De volta para casa

De volta para casa Seanan McGuire

Resenhas - De volta para casa

Silas Jr 29/04/2020

Resenha publicada no @silasresenha
Eu simplesmente nem sei como começar a resenha, mas, uma coisa é certa: esse livro não é bom!

Na história acompanhamos Nancy de volta a um lugar que funciona como um acampamento meio sangue. Depois de ter viajado para lugares sombrios a sua volta é marcada por vários acontecimentos. No entanto, não consegui enxergar esses eventos!

O primeiro ponto que destaco é a falta de envolvimento na escrita da autora. Ela optou por uma narrativa melodramática que não encanta e não aborda o leitor com suavidade. O segundo ponto são os diálogos confusos entre os personagens e passam pouco conteúdo sobre o drama da história.

Definitivamente, essa história se utilizou de elementos já existentes e tentou por meio lúdicos inserir um universo que não tem nada de original. Faltou a autora conscientizar com sua própria escrita e tentar buscar um lado chamado inovação.

De Volta Para Casa possui um certo brilho graças a edição da Morro Branco que é lindíssima. No entanto, não me convenceu a continuar a série que tem quatro ou cinco livros. Se quiser, leia!
Naka 26/06/2021minha estante
Eu só tenho o De volta para casa. Não sabia que tinha continuação, vc sabe onde comprar?

Silas Jr 27/06/2021minha estante
Oieee, é uma saga com cinco livros, vc pode comprar na Amazon ou Submarino

Naka 27/06/2021minha estante
Obrigada, irei procurar. Eu tinha lido faz um tempo e eu não entendi nada kkk tô relendo agora, continuo sem ebtender nada. MT confuso.

Queria Estar Lendo 20/04/2021

Resenha: De volta para casa - Seanan MCgUIRE
De volta para casa é o primeiro volume da série escrita pela autora Seanan McGuire. Vencedora de diversos prêmios literários - entre eles, o Hugo Awards - é uma fantasia criativa e fascinante sobre jovens que viajaram para outros mundos e agora têm que lidar com a realidade.

A história segue a protagonista Nancy, que foi enviada para um internato especializado em "crianças e adolescentes desajustados". Nancy ficou desaparecida por um tempão e voltou muito diferente; completamente mudada. Seus pais não encaram a verdade que é bem simples: Nancy passou anos no Mundo dos Mortos, servindo a corte do Senhor dos Mortos. E, agora, a realidade é demais para ela.

Nessa escola, ministrada por Eleanor, jovens como Nancy, viajantes que voltaram de outras dimensões, também estão tentando se adaptar ao mundo familiar; alguns estão simplesmente esperando as portas mágicas se abrirem novamente, levando-os de volta ao lar.

Quando jovens começam a ser atacados e mutilados no internato, Nancy e seus novos amigos resolvem investigar para tentar sobreviver à onda de ataques bizarros.

De volta para casa foi uma grata surpresa. Eu não sabia o que esperar exatamente da história; sabia que era fantasia e que sua protagonista era assexual - dois motivos que me fizeram comprar o livro. E não é que encontrei um novo favorito?

"- A esperança é uma faca que pode romper as bases do mundo."

Essa é uma história sobre pessoas desajustadas do que se acredita ser o "normal". De crianças e jovens que se encontraram em mundos de fantasia, mundos sombrios, mundos bizarros, e que se apaixonaram pelo que se mostrou seus verdadeiros lares. Crianças e jovens forçadas de volta à normalidade que não querem se adaptar ao esquecimento do que viveram.

É quase como se acompanhássemos Alice depois de voltar do País das Maravilhas; mas, aqui, Alice não estaria conformada com seu retorno. Ela estaria ansiosa por encontrar outra toca de coelho para cair.

Nancy sente falta do Mundo dos Mortos, do seu Senhor e da sua Senhora, de ter aprendido tanto lá. A narrativa usa muitas metáforas sobre crescimento e amadurecimento para falar sobre esses jovens esplêndidos e eu amei o desenvolvimento de cada um deles.

A protagonista, mais apática e confusa por estar mergulhando nesse mundo onde todos entendem sobre o que ela está falando - mas com experiências diferentes, uma vez que os lugares além das portas levam a dimensões Absurdas ou Lógicas, dependendo do coração de quem atravesse as portas.

