Seafire

Seafire Natalie C. Parker

Resenhas - Seafire

Lauraa Machado 23/11/2018

Conseguiu superar todas minhas altíssimas expectativas
Acho que, de todos os livros que foram lançados ou que eu coloquei na minha meta desse ano, Seafire era o que tinha tido o melhor hype. Falar que eu esperava muito dele não é o suficiente. Esperava mais do que seria saudável e soube desde o começo o quanto isso é perigoso. Quando suas expectativas estão altas, qualquer defeito parece fatal. Imagine minha felicidade ao perceber que Seafire e sua protagonista, Caledonia, me conquistaram completamente no prólogo.

Teoricamente, eu adoro prólogos, mas só tem uns três que me marcaram e esse é um deles, pois, com todas as expectativas que tinha, não esperava que fosse me sentir agoniada e que fosse me importar tanto com os personagens depois de só algumas páginas.

Esse não é livro sobre "piratas" comum, e não estou falando do fato da tripulação ser feita só de garotas. Ele se passa em um universo diferente, que pode muito bem ser nosso futuro ou só outro mundo (senti falta de um mapa aqui, exijo no próximo livro, hein). Isso deu toda uma outra dimensão para as questões de navio, das missões e as ferramentas disponíveis. Apesar de ser bem interessante, tenho que admitir que às vezes fiquei um pouco confusa e incerta em relação ao que seria possível e o que não. Tive alguns problemas com a geografia de tudo também, já falei que devia ter um mapa aqui?

Sobre o enredo, se prepare, porque ele é movimentado do começo ao fim, e você definitivamente não vai querer parar de ler em momento nenhum! Apesar disso, ele me deu muito a sensação de começo de série e dá para ver que a história dele não está completa, o que nem sempre é o caso mesmo em primeiros livros de séries longas. Não queria ter que esperar nem dois minutos para começar o próximo, admito, e já sei que essa vai ser uma trilogia que vou reler de uma vez em algum momento.

Minha parte favorita foi, é claro, a protagonista, Caledonia. Sim, eu amo personagens mais do que qualquer coisa em um livro, e algumas das melhores da literatura YA estão aqui. Redtooth, Amina, Hime, Nettle, Tin, Lace e principalmente Pisces e Caledonia. Meu deus, nunca vou conseguir explicar o quanto eu amo essas garotas tão únicas e diferentes. Só queria poder fazer parte dessa tripulação - mas definitivamente não quero viver nesse universo.

E, como falei, a Caledonia é minha grande favorita. Nunca tinha encontrado uma protagonista tão parecida comigo, ainda que tão diferente (quem dera eu fosse mais como ela). Todos seus defeitos maravilhosos presentes em cada parte desse livro, seu crescimento feito com cuidado e sem apelação. Foi tão lindo vê-la se mantendo forte e precisando de mais do que uma única atitude para mudar ou se questionando mesmo quando passava a confiança de uma Capitã ao navio.

A Pisces é maravilhosa também, daquelas personagens que dá vontade de você procurar alguma fanart no Google feita por alguém mais talentoso que você para poder espalhá-la pelo mundo. Aliás, ela e a Cala juntas estão bem perto do topo de amizades literárias favoritas minhas e todo o mundo precisa conhecer essa dupla que depende tanto uma da outra.

Ah, não podia faltar uma menção ao Bullet mais amável do planeta, que merecia mais tempo no livro. Só falo isso - e que necessito de mais dele nos próximos livros.

Se prepare para ler esse livro, porque ele faz questão de arrancar seu coração e seu fôlego várias vezes seguidas, intercaladas e repetidas. Te desafio a não se apaixonar por essa tripulação que luta como garotas e são implacáveis exatamente por isso. Quero mais livros como esse, que se propõem a fazer tanto e entregam com vontade. Que têm personagens femininas de tamanhos e raças diferentes, de opiniões e atitudes das mais diversas. Tem até uma personagem muda aqui que fez com que eu me perguntasse por que isso é tão raro, como se não existissem pessoas assim no mundo, como se isso tivesse que ser uma característica dominante em alguém (o que não é na Hime aqui). Por que ainda é tão difícil encontrar um livro com personagens reais fisicamente tanto quanto psicologicamente?

Por mais livros como esse no mundo - e que sua tradução venha logo para cá, porque esse livro merece, ainda que nós não seremos dignos o suficiente nunca, haha.

Maely.Batista 03/11/2018

Nunca subestime as garotas desde mundo.
Eu tenho duas palavras para descrever este livro: ADRENALINA PURA. Foi assim que me senti ao longo de toda a leitura, porque foi ação sem parar misturado com uma dose de crueldade feminina.

Seafire é uma fantasia ambientada no mar com a capitã Caledônia Styx liderando sua tripulação feminina em várias aventuras nesse tipo de mundo distópico, é em alto mar e tão explosivo quanto você pode imaginar.

O mar já estava livre para navegar até que o senhor da guerra, Aric Althair, assumisse o controle. Ele forçosamente recruta garotos para cumprir suas ordens e os mantém alinhados os deixando viciados com Silt, um tipo de droga que é o principal produto do comércio, com a promessa de uma próxima dose. Caledônia e sua melhor amiga, Pisces, são as únicas sobreviventes de um ataque dos Bullet (Soldados de Aric), assistindo enquanto o navio que elas chamavam de lar e sua família, são destruídos com ele.
Naquele dia, ela jurou vingança, e foi lentamente destruindo o exército de Aric, um navio de cada vez.
Sua equipe é composta de mulheres que têm rancor contra Aric e seus Bullets, e eu fiquei completamente apaixonada por elas. E não é apenas o fato de que há uma tripulação feita só de garotas, o que é ainda mais incrível é que todas elas têm personalidades diferentes! Elas não eram apenas os personagens que estavam no fundo e não tinham significado. Cada uma teve um papel na história e você vai amar todas elas. Um bônus aqui para a que virou minha personagem preferida, Redtooth. Ela era incrivelmente briguenta e sarcástica, e nunca recuou de nada nem de ninguém.
A premissa principal do livro começa quando Caledônia de repente se vê dividida, quando um Bullet salva sua melhor amiga, mas seu preconceito em relação a Aric a faz prendê-lo. Mas ao decorrer do livro, Oran começa a ganhar a confiança das garotas, e eu amei o desenvolvimento dessas relações.

A capitã é uma personagem muito cruel quando se trata de proteger sua tripulação e ela fará de tudo para mantê-las à salvos, ela é imperfeita, mas de uma maneira realista. Há momentos em que ela toma algumas decisões ruins, mas você vai entender de onde elas vêm.
Outra coisa, não criem expectativas para um romance, por mais que no final vemos a preparação do casal, esse livro não tem como foco esse ponto. Mas já estou ansiosa para o próximo, e espero que desenvolvam esse relacionamento *-*.
Sabe como quase todos os livros de fantasia YA prometem um monte de ação, mas nunca realmente comprem isso? Seafire traz isso e muito mais! Nunca há um momento de tédio neste livro - cada cena traz ação ou aventura, ou os dois! Quando não estão lutando por suas vidas, as  garotas Mors Navis estão navegando pelos mares para vários destinos, sempre com um objetivo à vista.
Este livro tem algumas reviravoltas bem selvagens e o final tem um plot twist incrível pro segundo livro.

Seafire é a feroz aventura marítima feminina que você não quer perder. Este é um daqueles livros que vai ficar na minha cabeça por um longo tempo. É uma fantasia de grande revelações, cheia de irmandade, vingança e ação interminável.