Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Thayna Cursino 13/06/2022

Sonhos Elétricos
Nunca tinha lido nada do Philip. K. Dick, fui com muita expectativa para esse livro, e confesso que não adorei todos os contos. Mas vale a pena a leitura.

Minha classificação dos contos:
9 - O fabricante de gorros;
10 - Autofab.

Thiago 18/01/2023

Ficção ou psicologia?
Philipi K. Dick usa de sua criatividade inigualável para criar historias excêntricas, com os mais diversos gêneros e temas, mas sempre com o enfoque na mente e nas relações humanas. Mais do que ficções, são análises, predições e críticas sócias que nos fazem refletir?

O que é melhor: meu marido abusivo ou uma "réplica" carinhosa?
O que realmente desejamos?
O quanto somos capazes de suportar dessa sociedade consumista e vazia?
Até que ponto vamos ser obrigados a seguir um estilo de vida ditado pelas grandes corporações?
Seria eu um anti-P?

L'Abbate 16/06/2022

Gostei
8.05 - Peça de Exposição
6.30 - Autofab
7.05 - Humano É
7.45 - Argumento de Venda
7.15 - O Fabricante de Gorros
8.10 - Foster, Você Já Morreu!
7.80 - A Coisa-pai
7.10 - O Planeta Impossível
7.90 - O Passageiro Habitual
7.80 - O Enforcado Desconhecido

Gostei, foi a minha primeira experiência com o autor. Não sou muito fã de ficção científica e a escrita não me prendeu muito em alguns contos, mas achei todas as premissas bem interessantes, ainda que os finais sejam um pouco previsíveis em alguns casos. O PKD tem bastante coisa publicada e eu pretendo ler mais livros dele no futuro ???

Well 18/10/2022

Uma Incrível Coletânea de Contos do Mestre
Philip K. Dick é um dos grandes nomes da ficção científica e da literatura como um todo. Suas histórias eram permeadas por um questionamento que o perturbava pessoalmente: o que é real? E o que define ser um humano?
Nessa coletânea de contos. Nomeada de. Sonhos elétricos, o leitor encontra essa e outras perguntas perturbadoras, em dez contos publicados no início da carreira de PKD. Apesar de serem textos mais antigos, o livro só foi organizado em 2017, depois que essas histórias foram adaptadas para a série Philip K. Dick?s Electric Dreams, uma antologia no mesmo estilo de Black Mirror. Feita pela Prime vídeo.
No geral, os contos são impressionantes.
A estranheza e a noção distorcida de realidade, típicos de PKD, estão presentes, mesmo que um pouco mais diluídos ao longo de cada conto. Mesmo sem um fim impressionante, as histórias valem a pena pelo seu desenvolvimento e especialmente pelo conceito por trás de cada um. É difícil classificar qual é o melhor. Pois cada um é único e aborda assuntos diferentes. No entanto, deixo a menção honrosa, para o meu top 3. O Passageiro Habitual.
O Planeta Impossível e o Argumento De Venda.
Entretanto, para quem nunca leu nada do autor. Deve começar por essa Coletânea. A inegável genialidade de PKD está presente, e a leitura dos contos vale muito a pena.

Melissa 17/11/2021

Não é sobre tecnologia
Ainda sinto um certo "medo" de ler ficção científica, mas é só besteira da minha cabeça.
O futurismo é um plano de fundo
Mas o que realmente importa são as ações humanas
Uma ficção científica, assim como qualquer outro clássico fica para história por se relacionar com o que é ser um humano, como as experiências contidas no livro em questão se relacionam com a humanidade de uma forma mais ampla.
Seres humanos são seres criativos que criam coisas incríveis mas acabam tendo dificuldades para lidar com suas criações.
Estamos preparados para a evolução de nossa tecnologia? A terra está preparada para um animal tão autodestrutivo como o humano?
Ótimo livro.

Gabriel1994 23/04/2023

Eletric Dreams
Mais uma Coletânea de contos do mestre Philip K. Dick concluída com sucesso e gostei muito da leitura de Sonhos Elétricos!

É difícil avaliar coletânea. Eu sempre digo isso, pois é como garimpar. Você vai ter contos que vão de ruins a excelentes.

