Coragem

Coragem Rose McGowan

Resenhas - Coragem

Queria Estar Lendo 30/03/2018

Resenha: Coragem
Coragem é a autobiografia da atriz e ativista Rose McGowan, publicado aqui pela Editora Harper Collins - que cedeu o exemplar para resenha. Uma obra visceral, do início ao fim, e definitivamente um texto que deveria ser lido por todo mundo.

Para quem não sabe, eu sou escritora. Como escritora, palavras são minha ferramenta, minha maneira de conversar com os leitores, de mostrar sentimentos, de criar mundos e de dar vozes à personagens. E, pela primeira vez em muito tempo, eu terminei um livro sem saber como me expressar. Palavras me faltaram; o que sobrou foi emoção.

"A sociedade dá passe livre aos homens. "Eles não se controlam". "Você os levou a fazer isso com sua beleza". Ouvi isso muitas vezes. "Eles não conseguem se conter. Ah, coitado, ele não aguenta." Ah, vá se foder, isso se chama agressão. Ninguém diz o que é de fato nessa sociedade, mas está na hora de começar."

Coragem não é uma leitura fácil e acho que por isso ela se tornou tão essencial. É um livro cru, honesto e devastador; é a história de uma artista, de uma sobrevivente, de uma mulher.

Rose McGowan foi criada em uma seita. Em sua infância, ela já viveu coisas cruéis demais. Experienciou a loucura do fanatismo, os extremismos que as pessoas são capazes de fazer por se colocar em pedestais inalcançáveis. Rose viu e foi obrigada a viver sob a sombra da coisa tenebrosa que é um homem poderoso; livre disso, ela teve aquela ínfima sensação de que, talvez, na América, as coisas fossem diferentes. Não foram.

"Você pode dizer 'chega'. Você pode dizer 'sim' para ser mais livre. Você pode se libertar da armadilha que foi armada para você. E, acredite, ela foi armada sim."

É interessante como ela criou comparações entre a seita religiosa na qual foi criada e aquela à qual foi apresentada ao pisar em Hollywood. Demorou um tempo para Rose começar a trabalhar como atriz - tempo esse em que mais do impensável e do cruel recaíram sobre ela, como o abandono por parte da família, com um pai perturbado e uma mãe submissa ao papel desempenhado durante tanto tempo no culto; a maneira terrível com que o mundo tratou as diferenças de Rose; mesmo um período como sem-teto, abandonada à própria sorte. Essa mulher experimentou tudo que o mundo tem de mais ruim, e é absurda a força que ela encontrou em si mesma para seguir em frente.

Não uma força inquebrável, definitivamente. Rose passou por maus bocados, enfrentou a depressão em suas diversas formas. Viu o pior do mundo refletido nela mesma.

"Em uma sociedade ditada pelo que vemos na TV, a verdade é que o que você tem assistido e consumido desde que nasceu formou quem você é e continua formando."

Em Hollywood, no entanto, nasceu o culto igualmente perturbador àquele ao qual ela foi forçada a conviver durante sua infância. Em frente e atrás das câmeras, Rose foi exposta ao pior do ser humano. O culto ao corpo, à imagem, aos sorrisos falsificados para esconder as monstruosidades que se escondem atrás de portas de hotéis e reuniões com a pretensão de dar um salto em sua carreira. Hollywood é um reflexo do patriarcado, do machismo e de tudo de ruim que pode acontecer a uma mulher. É um espelho do nosso mundo.

Os relatos da artista são de revirar o estômago; você não precisa de muita bagagem para entender a quem ela se refere quanto aos abusos - tanto físicos quanto psicológicos - e não precisa nomear para que os rostos dos monstros relatados nas campanhas criadas pelas atrizes hollywoodianas surjam em sua mente.

"Por que o desejo de um homem toma meu direito à igualdade? O que faz com que certos homens pensem que suas perversões são mais importantes do que o direito que uma mulher tem de existir como ser humano livre na sociedade?"