Eu gostei muito de como ela falou sobre a assexualidade dela, tão simples quanto tem que ser. E de como sua jornada de crescimento ficou bem nítida na trama.

Além dela, Kade, Jack e Christopher foram personagens muito interessantes. Curiosos em sua composição e suas peculiaridades e em suas histórias individuais. Mesmo com poucas páginas, o livro é rico em desenvolvimento e ação e tensão.

"Narre as coisas impossíveis, transforme-as em uma história e elas podem ser controladas."

A narrativa é poética e simples, tudo na medida certa. Você se apaixona muito fácil pela bizarrice desse universo e acredita rápido nela. Seanan conduz seus personagens através dos mistérios e nos coloca naquela situação junto com eles; apesar de o mistério sobre os assassinatos ser bem fácil de desvendar - o que nem acho que era a intenção da autora - ainda te instiga a entender mais.

A edição da Morro Branco é linda, capa dura e com uma diagramação e tradução ótimas.

De volta para casa me mostrou mundos além de portas que são fascinantes e criativos e de uma infinidade de estranhezas. Eu me apaixonei por tudo e já garanti os próximos exemplares da série, tamanha obsessão pelo universo da autora.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/04/resenha-de-volta-para-casa-seanan.html

iara170 22/05/2021

Fiquei tão feliz lendo esse livro. O fato de finalmente ter uma protagonista que, assim como eu, é assexual e sua personalidade não é resumida só a isso ou tá presa a algum estereótipo estúpido me deixou muito emocionada.
A maneira como a autora também conseguiu deixar bem clara a diferença entre ser assexual e arromântico e que o Kade é um menino e ponto final. Fim da discussão, não tem como você negar ou distorcer nada.

Não imaginei que ia ser algo sombrio???? Achei que a história ia ser mais leve e feliz mas me enganei completamente kkk
Os personagens são muito cativantes e eu fiquei muito rendida pela Nancy, Jack e Kade, esses três são tudo pra mim.

O universo também é algo muito bem construído que ao mesmo tempo que te explica tudo ele também te revela muito pouco.

Recomendo muito ??????
Isadora 22/05/2021minha estante
nossa eu achei o universo muito mal construído.....

Basil24 22/05/2021minha estante
Omg vo por na lista

Karini.Couto 22/01/2022

(não é publi) Olá, li esse livro em uma sentada e fiquei fascinada pelo enredo, onde somos inseridos em um mundo mágico que trás diversas portas que transporta seus personagens para mundos diferentes e recheados de magia!

As portas podem ser encontradas de diversas formas, como uma brisa, um espelho, uma pequena frestas.. Basta estar atento a própria intuição, pois dá para sentir o "puxão", o poder te convidando a entrar no desconhecido.

Ah! O que tem de tão diferente nesse livro? Parece mais do mesmo? Ledo engano, pois ele nos trás um grupo de crianças/jovens desajustados e que retornam dessas portas cheias de magiaz , sem saber como se inserir no mundo "normal" novamente e muitas delas, se não a maioria, só quer encontrar o caminho de volta ao desconhecido que parece tão mais certo e onde se encaixam melhor, do que no tão conhecido "mundo real". E é nessa situação que conheceremos Nancy e outros personagens incríveis. Nancy passou por essa experiência e agora precisa se ajustar ao mundo tal qual ele é, com pais que não a compreendem e como poderiam? E que a enviam para um internato a fim de ajudar ela a se reinserir na sociedade e melhorar suas relações e visão de mundo, mas mal sabem seus pais, que de normal essa escola não tem nada e ali, Nancy irá encontrar outras pessoas com experiências similares às suas e tudo passará a fazer mais sentido, já que fica difícil muitas vezes diferenciar se tudo aquilo que ela passou foi real, imaginação ou magia!

Então, com esse enredo para lá de inusitado terenos uma escola para os desajustados, que passaram por situações que seria difícil explicar por aí, que simplesmente sumiram por um tempo e retornaram descolocadas, tendo que lidar mais uma vez com aquele mundo real onde tudo deveria ser familiar, mas não é, deveria ser normal para elas, mas não é!