Em Sonhos Elétricos tiveram contos muito, muito bons mesmo.

Os contos A coisa-pai e Autofab são velhos conhecidos que li em uma outra coletânea de contos do autor. Muito bom reler esses contos. Fermentar ainda mais o favoritismo de A Coisa-Pai como um dos melhores contos lidos do autor e dar uma segunda chance para compreender melhor o que PKD quis dizer com Autofab.

Os contos que mais se destacaram foram:

Peça de Exposição, Argumento de Venda, O Fabricante de Gorros, O Planeta Impossível e A Coisa-Pai foram os melhores contos lidos por aqui.
Autofab, Humano É e O Enforcado Desconhecido foram contos bons.
Os contos Foster, Você Já Morreu e O Passageiro Habitual foram os patinhos feios dessa seleção de contos.

É incontestável a magia, habilidade e dom (ou seja lá como você queira chamar) que Philip K Dick tem para em pouquíssimas palavras e páginas acessar e conquistar o leitor. PKD tem uma escrita muito ilustrativa! Quando eu digo que ele te puxa pra dentro da história em poucas palavras é real! O conto O Planeta Impossível é a prova disso! É uma história bem curtinha com pé e cabeça que transmite um drama, filosofia, contexto, inicio e conclusão como um romance completo e você compreende aonde o autor quis chegar e o que ele quis dizer com isso.

A cada história, romance ou conto que eu leio desse escritor fico mais fã ainda!

É um autor que você precisa se permitir viajar nas ideias que ele joga na sua mente. Ideias que vão te fazer viajar mesmo! Vaguear pela ficção com histórias para além da caixola, mas na realidade mesmo, você nunca vai ter deixado de estar com os pés cravados no chão. Ele faz isso! Joga sua mente longe e faz você perceber que dentro daquela história que parece distante e muito fictícia tem elementos, aspectos e situações que são um reflexo do que está a sua volta. Na realidade para além do livro. Em muitas histórias o objetivo de Phil é criticar e levantar preocupações e reflexões sobre a sociedade de sua época ou o ser humano em si. Explorando os diversos aspectos do que é humano e o que é ser humano em sociedade.

Acho que nem o próprio PKD imaginava que falando sobre o que é humano conversaria com a eternidade e levantando reflexões sociais selaria seu casamento com a atemporalidade. Contos que o autor usou para criticar a sociedade da década de 50 tem uma linguagem, através da ficção cientifica que, loucamente, consegue trazer esse lance do atemporal.

PKD é bizarro! (No bom sentido) incontestavelmente um dos mais o usados de sua época e um dos escritores mais mirabolantes da literatura!

Sonhos Elétricos é um excelente livro digníssimo de 5 estrelas favoritado!
Brujo 23/04/2023minha estante
Excelente análise!!! Esse está na minha fila de leitura!

Gabriel1994 23/04/2023minha estante
Os contos são muito bons! Recomendo.

@tigloko 06/02/2021

Uma ótima primeira experiência com PKD
Foi um livro que de início não embarquei nas histórias. Aos poucos me acostumei com o estilo do autor, de te jogar no meio e ir se situando ali. Mas depois foi só sucesso.

São 10 contos no livro, gostei da maioria deles. Destaque para Argumento de Venda, que tem como tema central a propaganda e o consumismo. É muito atual esse conto, por mostrar que a todo momento somos bombardeados com anúncios de coisas das quais não precisamos e não temos como fugir disso. E O Enforcado Desconhecido, que foi o último conto mas foi pra fechar com chave de ouro. Fala sobre um corpo enforcado no meio da praça da cidade e o nosso protagonista parece ser o único a se importar com o fato. Como tema principal a alienação e a percepção do que é real.

Fora a ficção científica em si, o fator humano das histórias é o grande diferencial. A forma como os personagens interagem entre si é realista, faz com que você mergulhe naquelas histórias por ser fácil de associar com a vida real. Sem contar os temas encontrados nas histórias como por exemplo consumismo, propaganda, clonagem, alienação, privacidade. Mesmo escritas a tanto tempo, continuam relevantes por serem temas universais.

