Du musst nicht von allen gemocht werden

Du musst nicht von allen gemocht werden Ichiro Kishimi
Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Leandro 07/04/2024

Simplório
O livro apresenta algumas ideias de relacionamento interpessoal, mas é tem ideias que parecem ser simplórias. Apesar de algumas coisas poderem ser aplicadas, o livro faz um reducionismo da vida tão grande que beira o absurdo.

Em geral, é um livro onde a discussão vai do nada pra lugar nenhum.

Debora368 05/04/2024

Minha expectativa estava alta demais
Comecei a ler esse livro com uma expectativa alta demais. Achei os conceitos simplistas como se fosse algo enlatado.
Parte do livro é bom mas no fim o conceito é do viver aqui e agora.
Me decepcionei e embora me trouxe algumas reflexões necessárias, não achei que valeu a pena. Cansativo.

Renata 30/03/2024

É uma forma totalmente nova de ver a vida. Uma filosofia diferente de tudo que eu já tinha visto. Vale a pena a leitura e com certeza foi um livro que me fez refletir e mudar minha maneira de ver o mundo.

Emerson318 29/03/2024

Achei bem chatinho. Não o tema, mas a forma. Recomendo a fonte do formato. Vão direto aos diálogos de Platão, Sócrates. Vão ganhar mais, acreditem.

Liceli 29/03/2024

O trauma não te define
A obra fala sobre uma linha de filosofia/psicologia desenvolvida por Adler.
O livro é um diálogo entre um filósofo e um jovem questionador e insatisfeito com a própria vida, que busca respostas pra felicidade, socialização e realizações pessoais.
Confesso que filosofia não é algo que me desperte muito interesse. Mas as ideias propostas por Adler me fizeram refletir e até sentir um certo alívio sobre viver comigo e com as outras pessoas.
Para resumir, vou deixar um trecho que resume bem tudo que foi lido aqui:
?Portanto, dance os momentos do aqui e agora e viva intensamente. Não olhe para o passado nem para o futuro. Viva cada momento completo como uma dança. Você não precisa competir com ninguém nem ter um destino. Se estiver dançando l, chegará a algum lugar?.

Isa 26/03/2024

Esse livro de fazer ter meio e um insiths e sua cabeça explode.
Com certeza futuramente irei reler, para ter uma outra perspectiva e outras análises que não tive com essa primeira leitura.
Não é um livro fácil de ler, você precisa se concentrar, parar um pouco para absorver tudo o que foi falado.
Mas vale super a pena a experiência dessa leitura.

Agatha 26/03/2024

Excelente
Nunca tinha ouvido falar em Adler, achei os conceitos extremamente interessantes e a forma como são explicitados é excelente.

O livro é de fácil compreensão, te fazendo reler e repensar alguns conceitos, bem como a forma de encarar a vida.

Achei a leitura fácil, útil e interessante, pretendo aplicar os conceitos e reler num futuro próximo.

Carol Ribeiro @carolcombina 24/03/2024

Complexo, mas útil
Quando li o título, acreditava que seria no estilo de A SUTIL ARTE DE LIGAR O 🤬 #$%!& porém é completamente diferente.
Ele aborda a teoria Adleriana sobre comportamento humano, felicidade, expectativas de vida e realização pessoal.
Descreve os diálogos entre um filósofo e um jovem um pouco rebelde e questionador. Achei o formato de perguntas e respostas (todo o livro se passa nesse formato) um pouco massante.
Por vezes me perdi e precisei reler os parágrafos mais de uma vez para realmente compreender o conteúdo.
Porém, gostei de algumas teorias e correlacionei com várias situações e aspectos da minha vida. Notei que já apliquei as premissas de Adler, antes mesmo de saber que se tratava de uma teoria filosófica e que existia denominação para estes "comportamentos".
O tema é interessante, talvez eu leia mais alguma coisa a respeito do tema, mas não leria nesse formato (algo pessoal que, a mim incomoda, mas para outro leitor pode ser normal).

Ana Carolina 23/03/2024

Um livro brilhante
Um diálogo instigante, um livro pra ser lido e relido algumas vezes na vida! Ilustra claramente que exercer a liberdade tem um preço e o preço dessa liberdade nos relacionamentos é desagradar algumas pessoas.

Manu 22/03/2024

Nunca tinha lido um livro sobre psicologia e filosofia, acho que escolhi uma forma errada de ler, intercalando com outras leituras. Esse é o tipo de livro que tem que prestar atenção nos "ensinamentos" dele, por mais que eu não concorde com alguns. Vale uma releitura!

Jandielson Neves 21/03/2024

Diálogo filosófico
?Você só se sente incapaz de mudar porque está tomando a decisão de não mudar.?

Uma leitura leve e reflexiva. Em vários momentos nos percebemos no lugar do jovem curioso e ansioso por uma mudança de vida.

Rafaela.Sousa 18/03/2024

Um livro instigante, traz ensinamentos importantes que nos faz questionar se estamos vivendo da mesma forma que o jovem do livro, se importando com a opinião dos outros é esquecendo de ser feliz. Algumas partes foi desafiadora para mim, para entender melhor sobre a psicologia adleriana, mas nada que não dê para compreender!

Todos deveriam ler!

Mariana.Steiak 18/03/2024

Reflexivo?
Foi uma leitura bastante proveitosa, me atribuiu definições a diversas coisas que já tinha vivido, e que também observava ao meu redor.
Aprendi como lidar com certas situações emocionais, e o principal ensinamento, que levo e aplico, é a psicologia da coragem. Que se pode, e deve, estar aberto as mudanças? Basta ter coragem pra dar o primeiro passo!

Mila 17/03/2024

Concordo e Discordo...
... De muitas coisas, mas tive muitos insights interessantes durante a leitura.
Recomendo a leitura.