A Gaiola Dourada

A Gaiola Dourada Vic James

Resenhas - A Gaiola Dourada

Beatriz3261 09/02/2024

Era melhor ter ido pra cidade de escravos
Tudo começa com o plano de burlar o sistema de dias de escravos feito pela filha mais velha Abi, que supostamente deveria ser inteligente, mas o leitor sabe que algo vai dar errado porque senão não teria história, né? A gente não demora pra perceber que eles são uma família privilegiada que acredita que deve sofrer menos que as outras pessoas comuns. 10 anos é foda mesmo. Como esse início é narrado pelo Luke (irmão do meio) pelo menos sabemos que ele não é ingênuo como o resto da família e não tá nem um pouco animado com a ideia de cumprir seus dias de escravo antes da maior idade, aliás o ditado é claro:

"Cumpra seus dias de escravo muito velho, e jamais sobreviverá. Cumpra seus dias de escravo muito jovem, e jamais os esquecerá."

O livro é dividido em POV (ponto de vista). Todos os que não são do Luke são apenas para contextualização do jogo de poder que tá acontecendo nos bastidores e como isso pode afetar toda o enredo.

O POV da Abi foi o que eu mais odiei, sério. A autora errou em colocar ela como a mais inteligente da família, porque a única coisa que ela pensa é estrelar seu próprio romance com um Igual, nesse caso o Jenner que, dos irmãos, é o único que deu bola pra ela e ELE NEM TEM PODER. Tem um bom coração, mas ele é fraco em todos os sentidos. Esses dois não acrescentam nada pra história! Só algumas informações que ela capta de uma ou outra pessoa são relevantes para o leitor, o resto é tudo detalhes inúteis e delírios de adolescente. Ela não faz absolutamente nada pra ajudar o Luke ou a família. Até a Daisy que só tem 10 ANOS!!!! É MAIS ÚTIL E INTELIGENTE QUE ELA!!!

(desculpa por gritar, é que eu realmente odiei essa personagem)

Luke e Silyen definitivamente carregam o livro nas costas. Luke com a ação e Silyen com o enredo. Seus POV são do tipo que a gente lê avidamente pra saber o que acontece depois ou qual vai ser a informação bombástica da vez. São definitivamente os personagens mais inteligentes.

O final tem vários plots, mas a conclusão não é das melhores, adivinhem porquê? Porque termina com um POV da Abi '-' Belo jeito de destruir um final kk

Enfim, se eu procurar a versão inglês pra ler a continuação, seria apenas pelo Luke. Darei 4 estrelas porque realmente gostei desses 2 personagens e todo o enredo por trás, e é o primeiro livro que consigo terminar esse ano. Além de ter lido na versão em papel que é algo que eu não fazia a muito tempo. Foi divertido. ^^

"Ele sempre gostou de jogos. E esse era um que valia a pena jogar."

Suka 03/10/2023

Uma boa história q só começa a ficar mais interessante pro final, apesar de ser um pouco rápido e confuso pq tudo acontece ao mesmo tempo q eu fiquei tipo cego em tiroteio sem saber o tava acontecendo.
O começo foi meio estranho, pq nos mostra uma mulher fugindo com a sua filha e o nos dá a entende q essa filha ou até mesmo essa mulher terá algum tipo de relevância pro enredo mas nada acontece, pois ela é só um bebê cuidada por uma outra criança e nenhuma importância tem na história, a não ser q terá pro outros livros e nunca saberemos afinal não foi lançando aqui no Brasil.
Aí temos a Abi, uma protagonista chata, q nada faz de interessante na história, apenas acomodada em seus anos e lugar de escravidão, ela escolheu o local onde a família iria a passa seus anos e qndo seu irmão é mandando pra outro local, a mesma até tenta esboçar alguma reação de tira-lo mas não leva mto afinco isso, se não fosse por outros motivos q o irmão parar lá na ksa, acredito eu q ela nada faria. Minha grande surpresa foi o seu irmão se um rebelde, gostei muito da narrativa dele na história parecia ser interessante até ele ir pra mansão e aí ficou sem graça a história.
Uma pena q não foi lançados os outros livros, nem sei qntos livros são mas aparentemente seria uma história com potencial, pois termina com a Abi fugindo, pra onde? Sem sabermos o q aconteceu com Luke e se a filha do gavar teria alguma relevância na história.
Uma pena! Pois apesar de não ser uma história maravilhosa, eu leria sim pq fiquei curiosa com q poderia acontecer.

Maria Fileto 14/02/2023

O livro se passa numa sociedade dividida entre os Iguais, seres que habilidades, e os Escravos, pessoas comuns e como tal precisam cumprir 10 anos de suas vidas sendo escravos dos Iguais.

Essas pessoas quando cumprem seus dias de escravo precisam trabalhar para famílias de Iguais ou são mandados pra cidade dos Escravos onde os trabalhos são pesados e sem cuidado nenhum com eles?

