Karen

Karen Ana Teresa Pereira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

rach 05/11/2023

É uma leitura intrigante a qual acompanhamos a busca de Karen para descobrir sua verdadeira identidade e entender como acordou em uma casa desconhecida, cercada por pessoas que dizem conhecê-la há anos e que ela está sofrendo de amnésia momentânea, quando ela parece se lembrar exatamente de um passado diferente.
Confesso que me interessei inicialmente pelo livro por ser o nome da minha mãe, me surpreendi com a escrita portuguesa de Portugal e me surpreendi com a história. Detestei o- posso chamar aquilo de final?

Cinara... 14/01/2022

Imagining... no, remembering.
"... e sim eu sei o que é viajar num comboio vazio durante a noite, meu amor.

"Imagining... no, remembering."
Quantas vezes somos enganados por algo que achamos que são lembranças e que na realidade estamos apenas imaginando? Ou vice versa? Quão tênue pode ser essa linha onde se divide a realidade daquilo que queremos que se torne realidade?
Karen é um livro incrível, daquele tipo de livro que você sente cheiros e até o rústico das pedras da casa!!! Eu amo livros que me afogam com palavras que parecem se tornar minhas próprias lembranças.
Favoritado!

Lú Ribeiro 26/05/2021

Como existir ?
Uma trama psicológica, sobre quem somos, quem imaginamos ser, e quem gostaríamos de ser e viver...

Ter que lidar com o que a vida apresenta, e com o que é possível. Sem fugas para a imaginação...
Indico.

Toni 25/09/2018

‘Karen’ é o primeiro livro da Ana Teresa Pereira publicado no Brasil e foi o vencedor do Oceanos de melhor romance em 2017 — primeira vez desde a criação do prêmio em 2003 (então chamado Portugal Telecon) que o primeiro lugar foi entregue a uma mulher. Vi aqui e acolá umas críticas negativas ao romance e, agora lido, fiquei bem ressabiado com a injustiça dos ditos criticantes. O romance é um triunfo de atmosfera e enredo. Certo dia a narradora acorda numa cama com ferimentos e se dá conta que a memória que tem da própria vida não corresponde à mulher chamada Karen com quem todos ao seu redor a associam. Dizem que ela caiu de uma cascata ao tentar a travessia e perdeu a memória. A certa altura descobrimos que uma grande herança está para ser herdada pela narradora assim que completar 25 anos. Com esse dinheiro, aquele que se diz seu marido, herdeiro da mansão em que vivem numa cidadezinha do interior da Inglaterra, poderá se dedicar exclusivamente à sua grande paixão, escrever livros. Já deu pra sentir o drama, né? Tributário daqueles romances góticos fortemente marcados por elementos naturais e paisagens de silêncio e assombro, além, claro, de uma linguagem depurada e suspeitosa (de si mesma e dos outros), “Karen” atualiza o gênero e traz à tona a maior fantasmagoria do século XXI: o encontro com o abismo vertiginoso que define nossa identidade.
GRIFO: “Era um pensamento mágico, eu atravessara a cascata e alguma coisa acontecera, uma coisa violenta e misteriosa, talvez fosse por isso que caíra e tinha aquela marca na testa. O sinal dos que tinham passado pela metamorfose. Era um mundo antigo e, à medida que me habituava às suas formas, tinha uma nova compreensão” p. 82

leiturasdaursula 15/01/2023

O fim se conecta com o começo
Este é um suspense psicológico onde a autora vai deixando pistas ao longo do texto, citando autores e obras, seja em formato de livros e/ou pinturas. O leitor precisa pesquisar sobre as obras e fazer anotações durante a leitura porque senão ficará difícil compreender o final que é aberto e subjetivo. Minha cabeça pirou, eu gostei demais e quero ler outras obras da Ana.

Janaina 30/07/2020

Assombroso
Realmente, assombroso.
Daqueles livros que a gente não sabe nem o que dizer.

Ve Domingues 08/05/2021

Um livro viciante. Não conseguia parar de ler, ansiosa por respostas. Mas é tudo envolto em muito mistério, permitindo diversas interpretações. Para quem gosta de um bom suspense, é um prato cheio! Adorei ter conhecido essa escritora.

isa.dantas 30/08/2021

História que prende do início ao fim, um thriller psicológico que nos deixa angustiadas, cheio de dúvidas e várias possibilidades. Adorei!

Ana Aymoré 29/07/2019

O sonho de Zhuangzi
Ganhador do prêmio Oceanos em 2017, Karen é um livro que divide opiniões. Já li alguns comentários bastante desfavoráveis a ele que, a princípio, me desanimaram, até que uma resenha do @literatoni recolocou-o na minha mira.
Logo de cara, sua fábula alude a elementos da literatura do século XIX: uma mulher desperta, após um suposto acidente numa queda-d'água, numa cama que não é a sua, com um marido que não reconhece, numa decadente mansão no interior da Inglaterra. Chamada de Karen por Alan, um escritor diletante, e pela governanta com quem estabelece um tortuoso diálogo em busca da verdade, a mulher não consegue se recordar de nada de sua vida nesse contexto, mas se lembra com alguma certeza de uma vida mais autônoma como pintora em Londres. No desenrolar da trama, esse esboço inicial associa o motivo fundamental do romance vitoriano da "louca do sótão", que faz da mulher uma prisioneira da tirania patriarcal, retratado de forma funesta na literatura (como em Jane Eyre ou O papel de parede amarelo) a traços constantes nos contos de fadas (a passagem para uma realidade alternativa através de alguma espécie de portal de ligação, nesse caso a cachoeira), ao cenário gótico, num espaço ancestral e eternamente mergulhado em frio e névoa, e a elementos estruturantes do fantástico, como aquilo que Remo Ceserani chama de objeto mediador, algo que atestaria a existência do "real" (em Karen, uma pedra alaranjada).
Mas o melhor do livro, para mim, não está nessa rede de paródias, mas na composição de tom jamesiano que a autora desenvolve com maestria. Ele contém exatamente aquilo que a narradora identifica nos contos do enigmático Alan, a "indecisão perturbadora" dos contos de Henry James, sobretudo a questão da identidade como algo fixo. Todas as histórias são duas, diz a narradora: a luta entre o anjo bom e o anjo caído, e a mulher que se apaixona por um homem assombrado por outra mulher. Ou três, se adicionarmos o sonho de Zhuangzi, o mestre taoísta, de ser uma borboleta e não saber mais, ao despertar, se era Zhuangzi que sonhara ser uma borboleta ou uma borboleta que sonha ser Zhuangzi.

Laura Charlene 15/08/2021

Assombroso
Há bastante tempo não me via presa a uma narrativa. O livro conseguiu manter meu interesse do início ao fim.

Max 22/08/2022

Quase...
A personagem cai de uma cachoeira e perde parte da memória. Era pra ser um romance psicológico com indas e vindas entre a realidade e a fantasia, mas... ficou no quase!

Mariana113 11/10/2023

Mergulho
Não vou escrever bem sobre este livro, pois devido a vida corrida não o li com minha total atenção.

Mas do que me lembro, fiquei muito envolvida entre o começo e até o ponto da história onde Karen e Alan passam a se envolver.

A forma como a autora descreve o ambiente leva nós leitores a mergulhar sinceramente no cenário que criamos na nossa mente. Foi uma bela viagem diga-se de passagem.

Além disso, peguei-me em alguns momentos angustiada sem saber se de fato Karen é Karen. Especialmente no episódio de ?saber pintar ou não?, parecia que sim e depois não parecia mais.

isabelfilardo 24/04/2021

Um livro misterioso
O livro me pegou do começo ao fim, me envolveu numa atmosfera de mistério. Difícil saber o que é realidade ou ilusão, a experiência psicológica da personagem ganha mais espaço que o fio da narrativa. Diferente e interessante.

Lívia 02/05/2022

Karen
A leitura é um pouco confusa, mas prestando bastante atenção consegue-se entender as idas e voltas que o texto dá.

O final ficou, aparentemente, em aberto e é o que justifica minha nota baixa.

Ísis 09/09/2021

Fiquei chateada com a escritora? Fiquei. Fiquei procurando mais folhas no livro? Também fiquei. Eu adorei o quanto o livro é descritivo, principalmente em relação às emoções e lembranças..mas poxa, faltaram umas páginas aí, hein :(

1 | 2 | 3 | 4