E a Bíblia Tinha Razão...

E a Bíblia Tinha Razão... Werner Keller

Resenhas - E a Biblia Tinha Razão

Milena 16/02/2017

E a Bíblia tem, realmente, razão...
Não é um livro teológico, o autor expôs vários contextos bíblicos comprovados fielmente através da arqueologia. Um livro muito bom sob a perspectiva histórica, quem se interessa por esse assunto com certeza vai gostar dele.
PH 13/08/2018minha estante
Tava com essa dúvida, achando que era um livro teológico. Obrigado.

Sally 16/02/2015

Indico
Esse livro é muito bom, mas vale ressaltar que o autor não é teólogo e nem arqueólogo. Não que isso diminua o trabalho do autor, afinal ele se baseia em pesquisas arqueológicas e históricas. Logo, vale a pena levar a sério. Tudo bem que em alguns momentos ele dá uma opinião pessoal (digo, sobre Flávio Josefo) e deixa uma sugestão da sua inclinação religiosa. Não tem como descrever tudo que ele informa em sua obra, mas vale registrar que vai desde as descobertas da população da Crescente Fértil, o que leva à comparações com escritos do Antigo Testamento até as comunidades não mais existentes visitadas por Paulo. Eu particularmente, gostei muito da parte que ele trata de Herodes e do estudo sobre a tal estrela que guiou os magos. Esse é daqueles livros que vale a pena guardar (costumo trocar meus livros, vender ou presentear) para elaborar provas de História. Indico. Muito bom.
Desa 01/02/2018minha estante
undefined

Regy 12/05/2014

A Bíblia tem razão
Este livro fez parte do meu propósito de leitura do mês de abril, e por ser um tanto confuso não consegui terminá-lo no tempo que propusera.
Sim, o livro me fez acreditar que o autor não dá o real crédito a Bíblia, afinal ele acredita que ela tem razão ou não?
Milagres não podem ser explicado ou deixariam de ser milagres; ele, entretanto, explica os milagres, em inúmeros casos, como sendo fenômenos da natureza. Se a Bíblia fala em algo como obra de Deus e eu falo que posso explicá-lo como sendo um fenômeno natural, não estou discordando da Bíblia? Então porque o título aparenta que ele concorda com ela?
Sinceramente esperava mais deste livro, algo específico, direto mesmo. Ele deixa os capítulos encerrarem abruptamente sem dizer o que pensa ou acredita, ou também sem a explicação clara do fato ter sido ou não confirmado.
Enfim, recomendo a leitura apenas para quem gosta de história, afinal a parte das escavações arqueológicas me fascinaram, e isto foi o único ponto positivo no livro.
Mih 10/06/2015minha estante
Regy, também estava querendo ler este livro. Me encanta, assim como a você, a arqueologia. Mas pela sua opinião, percebi que ele não é isso tudo que esperamos ao lermos a sinopse. Eu comecei a lê-lo mas parei devido a tantas coisas. A primeira coisa que notei, e achei legal, é a contextualização da Bíblia na história, na geografia. Eu espero encontrá-lo em alguma livraria e ter ânimo pra voltar a lê-lo.

mary 29/12/2017minha estante
Tive essa mesma a sensação ao ler esse livro. Não consegui ler tudo, é um livro muito maçante, o escritor não é direto, ele parece se contradizer sobre determinado assunto, uma hora diz uma coisa, noutro, outra.

RENATO 07/10/2021minha estante
Excelente a sua apreciação !!! Sugiro a leitura do livro : OS MILAGRES DO ÊXODO. Autor Colin J. Humphreys. - Imago. O autor não se baseou na bíblia de uma crença apenas, fato o qual - para mim- dá mais credibilidade à descrição dos fatos.

Tyago 16/02/2013

não gostei

Cassio 01/02/2012

Amazing
Poucos livros chegarão ao rodapé deste. Trabalho técnico impecável, conteúdo histórico de altíssima qualidade e texto primoroso. A leitura não é a mais simples pois com o volume de nomes e citações, as vezes é necessário tomar algumas notas para não perder o raciocínio.
Adorei.

ProPaixao 12/01/2011

Muita razão e pouca fé....
Muita razão e pouca fé....
Penso que o que mais atraem os leitores à primeira vista são as sinopses. E a sinopse desse livro não é diferente, ela é bem atraente, instiga o leitor a ver que mediante as pesquisas arqueológicas a bíblia vem cada vez mais sendo aceita como objeto de pesquisa no meio científico.
Embora seja uma pesquisa feita por um advogado que dedicou sua vida a estudar a bíblia e as ruínas na Terra Santa, nota-se que em alguns episódios fica bem claro que o autor chega a negá-la refutando as narrativas dos escritores dela.
Werner Keller faz uso da bíblia católica, ao meu ver ele deveria fazer uso dos escritos em aramaico, hebraico ou grego, que são escritos mais fidedignos para uma pesquisa tão apurada como ele fez.
Outro fator contundente foi ele buscar explicações científicas para alguns milagres, como o caso das 10 pragas do Egito, e até mesmo o maná que caiu do céu durante os 40 anos no qual o povo hebreu ficou no deserto quando ocorreu o êxodo do Egito, teriam sido manifestações da natureza.
Milagres são fenômenos sobrenaturais e por isso recebem o nome de - milagre - a partir do momento que milagres são explicados e desvendados, passam a ser fenômenos da natureza e não divinos. Isso, ao meu ver é tirar a magnitude do poder de Deus, é uma demonstração que a pouca fé não alcança o sobrenatural como sendo a mão condutora do Criador sobre a criatura. É colocar a criatura ao lado do Criador e discutir Suas ações a luz da pequenez humana e sua mentalidade.
Apesar de tudo, gostei do livro, ou melhor, retive o que é bom. Para uma publicação de 1955 deve ter causado impactos, atualmente existem muita literatura publicada com maior embasamento teórico do que esse livro. Não está desatualizado apenas existem livros bem melhores, que colocam Deus no lugar onde Ele deve estar e que dão fé à bíblia de capa à capa. Coisa que Werner Keller não fez.