Rose expõe tudo o que viveu. É visceral porque é real; porque aconteceu com ela e provavelmente aconteceu com dezenas, talvez centenas de outras atrizes. É cruel porque a maneira com que elas foram caladas é compreensível - o medo as calou. O medo da repressão, de serem vistas como mentirosas, as coisas imbecis que lemos em comentários sempre que um novo caso de assédio é denunciado.

"Quando somos doutrinadas desde cedo, quando nos moldam dessa maneira, não aprendemos a ver nosso valor. Não percebemos que nós, durante todo o tempo, merecemos o ouro; ouvimos o tempo todo que devemos nos contentar com a prata."

"Mas ela podia ter falado antes". "Por que não fez nada para impedir?". "Podia ter pedido ajuda". "Podia ter gritado.". "Ela aceitou isso quando quis se envolver com a fama". É doentio, mas é real. É o que acontece ainda hoje em dia - e os relatos da Rose vêm de anos atrás; tempos em que a voz das artistas, das mulheres, eram ainda mais ínfimas contra a opressão sofrida.

O medo oprime as pessoas de maneiras diferentes. Com Rose, seus traumas se relevaram de diversas maneiras; subjugaram a atriz até a pior situação em que uma mulher poderia se encontrar. Não só a calaram como também bagunçaram tudo que ela era. Rose fala sobre os relacionamentos abusivos que viveu - com homens desconhecidos e com grandes nomes da indústria do entretenimento - e como ele as cegou para o que era abuso. Como gentileza não apaga a crueldade de um homem; como as mulheres são aterrorizadas sem mesmo saber que estão sendo vítimas de um relacionamento tóxico.

"As mulheres sabem quando foram agredidas emocional, física ou verbalmente. E nenhum homem tem o direito de dizer o contrário."

O livro é uma montanha-russa e seu ápice é o momento em que Rose resolveu chutar a porta. Depois de permanecer nas sombras por tanto tempo, ela ergueu sua voz. Fez-se ouvir. Ela ergueu o rosto e sua presença e falou; contou sobre os abusos, sobre os terrores que a perseguiram. Mostrou os monstros e seus rostos, expôs ao mundo que seus ídolos eram os pesadelos de muitas mulheres. Ela falou e foi ouvida. Devagar, mas ganhando espaço para lutar contra o sistema opressor que por tanto tempo governou Hollywood.

"Não ousem ensinar às meninas a serem complacentes; ensinem os meninos a não estuprar. Para mim, o estupro não pode ser definido por uma lei escrita por um homem. Como esse homem pode saber o que é estupro? O estupro, para mim, é qualquer violação do meu corpo."

E é um reflexo do mundo, convenhamos. Como ela mesma diz, o que nós vemos na TV é o que nos condiciona para a vida. Se vemos a representação do poder do homem branco em filmes e séries, é porque é o que comanda o mundo - não mais.

"Mas o estupro como recurso de enredo precisa acabar. Para começo de conversa é preguiça de desenvolver a história; há muitas maneiras de fortalecer uma personagem para incentivá-la a agir."

Hoje em dia pedimos representação; pedimos justiça; pedimos que sejamos ouvidas. E, devagar, o mundo está respondendo a isso. Não completamente; o Oscar ainda premiou um agressor de mulheres como Melhor Ator. Uma franquia bilionária ainda contrata um agressor de mulheres para um de seus papéis principais.

"Não somos descartáveis, não somos "só garotas". As mulheres de Juarez, as índias desaparecidas do Canadá, as "meninas noivas" sequestradas por Boko Haram na Nigéria, todas são "só garotas". Está na hora de pararem de pensar em nós dessa forma. Não somos só "qualquer coisa". Somos seres humanos completos. Pensem na nossa vida."

Mas, em meio a algumas sombras, encontramos luz; há espaço para um filme de heroína ser um dos mais elogiados de todos os tempos, há espaço para um filme comandado por um elenco majoritariamente negro alcançar a maior bilheteria da história dos Estados Unidos. Há espaço para a voz daqueles que foram oprimidos por tanto tempo, e Rose é uma das que está lutando dia após dia por isso.

