Em Outra Vida, Talvez?

Em Outra Vida, Talvez? Taylor Jenkins Reid

Resenhas - Em Outra Vida, Talvez?

Analu. 23/05/2022

Meu livro favorito da Taylor
Amo os livros dessa autora, juro!
Sempre são plots diferentes do convencional e levam pra um caminho totalmente inesperado, eu nunca consigo ter ideia de como o livro vai terminar e adoro isso!

Esse de longe foi o que mais gostei dela. Ele é de uma sensibilidade sem fim, faz a gente pensar e repensar em todas as escolhas de nossa vida. Que vida teríamos hoje se tivéssemos tomado escolhas diferentes?

Enfim eu amei me tocou bastante amei principalmente a forma como mostrou a amizade. Que amizade! Lindo lindo, eu amei e fiquei refletindo nele por dias.

"Aos acidentes de carro, e tudo que nos levou até aqui".
roberta | @robertabooks 28/05/2022minha estante
esse livro é TUDO

Aione 18/04/2018

Em Outra Vida, Talvez? é o primeiro livro de Taylor Jenkins Reid publicado no Brasil. Sem deixar de ser uma obra leve e gostosa de ser lida, o livro explora as possibilidades surgidas dentro dos “e se” que nos deparamos ao longo de nossas vidas e questiona o significado de destino.

Hannah tem quase 30 anos e muda constantemente de cidade, sempre em busca daquilo que dará sentido à sua existência. Após sofrer uma desilusão amorosa, ela decide retornar para Los Angeles, onde nasceu, para tentar — mais uma vez — recomeçar sua vida. Para comemorar sua chegada, Gabby, melhor amiga de Hannah, propõe uma reunião em um bar com velhos amigos; entre eles, quem comparece é Ethan, ex-namorado de Hannah. Na hora de ir embora, ela se vê dividida entre duas opções: continuar no bar com Ethan e descobrir o que ainda pode haver entre eles ou ir embora com Gabby, e deixar a possibilidade com o ex mais ao acaso. É quando a narrativa se divide em realidades alternativas e os capítulos passam a intercalar os dois diferentes cenários, cada um de acordo com o caminho escolhido por Hannah.

A narrativa em primeira pessoa de Em Outra Vida, Talvez? permite que facilmente mergulhemos na trama, afinal, não demoramos a nos conectar com Hannah e seus medos e anseios. Também, a escrita de Taylor Jenkins Reid faz com que a leitura se torne bastante rápida: a autora faz uso principalmente de períodos mais curtos, além da narrativa em si ser bastante direta e de fácil compreensão.

Mesmo que a leitura como um todo seja bastante leve e que não haja um grande aprofundamento de temáticas, Taylor Jenkins Reid foi muito feliz em sua maneira de explorar as questões abordadas. Quem de nós nunca se perguntou sobre o que poderia ter acontecido se tivéssemos feito uma escolha diferente no passado? Ao permitir que o leitor conheça as duas possibilidades para Hannah, Em Outra Vida, Talvez? tanto percorre os caminhos dados como inevitáveis — e abre espaços para nos questionarmos sobre a existência do famigerado destino — quanto constrói situações bastante diferentes em cada uma das realidades, que ocorrem justamente por uma questão de causa e consequência, ação e reação.

Porém, mais do que divagar a respeito dos mistérios do destino, o que me fez amar Em Outra Vida, Talvez? foi a presença de elementos como a força da amizade, o amadurecimento da protagonista e um romance cativante, independentemente da maneira em que se dá. Sobre o primeiro aspecto: Gabby foi uma das minhas personagens favoritas e simplesmente amei a força e o apoio existentes entre ela e Hannah. Em relação ao amadurecimento da protagonista, Taylor Jenkins Reid explorou questões ligadas à autodescoberta e à responsabilidade advinda de nossas escolhas, algo que muito me agradou. Por fim, sobre o romance, fiquei encantada como a autora teve habilidade para desenvolver situações diversas e, em partes, fugir do esperado no início da leitura. Não esperava que ela fosse construir o caminho construído e adorei sua escolha, especialmente por ter trazido um diferencial para a história.

Em linhas gerais, Em Outra Vida, Talvez? foi uma agradável surpresa. O livro não foi daqueles que marcou minha vida, mas me trouxe não só momentos de prazer e entretenimento como também de singelas reflexões. Me encantei pelas personagens, por seus aprendizados e me peguei torcendo por elas. No fim, a principal mensagem que Taylor Jenkins Reid me trouxe foi a de que, não importa como, nós somos capazes de viver o melhor para nós mesmos — e isso é um alívio e tanto quando nos vemos torturados pela necessidade de fazer escolhas.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/04/17/resenha-em-outra-vida-talvez-taylor-jenkins-reid/
Andri 18/04/2018minha estante
Quero muito ler esse livro!!!

