me chamam atenção: os deuses não permitiram seu retorno para casa em Ítaca, pondo muitos obstáculos em seu caminho e mesmo assim ele sempre estava pensando em alguma coisa, buscando uma saída para escapar de suas dificuldades.

Ulisses me mostrou que nada pode substituir sua família. Mesmo estando com Calipso, uma das mais belas deusas do Olimpo, tendo tudo o que seu coração desejava e com a promessa de se tornar imortal, ele sentiu saudades de casa, de amada Penélope, de Telêmaco, seu filho que deixara em casa ainda bebê aos cuidados de sua esposa. Seria um questionamento a se fazer: por que diabos eu quereria voltar para casa e ficar com minha esposa mortal, que envelhece e necessita de mim para tudo se posso ficar com uma bela deusa imortal e tenho tudo o que quero bem ao meu lado? Aí que fica a questão: ele podia ter tudo isso, mas não tinha amor; Penélope era tudo o que ele mais amava no mundo.
A reciprocidade do casal após 20 anos separados foi algo que também me chamou atenção, a intimidade deles e os segredos que eles guardavam que era algo de se sentir inveja mesmo aos casais mais apaixonados de toda a Grécia.
Eu poderia pontuar várias coisas que observei e que nunca irei me esquecer dessa incrível obra, mas pareceria mais com um Tratado da Odisséia do que uma resenha. O que posso fazer é resumir tudo o que eu citei acima que foi uma viagem épica que fiz e que desejo jamais esquecer, manter sempre viva em minha memória e partilhar ela com todos que se interessarem.
Greicy 23/02/2022minha estante
Sensacional!????????

EduardoCDias 24/03/2021

Essencial
Clássicos são clássicos. E nos ensinam muito! Se não fosse assim essa obra não sobreviveria mais de 2000 anos. A história do herói Odisseu, que volta da Guerra de Tróia depois de 20 anos e encontra seu palácio tomado e seus bens espoliados por pretendentes à sua esposa, que para fugir do assédio de dia tece e à noite destece uma mortalha para seu sogro, pois prometeu escolher um candidato quando acabasse o serviço.

gabi 02/08/2022

esse livro me deixou pensando muito, mas ainda n sou capaz de escrever algo que represente os meus pensamentos aqui

Marcio Claver 26/07/2021

Odisseia
A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho.

Brenda 24/06/2022

Odisseu: o maior dos fanfiqueiros
Leitura muito boa. Foi minha porta de entrada na mitologia da Grécia antiga, e foi capaz de me infundir o desejo de pesquisar mais sobre as grandes obras clássicas.
O livro começa muito bem, só que após a chegada de Odisseu à Ítaca as coisas ficam um pouco mais chatas.
Saí da leitura com uma forte convicção de que Odisseu é um grande mentiroso, inventa várias fics e os outros que acreditem! Quem te conhece que te compre.

Julia Manjko 27/08/2022

Essa leitura foi uma odisseia
Achei o livro bem escrito , com um estilo diferente do que eu estou acostumada. A história é interessante e acontecem muitas coisas que me manteve em um bom ritmo de leitura.

Por ser um clássico é natural se esperar uma linguagem bem rebuscada principalmente esse que é meeegaaa antigo , mas não sei se era a proposta da editora ou se foi o estilo do tradutor mas eu achei a língua desnecessariamente complicada , o que dificultou meu ritmo de leitura e com certeza a experiência como um todo. O livro contém alguns extras tanto no começo como no final. Um mérito importante.

Se for o caso de uma releitura vou procurar outra edição.

Leitura importante para se ter no repertório.
Jon 04/09/2022minha estante
a linguagem desnecessariamente complicada foi escolha do tradutor, o Odorico Mendes. a tradução já é bem antiga e já era muito difícil à época em que foi feita. o Odorico tentou traduzir utilizando uma métrica e ritmo que dificultou muitíssimo a compreensão. eu recomendo a edição da Penguin, que tem uma tradução mais moderna, feita pelo Frederico Lourenço. tradução que foi feita em verso livre se preocupando apenas com o conteúdo e compreensão do poema homérico.

Julia Manjko 05/09/2022minha estante
Obrigada pela dica , esse fato realmente atrapalhou a experiência

Julia Manjko 05/09/2022minha estante
Mas compreendo a escolha do tradutor .... Essa tarefa não é fácil

Tiago.Costa 16/02/2024minha estante
Estou na mesma odisseia

@apilhadathay 27/06/2023

Maravilhoso!
A ODISSEIA, de Homero, é uma obra épica grega focada em Odisseu, um herói grego que peleja para voltar para casa depois de lutar na Guerra de Troia. Durante a viagem de volta, ele encara diversas aventuras, como a sedução das sereias, a fúria de Poseidon e a estadia na ilha da feiticeira Circe. Odisseu é ajudado pela deusa Atena e seu filho Telêmaco, que busca notícias do pai e luta contra os pretendentes que cortejam sua mãe Penélope. Depois de 10 anos de viagem, Odisseu finalmente retorna a Ítaca e é reconhecido pelos seus entes queridos, restaurando a ordem.

A ODISSEIA é uma força da natureza, que mostra a jornada épica de um herói na volta para sua casa e família. A história é cheia de emoção e aventura, com personagens complexas e multifacefadas. Homero descreve a natureza humana à perfeição, apresentando como os personagens encaram desafios e tomam decisões difíceis. O livro também é uma amostra da sociedade grega antiga, com seus valores e crenças, e apresenta como as divindades eram importantes na vida cotidiana da pólis. A linguagem poética e o estilo de escrita de Homero são um prazer para os amantes da literatura clássica!

A ODISSEIA é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor a cultura grega antiga e apreciar a literatura clássica, particularmente, estudantes de Literatura, História e Filosofia, bem como para quem ama uma boa narrativa de aventuras, em cantos, versos. Atenção, pois a linguagem poética e a estrutura da narrativa podem desafiar alguns leitores/as, como para aqueles/as que não estão familiarizados/as com a literatura clássica. Ainda assim, a ODISSEIA é uma obra atemporal que vale a pena ser lida e apreciada por pessoas de todas as idades, gostos e origens. Já leu? Ou já viu alguma das trocentas adaptações e obras inspiradas neste clássico (Joyce, Atwood, Kazantzakis, Walcott e outros).

site: www.instagram.com/apilhadathay

evemm 11/01/2024

Odisseia
Muito bom, Ulisses, herói grego conhecido pelos seus dons de raciocínio e discurso, tenta navegar até casa depois da vitória na guerra de Troia. Atormentado por Poseidon, deus dos mares, e protegido por Atena durante toda a jornada, enfrenta vários obstáculos e perigos, tentando voltar para Ítaca e para os braços da mulher, Penélope.

Filipe378 06/07/2022

Não sei, só sei que foi assim
Ao longo da minha leitura desse livro eu vi diversas pessoas fazendo análises sobre ele. Uns dizem que essa é uma história que serve para nos mostrar que temos um lugar próprio no mundo e que fora desse lugar não podemos estar felizes. Então essa seria a história da busca de Odisseu por retornar a seu lugar.
Mas lendo o livro e conhecendo Odisseu, como ele é caôzeiro, nos vem a mente a possibilidade de ser tudo uma grande invenção da parte dele para justificar sua demora em voltar para casa. Uma baita historia de pescador kkk
Brincadeiras à parte, essa é uma baita história que serve pra nos ensinar a importância de sermos virtuosos e é de leitura obrigatória devido a sua importância histórica e cultural.