Porque Rose McGowan é Coragem e dá sua voz para alavancar a coragem das outras mulheres. Ela é uma representação poderosa do que é o feminismo. Ela expôs seus demônios para lutar contra eles. Mostrou seus terrores para que víssemos que não estamos sozinhas. Esse livro é essencial e deve ser lido e comentado por todas as pessoas. Deve ser espalhado entre aquelas que lutam e aquelas que precisam entender seu lugar nessa luta.

"Sejam criativas em tudo que fizerem. É preciso coragem, mas acredito em vocês; sei que têm o poder de serem melhores. Sei que está aí dentro a força para serem corajosas."

Coragem é uma obra prima; um livro inesquecível e uma história poderosa que vai ficar comigo para sempre.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/03/resenha-coragem.html

M£R¥ 20/09/2021

Um Soco no Estomago!!!
Incrivelmente corajosa, o título do livro faz juiz ao nome dado a ele, porque simplesmente não é pra todo mundo não! Chega ser a assustador os fatos narrado alguns momento cheguei até sentir náuseas, parar de ler e colocar a mão na boca e respirar fundo para continua, e pensar será que estou assistindo ao um filme? Em meio a tanto glamour que muitos sonhar que esse mundo de Hollywood é maravilhoso, chega ser até duvidoso pensar tudo que acontece de fato nos bastidores, tantas vezes assistindo filmes e series cheguei sentir vontade de participar desse mundo achar como seria legal trabalhar como atriz, todos parecem ter liberdade de ir e vir para onde quiser. Hoje após o relado da Rose tenho uma conspecção e convicção diferente de tudo que pensava e realmente acendeu uma luz vermelhar de alerta para quem se apoia e quem acompanhar nesse mundo dos "Poderosos". Só posso lhe dá meus sinceros agradecimentos por não deixa mais tantas pessoas cegas sem saber o que realmente acontece nesse mundo paralelo. Obrigada Rose Parabéns pela sua Coragem!!
Ella.andreza 11/04/2024minha estante
Realmente, o livro é bem pesado, mas vale super a pena ler.

Larissa 21/03/2021

Coragem é o que precisamos todos os dias.
Importante: Contém gatilhos.

Leitura difícil e necessária.Autobiografia intensa cheia de dor e sofrimento. Leia se estiver bem, pois vai encontrar situações desconfortáveis, algumas vezes será necessário parar digerir, respirar fundo para continuar.
Acho que a principal mensagem que deixa é que é necessário falar, dizer logo se acontecer algum ato de assédio, estupro e que ainda acontece e muito de mulheres serem rebaixadas pelo seu gênero.

Joelma.Valverde 29/12/2021

Leitura necessária
Foi difícil para mim ler porque ela estava contando fatos tão tristes, surreais e reais sobre como estamos muito imersas nessa lógica do corpo feminino para a sociedade. Um corpo que é vendido e acessado a qualquer custo. Vários fatos causam tristeza, nojo e repulsa. Eu indico a leitura e a acho extremamente corajosa por trazer tudo a tona.

Mirian.Lima 03/01/2022

Merda de mundo machista cego
Vivemos em uma sociedade em que todos os gêneros deveriam viver em harmonia porém, a sociedade é machista, cega, mulheres são abusadas e fecham os olhos, a frase que todo mundo usa só mais uma mulher, p*** não é só mais uma mulher, é uma mulher e por isso não se deve ficar cegos diante de tamanhos absurdos. Sociedade de merda que diz uma coisa e faz outra, hipócrita, nojenta.
Mulheres querem ter o mesmo direito que os homens, não ser submetidas a abusos e ainda ser chacota.

@gugugb 27/07/2021

Autobiografia da atriz Rose Mcgowan, uma pessoa relevante, fora da casinha pré-fabricada de Hollywood e que realmente tem algo a dizer!
Aqui não há nada romanceado (os abusos são descritos em detalhes), nomes são citados e os podres do alto escalão são expostos sem máscaras.
Indispensável para os amantes dos bastidores do cinema americano.