Enfim, outro autor que conheci esse ano e já quero mais dos seus mundos.

Fernando Lafaiete 05/11/2020

Sonhos Elétricos - Philip K. Dick | Assustador, genial e necessário.
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em https://www.mundodasresenhas.com.br/

Como se fundir em uma maré, Sonhos Elétricos, a coletânea de contos de Philip K. Dick, possui a capacidade ímpar de se sustentar entre narrativas muito diferentes e ao mesmo tempo muito semelhantes entre si. Com realidades que se sobrepoem a simples narrativa ficcional do gênero o qual o autor se consagrou, a obra se desenvolve de forma bastante reflexiva, assertiva em suas críticas tanto políticas quanto sociais, e por que não dizer por vezes absurdas? Navegando em temas  como viagens espaciais e intergalácticas, invasões alienígenas, e a manipulação midiática que alimenta os consumos desenfreados da humanidade, Philip K. Dick entrega um conjunto de histórias fascinantes e assustadoras que projetam futuros não muito animadores.

Colocando em cheque nossa capacidade de assimilação, o autor altera com muita agilidade nossas percepções quanto leitores, nos jogando em um mar de questionamentos que enriquecem as narrativas, trazendo profundidade ao desenvolvimento, mesmo que muitas vezes os contos possam parecer incompletos. A inversão proposta pelo autor, que distorce as realidades e emoções dos personagens, funciona como artíficios imersivos muito bem inseridos, nos deixando embasbacados com sua acidez, ironias e ferocidade em que escolhe narrar as histórias encontradas em Sonhos Elétricos.

Composto por 10 contos, com introduções dos roteiristas que adaptaram as insanas explanações ficcionais de Dick para a elogiada série da Amazon Prime - Eletric Dreams - Sonhos Elétricos é uma boa pedida para quem deseja não apenas começar a ler o autor, como também para quem deseja iniciar a jornada pelo magnífico mundo das ficções-científicas. Os contos são fáceis de serem lidos e entendidos. Todos são de um alto nível de qualidade e todos abordam temas que esbarram sempre em assuntos que parecem ser recorrentes no portfólio do aclamado escritor. Que tipo de seres humanos desejamos ser? Até que ponto o avanço tecnológico pode ser de fato benéfico à sociedade?

Muito diferente de Eu, Robô de Isaac Asimov, Sonhos Elétricos me conquistou pelo estranho, pelas indagações metafóricas e pelos desfechos em sua maioria espetaculares. Gosta de Black Mirror? Então com certeza irá se apaixonar pelas realidades de Sonhos Elétricos.

Equizofrênico, paranóico, depressivo e um verdadeiro gênio. Philip K. Dick é o tipo de autor que precisa não apenas ser lido, como precisa ser apreciado. Nos desafia, nos enriquece intelectualmente e nos faz imergir em narrativas poderosas que nos confunde e nos fazem temer o futuro. Conforme mencionado no parágrafo anterior... Que tipo de humanidade desejamos ser? Um questionamento que permanece mesmo horas depois de eu ter terminado a leitura. Sonhos Elétricos não é nada menos que uma obra espetacular que você não pode deixar passar.
Andressa Menezes 05/11/2020minha estante
Ótima resenha, Fernando! Eu acho esse livro incrível! ?

Fernando Lafaiete 05/11/2020minha estante
Por algum motivo seu comentário desapareceu pra mim Dessa (Skoob e suas palhaçadas rsrs). Eu gostei bastante também, e já tenho outros dele no Kindle para ler. :)

Andressa Menezes 05/11/2020minha estante
Pelo site tá assim com esse bug. Tenta pelo app! Que bom que gostou! Se você não tiver ainda, indico uma outra coletânea dele chamada Realidades Adaptadas. Muito bom. ?

Fernando Lafaiete 06/11/2020minha estante
Esse eu já tenho no Kindle também Dessa. Acredito que assim como você vou gostar bastante também. :)

Marcio.Rocha 20/08/2021

Primeiro contato com PKD
Contos normalmente não são muito profundos, né... Então, o PKD foi pra mim uma bela exceção. Livrão!

