De volta para casa Seanan McGuire

Resenhas - De volta para casa

Mi 04/04/2024

Sinto saudade casa. Só não tenho lembrança da minha casa.
O livro narra a história de Nancy que é uma garota que voltou para o mundo real depois de visitar outro mundo ao passar por uma porta. No outro mundo ela se sente muito bem acolhida, amada, aceita. De fato, como se ali fosse o seu verdadeiro lar.
Ela sente que não pertence ao mundo real e sim ao que teve prazer de conhecer e se sentir tão bem. Seus pais acham que ela sumiu com intenção de chamar atenção, percebem a mudança na filha e desejam que ela volte a ser como ela era antes do sumiço.
(Todos os pais do jovens que tiveram contato com outro mundo desejam isso).
Eles decidem mandar a Nancy para um internato onde acreditam que ela voltará a ser a mesma de antes. Só que eles não contavam que a própria dona do internato teve experiência parecia e compreendia tão bem os jovens que sua intenção era acolhê-los da melhor forma possível.
No internato, conhecemos vários tipos de pessoas que também foram para outros mundos, inclusive a Eleanor West. Essa troca de experiência entre eles permite que lidem de uma forma melhor.
Algumas portas que levam para os outros mundos nunca mais se abrem, outras portas se abrem com frequência.
Tudo muda no internato quando após a chegada de Nancy, estudantes começam a morrer misteriosamente.
É um livro fluído e de leitura agradável.
Aborda questões sobre assexual e transexual.
O livro vai envolvendo o leitor em seus mistérios que te fazem sentir vontade de devorá-lo.

Aimée 22/02/2024

É bom, mas podia ser melhor
Esse livro não foi nada do que eu esperava, e sim, tinha muito potencial. Alguns fatores contribuíram pra eu não ter gostado dessa história: a protagonista sem sal, a narrativa que causa uma estranheza inicial e que não desenvolve muito e o final totalmente previsível.
Essa é uma fantasia YA bem diferentona (não me lembro de ter lido nada parecido) que pode agradar leitores mais jovens.

M_adonn 11/02/2024

De Volta Para Casa
O livro é curto, por tanto: nada de grandes detalhes, plots ou mistérios por aqui.

Que experiência boa ler esse livro, é tão incrível ficar imaginando o mundo de cada um, e como alguns são amados ao ponto de terem livre acesso a "casa" quando eles estiverem prontos para voltar.

O mistério aqui não é nada surpreendente, sabia quem estava matando geral logo no início dos crimes, mas isso não estragou o livro.

Eu amei meu grupo de crianças desajustadas (Jack, Nancy, Kade e Cristopher). Queria que elas voltassem para o lugar delas, porém, também queria que ficassem juntas para sempre.

Li "De volta para casa" porque queria ler algo diferente do habitual, não sei se lerei os outros livros da série, mas valeu o tempo.

"Vocês são os guardiões dos segredos do universo, amados por mundos com os quais a maioria nunca vai nem sonhar, que dirá ver..."

E ainda... essa história me lembrou demais "O lar das crianças peculiares", "Nárnia", "A noiva cadáver", "COCO" e "Alice no país das maravilhas".

Lana 31/01/2024

E Nancy finalmente estava em casa...
Antes de ler um livro que tenho em casa, eu sempre passo por aqui e vejo o mais bem avaliado pra ler... De longe, esse não era o mais bem avaliado, obviamente... Acredito que a idade de quem o lê, interfere muito no que achar dele. A Lana de 15 anos iria estar pulando, radiante a cada página lida. Perante todas as outras obras bizarras que já li, essa realmente é muito fraca, mas é muito gostosinha de ler.
Só queria ter lido e entendido um pouco mais sobre os mundos, pra saber pra qual mundo eu preciso retornar ;)

08/12/2023

Não sei nem por onde começar a explicar como eu amei esse livro e como estou ansiosa pra ler os próximos. Comecei a leitura sem expectativa nenhuma, achando que ia ser só uma fantasia bobinha e acabei lendo um dos melhores livros do ano.
A escrita é esquisita de um jeito bom demais e os diálogos são tão bizarros que eu morri de rir em algumas partes, além disso o universo da história é totalmente cativante, com cada criança tendo uma história extraordinária sobre seu próprio mundo. Também gostei muito de basicamente todos os personagens e como a representatividade é feita de maneira suave, sem forçar nada.
Enfim, poderia passar horas e horas aqui falando como eu amei de paixão essa leitura e como eu quero ler todos os livros da série pra ontem (mesmo só tendo os três primeiros traduzidos ?)