Alguém 30/12/2022

Isso é Hollywood, senhoras e senhores!
Se você quer continuar acreditando na fantasia de Hollywood ser um lugar fantástico que guarda todos as maravilhas onde você vai sentar em uma roda de conversa com o Brad Pitt e Tom Hanks comendo um churrasco, não leia esse livro!
MacGowan traz seu passado à tona e revela tudo que há de pior na indústria cinematográfica, como os julgamentos e as críticas incessantes que destroem o psicológico das atrizes. Desde histórias sobre casos de abuso até surtos de ansiedade e desenvolvimento de depressão por tentar se manter no padrão feminino das telas de cinema, o livro traz a vida conturbada dessa mulher que passou por infinitos problemas durante seu estrelado na calçada da fama.
Céus! E olha que eu só contei uma parte pequena do você pode esperar dessa história. Leia agora!
Além de falar sobre problemas da indústria do cinema, essas páginas também abordam bastantes questões feministas e o papel que a sociedade deve desempenhar para que casos como a de Rose não aconteçam mais.

Raffafust 25/03/2018

Recentemente a mídia passou a divulgar abusos de celebridades Hollywoodianos, não que isso venha acontecendo somente agora, mas sim, isso teve voz somente agora. Por essa razão muitas das vezes que leio comentários do tipo "porque foi abusada há 10 anos e se pronunciou somente agora?" me dói ver que mulheres ainda tem esse pensamento e não param para pensar no como esse assunto era totalmente proibido, advogados recomendavam às vítimas a não denunciarem, afinal elas certamente não ganhariam a causa, os motivos eram os mais absurdos e Rose fala muito sobre isso nesse livro onde se entrega para quem quiser saber o que há por trás de corpos perfeitos, papéis de destaque e milhões de dólares na conta das atrizes, não de todas, mas de muitas delas, a verdade é a de Rose.

Nascida em Florença, na Itália, seus pais sempre viveram um casamento machista, onde as vontades de seu pai eram as mais respeitadas, quando a família entrou para uma seita onde seu pai tinha muito poder de decisão foi ainda pior: seu pai dormia com outras mulheres que engravidou e deu alguns irmãos à atriz, a seita apoiava que crianças dormissem com adultos. Parece absurdo, e é.

Rose nunca teve pais presentes preocupados com seu bem estar, era sempre uma série de equívocos na criação de um filho que culminaram em experiências traumatizantes para ela.

Mais tarde seus pais se mudaram para os Estados Unidos, lá, separados, Rose sofreria ainda mais. Um pai agressivo e opressor que a via como inimiga, que cobrava que ela arrumasse dinheiro para continuar morando com ele...Rose passou por muitas coisas: foi morar na rua, morou um tempo com uma tia, até conseguir trabalho de figurante em produções Hollywoodianas - ela morou em Seattle e em Los Angeles- e conseguir pagar o pai.

Nessa mesma época um abuso acontece com um cara que ela achava ser seu amigo, de uns 50 anos. A vida dela não passaria infelizmente só por essas infelicidades.

Seu primeiro namorado sério, William, era filho de pessoas importantes e bem sucedidas, mas era muito fraco para a bebida e para as drogas e tinha uma obsessão pelo corpo magro de Rose, a fazendo malhar o dia inteiro e comer quase nada. Foi nessa época que ela teve anorexia e nunca mais ficou de bem com seu corpo.

Dos primeiros papéis em filmes grandes, como Pânico de 1996 que a lançou ao estrelato até Planeta Terror de 2007, Rose com certeza comeu o pão que o diabo amassou, inclusive foi estuprada pelo próprio capeta da sétima arte, o diretor de estúdio Harvey Weinstein. Esse monstro como ela a descreve, aproveitou por anos de seu poder na indústria para marcar reuniões com atrizes em seu quarto de hotel e abusar delas, sabendo de seu poder no meio e que elas não o denunciariam com medo de nunca mais conseguirem um papel novamente.

A cena que ela narra o estupro é incômoda e perturbadora. E nos perguntamos como tantas pessoas ao redor podiam saber o que ele fazia e as pessoas não faziam absolutamente nada, só eram coniventes. A própria empresária dela "a empurrou" para as garras dele como se fizesse um grande favor.

Rose teve namoros longos com 2 nomes famosos: Marilyn Manson, o cantor de aparência nada convencional que teve um relacionamento com ela normal, Rose o elogia e diz que foi feliz ao lado dele, só se ressente do modo como ele falou do término. Há o mais polêmico, seu namorado de 4 anos, o diretor Robert Rodriguez, importante no cenário do cinema mundial, ele dirigiu filmes como Um Drink no Inferno e A Balada do Pistoleiro.

Rodriguez era casado há muitos anos com uma produtora famosa quando iniciou seu romance com Rose, única parte do livro que acredito de verdade que ela não pensou nada em outra pessoa, porque para querer respeito, precisamos ter com o outro, e se envolver com alguém casado é errado em tantos níveis que aí não consigo te defender, amiga!

Mas enfim, como boa parte de Hollywood que vemos as verdades hoje em dia, ele era - é - outro ser podre, desses que queremos distância por causa de sua megalomania ao lado de outro superego chamado Quentin Tarantino, os dois fizeram da vida dela um inferno, mas absorta no mundo onde tudo era normal da forma que faziam, Rose não só não tinha noção das furadas que se metia como também tinha muito medo de nunca mais ser chamada para fazer filmes algum.

Na verdade, nessa época ela já era uma das atrizes principais de Charmed, seriado de sucesso de Aaron Spelling. Falecido produtor/diretor e pai de Tori Spelling ( lembram da Donna Martin de Barrados no Baile?).

Um soco bem dado na boca do estômago, é assim nos sentimos a ler esse livro, é como se soubéssemos do lado obscuro de tudo que aprendemos a admirar.

Rose teve - e tem- coragem, e agora amor próprio, para entender o que faz bem à ela e que se sentir bem consigo mesma sem pressões da sociedade é fundamental para sua felicidade.

Leiam, porque esse livro é incrível.

Fábbio (@omeninoquele) 31/03/2018

Precisa ser lido!
"O mais incrível de ser artista? Não podemos ser demitidos de nossa mente. #liberdade"
⠀⠀
Atualmente temos acompanhado nas mídias, casos de abusos sexuais contra as mulheres de Hollywood, no começo de suas carreiras, por homens poderosos que dominam essa indústria.
⠀⠀
Em seu texto bastante emponderado, Rose McGowan, trás suas memórias desde quando era apenas uma garota na Florença, Itália que saiu cedo de casa até ser descoberta e tragada à indústria machista de Hollywood.
⠀⠀
O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição, todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos e a sexualização de sua imagem foi constante, muitas vezes apresentando-a como um produto a ser consumido.
⠀⠀
Em suas memórias e em um relato bastante revelador ela narra episódios em que viveu humilhações por parte de diretores e outros homens da indústria do entretenimento, abusos físicos (estupro) e psicológicos tudo por conta de ter um espaço. Inclusive sendo impedida de tomar as próprias rédeas de sua vida uma vez que era vista como objeto, algo sexual que vendia para homens e visava lucro.
⠀⠀
Ela decidiu depois de perceber que aquilo devia mudar e que precisava quebrar o que a "máquina de Hollywood" havia a transformado, como um objeto de lucro, que ficasse quieta e seguisse o caminho que fora indicada a ela. Mas ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz. Longe de roteiros, ela resurgiu corajosa, controvérsia e verdadeira expondo a indústria machista e liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento.
⠀⠀
Rose McGowan é uma atriz conhecida pelos papéis de destaque em filmes como Geração Maldita, Pânico, Um crime entre amigas e Planeta Terror e estrelou a série Charmed. É escritora, cantora, diretora, empresária e ativista feminista.
⠀⠀
"Coragem" é um livro com uma mensagem forte, desafiadora e reveladora de uma mulher que sobreviveu aos massacres de uma indústria misógina, mas que não se calou e não se cansa de lutar pelos direitos das mulheres na sociedade.

Não costumo ler autobiografias, mais acho que esse livro tem uma mensagem muito importante e que precisa chegar a muitas pessoas, pois nele é discutido igualdade de gênero, que é algo que deve ser debatido, para quem sabe futuramente essa realidade da cultura machista possa mudar.
⠀⠀
Esse livro é como um soco no estômago, pois revela a obscuridade de tudo o que aprendemos a admirar. Mas que também é um lugar onde o machismo, impera e destrói sonhos daquelas que são consideradas descartáveis e apenas "só garotas".

site: https://www.instagram.com/p/BhAJjdChvCz/?taken-by=omeninoquele

Malucas Por Romances 03/04/2018

Coragem
O livro Coragem é uma autobiografia da atriz Rose McGowan, lançamento da editora HarperCollins. Hoje a autora tem 45 anos e decidiu contar não só sua trajetória em Hollywood, mas também contar um pouco da sua vida antes da fama. Vou tentar falar um pouco do livro sem trazer os spoiler mais bafônicos, mas por ela ser uma pessoa do meio público é quase impossível de não ter nenhum spoiler.

Rose McGowan é uma atriz norte-americana nascida na Itália. É conhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed, série essa que ficou cinco anos no ar. Além dessa série, ela também participou de outros filmes como, Pânico, Nowhere, Ready to Rumble, Dália Negra entre outros.

McGowan teve uma infância traumática, ela foi criada em uma seita chamada Meninos de Deus. Vou deixar abaixo uma explicação sobre o que seria essa seita, antes de continuar a falar sobre o livro.

Meninos de Deus,Surgido na Califórnia em 1968, o movimento religioso misturava cristianismo radical com ideias nada ortodoxas. Para seu líder e fundador David Berg, falecido em 1994, o amor de Deus era sua maior dádiva e, como tal, deveria ser posto em prática sempre que possível. E de forma literal: Berg - também chamado de Mo, Pai David ou simplesmente Papai - estimulava o amor livre entre seus seguidores, independentemente do estado civil. Mais que isso, as relações sexuais eram uma maneira de “incentivar a união e combater a solidão dos necessitados”, o que era chamado de sexo sacrifical.

Ele também era utilizado como forma de evangelização, sob o nome de flirty-fishing, que encorajava mulheres a prostituírem-se em nome do amor divino. A pesca-coquete (como a prática era chamada no Brasil) acontecia principalmente à noite, em boates, com agências de escort facilitando o processo.

A sexualidade liberal do grupo e sua publicação e distribuição de escritos, fotos e vídeos advocando e documentando contato sexual entre adultos e crianças e a sexualização de crianças levou a inúmeras denúncias de abuso sexual de menores...

Fontes: https://revistatrip.uol.com.br/trip/isto-e-uma-igreja

E foi em uma seita como essa que a Rose cresceu, além de viver totalmente isolada do mundo exterior e as mulheres serem forçadas a serem escravas e sempre belas. Rose estava sendo criada em uma seita religiosa e na época esse movimento religioso incentivava fortemente relações sexuais entre crianças e adultos. O pai dela ao perceber que ela e seus 5 irmãos corriam risco dentro da seita decidiu fugir, essa fuga ocorreu quando ela tinha nove anos.

"... minha mãe tinha tão enraizada a ideia de que um homem a salvaria que não conseguia ver a verdade."
Depois dessa fuga a gente poderia imaginar que a vida dela melhorou, mas não melhorou. Além de conviver com um pai que tinha sérias alterações de humor, ela cada hora vivia com um parente diferente, uma hora com avó, tias e diversas vezes com sua mãe que sempre estava em relacionamentos abusivos.
"...E é ASSIM que se entra em um relacionamento abusivo: quando começamos a agir de um jeito para não chatear a outra pessoa nem irritá-la. Você começa a abrir mão do controle de sua vida, pouco a pouco, cada vez mais. A coisa vai aumentando até que, um dia, você escondeu tanto de si mesmo que se perde."
A primeira vez que ela fugiu de casa ela tinha 13 anos, e com isso ela viveu indo e voltando sempre para as ruas. Até que um dia "ela se viu" em Hollywood, e em Hollywood e na sua vida de estrelato a exposição e sexualização começou a fazer parte do seu cotidiano.