Jess 26/02/2020

Sonhos elétricos é uma coletânea com 10 contos do autor que inspiraram a série Electric Dreams. Os contos estão na mesma ordem da série e cada um tem um prefácio de quem produziu a adaptação .

Esse foi o meu primeiro contato com um obra do autor, lendo e assistindo simultaneamente. Fiquei anestesiada! É espantoso ver como uma história tão grandiosa foi escrito por alguém que morreu antes mesmo de eu nascer, e agora tantos anos depois, eu estou vivendo o "futuro" e mesmo assim é inovador .

Outro ponto positivo foi os comentários dos produtores, além de conhecer as histórias, li relatos de fãs do K. Dick, como cada conto foi importante e moldou quem eles são .

O contos são independentes, traz histórias sobre realidade virtual, autonomia robótica, invasão alienígena, mutantes, ameaça de guerra, viagens espaciais, cidades invisíveis, avanços tecnológicos e sobre nós lutando contra nós mesmos .

Todos os contos trazem uma carga de críticas e reflexões. Sobre o quanto o avanço tecnológico será maior do que a humanidade, o quanto iremos permitir tirar nossa individualidade, o quanto podemos avançar, até onde iremos. Mas o mais fundamental: o que nos torna humanos? Qual é nossa essência? .

Não teve um conto ou um episódio que eu não tenha gostado. Alguns me surpreenderam mais que outros, mas todos me deixaram questionamentos e acrescentaram na minha essência .

O conto que mais mexeu comigo foi O ENFORCADO DESCONHECIDO, em que Loyce percebe um homem enforcado na praça, mas parece que ninguém ao redor está notando. Aos poucos ele percebe que aquele é um sinal pra algo muito maior que está acontecendo .

O episódio que eu mais gostei foi THE FATHER THING, uma vibe terror anos 80, Charlie e o pai presenciam uma chuva de meteoros e ao voltar pra casa ele descobre algo que vai mudar sua vida .

Se você é uma pessoa mais crítica com adaptação, escolha ler ou ver essas histórias. A adaptação não é 100% fiel, mas traz toda a essência e na maioria dos casos até expande a proposta do autor. O livro é MUITO BOM, a série é tão bom quanto e em alguns pontos até melhor!

site: www.instagram.com/saymybook
Agnaldo Alexandre 02/07/2020minha estante
Olá, tudo bem? Você sabe que postou a resenha no livro errado né. Do PKD é infinitamente melhor e outra coisa.

Jess 03/07/2020minha estante
Oi. Uai, não. O livro é Sonhos elétricos.....

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Oi. Então, peço desculpas, esse bug permanece desde a antiga versão do app, ele troca as vezes o livro mas não o comentário. Lembro de quando li esse, aparecia no meus livros livros o do Moraes. Coisa estranha.

Agnaldo Alexandre 03/07/2020minha estante
Claro, apareceu para mim quando vi sua publicação.

Jess 03/07/2020minha estante
Ahhh sim

Fred Vasconcelos 29/05/2022

Contos escritos na década de 50, só exemplificam o quão genial Dick era.
Obs.: Reúne os contos da série da Amazon Prime, "Electric Dreams”.

Peça de exposição (Exhibit Pitch) (1954) :
Trata do tema do mundo paralelo, mas fazendo uso da nostalgia por uma época não vivenciada. No futuro, o funcionário de um museu cuida da exposição do século 20, tempo no qual sonha em viver. Então, ele encontra uma falha espaço-temporal

Autofab (Autofac) (1955) :
Achei esse difícil de compreender na primeira vez que o li, apesar de gostar do tema mundos pós-apocalípticos. Estamos em um mundo onde a guerra devastou a Terra e as máquinas-robô construíram suas próprias fábricas que só produzem as necessidades dos poucos humanos restantes.

Humano é... (Human is) (1955) :
Uma mulher vive com o marido completamente viciado em seu trabalho. Sua esposa, completamente desesperada pelas reações cruéis do marido que também é um cretino com seu filho, quer se divorciar dele depois de sua viagem a um planeta por seu trabalho. No entanto, ao retornar desta viagem, o marido mudou completamente de personalidade, tornou-se muito simpático e amigável com sua esposa e filho.