Profº Marli Paixão
Arrieiro 22/12/2010minha estante
Se posso sugerir um livro, leia "O que Jesus Disse e o que Jesus não Disse". Mostra a origem dos escritos bíblicos, as mudanças que ocorreram devido às crenças dos tradurores dos textos primitivos (dizemos primitivos porque não temos os originais) ou dos concílios da Igreja Romana. Na conclusão geral, o autor mostra a sua surpresa pela fidelidade da bíblia atual, em circulação, com o que aponta a pesquisa como provável intenção dos diversos autores. Parte deste livro está disponível na internet gratuitamente. Se desejar, envio a parte que tenho para você fazer uma leitura preliminar.

Boa leitura.

Lu 14/04/2013minha estante
Muito Bom esta Resenha... Depois de ler ela creio eu que agora ainda vou repensar e coagitar a leitura desse livro.. ao invés de simples mente lê-lo

Victor 08/10/2013minha estante
Acredito que o livro tem a capacidade de atingir o publico que precisava estar la para ver , infelizmente para algumas pessoas a fe nunca será suficiente , em minha opinião o livro prova que de todos os métodos sejam eles naturais ou sobrenaturais as coisas tiveram intermédio de Deus,,, um bom livro

Amadoradelivros 24/12/2013minha estante
Blond Love, quando voce diz que ha livros melhores que tratam sobre esse assunto, voce poderia citar alguns deles. Eu tenho interesse em ler livros como esse e sempre ouvir falar muito bem do ?A Biblia Tinha Razao.? Eu acho que no caso desse livro o publico alvo sao cientistas e nao cristaos.

Darlley Brito 17/07/2016minha estante
O fato das pragas serem explicadas cientifimente pode realmente retirar o status de milagre, mas este embasamento apenas deu uma explicação logica de fenômenos já existentes, o que o configura em milagre é o fato de todos acontecerem num mesmo "local"

Leostuepp 05/04/2010

Ajuda quem está estudando a Bíblia
Esta obra, mesmo tendo sido escrita já a bastante tempo (original alemão de 1955), ajuda quem está estudando a Bíblia e principalmente aos catequistas a ter algo a dizer aos seus catecúmenos quando eles fazem perguntas sobre assuntos tratados na Bíblia, que se chocam com o que aprendem nas aulas de ciências de sua escola.
Para mim foi uma obra de muita valia, que agora passa a ser de consulta constante.
Tyago 25/12/2012minha estante
É um livro interessante, tem seus motivos para ter se tornado um best-seller. Na tentativa de naturalizar faots sobrenaturais dando uma noção da pequena parte da grandeza de Deus. Já em outras contradiz o que a bíblia diz. Vale ressaltar que a obra situa cronologicamente por meio de artefatos achados a idade de cada ocorrido, contextualiza as situações citadas recriando a realidade descrita nos achados. Vale a leitura.

Inlectus 17/02/2010

Muito boa leitura.
Um livro muito elucidativo, o outor realmente pesquisou para poder escrevê-lo, não que seja uma verdade absoluta, mas ele com efeito mostra fatos.

Alfredo Porto 16/11/2009

Para os estudiosos da Bíblia, este livro enriquece muito qualquer pesquisa.

CleeBR 24/03/2009

Revelador.
Foi uma leitura muito interessante, pois traça paralelos entre acontecimentos relatados na bílbia e que "foram" respondidos pela ciência atual. O que vale a pena destacar é uma explicação racional, e não baseada na fé cega, dando uma outra visão sobre milagres, que na minha opinião, são "acontecimentos" ainda não explicados racionalmente. Não que a fé perca o seu valor, mas se engrandece.
Muito boa a leitura.

Vânia 09/03/2009

Assoa o nariz, Cleópatra!
Adorei ver boa parte dos milagres bíblicos explicados através da ciência.
ProPaixao 17/12/2010minha estante
Ola Vânia, eu li o livro, e por ele ser tão cético e explicar os milagres à luz da ciência para mim é o mesmo que negar Deus. Milagres são inexplicáveis, por isso que se chama milagre. Irei resenhar o livro em breve,e minha crítica será embasada nesse quesito.
Sds.