Todo o enredo é muito bem construído, desde a ambientação que nos trás a tão esperada sensação de familiaridade e pertencimento, aos personagens palpáveis, que ainda que em um mundo mágico, possuem problemas, histórias, sensações, sentimentos e afins reais, ou seja, palpáveis, nos causando empatia e nos fazendo torcer por eles a cada virada de página.
Uma dosagem perfeita com mistura de gêneros e sub gêneros que vai conquistar o leitor desde o começo!

A leitura flui de maneira leve e rápida, apesar de ser um livro curto e com tema que parece bem complexo Seanan McGuire consegue de maneira prática e objetiva dizer a que veio!
Li sem grandes expectativas e fui completamente surpreendida.

Amando as publicações da @morrobranco e em breve estou de volta com mais resenhas de livros da Editora e da continuação desse livro, se Deus quiser!

site: www.alemdaspaginas.com.br @alempaginas

Marina @outononoslivros 19/03/2021

Não foi o que eu esperava
A primeira vez que ouvi falar sobre essa história foi em um podcast e fiquei bastante interessada. Quando vi a capa então, me apaixonei!

Além de trazer a fantasia como elemento chave, essa obra traz bastante representatividade. Temos protagonistas assexuais e trans, e a autora aborda isso de maneira bem natural.

Todavia, para variar, criei grandes expectativas que não foram atingidas. Não consegui me conectar com os personagens e achei o universo apresentado um tanto quanto confuso.

Por outro lado, o livro traz uma bela mensagem sobre a necessidade de encontrarmos o nosso lugar no qual possamos ser livres.

Este é apenas o primeiro livro, porém possui uma história fechada já que cada livro conta sobre um personagem. Por isso ainda não me decidi se vou continuar a leitura da série.

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

DE VOLTA PARA CASA - Seanan McGuire
Eu estava aguardando esse livro já fazia um bom tempo. De Volta Para Casa é uma novela, e portanto uma história mais curta, porém não tão curta como um conto. Aqui vamos encontrar uma narrativa de realismo mágico e, se você conhece o gênero (ou não), deve ir sabendo que não teremos todas as explicações sobre como essas portas aparecem ou o que é esse lugar para onde as crianças vão. Recebemos, logicamente, algumas informações, mas o bêabá fica de fora e é preciso fazer a paz com isso para aproveitar a história.

Há toda a uma separação em categorias desses locais, já que cada jovem vai para um diferente. De acordo com as características que eles relatam, Eleanor categoriza e distribui, para que eles fiquem juntos de pessoas que dividem experiências parecidas. Esses locais parecem, de certa forma, serem reflexos de coisas que essas crianças precisam ou sentem, e que nem sabiam necessitar. Ao chegar lá, se tiverem uma experiência positiva, vão se completar, e a tarefa de “voltar para casa” vai ser na verdade o oposto disso, já que sentirão que estão deixando sua verdadeira casa para trás.

Eu gostei muito desse ponto interpretativo e consegui ver várias metáforas pra isso no nosso mundo real. O normal, o que temos como certo, nem sempre funciona ou deixa todo mundo confortável. Cada um, a sua maneira, precisa encontrar o seu local no mundo e a sua verdadeira “casa”. E, às vezes, são pequenas portas que se abrem pra gente, ao invés de apenas uma ao longo da vida. É um livro que lemos e que nos apresenta um novo mundo, é aquele seu hobby que te desconecta da realidade e faz você ter um momento completo de flow.

“A esperança machuca. É isso que você precisa aprender, e rápido, se não quiser que a esperança corte você de dentro para fora.”

E, apesar de estarmos lidando com “crianças”, os adolescentes tem uma linguagem que não incomoda ou infantiliza a narrativa. Nancy está muito segura de si e vivendo uma época em que é difícil conviver com os pais sem que nada fantástico tenha acontecido, com esse fator então, missão impossível. E cada um dos jovens possui uma personalidade bem diferente, dando mais vivacidade a eles. Meus favoritos são Sumi e sua irreverência e Kade com o ar misterioso.

A casa de Eleanor, porém, não é a única no mundo, e não é todo mundo que tem uma experiência bacana. Há quem volte completamente desestabilizado ou em pânico e há outros lugares escondidos pelo mundo para ajudar esses jovens.