Bom no ponto que estou, a família de Abi é mandada para trabalhar para uma das famílias de Iguais mais importantes, porém o irmão é mandado para uma cidade de escravos por não ter função para ele junto aos Iguais.

Logo, Luke descobre que sobreviver na cidade dos Escravos requer certas habilidades, e que nem tudo segue as leis. Já Abi, também percebe que a família de Iguais tem muitos segredos e as aparências impõem medo.

Helena 02/09/2022

A gaiola
Bom, sou apenas uma leitora, mas confesso que o livro possui uma história que tem tudo para ser um grande motivo para prender alguém e isso não acontece, o começo é bem envolvente e vai mostrando um pouco dos personagens, porém o final tudo é meio que jogado na cara do leitor e é você que tem que decidir como aquilo aconteceu, pois alguns casos parece que há passagem de dias ou até mesmo meses de um evento para outro, porém não é mencionado e acaba ficando confuso e até mesmo estranho. Não senti presa a nenhum dos personagens e muitos foram esquecidos pelo caminho, a parte do par romântico é bem forçada e não dá vontade nenhuma de torcer pelo casal, acho que me deixei julgar pela capa do livro que é muito bonita.

clara :) 07/06/2021

?Milmoor transforma as pessoas, Luke Hadley. Mas o que a maioria das pessoas nunca percebe é que dá para escolher como.?
Mia Fernandes 25/08/2021minha estante
Queria tanto que tivessem lançado o resto da trilogia

Camila 11/03/2021

Pfvr publiquem a sequência aqui no BR!!!!!
O mundo criado por Vic James é único! Amei os personagens e super recomendo a leitura.
Mia Fernandes 25/08/2021minha estante
Pois eh, não lançaram o restante da série. Queria tanto. Eu cheguei a falar bem do livro pra editora

Camila 26/08/2021minha estante
Queria muitooo a sequência

Ju 22/05/2020

Alguém me explica, pf
Alguém me explica porque não tem a continuação desse livro no Brasil??

Mia Fernandes 06/05/2020

A gaiola dourada
A liberdade não eh para todos. A história eh situada numa Grã Bretanha distopia, onde apesar de toda modernidade, mantém sua população na escravidão.

Os dias de escravidão, consiste em 10 anos da vida do cidadão em servir a nobreza, os Iguais, humanos superiores por causa de suas habilidades.

Os poderes em si não são muito bem descritos. E nem o porquê surgiram os dias de escravidão. O enfoque do primeiro livro eh apresentar os personagens.

Temos 2 famílias representando esses dois lados : nobreza e a população. Os Jardine a família fundadora das Habilidades e do outro do Hadleys, que vão servir a está família.

Aby hadley, acredita que se ela é a sua família cumprirem juntas seus dias de escravidão com os Jardine, ser a tranquilo como uma brincadeira no parque. Só que não eh bem assim. LOGo, Luke o irmão do meio eh enviado para Millmoon, a cidade dos escravos, a indústria.
Os pontos de vista são intercalados. Alguns momentos isso ajuda e em outros só frustra.
Aby em seus devaneios românticos.

O romance em si fica em 3 plano. Pq a ação que acontece com Luke, o desenvolvimento do personagem e do antagonista , Silven são os personagens que merecem destaque e que fazem vc continuar a jornada .

A gaiola dourada mostra que todos os personagens estão presos. Cada um numa gaiola diferente. Se vão conseguir sua liberdade só acompanhando a trilogia. Pq eu sei que eu vou. Mas, dependo da editora, se vai continuar com a série...

xoxo
mia fernandes.

Briela sardothien 25/03/2020

Esse livro me curou de uma ressaca e me atirou em outra pq eu me nego a seguir a vida sem ele.
Li em uma noite essa belezura ???

Lucia | @lucia_esta_lendo 05/03/2020

Faltou ritmo
O enredo por trás da trama é até interessante, mas as histórias contadas do ponto de vista de cada personagem por vezes se torna cansativo e falta ritmo na trama.
Mas a criação de cara ter das personagens é interessante e nos faz torcer até por quem não deveríamos.

Cleo 04/11/2019

Incrível de um jeito errado
Eu não sou a única a achar que ele livro tem uma história incrível e original , não tinha lido nada assim antes , mas foi escrita de formato errada .
Tinha tudo para ser inesquecível mas a autora não soube desenvolver bem .
Não tem triângulos amorosos como a maioria dos livros seja romance ou fantasia , não tem protagonista fresca e indecisa e sofrendo por amor pelos cantos . Tem personagens únicos , tem cenários únicos , sem mentiras , segredos , traições , tramas , medo , e sonhos quase impossíveis . Poxa, era para ser incrível , mas com esse desenvolvimento acabou sendo um tema quase , mas quase perdido.
Não me apeguei a nenhum personagem , não torci pela sobrevivência de nenhum , mas teve um que odiei mais que todos .
Espero que a continuação não demore a chegar no Brasil.

