Vida  e aventuras de Nicholas Nickleby

Vida e aventuras de Nicholas Nickleby Charles Dickens




Resenhas - Vida e aventuras de Nicholas Nickleby: Vol 2


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Túlio 12/02/2016

Aventuras, desventuras, desventuras, aventuras...
Segundo críticos, é a partir dessa obra que se constitui o Dickens direcionado aos romances. E, como o autor é mestre em criar excelentes histórias, eis o resultado dessa: emoção, personagens memoráveis, conflitos e peripécias.
O enredo em si, (como confirma o título do livro) acompanha os altos e baixos da vida do jovem Nickleby, bem como a de seus parentes, amigos (e, sim), inimigos. Somos apresentados à sua mãe, a prolixa Sra. Nickleby; à sua delicada porém frágil irmã, Kate; ao tio avarento, Ralph; assim como outras oportunas figuras.
Nesse romance, é possível ver a situação lastimável do ensino na Inglaterra: o autor condena, através de descrições e acontecimentos, um local em que as crianças sofrem a ira de seu mestre-escola, vivem amedrontadas e nada aprendem.
A narrativa, como sempre, é um dos principais pontos dessa ( e de outras) obras de Dickens. Prende o leitor, envolve-o nela, amarra um acontecimento com um nó, e, quando menos se espera, ele é desfeito e trazido novamente à tona ao leitor.
O prazer de se deixar levar pelo enredo, odiar fulano, torcer por ciclano, chorar por beltrano e esperar um final reconfortante, vale por cada página, ainda que não se seja capaz de perceber isso.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR