Minha primeira internação

Minha primeira internação Sofia Duarte

Resenhas - Minha primeira internação

MãeLiteratura 04/02/2018

Um ótimo livro!
Quando eu soube deste lançamento, corri para ler, pois este tema me interessa muito. Trabalho com pacientes internados e percebo a dificuldade da família explicar este momento delicado para as crianças. Minha primeira internação foi escrito pela minha colega, psicóloga, Sofia Duarte. O momento da internação e o período que a antecede geralmente são momentos estressantes e que geram ansiedade não só na criança, como na família toda. Esclarecer o que é a internação de uma forma simples e lúdica é um grande desafio. Neste ótimo livro, Sofia consegue mostrar para os leitores que a internação pode ser um período tranquilo, ou no mínimo possível de ser enfrentado. Utilizando uma linguagem ao mesmo tempo simples e didática, Sofia encontrou um tom adequado e interessante para abordar este tema.Eu achei muito interessante a forma como a autora contou esta história. Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história do macaquinho Jonas, que precisou ser internado. Utilizou bonequinhos e um cenário muito bacana, de papelão, cheio de detalhes que fazem parte de um quarto de hospital. Sofia nos apresenta a equipe médica e multiprofissional, explicando o papel de cada profissional. Também explica os principais aparelhos e exames médicos. Mostra ainda de forma lúdica o processo de internação, desde a chegada do paciente (aqui no livro, do macaco Jonas) até sua alta hospitalar.A capa é linda, aliás o livro todo é muito bonito. Gostei muito da diagramação, da cor das páginas, do tamanho das letras, que são confortáveis para leitura. Adorei a idéia de utilizar bonequinhos e o cenário de papelão com desenhos e detalhes fofos. Ficou bem diferente e original. Edição caprichada da Editora Kiron! É um livro muito gostoso de ler, não só por quem está passando por uma situação de internação, mas também para elucidar dúvidas e curiosidade de crianças e adultos sobre este tema, por vezes difícil, mas super importante. Gostei muito também do formato do livro, brochura 20X25cm, que facilita o manuseio do livro e a leitura. Apesar de ser um livro infantil, recomendo esta leitura para toda a família. Gostei muito deste livro e acho que você também gostará. Ele já faz parte da minha biblioteca no trabalho também.

site: http://www.maeliteratura.com/2018/02/eu-li-minha-primeira-internacao-sofia.html