Tulipas Azuis

Tulipas Azuis Will Monteath

Resenhas - Tulipas Azuis

Ju Oliveira 12/04/2018

Uma viagem pela arte e gastronomia de Amsterdam.
Em Tulipas Azuis, o autor Will Monteath nos leva por uma viagem pela Holanda, por sua gastronomia e pelo mundo das artes.
Muito interessante acompanhar o crescimento e amadurecimento do personagem, conhecer suas motivações e inspirações para criar sua arte.
Com uma narrativa leve, direta e fluida, Tulipas Azuis é um livro para ser degustado devagarzinho, assim como as melhores cervejas artesanais, tão bem exploradas nessa obra. Leitura excelente, super recomendo.

site: https://youtu.be/R6_pAzo3Ri4

Junior 18/03/2020

Deliciosamente divertindo
O livro nos apresenta de forma perfeita o pintor o nosso protagonista desde do dia em nasceu, até o fim de sua jornada, uma história envolente divertida, faz você rir e chorar nós decorrer dos acontecimentos, a também o fato do autor nós transportar para um mundo tão desconhecido para nós brasileiros, o mundo da arte, e os passeios pelas ruas de Amsterdam e o grande detalhe é ficar com boca salivando toda vez que o protagonista e seu amigo inseparável se deliciavam com as mais possíveis variedades de cerveja.
Recomendo demais a leitura desse e-book
Will Monteath (autor) @willmonteath 20/03/2020minha estante
Muitíssimo obrigado pelas palavras. Grande abraço!

tapgalvao 09/07/2018

Perdi as contas de todas as vezes que fiquei rindo sozinha ou chorando ao ler este livro. Fui surpreendida com a imensidão de sensações e sentimentos que passaram em minha memória durante esta leitura. Com certeza irei adquirir o exemplar físico (só compro livros fisicos que são preferidos da vida, de resto leio apenas pelo kindle)

Cynthia Coutinho 07/04/2023

Leitura gostosa!
Esse livro foi uma surpresa muito boa! Não lembro nem como é nem porquê ele foi parar na minha biblioteca do Kindle ? mas quando comecei a ler, não consegui parar. Leitura fácil e bem fluida. Gostei bastante!

Mari614 17/11/2019

Digno de um Filme
Desde muito jovem Dolf Van Haarlem já demonstrava habilidade com arte, seus desenhos e suas pinturas já eram notáveis.
Mesmo com todo esse dom para pintura, ingressou na universidade para o curso de Direito, ele não acreditava que a arte daria dinheiro, ou que conseguiria se sustentar. Contudo, assim como todo artista nato, não conseguiu por muito tempo fazer aquilo que não amava, dentro das dificuldades decidiu viver sua paixão pela pintura, e fez dela sua profissão.

A narrativa é ambienta da Holanda, acompanhamos a jornada de Haarlem desde sua infância com as peculiaridades vivenciadas por uma criança, até sua fase adulta, cheia de decisões difíceis e escolhas inesperadas.
O autor com magnitude oscila entre presente e passado, tirando o leitor de sua zona de conforto de uma leitura linear e previsível.

Ele também descreve de maneira majestosa o processo de um artista quando está criando sua arte, foi uma experiência incrível para mim, acompanhar o processo criativo do personagem na criação de seus quadros. ‘’Tulipas Azuis” é uma obra de arte, que aprecie de maneira cuidadosa, me atentando a cada detalhe, pois a sensibilidade dessa obra é sem igual.
Esse livro nos mostra que escolher fazer o que se ama não é fácil, encontramos dificuldades e muitas vezes pensamos em nos enveredar por caminhos mais fáceis. Mas a recompensa de satisfação e felicidade não há dinheiro que pague.

site: https://www.instagram.com/p/B43u5j2jFeH/

Regiane.Consulin 13/04/2020

Divertido.
Comecei esse livro sem esperar muito, mas acabou sendo uma leitura cativante e envolvente.
Contando a história do jovem pintor desde a sua infância até seu final, uma leitura leve e engraçada.
Recomendo muito.

Madu 28/12/2020

Envolvente
Ao ver ele na loja virtual do Kindle não dei muita atenção, porém como estava no prime reading resolvi me arriscas. De início não apresenta grande persuasão para mantermos a leitura, mas assim que Dolf cresce torna-se angustiante não saber seus próximos passos ou se ele será um artista realizado, sua passagem por Barcelona e a personagem Martina são um ponto chave para o início de um vício, sempre querendo saber mais e mais sobre a vida do recente casal. Já de antemão aviso que o final traz decepção e raiva. Um livro incrível, gostaria muito que o personagem principal, Dolf Van Haarlem, fosse real, seria incrível ver suas obras expostas em uma galeria.

Renan 08/12/2021

Tulipas Azuis
O livro conta a história de Dolf Van Haarlem, um artista holandês que tenta viver de sua arte. A narrativa acompanha o protagonista pelo decorrer de sua vida, começando em seu nascimento conturbado até sua ascensão como um grande pintor.

Gostei bastante da escrita do Will Monteath, é fluída e me cativou desde o inicio, porém eu achei algumas partes um pouco monótonas, mas isso não me atrapalhou muito. O autor também traz um vasto conhecimento sobre arte e informações sobre os locais que a narrativa está sendo contada, sendo na maioria das vezes na Holanda ou em outros lugares.

Ademais, o livro fala muito sobre correr atrás de seus sonhos e conseguiu até mesmo despertar um lado mais artístico em mim, que quer cada vez mais desfrutar e produzir arte.

Então, se você se interessou por algum dos temas que são abordados, acho que a leitura seria bastante interessante, e é um ótimo exemplo de obra de um ator nacional pouco conhecido.