Rose McGowan fez sua primeira aparição em Hollywood com dezessete anos, em 1992, e daí pra frente ela não parou mais. E como ela mesmo diz, ela saiu de uma seita para outra, já que em Hollywood ela mesmo relata os abusos sofridos e presenciados. A forma que as mulheres são tratadas como objetos sexuais, não só em filmes, mas também fora dele, muitas vezes ela não expôs tudo por medo, mas em outras por achar tudo aquilo "normal". Mas em um certo momento da sua vida e da sua carreira, ela já estava cansada de tudo e decidiu que era hora de expor os fatos.
Eu durante toda a leitura fiquei chocada, triste e em muitos momentos desesperada com tudo que aconteceu na vida dela. Em muitos momentos quis acreditar que era só ficção, mas saber que é real foi o que mais me tocou. Em vários momentos quis pegar ela no colo e abraçar, em outros dizer que aquilo não era certo e que ela tinha que colocar a boca no trombone sim. Esse foi um livro tão cru e real, que só mostrou o quanto essa atriz foi guerreira em diversos momentos de sua vida.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2018/04/resenha-coragem-rose-mcgowan.html

Silvana 06/04/2018

"Eu rompi com alguém?
Sim, rompi com o mundo.
E você também pode.
Meu nome é Rose McGowan e eu tenho CORAGEM"

Recebi esse livro em parceria com a HarperColins. Foi um dos lançamentos de março. Mas confesso que ele tem duas coisas que não gosto muito de ler. Primeiro é uma história real e prefiro ler ficção. E segundo não sou tão fã de biografias. Mas quando vi essa capa e o título do livro eu quis ler ele. E não me arrependi nenhum pouco. Pelo contrário foi uma leitura fascinante do começo ao fim. Mesmo achando que a autora foi bem radical em algumas partes, tenho que tirar o chapéu para ela porque o que essa mulher viveu e sofreu, não é qualquer um que consegue superar não. Acho que Coragem deveria ser o sobrenome dela.

Como não sou muito de assistir e acompanhar filmes e séries, quando vi o nome da autora eu não sabia quem era. Mas quando fui procurar saber mais sobre, e vi que ela fez Once Upon A Time, dai me lembrei quem era ela. Porque os outros filmes e séries que ela estrelou eu não assisti. Mas ela é mais conhecida por alguns "vestidos" que ela usou em algumas premiações e ainda mais conhecida por ter sido uma das primeiras mulheres que tiveram a coragem de se expor e denunciar a rede de abusos sexuais que as mulheres sofrem em Hollywood e principalmente o abuso que ela sofreu de um dos grandes nomes de Hollywood, Harvey Weinstein, que também foi denunciado por várias atrizes famosas recentemente. Entre elas Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow.

No livro ela conta como conseguiu fugir de uma seita para apenas cair nas garras de outra. Mas durante toda sua vida ela sofreu nas mãos de homens abusivos que se achavam o dono da razão e das mulheres, e até chegou a morar um tempo nas ruas por não suportar mais sofrer abusos físicos e psicológicos. E o pior é ver que ninguém em volta moveu um dedo para impedir o que estava acontecendo. Infelizmente vivemos em um mundo onde as mulheres são criadas para ser menos e para obedecer e serem objetos dos homens para eles fazerem o que bem entendem. O triste é que muitas mulheres compactuam com isso.

Esse livro é um ato de coragem sim, mas acima de tudo é um grito de liberdade. Um grito pelo feminismo. Um grito de todas as mulheres que querem apenas ser iguais e ter os mesmos direitos e ser ao menos respeitadas como seres humanos. Você homem talvez não entenda isso. E você mulher se não entende, alguma coisa está muito errada como você. Eu digo com propriedade porque eu já sofri abuso sexual em um período da minha vida e me senti a pior pessoa do mundo. Isso depois de achar que eu era a culpada pelo o que aconteceu. Essa é a primeira vez que falo sobre isso e só estou dizendo isso para mostrar como o livro realmente mexe com a gente. Por isso que indico que você leia o livro. Ele vai te dar CORAGEM.

