Du musst nicht von allen gemocht werden

Du musst nicht von allen gemocht werden Ichiro Kishimi
Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Jandielson Neves 21/03/2024

Diálogo filosófico
?Você só se sente incapaz de mudar porque está tomando a decisão de não mudar.?

Uma leitura leve e reflexiva. Em vários momentos nos percebemos no lugar do jovem curioso e ansioso por uma mudança de vida.

Rafaela.Sousa 18/03/2024

Um livro instigante, traz ensinamentos importantes que nos faz questionar se estamos vivendo da mesma forma que o jovem do livro, se importando com a opinião dos outros é esquecendo de ser feliz. Algumas partes foi desafiadora para mim, para entender melhor sobre a psicologia adleriana, mas nada que não dê para compreender!

Todos deveriam ler!

Mariana.Steiak 18/03/2024

Reflexivo?
Foi uma leitura bastante proveitosa, me atribuiu definições a diversas coisas que já tinha vivido, e que também observava ao meu redor.
Aprendi como lidar com certas situações emocionais, e o principal ensinamento, que levo e aplico, é a psicologia da coragem. Que se pode, e deve, estar aberto as mudanças? Basta ter coragem pra dar o primeiro passo!

Mila 17/03/2024

Concordo e Discordo...
... De muitas coisas, mas tive muitos insights interessantes durante a leitura.
Recomendo a leitura.

Mila105 16/03/2024

Uma sessão de terapia
"Não importa o que tenha ocorrido em sua vida até este ponto. Isso não deve ter qualquer importância em como você vai viver a partir de agora. Você, vivendo no aqui e agora, é quem determina sua própria vida".

Em cinco noites ocorre um debate entre um jovem e um filósofo que defende as ideias de Alfred Adler.

Em muitos momentos você não concorda ou entende o argumento do filósofo, então o Jovem pergunta ao filósofo exatamente o que você tava pensando e tudo se esclarece.

Mas, você ainda não consegue engolir aquela verdade por inteiro.
Porém, ao passar dos dias acontecem situações que te fazem testar a perspectiva do filósofo.
E algo diferente acontece:
Você sente leveza. A verdade dói e te liberta.

Específico?
É porque aconteceu comigo.

Por ser uma estrutura diferente, de só diálogos e diálogos, chega momentos a ser cansativo.
Mas, por o jovem sempre está a tentar refutar o filósofo, você analisar o contexto geral. Não é um livro que te faz só aceitar o argumento, ele te faz ver além, com um olhar crítico.

Aos poucos pois não é possível se assemelhar tudo de uma vez.

Como o título, fala sobre se desprender de viver para agradar as pessoas. Mas, comparando a uma sessão de terapia você começa querendo resolver um problema, mas resolve outros que nem sabia que tinha.

?Não se trata de como o mundo é, mas de como você é?

Thâmara 13/03/2024

Que livro fantástico! Narra um diálogo entre um jovem e um filósofo, que o ensina sobre a psicologia de Adler. Através dessa psicologia o filósofo nos faz pensar sobre limites nas relações, saber o que pertence a nós e o que pertence ao outro, fala ainda sobre ver o mundo e viver a vida com o nosso próprio olhar e não sob o olhar de terceiros. Além de reflexões sobre autoestima, felicidade, autoaceitação, relações interpessoais; ele nos leva ao pensamento do viver o aqui e agora. É uma leitura bem fluida no geral, mas com reflexões bem profundas. Gostei bastante, vale muito a pena.

Camila1486 13/03/2024

?A coragem de ser feliz também inclui a coragem de ser detestado e de agir sem se preocupar em satisfazer as expectativas dos outros.?

?Se eu mudo, o mundo muda. Ninguém mais mudará o mundo para mim.?

Que leitura intensa, magnífica! Em vários momentos do diálogo entre o jovem e o filósofo, me senti como se estivesse presencialmente. Questionamentos em que me identifiquei bastante, uma leitura que faz pensar e uma lição maravilhosa para a vida. Vale a pena ser lido.

Malu Aragão 12/03/2024

A coragem de não agradar
Esse livro me pegou de tantas formas. É uma leitura completamente diferente do que estou acostumada a ler. Normalmente leio livros que o autor "conversa" com o leitor, nesse livro eu li a conversa entre duas pessoas (um filósofo e um jovem)
Demorei bastante de terminar a leitura, não pelo conteúdo, mas por ter dificuldade de me apegar a escrita.
O livro em si, me fez questionar opiniões, trazendo muitas reflexões relevantes, me deixou pensativa a cada capítulo e isso me fez querer ler cada vez mais.

Carine Rocha 11/03/2024

As pessoas não vivem para satisfazer as suas expectativas
Mesmo que você não seja um perdedor, mesmo que esteja sempre vencendo, se você se colocou em competição, jamais terá um momento de paz [...] A psicologia adleriana, se inspira em visões filosóficas para afirmar que ?todos os problemas têm base nos relacionamentos interpessoais?. Uma pessoa sem harmonia de vida verá apenas a pessoa que a detesta e julgará o mundo com base nela. Em resumo, este livro mostra que: "Filosofia não se refere à ?sabedoria? em si, mas ao ?amor pela sabedoria?, no qual o importante é o processo de aprender o que não se sabe, para alcançar a sabedoria.

Viviane Fontes 07/03/2024

Diego Almeida @diegoalmeida999 06/03/2024

Traz conceitos interessantes
Bons conceitos e busca tratar o tema do livro de em forma de Diálogos bem como Platão fez em seus escritos sobre Sócrates. Acabei lendo um pouco mais lento do que o normal devido a forma de escrita e as quebras as vezes bruscas na narrativa. Porém é um bom livro com reflexões interessantes. E por fim foi bom conhecer a psicologia de Adler a qual nunca havia tido contato.

Laura 05/03/2024

Livro de fácil leitura e apesar de um pouco repetitivo, é leve. Boas ideias e bons pensamentos que podem fazer sentido e auxiliar em muitos pontos, entretanto, ainda acredito que não caiba a 100% dos indivíduos.
Ainda assim, em vários âmbitos há boas reflexões!
E vamos viver o aqui e o agora. (E sermos felizes)

Talita426 03/03/2024

Cansativo...
O livro em si é muito bom, tem um bom ensinamento e uma qualidade de leitura muito fluída para um livro de psicologia, porém é muita enrolação! Aprendi bastante coisa com o livro, da mesma forma que não aprendi nada! Eu não suporto livros de auto-ajuda, mas tentei dar uma chance a esse, para nunca mais! Pelo menos aprendi a lição de não agradar e separar as tarefas. A tarefa de abandonar o livro faltando 20 páginas para acabar foi minha.

sarahmila 02/03/2024

Realmente bom, a leitura fluiu demais. A cada capítulo me questionava sobre a veracidade do que li, mas logo fui obrigada a concordar com o filósofo.

Traz um ponto de vista da vida muito diferente do que estou acostumada a ver em livros. Acho muita informação para ser colocada em prática com facilidade, mas não deixa de ser muito interessante.

"A vida é uma série de momentos, que você vive como se estivesse dançando agora, em torno de cada instante passageiro".

Cíntia 02/03/2024

Esperava mais?
Eu não me empolguei com o livro.
Trata-se de uma conversa entre um filosofo e um jovem, aonde o filósofo trás várias questões sobre a vida. Como deve conduzir seus objetivos, a forma de tratar o outro.