Abduzindolivros 03/09/2023

Poxa, eu direto sinto saudades de casa ??

Não tinha expectativas em relação a esse livro, mas engajei rápido na leitura. Traz referências à ?Alice no país das maravilhas? e à ?Crônicas de Nárnia? para contar a história de Nancy, uma adolescente que sempre se sentiu desajustada até encontrar uma porta impossível que a levou para o Submundo: um lugar de mortos, silêncio e imobilidade. Pela primeira vez em sua vida, ela se sentiu em casa.

Até o dia em que o Senhor dos Mortos enviou-a de volta para nosso mundo, para que ela tivesse certeza de que gostaria de passar o resto da vida lá. Desolada, Nancy se vê de volta em um mundo onde não se encaixa e, incompreendida por sua família, vai parar em um internato para crianças desajustadas, onde conhece outros adolescentes que também estiveram em outros mundos, foram expulsos de lá e agora precisam de ajuda para superar a tristeza até encontrarem suas portas outra vez.

A vida no internato é abalada por uma sequência de crimes brutais, revelando medos e preconceitos daqueles jovens perdidos.

Gostei da fantasia, dessa ideia de encontrar portas para outros mundos com criaturas fantásticas, cores, configurações e culturas diferentes do que conhecemos. Eram lugares feitos sob medida para a personalidade dos personagens, lugares onde se sentiram em casa, com seus talentos e interesses sendo apreciados.

Por trás, há reflexões sobre aspectos que podem tornar difícil a tarefa de se encaixar em uma sociedade que exige um padrão, e ser aceitos por familiares que nem sempre aceitam bem quando as expectativas que têm sobre os filhos são frustradas.

A Nancy, por exemplo, é assexual, e nunca se sentiu compreendida pela família e/ou encaixada na convivência com outros jovens. Quando encontrou o Submundo, se sentiu confortável consigo mesma pela primeira vez. Os outros jovens também têm questões semelhantes. Eu, como pessoa demissexual, me identifiquei bastante. Sempre me senti (e ainda me sinto) deslocada, alienígena, e não é à toa que vivo falando que sinto saudades de casa, pois não me sinto pertencente a esse mundo. Eu gostaria de encontrar uma porta mágica, também. E, de certa forma, encontrei: nos livros.

Outro aspecto abordado que me chamou a atenção, foi ver como o preconceito também se manifesta entre aqueles que são rejeitados. Os adolescentes também se estabeleciam na escola segundo uma hierarquia de quem era ?menos estranho? ? quem tinha visitado mundos mais bonitos, leves e coloridos considerava-se melhor do que quem visitara portas mais sombrias. E, de forma bem escancarada, um dos personagens sofreu preconceito por ser um menino trans.

É uma história básica, simples, gostosa de ler. Não traz nada de explodir a cabeça, não se aprofunda nessas questões que citei, o mistério e a solução dos assassinatos não chega a ser uma reviravolta estupenda, e eu achei a narrativa apressada em vários pontos. Maaaas nada disso tirou o encanto do livro, para mim. Eu curti a leitura, achei gostosinha para intercalar com algo mais pesado.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, mas, como a história acaba bem fechada, não é necessário ler os outros para entendê-la. Pelo que vi, o segundo livro conta sobre duas personagens que apareceram neste aqui; o terceiro é que tem mais cara de continuação. Talvez um dia eu leia, não sei, mas já fica aí a indicação de uma história para curar ressaca.

