Pobre Liza

Pobre Liza Nikolai Karamzin

Resenhas - Pobre Liza

Bárbara 14/03/2020

A história é simples e previsível: mocinho rico se apaixona por mocinha pobre. Mas, ao mesmo tempo, esse conto é a primeira obra literária a retratar a Russia, como seus cenários campestres e suas relações engessadas e desiguais entre nobres e camponeses.
Bárbara 14/03/2020minha estante
Segundo meu professor, esse conto é a primeira vez também em que aparecem dois estereótipos da literatura russa: o camponês rude e puro de coração, e o homem supérfluo - com muitos objetivos, só que inerte demais para realiza-los.

Sun's daughter 14/03/2020minha estante
Eu li a primeira vez no Livro Nova Antologia do conto russo

Bárbara 14/03/2020minha estante
Sun, lemos a mesma tradução. Estou fazendo uma disciplina extra de Lit. Russa esse semestre, pra ver se começo a entender de onde vem tanta vodka e crises existencial.

Sun's daughter 14/03/2020minha estante
Ah que sonho que sonho que sonho. É tudo geminiano esses russos hahahah

Bárbara 14/03/2020minha estante
se tu diz, eu vou acreditar kkk

Jardim de histórias 23/12/2022

Uma leitura curta que fala sobre a inocência e a exploração deste estado, que aborda a desilusão como resultado da ingenuidade e suas consequências. Uma verdadeira tragédia russa contrastada pela ótica poética contada por Karamzin! A verdadeira prosa clássica russa repleta de suas peculiaridades.
Will 23/12/2022minha estante
Esse conto me marcou bastante quando li numa antologia, não conseguia lembrar o nome do escritor até esbarrar com ele aqui, me fez um grande favor inconscientemente:)

Jardim de histórias 23/12/2022minha estante
Sensacional Will o quanto a leitura conecta! Esse conto ou prosa, é muito conhecido na Rússia. Também, é uma história extremamente triste e atual mesmo sendo escrita no final do século XVIII. Você sabia que tanto Nikolai Karamzin e Alexandre Puschkin são considerados heróis culturais, aclamadíssimos!!!!

Will 23/12/2022minha estante
Sim, Karamzin é bem conhecido, vive aparecendo nas obras russas que eu leio, mas eu não conseguia lembrar o nome do conto que tinha me marcado na época. Me bateu uma saudade de ler um bom livro russo, foquei em outras áreas no meu 2022.

Jardim de histórias 24/12/2022minha estante
Eu leio um pouco de tudo. Mas os Russos, esses me fascinam!

Jardim de histórias 21/01/2024minha estante
Nikolai Karamzin, pena que existe muito pouca coisa. Mas esse conto é sensacional.

Carla.Floores 21/01/2024minha estante
Uma pena, Leo. Só achei esse. Será que ninguém tem interesse, nem brasileiro nem russo, de publicar obras dele? Ou elas sumiram?

Jardim de histórias 21/01/2024minha estante
Se não me engano, ele públicou somente romances curtos, alguns poucos. Ele se dedicava a escrever poemas e livros sobre história. A única obra dele traduzida para o francês e para o mundo, é a pobre Lisa. Uma pena.

Sol Belchior 24/08/2021

Ah, os russos...
Um conto delicioso de ler.
Viajar através dos cenários de Moscou e do drama quando se trata do amor... É um belo roteiro.

Gabriela 14/02/2021

"Se nossos olhos nunca derramassem lágrimas, talvez nos esquecêssemos de nossa própria alma"
Pobre Liza retrata a paixão de uma camponesa que, com todos seus sentimentos puros e singelos, padeceu de amores por um jovem da sociedade aristocrata, que no entanto era apenas um jovem supérfluo e incapaz de cumprir suas promessas, jogadas ao vento.

Karamzin foi um autor muito querido para o século XVIII pois apresentou e deu início ao retrato do 'homem supérfluo': para o entendimento dos russos é aquele que é em algum sentido descartável, não consegue realizar planos e cumprir com seus sentimentos. O modelo desse personagem, que na obra representa Ernest, inspirou vários personagens de Dostoievski, como também a obra 'Diario de um homem supérfluo' do Turgueniev e tantos outros nomes. Também está presente na obra alguns elementos místicos, que trazem a pitada do sobrenatural para o conto.

Sassenach 14/03/2021

"Se nossos olhos nunca derramassem lágrimas, talvez nos esquecêssemos de nossa própria alma."

Renata630 03/03/2018

Nikolai e sua influência na literatura Russa
Nikolai Karamzin foi a figura Russa mais destacada na virada do século XVIII e XIX, Ele produiu dois grandes best -sellers em prosa, sendo um deles Pobre Liza (1792).
Pobre Liza é um peça chave ma busca dos artistas Russos pela adequação das formas europeias e da luta pela obtenção de uma linguagem literária Moderna e flexível.
O conto é uma variação das inscontáveis narrativas sentimentais que inundaram a Russia. Na obra já aparece prefigurados elementos - como o tipo de homem supérfluo- que depois ganhariam densidade na obras de Puckin e Dostoieviski.
No enredo surge a atenção ao mundo moral de representantes dos camponeses, em contraste com a figura de Liza uma camponesa, a do heroi também é retratada pelo narrador de forma singular. Eras (amor de Liza) pertence à nobreza, contudo ele é apresentado como uma figura fraca: o primeiro retrato do bem sucedido de um heroi supéfluo.
Pobre Liza tem citação direta na obra Gente Pobre de Dostoieviski.

Texto de apoio: Nova antologia do conto Russo: uma seleção

Aécio de Paula 07/01/2020

Pobre Liza - Nikolai Karamzin
Este conto bem conhecido na Russia que foi publicado em 1792 mostra um amor de uma camponesa jovem e linda por um homem da sociedade. O conquistador barato que só a queria para se divertir começa a se afastar dela. A moça vive um amor solitário e faz loucuras. Dostoievski cita este conto em "Gente pobre".

Emilson5 05/02/2023

Pobre Liza
Pobre Liza é um conto de Nikolai Karamzim, bem ao estilo gótico. A melancolia permeia toda a narrativa, acompanhando a trágica vida da jovem camponesa. Não, não há final feliz nesse conto. E mesmo sendo bem triste, é de uma beleza literária enorme. Ler obras russas é certeza de mergulhar em águas profundas, por mais simples que sejam.