Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Jóice 31/01/2024

Esse livro de contos tem tudo que PKD nos traz em seus escritos, o psicodélico, o estranho, aquele sentimento de será que o personagem tá paranoico ou eu que estou? Adorei os detalhes de cada conto, cada um nos dando uma perspectiva diferente. Peças de reposição, Humano é e o Passageiro habitual trazendo mundos e vidas alternativas pros personagens e como eles lidam com isso, como se dá a aceitação ou não dessa nova realidade. O fabricante de gorros e o enforcado desconhecido trazendo a coisa da paranoia e da suspeita, são super rápidos de ler, porque ficamos na ânsia de saber o desfecho dessas histórias. Também me chamaram atenção Foster, você já morreu e a coisa-pai por ser a primeira vez que encontro personagens crianças e como ele conseguiu colocar essa angústia e imaginário infantil nesses contos.

TaiRomero 03/01/2024

Num geral, gostei
Me senti assistindo uma temporada de black mirror. gostei, mas não me apeguei mto a nenhum conto. quero ver a adaptação agora.

Erick Simões 06/12/2023

Vale a leitura
Eu gostei dos contos, a maioria são bem legais, claro que alguns se destacam bem mais que os outros, mas todos são leituras agradáveis e divertidas.

Paulo Henrique 23/11/2023

"Sonhos Elétricos" é uma coletânea de contos escritos por Philip K. Dick que foram adaptados para a TV pelo Channel 4 em 2017 e disponibilizado pela Amazon Prime Video em 2018. São dez contos escritos por Dick no período de 1953 a 1955, todos escritos no início de sua prolífica carreira (ele morreu em 1982 e ainda escrevia). Alguns dos contos me lembraram muito os episódios de Além da Imaginação, mas todos já mostram um pouco do DNA de PKD. Até os contos mais fraquinhos são bons, mas deixam um pouco a desejar para quem curte os romances do autor.
As adaptações da série televisiva são bem diferentes dos contos originais, todos foram bem modificados (a ponto de eu achar que mudaram até a essência da história) e ambientados em mundos futuristas, e não me agradaram. Uma das características que mais gosto nas histórias do PKD é que (pelo menos na minha cabeça) todos se passam em um mundo com a cara e todo o charme dos anos 50 e 60, um "futuro retrô". Infelizmente, desde que Ridley Scott adaptou "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" para criar Blade Runner, todo mundo também quer "atualizar" PKD.

Contos:
Peça de exposição [Exhibit piece] (1954)
Autofab [Autofac] (1955)
Humano é [Human is] (1955)
Argumento de Venda [Sales pitch] (1954)
O Fabricante de Gorros [The hood maker] (1955)
Foster, você já morreu [Foster, you're dead"](1955)
A coisa-pai [The father-thing] (1954)
O planeta impossível [The impossible planet] (1953)
O passageiro habitual [The commuter] (1953)
O enforcado desconhecido [The hanging stranger] (1953)
Carla.Floores 23/11/2023minha estante
Me interessei, vou ler esse também. E depois conferir as adaptações. Eu tô sentindo exatamente esse retrô n"O Tempo desconjuntado" principalmente quando alguém acende um cigarro num ambiente fechado, pelos modelos de carro e instituições públicas. É interessante isso de levar a gente pro tempo e espaço da trama.

Paulo Henrique 24/11/2023minha estante
Oi Carla, eu gostei muito de "O Tempo Desconjuntado", mas sou suspeito pois PKD é meu escritor de ficção científica preferido. Acho que vale a pena conferir "Sonhos Elétricos" sim, depois me conta o que achou. Boa leitura!

ac_rodrigos 08/11/2023

Absurdamente genial!!!!!!!!!
Cara a escrita desse maluco é de outro mundo, eu achei esse livro por acaso e tô surpreendida, do começo ao fim, os contos te instigam a serem devorados, e você nunca está 1 passo a frente, muito pelo contrario...

Brenda.Rosa 02/11/2023

Sou péssima pra fazer resenha, só posso dizer que amei praticamente todos os contos.
Como em todo livro de K Dick, você se perde num mundo irreal (mais passível de se tornar realidade as vezes) e começa a questionar a sua própria realidade.
Já li outros 2 do autor e posso dizer que esse foi o mais leve na "viagem" kkkkk e pode agradar até quem não curte tanto o tema...