Carolina Miranda 02/09/2023

Um potinho de ouro
Um livro divertido, rápido e envolvente. Os personagens são interessantes e adoraria saber mais sobre todos.
A autora trabalha muito bem a curiosidade do leitor e nos serve um livro cheio de referências e mundos extraordinários.
Mal posso esperar para ler mais livros dela.

bia.raposo 19/08/2023

Não vale muito a pena
Pontos negativos:
O livro é pouco explorado em alguns pontos. A parte da morte, e o tratamento dela é bem explorada, parece até escrita por adulto. Enquanto, as outras partes parecem corridas, infantis e pouco exploradas?
A fantasia não é bem explorada.
Achei muito previsível o/a assassino/a.

Pontos positivos:
É uma leitura rápida.
A leitura não é complexa, é simples!!!

Juls 21/07/2023

De volta para casa
De volta para casa é um dos livros mais diferentes que eu li esse ano. Muito confuso no começo. Tive que ler com bastante concentração pra entender o que estava acontecendo, mas apesar disso é um livro que te prende e te deixa bastante interessado e curioso para saber o final.

Antonia 18/07/2023

De Volta Para Casa
De Volta Para Casa era, certamente, uma novela em que adentrei de maneira bastante despretensiosa, afoita por uma história curta e interessante. De certo modo, foi o que recebi, em uma aventura despretensiosa sobre crianças que encontram seu lugar ideal e precisam desprender-se dele.

"A imobilidade era mais segura. A imobilidade a havia salvado antes, e a salvaria agora."

Eu gostei muito da escrita empregada pela autora. É envolvente ao mesmo tempo que consegue conduzir a narrativa de modo reflexivo quando a narrativa lhe confere esta missão. Os pensamentos de Nancy, nossa protagonista, também servem para tornar o enredo ainda mais fluído em sua maneira de conduzir. Nancy é uma personagem muito legal, e os flashbacks sobre seu mundo ideal trazem um certo tom interessante a personagem. Os outros personagens também dotam-se de um tom mágico e curioso, apesar de não ter conseguido me apegar a alguns deles.

"Sempre presuma que a resposta mais simples seja a verdadeira aqui, porque, na maioria das vezes, será assim."

A ambientação é bem intrigante. A autora consegue fazer, em poucos capítulos, com que estejamos imersos na escola de Nancy e na vida em que estivera anos antes. É palpável a necessidade e a saudade dos personagens dali quanto a suas portas e mundos ideais. Apesar de a construção de universo ter me soado bastante rasa e sem explicação prévia. A quantidade de páginas não garante uma explicação profunda sobre as portas e suas aparições, mas a classificação de mundos foi extremamente atrapalhada e confusa, apesar de interessante.

"A morte era preciosa. Isso não mudava o fato de que a vida era limitada."

O mistério fora uma ocupação predatória e ritmada ao longo da narrativa. Apesar de, sim, a resolução não ter me passado batida e um fato sobre a investigação me soar bem pouco verossímil, deu uma grande agitada no enredo de maneira positiva. E o final me soou satisfatório, me fazendo ter curiosidade suficiente para ler os seus próximos volumes.

"Os mortos merecem mais dignidade, não menos. Dignidade é tudo que os mortos têm."

Espero que tenha uma boa leitura ?

LRR 09/07/2023

De volta para casa
QUE LIVRO BOM, não sei pq demorei tanto pra começar a ler ele mds me surpreendi demais. É meio que uma fantasia sombria muito intrigante, a história de cada personagem e os diferentes mundos que existem me surpreenderam e encantaram. Não era nada do que eu esperei, recomendo muito

Carafizzi_ð 16/06/2023

De volta para casa ??
Não foi oque eu esperava, acreditava que seria algo mais místico e fantasioso mas, pelo ao contrário foi bem "tenso" no final.
O começo não chamou minha atenção!
Mas é só insistir um pouquinho que a leitura flui ??

Joyce5557 24/05/2023

Beeem fraquinho
A história não me prendeu hora nenhuma, confessionais arrastei pra terminar esse livro. Não consegui me apegar a nenhum personagem e achei a história muito confusa