Laris 31/03/2019

A Gaiola Dourada | Vic James
Em "A Gaiola Dourada", conhecemos uma Grã-Bretanha dividida pelo poder. Os Iguais, aqueles que possuem a Habilidade (uma poderosa e misteriosa fonte de magia), estão no topo hierárquico da sociedade, ao passo que todos aqueles que não a possuem devem cumprir 10 anos de escravidão em algum momento da vida.

Ciente de que terá que passar pelos dias de escravo cedo ou tarde, Abi Hadley imagina que cumpri-los servindo na propriedade dos maiores Iguais da região é uma opção melhor que ir para uma cidade de escravos. Dessa forma, ela inscreve toda a família para trabalhar em Kyneston, onde vivem os Parva-Jardine.

O que Abi não esperava era que seu irmão mais novo, Luke, fosse levado à Millsmoor, uma das cidades de escravos, mesmo assim. Separado da família, Luke é arrastado direto para um cenário horrível e opressor, no qual ele acabará se envolvendo em uma causa da qual jamais imaginou fazer parte, em busca de liberdade e justiça.

A premissa do livro é interessante, mostrando uma Grã-Bretanha moderna, mas movida por uma crueldade antiga, como diz na quarta capa. A autora conseguiu entregar o que promete, mas não posso negar que eu senti o livro um pouco arrastado por boa parte da narrativa, que foi feita em terceira pessoa, intercalando personagens diferentes.

Essa é uma distopia com elementos de fantasia, o que eu achei uma boa combinação, ainda que eu tenha tido dificuldade de entender a Habilidade. As intrigas políticas estão muito presentes, e eu gostei da abordagem feita pela autora nesse aspecto. Admito que não me apeguei muito aos protagonistas, mas um personagem em particular chamou minha atenção por sua ambiguidade e ar misterioso: Silyen Jardine. Por mais que ele pareça mais um vilão ambicioso, eu quero muito saber mais sobre ele e o que está planejando.

Embora o começo tenha sido lento, os últimos capítulos foram uma incrível demonstração de reviravoltas! Minha gente, Vic James não teve medo de bagunçar as coisas, deixando os protagonistas em situações extremamente desesperadoras. Eu estou curiosa para ver como as coisas vão se desenrolar no próximo livro!

Bianca - @ZumbiLiterário 19/02/2019

Personagem Predileto: Luke .
Personagem Ranço: Bouda .

A história se passa em uma Grã-Bretanha onde só quem possui habilidades mágicas pode governar e os que não nasceram com esse privilegio, os plebeus, tem que prestar serviços como escravos por dez anos para aqueles que possuem dons. A família Hadley, que não tem habilidades, decide começar seus dias de escravidão, existem algumas possibilidades para as famílias pagarem essa escravidão continuando juntas. Abi, a filha mais velha, consegue inscrever a família para prestar o período de servidão juntos, para os Jardine, que fazem parte de uma família antiga, muito nobre e cheia de habilidades mágicas, mas algo dá errado: ao invés de ficarem todos juntos, um dos filhos é realocado para servir na cidade Milmoor, que mais parece um campo de concentração. Pagar esses dias não será uma tarefa fácil.

Este é o primeiro livro da trilogia Dons Sombrios. Tive a impressão que este primeiro volume foi feito para apresentar o universo, os personagens e acrescentar algumas pontas soltas da história, que acredito (e espero) que nos próximos livros sejam desenroladas. Eu gostei da história, tem potencial, acredito que a continuação tem tudo para ser muito bem trabalhada e escrita, estou muito animada com este autor e sua trama nesta trilogia.

site: https://www.instagram.com/p/Bjdv6Rxl214/

Paloma 23/01/2019

leitura crua e jovial
Só tive ideia do que se tratava esse livro quando o peguei em minhas mãos e uma história que tinha tudo para ser incrível apenas...não funcionou para mim.
Ao ler a sinopse tem-se a ideia inicial de que esse tema abordado pela autora é original, cruel e com muito potencial. Realmente a história é 'nova', mas ao meu ver, a autora não teve maturidade suficiente ao escrever todo esse mundo.
Logo de cara aprendemos que a aristocracia tem poderes mágicos mas a autora nunca explica a origem de tudo; temos personagens sem carisma que acabaram tomando decisões obviamente precipitadas (Abi querida, não); temos uma história focada em um lado raso quando existiam muitos outros caminhos profundos que poderiam ter sido abordados.
Tenho que falar dos pontos positivos que são basicamente duas personagens, Luke e Silyen, as únicas que se destacaram em um mar de normalidade.
Apesar de todas as questões negativas e de ter me incomodado bastante com a noção de 'tempo' da autora - "A segunda semana acabou. Depois uma terceira." - a escrita ainda foi muito leve e fluida tornando tudo mais agradável.
Foi um livro rápido, que cumpriu parte do seu propósito de nos apresentar um mundo novo, mas que cumpriu totalmente o seu propósito de propiciar uma leitura mais crua e ao mesmo tempo jovial.