O bacana de uma novela é que tudo precisa acontecer de forma dinâmica, já que são menos de 200 páginas de história. Assim, logo no começo já somos apresentados ao real problema, tornando a trama acelerada. Não vou mentir e dizer que o desfecho foi uma grande surpresa. Há pistas suficientes ao longo das páginas para que você descubra quem é o responsável pela situação muito antes de ser realmente revelado.

Entretanto, acredito que o diferencial da obra não está nesse desfecho e sim em instigar o leitor a tentar desvendar todos os mistérios desse universo e das possibilidades que se abrem sempre que uma nova porta surge. E, há uma surpresinha no final que fez com que a jornada valesse ainda mais a pena!

“A morte era preciosa. Isso não mudava o fato de que a vida era limitada.”

Vale a pena também mencionar que esse é um livro com bastante representatividade e trabalhada aqui de forma bem “leve”. A autora escolhe nos contar sobre certos personagens e suas identidades de gênero como parte da apresentação deles ao leitor. Conforme outros personagens confrontam eles, temos um leve desenvolvimento do assunto, mas nunca se torna o foco ou vemos aquilo ser forçado dentro da história.

De Volta Para Casa foi um livro que atendeu as minhas expectativas e me mostrou como uma história pode ter muitas histórias para contar. É um daqueles livros que faz a gente se perguntar qual é o nosso real papel nesse mundo sem precisar falar sobre isso de forma direta, e que usa a famigerada metáfora da “porta” para nos conectar com esses questionamentos que fazem parte da vida real (ou deveriam). E ai, você já encontrou a sua casa?

site: http://resenhandosonhos.com/de-volta-para-casa-seanan-mcguire/
Ana Paula 16/08/2018minha estante
undefined

duda cavalcante 28/06/2021

eu fui ler esse livro sem saber exatamente sobre o que era e tive uma otima surpresa. a historia foi muito gostosa de ler, com uma ambientação sensacional e com uma boa representatividade. adorei que ele é bem curtinho e fluido.

recomendo muito.

Douglas MCT 21/02/2020

Tudo o que é bom um dia acaba. Mas isso tem um preço.
Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente. Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados. A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério. Não importa o custo.

Com uma escrita arrojada, a californiana Seanan McGuire entrega um livro honestamente delicioso de se ler, no sentido literal, já que faz com que o leitor saboreie cada frase e parágrafo, na junção certa de palavras, significados e sonoridades, entregando uma história curta, 180 páginas para se ler em um dia, numa única sentada, em um fôlego só (e antes de virar a última página, você vai acabar sem). Com personagens cativantes e identificáveis para todos os públicos, a autora vencedora do Hugo, do Nebula, do Locus, entre outros tantos prêmios literários de fantasia e ficção científica, aborda diversidade e fala de sexualidade de um jeito natural, nada panfletário, ainda que às vezes se veja repetindo mais de uma vez sobre uma explicação (como sobre a assexualidade de uma, ou a troca de sexo de outro), enquanto se esbalda nos estereótipos fantásticos para narrar um enredo sobre aceitações na juventude (seja por parte da família em compreender para onde seu filho foi parar durante todos esses anos, seja da parte da criança que retornou ao mundo de origem, mas precisa admitir sua atual condição mundana) e elabora uma intrincada e inventiva trama de mistério e assassinato.

Claro que McGuire não é nenhuma Agatha Christie e a identidade real do assassino pode ser desvendada capítulos antes da grande revelação (ao menos para os leitores mais acostumados com o gênero), porém o grande foco de sua obra é o desenvolvimento dos personagens a partir de seus traumas, ou desejos, ou sentimentos de luto e raiva mal resolvidos, para tanto, é muito bem sacado o uso de um tipo de sanatório como instituição para reparos psicológicos nessas figuras. E é impossível não se cativar pela bizarra Jack ou a super ativa Sumi, ao sensato Kade ou ao divertido Christopher, incluindo sua atípica protagonista, na figura de margem com Nancy, uma garota que prefere ficar na sua (muitas vezes literalmente), do que pisar onde não é chamada. A autora jamais trai as próprias regras e até brinca com a própria complexa mitologia que criou com os tipos de mundos ou portais, como se apesar de certa importância, a compreensão plena de seus sentidos não fosse realmente relevante e sim a interação entre os desajustados, suas particularidades e o que podem oferecer para ajudar quando todos estão em perigo.