...............
Quotes:
"Refletiu sobre a fragilidade da vida e pela primeira vez teve a certeza de que não era imortal, e que um dia teria um fim parecido."

"O que eu quero que você faça? Eu não quero que você faça absolutamente nada. Quero apenas que você seja feliz. Você não está me parecendo feliz agora."

"Apesar de ter estudado em colégio de freiras, Dolf não era nenhum católico fervoroso, porém começou a sentir cada vez mais próxima a presença de Deus, principalmente através da arte, tendo como marco o dia em que visitou a Sagrada Família."
...............

Tatiane 16/04/2018

Livro tulipas azuis
Resenha : O livro conta a história de Dolf Van Haarlen deste seu nascimento até o fim de sua vida.
Dolf e um irlandês seu pai era marinheiro e morreu em um naufrágio Dolf mora com mãe sua tia e suas três irmãs deste pequeno ele já desenhava e adorava arte mais acabou se formando em Direito no entanto não exerceu sua profissão. E para se sustentar pintava retratos de pessoas na praça de Amsterdam.
Um dia seu melhor e único amigo Dukker lhe informou que estava indo para Barcelona na Espanha para se especializar em medicina Dolf não pensou duas vezes e viajou com o amigo.
Sem saber que aquela viagem poderia mudar sua vida.

Eu adorei esse livro o Autor cita nomes reais de estabelecimentos,ruas, e avenidas de Amsterdam e Barcelona além do cardapio delicioso citado no livro

site: @tatiane_entre_livros

Amanda Azevedo 09/05/2018

A jornada de um artista em "Tulipas Azuis"

Trabalhar com o que ama é um sonho distante para muitos. Principalmente quando o trabalho dos sonhos está ligado as artes. É comum encontrarmos artistas — sejam atores, músicos, dançarinos, etc., — que estudam e trabalham em outros ramos porque, infelizmente, se deparam com muitas dificuldades e desafios quando tentam viver da sua arte.

Com o nosso protagonista — Dolf Van Haarlem — não foi diferente. Desde jovem já demonstrava bastante habilidade e sensibilidade para desenhos e pinturas, mas acabou ingressando na faculdade de Direito por não acreditar, a princípio, que conseguiria se sustentar se utilizando do seu dom e maior paixão, a pintura. No entanto, apesar dos percalços no caminho ele encontrou coragem, arriscou, e fez da pintura a sua profissão.

Ambientado na Holanda, “Tulipas Azuis” é um romance de formação, onde acompanhamos a vida do nosso protagonista da infância até a fase adulta. A história não é linear, o autor vai e volta no tempo. Estratégia narrativa que gosto muito, pois conhecemos aos poucos a vida dos personagens. Isso torna a leitura envolvente e intrigante porque desperta a nossa curiosidade para entender a história como um todo.

Um dos aspectos mais interessantes da leitura pra mim foi o processo de criação dos quadros de Dolf. Não tenho muito contato com a arte expressada através da pintura, por isso nunca tinha parado pra pensar no que há por trás de determinada obra e, acompanhar esse processo através da leitura desse livro foi bastante enriquecedor. O autor descreve de forma bastante sensível o nascimento das obras de Dolf — principalmente as que ele criou inspiradas nas poesias de seu falecido pai. É tocante e de uma sensibilidade ímpar a mescla dessas duas artes, poesia e pintura.

Outro aspecto interessante é o apego que Dolf tem por alguns de seus quadros. Diversas vezes ele demonstrava certa resistência em vende-los e eu me perguntava por quê, mas depois de um tempo fui capaz de compreendê-lo. Afinal, se temos um autor e ele vende seus livros, ele ainda poderá ter uma cópia da sua história com ele. Se temos um músico/compositor, ele poderá ouvir e criar novas versões quando quiser. Mas um pintor, ao vender sua obra, é caminho sem volta, ele não a terá mais.

“Tulipas azuis” traz uma história sensível sobre a vida com seus altos e baixos, dores e delícias, amores e amizades, realizações e frustrações. Com uma escrita fluida e envolvente o autor nos apresenta a personagens reais, carismáticos e nos presenteia com um final surpreendente.

Izabella 15/03/2023

Tulipas azuis
Geralmente não leio as sinopses dos livros mas desse eu li, e acabei esperando uma história completamente diferente do que foi, então foi um pouco decepcionante, também achei um livro denso o que é mais um ponto que eu costumo não gostar, mas no fim até que foi um bom livro.

Erika 29/04/2020

Uma leitura regada com arte, bons vinhos e cervejas!
Com um enredo bastante emocionante, o que mais encantou foram as descrições das obras feitas por Dolf e suas inspirações.

Além de citar obras e artistas que tanto admiro, a leitura é super leve e fluída.

Debora 26/05/2020

Envolvente
Conta toda história de vida de um pintor holandês desde seu nascimento até se tornar um pintor famoso. Poético e muito envolvente.

LadyAnaC 26/02/2021

Não foi das melhores mas...
eu sempre quis ler livros sobre os Países Baixos então encontrei esse livro...A leitura não me agradou muito , mesmo sendo leve e fluía devagar...
Me surpreendeu com o final mas como a história foi contada não me agradou.
Esse livro me fez conhecer uma novo tipo de escrita mas senti que deveria ter usado de outra forma ou melhor dizendo que deveria ter cativado desde do começo o leitor (foi uma das coisas que não senti muito...)

Cristiane 28/02/2023

Chato
Que livro sem graça!
Monótono e trágico. Nada realmente muito interessante.
A escrita do autor é boa, mas meio sem sal.