Aione 19/04/2018minha estante
Eu amei!!

ElvisHenri 23/06/2020minha estante
Acabei de ler essa história, gostei, mas não é um livro marcante. O final foi daqueles que eu gostei e não gostei ao mesmo tempo. Kkkk uma coisa me agoniou muito foi o livro não ter capitulos. Que nervo. Kkkk

Paula1302 29/01/2023

É legal, mas... Nem tanto.
Eu adoro a escrita da Taylor já li alguns livros dela e estava ansiosa por esse, pela premissa do E Se? Sempre penso nisso... Ah e seu tivesse feito aquilo e não isso? Mas nesse livro a história ficou meio repetitiva... E cansativa... Eu só queria terminar logo! Não gostei da protagonista... Para uma mulher de 30 anos ela é muito perdida e indecisa... Parecia mais uma adolescente de ensino médio no estilo deixa a vida me levar... Enfim. Não foi o que eu esperava...

evermorxs 31/12/2022

consegui terminar antes de virar o ano!!!
?Eu sei que podem existir universos por aí onde fiz escolhas diferentes e que me levaram a outro lugar, que me levaram a outra pessoa. E o meu coração se parte por cada versão de mim que não terminou ao seu lado.?

Eu juro que pensei que não iria gostar tanto desse livro, mas a Taylor Jenkins Reid não erra nunca ?

gio 02/03/2022

e veio ai o último "check" que faltava para preencher a listinha de livros da taylor jenkins reid.

em outra vida, talvez? possui uma proposta diferente nao somente dentre os livros da tjr, mas como também de todas as histórias que estou acostumada a ler. e por fugir do comum, devo confessar que o inicio não foi muito animador e se eu nao conhecesse tão bem o trabalho impecável da autora, já teria desistido. e ainda bem que nao abandonei o barco!!

a história conta com dois universos paralelos, cada um deles com suas dores, reflexões, mudanças e alegrias. mostra como cada minima decisão tomada possui um impacto direto em nosso futuro, como o controle de nossas vidas está em nossas mãos, apesar das pequenas coisas que podem estar fora de nosso alcance.

particularmente, achei um pouco confusa a alternância entre capítulos. em alguns momentos, estava completamente imersa a um ponto da história e de repente a autora me colocava em outro ponto completamente diferente. as vezes eu precisava de alguns instantes para poder assimilar o final de um capitulo, anter de começar o outro com personagens e contexto opostos.
Camyla - @lendo_com_voce 02/03/2022minha estante
Eu amo esse livro ?

Lu Leandro 05/08/2022

Será que eu li esse livro em outra realidade???
Eu só consigo me perguntar pq não li esse livro antes????

Eu amo como a Taylor trabalha com narrativas tão incomuns e de forma tão maravilhosa!

A Hannah me ganhou desde o primeiro parágrafo, me identifiquei de mais com ela e com a amizade da Gabby. Amei o amadurecimento dos personagens e esse final foi tudo na minha vida.

Favoritei o livro em 50% kkkkkkk

cmvies 04/09/2023

Bem mais ou menos
Eu amo a Taylor e vou amar pra sempre mas esse livro é chato. Pra mim ele funcionou bastante como uma montanha russa: começou interessante, se perdeu pela metade e ali pelos 70% voltou a ficar bom.

Não consegui me conectar com a protagonista e por isso comecei a achar tudo que ela fazia muito infantil pra idade dela. Eu sei que teve uma melhora MUITO significativa e que no fim das contas o propósito do livro foi esse, mas sabe? Não tive paciência pra acompanhar. Quando a gente tem o destino pra culpar não nos responsabilizamos por nada.

Vale a pena a leitura mas não é nem de longe o melhor da TJR.

Liv 28/07/2021

Gostei do livro e é um romance gostoso de ler, ele te prende demais, vale a pena ler. Taylor Jenkins arrasa

Danielle104 07/08/2021

Maravilhoso!!!
O livro conta a história de Hannah, uma mulher de 29 anos de idade que ainda não sabe muito bem qual rumo sua vida deve levar. Após terminar um relacionamento conturbado, ela volta para a casa de uma amiga, Gabby, afim de tentar um recomeço. Lá, ela encontra um antigo amor do colégio, que faz seu coração refletir... Mas se cada escolha que tomamos leva a uma consequência. Talvez as coisas acontecem porque deveriam acontecer assim, independente serem boas ou ruins. Ou não?

Ana Claudia 10/05/2021

Esse livro é um chick-lit bem gostosinho de ler, você começa a ler e não consegue parar.

Hannah é uma mulher de quase 30 anos que está perdida. Não consegue se adaptar em nenhuma cidade até que resolve voltar para LA, onde mora a sua melhor amiga Gabby, e onde viveu sua adolescência. No entanto, é lá que mora seu ex-namorado, Ethan, e ela não quer encontrá-lo. Quando ela retorna à sua cidade, fatos acontecem e a partir daí, são narradas duas realidades paralelas e suas consequências.