De Volta Para Casa é assim um soco no estômago, seguido de massagem, acompanhado de um chocolate quente. Uma fantasia que transita entre diversos temas, sem deixar o entretenimento de lado, enquanto suga o leitor para dentro de uma aventura estranha e apetitosa, para todos os apreciadores de mundos impossíveis. E que, antes do final, ainda nos levará de volta para o nosso verdadeiro lar: a fantasia.

Abduzindolivros 03/09/2023

Poxa, eu direto sinto saudades de casa ??

Não tinha expectativas em relação a esse livro, mas engajei rápido na leitura. Traz referências à ?Alice no país das maravilhas? e à ?Crônicas de Nárnia? para contar a história de Nancy, uma adolescente que sempre se sentiu desajustada até encontrar uma porta impossível que a levou para o Submundo: um lugar de mortos, silêncio e imobilidade. Pela primeira vez em sua vida, ela se sentiu em casa.

Até o dia em que o Senhor dos Mortos enviou-a de volta para nosso mundo, para que ela tivesse certeza de que gostaria de passar o resto da vida lá. Desolada, Nancy se vê de volta em um mundo onde não se encaixa e, incompreendida por sua família, vai parar em um internato para crianças desajustadas, onde conhece outros adolescentes que também estiveram em outros mundos, foram expulsos de lá e agora precisam de ajuda para superar a tristeza até encontrarem suas portas outra vez.

A vida no internato é abalada por uma sequência de crimes brutais, revelando medos e preconceitos daqueles jovens perdidos.

Gostei da fantasia, dessa ideia de encontrar portas para outros mundos com criaturas fantásticas, cores, configurações e culturas diferentes do que conhecemos. Eram lugares feitos sob medida para a personalidade dos personagens, lugares onde se sentiram em casa, com seus talentos e interesses sendo apreciados.

Por trás, há reflexões sobre aspectos que podem tornar difícil a tarefa de se encaixar em uma sociedade que exige um padrão, e ser aceitos por familiares que nem sempre aceitam bem quando as expectativas que têm sobre os filhos são frustradas.

A Nancy, por exemplo, é assexual, e nunca se sentiu compreendida pela família e/ou encaixada na convivência com outros jovens. Quando encontrou o Submundo, se sentiu confortável consigo mesma pela primeira vez. Os outros jovens também têm questões semelhantes. Eu, como pessoa demissexual, me identifiquei bastante. Sempre me senti (e ainda me sinto) deslocada, alienígena, e não é à toa que vivo falando que sinto saudades de casa, pois não me sinto pertencente a esse mundo. Eu gostaria de encontrar uma porta mágica, também. E, de certa forma, encontrei: nos livros.

Outro aspecto abordado que me chamou a atenção, foi ver como o preconceito também se manifesta entre aqueles que são rejeitados. Os adolescentes também se estabeleciam na escola segundo uma hierarquia de quem era ?menos estranho? ? quem tinha visitado mundos mais bonitos, leves e coloridos considerava-se melhor do que quem visitara portas mais sombrias. E, de forma bem escancarada, um dos personagens sofreu preconceito por ser um menino trans.

É uma história básica, simples, gostosa de ler. Não traz nada de explodir a cabeça, não se aprofunda nessas questões que citei, o mistério e a solução dos assassinatos não chega a ser uma reviravolta estupenda, e eu achei a narrativa apressada em vários pontos. Maaaas nada disso tirou o encanto do livro, para mim. Eu curti a leitura, achei gostosinha para intercalar com algo mais pesado.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, mas, como a história acaba bem fechada, não é necessário ler os outros para entendê-la. Pelo que vi, o segundo livro conta sobre duas personagens que apareceram neste aqui; o terceiro é que tem mais cara de continuação. Talvez um dia eu leia, não sei, mas já fica aí a indicação de uma história para curar ressaca.

Ycaro Santana 27/12/2020

Nos 45 do segundo tempo, eis a decepção do ano
Poderia ser bom, mas derrapou demais. Tudo bem que é uma novela, mas a superficialidade dessa história me agonia muito.

No início da leitura, me deparei com um estilo de narrativa que não se conectou de forma alguma comigo, e essa sensação de estranhamento continuou até o fim do livro. Primeiro ponto negativo do livro, mas não para por aí.

Tudo aqui é muito raso, desde o mundo fantástico aos personagens. E a única coisa que me anima pra continuar é que a fantasia - cheia de vertentes - presente nessa história seja mais explorada nos próximos volumes.

Agora um longo respiro antes do segundo livro antes que o enjoo fique completo.

Kabizinha 14/02/2023

Três batidinhas na porta. Quem é? Sou eu favoritando o livro
Sempre que eu compro um livro ou coloco na minha lista de leitura, tento ir sabendo o mínimo possível dele e com esse não foi diferente as únicas coisas que sabia é que é uma trilogia (em tese), é uma fantasia e tem personagens LGBTQIA+, o que já é o suficiente para chamar minha atenção (principalmente pela personagem assexual).

Leitores que mergulham de cabeça no universo da fantasia lida não vão ter dificuldade para pegar as manhas dessa. Os personagens são uns amores e eu adoraria ver uma adaptação para alguma mídia visual dessa série (tem umpotencial absurdo).

Fui ler despretenciosamente e foi um dos melhores de 2022, então obviamente recomendo a leitura, mas é bom também dar uma olhada na lista de gatilhos, porque eu tava lendo de boas e BOOM a história passou a ter uma pegada diferente e eu comecei a ficar mega nervosa. Tudo isso num bom sentido porque me pendreu mais a leitura com o suspense. Não sei se essa parte da história aparece já na sinopse porque, como já disse, não costumo ler, dai na dúvida falo sem falar de fato para só quem leu entender e para quem não leu ainda ir correndo pegar esse livro!

Maah Paolucci 09/09/2021

Alto absurdo ou alta lógica?
Gostei muito da premissa do livro, acho que fui pega pela vibe Alice no País das Maravilhas meio macabro.

Mas fiquei um pouco perdida no começo. Acho que a autora podia usar mais algumas páginas pra escrever sobre os mundos, a tese é mto jogada de qualquer jeito, bem superficial, mas eu queria muito entender mais porque parece muito interessante.

Gostei da escrita, achei muito bonita, mas também senti que as personagens são um pouco afastadas de tudo, inclusive de sentimentos. Senti falta de um desejo e sentimentos realmente fortes e que representem o que eles querem passar.

Vamos ver se o segundo melhora ou deixa a desejar.

Monica Sobrinho 02/06/2020

Estranho
Crianças que tem experiências em lugares diferentes são mandadas a um internato pelos pais e Nancy é uma dessas crianças. Neste internato as crianças continuam em busca da porta que os leve de volta para o mundo que visitaram. Com a chegada de Nancy começam a acontecer assassinatos e a história vai ser desenrolando. Eu achei o livro bem chato, ainda bem que é pequeno.

@biasweetlullaby 02/06/2020

Oi pessoal como vai?

Hoje trago uma mini resenha da minha colaboradora Alê pra vocês, ela não escreveu muito pra deixar vocês bem curiosos a respeito do livro

Nancy é uma adolescente diferente e que sumiu algum tempo, quando retorna, seus pais a levam a uma escola especial.

Nessa escola, todos já conheceram outros mundos, já entraram nas suas portas e por algum motivo, saíram de lá e não querem esquecer o que viveram, mais que isso, desejam voltar para seu mundo, para sua casa.

"Agora eu se que, se a gente abrir a porta certa no momento certo, pode finalmente encontrar um lugar onde se sinta em casa."

Eu li esse livro sem conhecer absolutamente nada da história, sem saber sinopse nem nada! E normalmente levo um tempo quando leio fantasia pra entrar no clima do livro, mas esse foi fácil! Eu adorei a leitura, adorei a escrita e me surpreendi com a história! Tem um quê de mistério, somado com a adolescência, com o ambiente da escola! Pra mim é uma mistura de Nárnia, Harry Potter e X-men, mas de um jeito único e maravilhoso!

Confesso que já estou ansiosa pra ler a sequência desse livro!