Tudo que mais amo num livro é quando ele leva minha mente a lugares e possibilidades que eu NUNCA poderia imaginar e é por isso que amo ficção científica ?

MWeirich 01/11/2023

O livro traz uma série de contos de ficção científica. Todos muito bons, trazendo críticas à sociedade, ao consumismo desenfreado.

Adorei a maioria dos contos, entretanto alguns, achei que poderiam ser um pouco mais coerentes ou terem um final mais completo.

Mas recomendo que leiam, pois o livro traz perspectivas prováveis para o futuro da humanidade. Gostei muito mesmo!

ma. 23/10/2023

No geral, bom. amo a escrita do philip e os contos todos tinham muito potencial. alguns foram incríveis, outros foram uma certa perda de tempo, mas no geral valeu a pena.

os contos que mais gostei foram: peça de exposição, humano é e o planeta impossível.

Gustavogl 27/09/2023

A ficção científica é um campo bem amplo. Ela pode ser o enredo ou o personagem. Philip K. Dick faz muito bem ambos. Ele conduz a gente através do seu mundo e a gente se enxerga naquela possibilidade. A gente já viveu aquele dilema. "Sonhos Elétricos" possui contos sutis e avassaladores. Com viradas espetaculares ou uma monotonia monocórdia que te deixa em transe.

Rafael1082 04/09/2023

Humano és
Um ótimo livro pra quem quer iniciar na leitura ou quem apenas busca um livro mais leve. Se fosse pra resumir em poucas palavras a temática em comum nos 10 ótimos contos eu diria que é o que de fato nos torna humanos e como a tecnologia melhora ou distorce essa humanidade, o autor consegue nos imergir dentro de cada universo com poucas linhas, e apesar de ser uma leitura leve e divertida, cada conto é muito reflexivo e com muitas camadas.

Batista 22/08/2023

Um dos meus preferidos
Phillip Dick é capaz de criar universos ao mesmo tempo distópicos e muito familiares. Ele trabalha como ninguém o conceito de ?das Unheimlichen? de Freud onde o sinistro se instala no familiar cotidiano. Ele humaniza os atos e ações das personagens e traz para perto o próprio sentido do Humano. Perfeito.

Jack 18/07/2023

Li os contos acompanhando a série do Prime Vídeo, existe um pouco de diferença mas tem a mesma proposta
Os finais são geniais, gostei muito, leitura rápida.

Allison 04/07/2023

Boa coletânea, porém seria mais proveitosa caso houvesse um unidade maior entre os contos
Assim como qualquer coletânea de contos eles irão flutuar em qualidade, ainda mais quando essa coletânea não tem a pretensão de por os melhores contos do autor, e sim aqueles que foram adaptados para uma serie televisiva (com direito a alguns comentários dos roteiristas dos episódios da serie, alguns, comentários no caso, chegam a ser melhores do que o conto em si).
Dito isto, é muito fácil ser fisgado pelo livro, pois, ao menos para mim, as duas primeiras historias são as que mais se aproximam da essência do que é ler uma obra de PKD, aquela, por vezes, coisa meio quadrada de humanos e máquinas, que na perspectiva do autor ganha ares filosóficos, sendo assim os meus favoritos da edição (Peça de Exposição e Autofab), outros dois que merecem destaques são o quarto e o oitavo (Argumento de Venda e O Planeta Impossível) o primeiro relata um possível futuro onde a população é bombardeada pela propaganda e o segundo trás um questionamento sobre o peso do passado na vida de uma pessoa.

FERES. D. 24/06/2023

Livro de contos
O livro tem uma série de contos bem ao estilo PKD mesmo. Nesse ponto é ótimo! Mas por ter pequenas histórias o torna bastante superficial no quesito personagens? sempre fica uma sensação de ?bem, e o que aconteceu depois?? Não é muito pra mim!

Letiz 05/06/2023

FOI INCRÍVEL!
Comecei a um mês, infelizmente a faculdade me atrapalhou em continuar, peguei agora de novo e continuar foi perfeito, já que o livro é composto de contos.
Philip K Dick, foi a descoberta mais demorada e surpreendente que eu poderia ter, com certeza pretendo ler outros.