Argumento de venda (Sales Pitch) (1954) :
Novamente em um universo mais futurista a um homem constantemente perseguido por propagandas de robôs que falam diretamente aos cidadãos. O personagem faz você sentir o peso que ele carrega e ele não tem escolha a não ser sofrer. Dick diz muito em poucas linhas.

O fabricante de gorros (The Hood Maker) (1955) :
Gostei da atmosfera deste conto em um mundo onde o pensamento é constantemente monitorado. Dick explora um universo futurista, sem deixar de olhar para a nossa sociedade contemporânea, uma mistura muito boa entre thriller e ficção científica. Levanta uma questão essencial para o autor: somos realmente seres humanos se não nos é permitido pensar por nós mesmos?

Foster, você já morreu! (Foster, You're dead !) (1955) :
A Guerra Fria deixa a população totalmente paranoica. O Estado aproveita então o medo dos cidadãos para ganhar muito dinheiro nos bunkers, lançando regularmente novos modelos e ferramentas para melhorar sua “segurança”.

A coisa-pai (The Father-thing) (1954) :
Esta notícia confirma a importância da imagem do pai na obra de Dick. Um pai gentil com sua esposa e filho que de repente muda sua personalidade.

O Planeta Impossível (The Impossible Planet) (1953) :
Adoro esse conto. Dick vai para um mundo ainda mais futurista onde a terra se tornou uma entidade mitológica (uma idosa quer voltar lá uma última vez antes de morrer, mas é informado de que a Terra nunca existiu. A velhinha com seu robô é bastante tocante porque sentimos toda a sua ansiedade.

O passageiro habitual (The Commuter) (1953) :
A possibilidade de um universo paralelo. O diretor de uma estação está tentando elucidar a existência de uma cidade que não está presente em nenhum mapa, mas para a qual um homem quer uma passagem de trem.

O enforcado desconhecido (The Hanging Stranger) (1953) :
Esta história demonstra de uma nova maneira um mundo tomado por uma entidade alienígena.

Eduardo Rockwell 07/08/2022minha estante
Compartilho da mesma opinião em Autofab! Reli umas 5 vezes o começo e parecia que era a primeira hahahaha

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 02/06/2023

É sempre difícil dar estrelas a um livro de contos, sempre há alguns que gostamos, outros não e foi exatamente o que aconteceu comigo, alguns contos me prenderam e eu só gostaria que tivesse mais páginas mas, outros me deram uma vontade danada de somente pular para o próximo, estou ansiosa para assistir a série.

Daniel Lucca 06/05/2021

PKD
PKD consegue como sempre em contos curtos criar universos completos e fazer com nos sintamos dentro dele... "sonhos elétricos" apresenta diversos contos questionando a natureza humana e a moral com muita ficção científica, histórias que poderiam ter sido escritas hoje pela manhã de tão atuais.

?Indo para casa ? com suas mentes amortecidas.?

Nathy215 31/05/2021

Sonhos elétricos
"PKD solta você de uma grande altura para dentro de seu mundo, sem dar nenhuna explicação nem pedir desculpas. Dentro da mente dele, as regras normais não se aplicam, e a velocidade vai de 0 a 100 num milissegundo, então é bom se manter alerta."
-Matthew Graham

Matthew resume bem a forma que eu me sinto ao começar um livro do PKD, uma confusão inicial, que só te deixa mais curioso pra saber O QUE RAIOS ESTA ACONTECENDO.

Simplesmente perfeito, gostei de todos os contos. O 1° conto amei, o jogo já esperado com passado e futuro, real e irreal, mas apesar de ser curto trás um final surpreendente, o que não se segue nos contos seguintes, porque você já está esperando kkk mas mesmo assim continua muito envolvente.
O 3° é bem simples e previsível, mas foi um dos meus favoritos, porque nos faz pensar bem no que somos e no que acreditamos.
Não dá pra comentar todos, mas todos valem a pena serem lidos.

Fiquei com muita vontade de ver a adaptação e fiquei feliz de ter lido antes, os episódios são bem diferentes e o livro na minha opinião é melhor, mas da pra curtir a série também.