Mas voltando ao livro, Rose nasceu na Itália dentro da conhecida seita Meninos de Deus, que hoje se chama A Família Internacional. Mas que pelo o que ela conta, estou me baseando no que li no livro porque não conheço nada sobre eles, de Deus não tinha nada. Fiquei de cara com as coisas que acontecia dentro da religião. Um dos seus princípios é que você tem que ser perfeita fisicamente e teve uma coisa que me chocou que foi quando um dos membros cortou uma verruga da Rose, assim do nada como se estivesse espremendo uma espinha. Isso quando ela tinha seis anos. É cada barbaridade que ela conta que acontecia dentro da seita que você tem que ler para entender como a Rose cresceu e acabou se tornando uma pessoa suscetível a abusos.

O basta do seu pai foi quando eles decidiram dentro da seita que era aceitável adultos terem relações sexuais com crianças. Foi então que ele resolveu fugir com sua família, mas só com a segunda esposa, deixando a mãe de Rose para trás. Mas seu pai estava com os preceitos da seita dentro dele e continuou agindo igual e até pior que antes, tratando os filhos como animais. Depois disso foram anos sofrendo abuso nas mãos do pai, posteriormente do padrasto e futuramente de um namorado cuja mãe foi a responsável por Rose acabar entrando em outra seita, Hollywood.

E essa parte você tem que ler o livro para saber o que realmente acontece pro trás das telas. Porque eu que não sou muito de assistir filmes e sou meio por fora desse assunto já fiquei chocada e achei dificil de acreditar, imagino quem é fã de filmes então. Mas não achei dificil de acreditar nas coisas que ela conta que acontece nos bastidores com as mulheres, o que eu não consigo lidar é que ninguém até então tenha tido coragem e voz para denunciar o que realmente acontece nos testes de elenco e durante as filmagens. Será que realmente vale a pena se calar pela fama? Porque dinheiro, são poucos que realmente conseguem e se for ver mesmo os atores ficam com bem pouco do que ganham. Prefiro meu emprego mesmo, obrigada.

No livro ela cita bastantes personalidades conhecidas, mas como ela mesma diz, a intenção do livro não é contar fofoca de Hollywood e sim denunciar os fatos, por isso o que ela conta é quase nada do que realmente acontece. Ela não cita o nome de Harvey Weinstein no livro, ela se refere a ele como "O monstro" e nem o nome de Robert Rodriguez, cineasta com quem ela foi casada e mais um na lista de abusadores. Mas em compensação ela cita muita gente que apoiavam os abusos ao ficarem calados. E também não posso deixar de citar os distúrbios alimentares pela qual a autora passou por causa da questão "estar gorda" para Hollywood, mesmo pesando na faixa de quarenta quilos.

Como essa resenha já está enorme, eu só quero reforçar para que você leia o livro e se surpreenda com o quanto ele é atual e como disse antes, um grito a liberdade das mulheres. Tem até o movimento #ROSEARMY atuante no twitter e no site, uma plataforma de justiça social criada pela autora. Leia o livro e se junte as muitas mulheres que depois que lerem ele terão CORAGEM. Esse um livro é necessário. Você tem que ter ele na sua cabeceira. E por fim o meu muito obrigada a HarperCollins por trazer esse livro para o Brasil e por ter me dado a oportunidade de lê-lo.

"Existe uma diferença entre ser sexual e ser sexy. Não há nada de errado nisso. Sexualizada é quando os outros fazem mudanças para o beneficio deles. Eu tinha participação naquilo. Não dizia não. Tinha perdido a minha voz. Tinha me perdido. Mas meu eu tentava me acordar desesperadamente."

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2018/03/resenha-coragem-rose-mcgowan.html

Gabrielly308 26/09/2021

Coragem é um manifesto empoderador que relata a vida de Rose McGowan, me surpreendeu bastante, muito envolvente e inspirador. Rose demonstra sua coragem para mudar de vida e reverter o futuro programado pra ela, uma mulher incrível que incentiva a valorização ao feminismo e como cada ser humano deve fazer sua parte para ir em busca da igualdade entre os gêneros.

Júlia Tinti 07/03/2022

É triste ler tudo isso, ver como a indústria cinematográfica pode ser tão suja e colocar as mulheres em uma situação tão baixa..
Importante bater obras como essa que mostram a realidade, falam tudo que acontece e abre os olhos de cada um que ler tudo isso.
Uma obra necessária!