Essa história aborda as escolhas que fazemos na vida e nos faz refletir sobre a vida e o destino.

Gostei da dinâmica do livro em narrar duas histórias paralelas com destinos totalmente diferentes, mas igualmente interessantes e inteligentes.

Uma história muito bem escrita, bastante fluida, com um drama na medida certa e também com boas risadas.

Karen 13/08/2022

Pãezinhos de canela e universos infinitos
É uma leitura que te traz muito conforto, sério. Os personagens, situações e conversas são leves e divertidas, vc lê com um sorriso no rosto.

O ponto mais interessante do livro todo, pra mim, foi a amizade entre a Gabby e a Hannah. A ideia de que, mesmo em universos diferentes, a relação e apoio das duas continuavam sempre iguais foi lindo!! É de deixar o coração quentinho. Me identifiquei diversas vezes com as duas.

E essa teoria do multiverso te faz refletir muitooo. O jeito que é abordado através de cada linha do tempo o amadurecimento e desenvolvimento dos personagens é perfeito. Recomendo demais.

Certeza q amei esse livro em outros universos tbm. Enfim, Taylor Jenkins eu te amo!!

"Sei que podem existir universos por aí onde eu fiz escolhas diferentes e que me levaram a algum outro lugar, que me levaram a outra pessoa. E o meu coração se parte por cada versão de mim que não terminou ao seu lado.?

miyy 14/06/2021minha estante
eu tbm não achei esse um dos melhores da taylor, mas fiquei fissura no estilo da leitura, a Taylor é sensacional.

miyy 14/06/2021minha estante
fissurada*

Kelly.duarte 03/02/2022

Uma vida dois destinos...
Como seria se vc seguisse por outro caminho? Se não saísse naquela noite? Se ficasse mais um pouco conversando com alguém? Aqui vemos a vida de Hannah seguindo dois caminhos diferentes, as consequências, os benefícios e os malefícios! Gostei muito e tive minha escolha da versão preferida!

Eu sei que podem existir universos por aí onde eu fiz escolhas diferentes e que me levaram a algum outro lugar, que me levaram a outra pessoa. E o meu coração se parte por cada versão de mim que não terminou aí seu lado.

Andreza 22/04/2021

Taylor você realmente é a rainha do meu coração! É impressionante como essa mulher consegue escrever histórias tão envolventes, os personagens são tão bem desenvolvidos que é impossível não amar todos, mesmo com todos os erros (menos você Mark, você eu odeio). Eu AMO tanto esse tema de multiverso e mesmo que a proposta do livro não seja ser científico ao abordar o tema, a forma com que ele foi escrito é totalmente envolvente e emocionante de ler. É um livro que dá quentinho no coração. Esse livro me trouxe a mesma sensação que senti em "Amor(es) Verdadeiro(s)", onde eu não conseguia decidir qual garoto eu torcia pra que a protagonista ficasse, e no caso de "Em outra vida, talvez?" eu não consegui decidir qual história era a minha preferida, e foi reconfortante ver que ficou tudo bem mesmo com todas as imperfeições presentes em cada vida. Amei ver também conexões e padrões nas duas histórias, certos assuntos sendo abordados nos dois caminhos e até referências presentes na vida A sobre a vida B e vice versa. Gabby você sabe que você é a MAIOR a MELHOR e a INCOMPARÁVEL!!!!

" - E o meu coração se parte por cada versão de mim que não terminou ao seu lado."
letíciavmf_ 22/04/2021minha estante
FAVORITADO!!!!!

Andreza 22/04/2021minha estante
MEU CORAÇÃO É DA TAYLOR ?

Simone MK 16/03/2022

Hannah tem 29 anos e se sente perdida, sem rumo. Embora tenha saltado de cidade em cidade, ela ainda está tentando descobrir onde é seu verdadeiro lar. Depois de voltar de Nova York para Los Angeles, Hannah encontra seu namorado do ensino médio, Ethan, e à meia-noite ela tem duas opções: Voltar com Gabby, sua melhor amiga, para a casa dela, onde está se hospedando, ou permanecer no bar e pegar uma carona com Ethan mais tarde. A partir desse ponto a narrativa passa a se desenrolar em duas linhas do tempo, com as escolhas de Hannah determinando seu futuro.

Nunca gostei muito de livros sobre universo paralelo, multiverso, mas acabei curtindo a leitura. Achei fofo, gostosinho de ler! É um livro sobre as escolhas que fazemos e como elas influenciam em nosso futuro e em nossa vida. Destino ou não, nossa vida é resultado de nossas escolhas.

Terminei o livro sem saber qual seria o melhor desfecho para Hannah, sem ter conseguido escolher o meu favorito.