A Mais Breve História da Europa

John Hirst

Resenhas - A Mais Breve História da Europa

Matheus 31/05/2020

Breve na medida certa
O livro conta brevemente a história da Europa desde a antiguidade começando com a Grécia até o pós segunda guerra. O autor consegue dar uma aula de história geral em um breve livro, perfeito.

sofiaa 08/02/2021

visão geral
o livro da uma ideia sobre o caminho da formação da europa, mas é bem breve (também, menos de 300 páginas para mais de mil anos). se você quer só ter uma noção, recomendo.

dudaatayde 28/02/2021

Uma leitura muito interessante e fluida, John Hirst conseguiu abranger os principais pontos e acontecimentos de toda a história da Europa de uma forma resumida, mas realmente satisfatória. Nada foi completamente aprofundado, até porque são mais de mil anos para pouco mais de duzentas páginas. Porém, não deixa de ser uma boa base inicial para quem está começando a buscar e se interessar pelo assunto.

Edras 10/07/2021

Um pequeno livro completo
Um livro que de fato mostra como a Europa se constituiu com o passar dos séculos, uma leitura agradável que foge dos pragmatismos históricos

rrodolfo.lima 27/01/2022

Se quiser saber da história da Europa, recomendo esse livro
Não é somente a história da Europa iniciando na Grécia e império romano, passando por idade média, renascença, iluminismo e século XX. Tem todo um contexto da cultura das nações envolvendo a língua de cada país e a sua forma de governo.

E além do que disse no começo, tem o crescimento do nacionalismo e uma das melhores descrições dos fatos das duas guerras que já li.

Arodasi0 13/10/2023

Uma Breve História da Europa
Este livro foi um dos melhores que eu li para compreender a história da Europa. Um livro direto, bem explicativo, claro que cortando muitas partes e detalhes porque a história da Europa, assim como do mundo todo é riquíssima, e não caberia tudo em 400 páginas. Porém, mesmo com isso ele explica muito bem diversos assuntos importantes e que geralmente caem em provas (por isso eu li) e ele faz isso com uma escrita bem tranquila.

Recomendo e leitura para quem gosta desse assunto, muito boa e rápida.

Ernani.Maciel 18/02/2020

Excelente iniciação.
Como assistir a aula empolgante de um professor didático, aquela em que o tempo passa como um cometa de tão boa.

Focando em pontos cruciais, o autor aguçou minha curiosidade despertando o desejo em saber mais acerca do velho continente.
No entanto, o fator principal, a meu ver, é que este livro serve como pilar para compreensão de outros livros acerca da história da Europa.
Por exemplo, foi mais fácil compreender e mergulhar na biografia de Napoleão Bonaparte - livro que estou lendo - após a leitura deste livro.

Nota máxima.

Filipe 20/01/2024

No formato de aulas, que surgiram a partir da sua experiência como professor universitário, Hirst expõe aqui os mais relevantes fatos e mentalidades que desenvolveram e formaram o continente europeu ao longo de milhares de anos.

Aqui passamos pela língua, religião, matemática, guerras e impérios que nos ajudam a entender porque certos povos são como são, pensam como pensam. A Europa é um continente, mas não uma nação, e este livro ajuda a entender isso. É certamente uma boa leitura, apesar de certas visões políticas imperialistas no final do livro.

Marcelo Moura 25/03/2022

Básico de linguagem simples
Um livro bom para quem, como eu, se perde nas datas, nomes e informações sem fim dos livros de história. Esse é simples, trazendo apenas o essencial, deixando aberto para aprofundar os temas.

David.tonet 03/08/2023

Rápido e entendível
É a história da Europa contada de uma forma bem resumida, mas muito bem explicada, além de esclarecer vários aspectos e problemas da Europa atual

Augusto.Gabriel 04/02/2020

A mais breve e bela história da Europa.
Uma livro de tão fácil e de deliciosa leitura que você acaba em poucos dias. O autor consegue te puxar para essa imensa e rica história, do berço das linguás faladas por nós, grande parte da nossa cultura, ideologias e a ciências.

Marina 24/05/2022

Dentro da expectativa
História resumida mas sem seguir a cronologia. Não se limita apenas a linha do tempo, mas direciona momentos marcantes da história da Europa como a mudança de política, língua e guerras.
Particularmente, ficou um pouco cansativo na parte política, mas é interessante par quem gosta de mais uma abordagem da história que conhecemos, uns mais e outros menos.

voandocomlivros 02/07/2023

"A Mais Breve História da Europa" tem uma linguagem clara, comentários consistentes e fluxo fácil de seguir.

O livro faz juz ao seu nome, o autor, John Hirst, apresentou um resumão da história europeia desde a Grécia Antiga até o final da Segunda Guerra Mundial. Tudo é narrado de forma concisa e não enfadonha. O interessante no livro é sua perspectiva diferente (religião, política, povo, etc...) em cada capítulo. Ao fazer isso, o autor conseguiu explicar a Europa com ideias e movimentos, em vez de guerras e eventos. Dessa forma a leitura fica mais gostosa e até divertida em alguns momentos. Adorei relembrar a origem de conceitos como renascimento, reforma, iluminismo e romantismo, que são as "invenções" da Europa.

Outro ponto que gostei foi a descrição não apenas do processo histórico, mas também da estrutura das sociedades e dos governos em determinados períodos (Grécia Antiga, Roma, Reforma e Renascimento na Europa e a Revolução Industrial).

Também achei o posfácio muito útil, explica de maneira direta e clara sobre a atual Guerra da Ucrânia. "os problemas mais profundos da história europeia estão se desenrolando diante dos nossos olhos e gerando novos nós para o futuro do continente. Vamos torcer para que os europeus saibam desatá-los."

Se você quer se lembrar de tudo de uma vez e com muita facilidade, esse livro é ótimo, ele proporciona uma visão ampla da História da Europa, ao terminar a leitura, a sensação é de olhar para um quadro e conseguir enxergar tudo em seu lugar.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-mais-breve-hist%C3%B3ria-da-europa-resenha

Marcio 26/10/2022

Breve História da Europa
Como o próprio nome diz é uma brevíssima história da europa. Mas não seria tão breve se o autor não perdesse tanto tempo dando a sua própria opinião e tentando fazer filosofia e teologia em momentos que caberiam apenas descrever os fatos. No geral vale a pena ler tendo em vista ser poucas páginas.

Janderson Silva 17/05/2022

Como o título do livro já deixa claro, o autor faz um "resumão" da história da Europa.
Confesso que tem algumas partes bem maçantes, mas no geral a leitura é bem fluída.
A parte final, que trata de Hitler e o nazismo é bem elucidativa, mais uma vez, tudo é tratado bem resumidamente.
Excelente leitura, recomendo!