A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

day 21/03/2020

Maravilhoso
Mudou muito minha visão da vida! Em alguns momentos discordei ,depois lia a próxima página e entedia o sentido .
Um livro que merece ser relido! Linguagem simples e fácil ! De uma profundidade imensa!
Murilo.Costa 11/05/2020minha estante
Quero muito ler também!!

day 24/12/2020minha estante
Muito bom??

Izabel 27/01/2021minha estante
Estou lendo. E já sei que vou reler. No meu caso o engraçado é que fui compreendendo e concordando com tudo, pois eu acredito muito que algumas leituras chegam na hora certa na nossa vida.

Larissa 16/12/2022minha estante
Acho também que ao longo do livro nós vamos tendo mais clareza dos conceitos

Camycurcio 20/12/2022minha estante
SIM MARAVILHOSOO

Amine.Monteiro 07/08/2023minha estante
Estou quase terminando
No início concordei com tudo, mas agora, não sei...

Cecilia420 24/03/2024minha estante
Não gostei, esperava uma leitura mais fácil. Se uma pessoa não conhece um pouco da psicologia, se perderia nesse livro. Achei chato de ler, cansativo e discordo em muitos pontos.

Dani Veiga 19/10/2022

Quase abandonei, mas não por ser ruim, por ser uma escrita em diálogo, que me incomoda, mas o livro em si é muito bom, trás percepções interessantes, sobre tempo e espaço, senso de comunidade e psicologia adleriana.
Rayssa 23/10/2022minha estante
Ja é a 3 vez que tento ler

Rayssa 23/10/2022minha estante
Leitura cansativa demais, estou quase abandonando tb.

Dani Veiga 25/10/2022minha estante
Mana achei que era só eu, porque vejo a galera falando maravilhosamente bem, e não que seja ruim, mas a leitura é muito cansativa mesmo..

Dani Veiga 25/10/2022minha estante
Vai insistindo, eu insisti muito tbm kk

Marceli.Machado 05/12/2022minha estante
Talvez valha a pena vcs refletirem sobre ?a meta? de vcs. Afinal, essa é a proposta (pelo menos inicial), não?
Quem está lendo com facilidade, tvz tenha uma ?meta? diferente.

Dani Veiga 07/12/2022minha estante
De fato Marceli, insistir talvez não seja tão necessário..

brandnewtear 03/01/2024

Paia
Eu naturalmente não gosto de livro de autoajuda, mas misericórdia... esse aqui é muito paia. não consigo encontrar palavra melhor pra descrever, e também não consigo me expressar mais do que isso. paia paia paia.
Keyla60 03/01/2024minha estante
Eu comprei pra ler kkk tinha que ter postado antes.

Keyla60 03/01/2024minha estante
Mas o que te leva a essa conclusão?

brandnewtear 03/01/2024minha estante
eu só criei meu skoob ontem, porém já faz uns meses que eu li, então vou tentar resumir: eu acho que ele trata com muita simplicidade coisas que não são simples. por exemplo, tem um capítulo que o filósofo diz que traumas não existem e dá a entender que é só "superar". qualquer adulto funcional sabe que a maioria das coisas na vida está fora do nosso controle, e é só fazer uma pesquisa rápida pra descobrir que qualquer trauma (mesmo os menores) modificam a química e o funcionamento do cérebro. sim, está em nosso poder buscar a cura pra esse tipo de coisa, mas afirmar que não existe, pra mim, é quase como dizer que "é só ser feliz". assim como você não diz pra alguém com a perna quebrada que é só andar, vc não diminui os desafios mentais de alguém a só superar. e tem muitos outros tópicos que me incomodaram, mas aí acho melhor vc tirar a sua própria conclusão :) talvez vc goste e discorde de mim!

Keyla60 03/01/2024minha estante
Esse ponto a qual me apresentou. Eu concordo com o que você apresentou. Eu até mesmo lido com traumas que mesmo com a terapia, ainda não sou totalmente curada. Então foi bem infeliz a colocação

Tha 05/04/2023

Não é o tipo de leitura que me cativa
Eu fiquei pensando durante quase toda a leitura que o autor poderia ter escrito de forma corrida e não em forma de diálogo, porque seria mais objetivo e, talvez, convincente, porém no final no posfácio um dos autores menciona que já existe um livro dessa forma, então esse foi escrito com esse novo modelo para causar esse impacto de nos imaginarmos na figura do jovem.

O livro traz as teorias e pensamentos do psicólogo Alfred Adler através de um diálogo entre um psicólogo (?seguidor? de Adler) e um jovem que está curioso com a forma de pensar do psicólogo. O jovem o refuta em todos os momentos e isso, muitas vezes, foi bem cansativo pra mim.

Sobre a mensagem passada, é possível tirar aprendizados de algumas passagens - gostei das ideias sobre complexo de superioridade, do reconhecimento, do desejo de satisfazer o outro, da contribuição com os outros, da separação de tarefas. Também existem ideias que não acho cabíveis - a questão do planejamento, do elogio, rejeição do trauma, a vida não ter um sentido.

No geral achei um livro muito repetitivo, não é algo que leria novamente ou recomendaria fortemente para alguém ler.
Dayse.Ariane 05/04/2023minha estante
Um livro que gostei demais sobre essa questão de agradar foi "O desejo de agradar outros". Gostei muito e recomendo fortemente.

Tha 08/04/2023minha estante
Oi, Dayse!
Ah, que legal! Obrigada pela indicação! ??

Dayse.Ariane 08/04/2023minha estante
Oi, de nada. Tem uma resenha dele aqui no meu perfil do skoob, caso queira ler, fique a vontade ?.

Thaty Oliveira 21/01/2022

O melhor diálogo sobre liberdade que você vai ler
A coragem de não agradar consegue fazer coisas complicadas serem simples através de um diálogo entre um jovem e um filósofo que debatem de igual pra igual, afinal de contas eles tem um relacionamento horizontal.
Sim, um relacionamento horizontal como é definido no próprio livro é um relacionamento em que cada um tem suas tarefas muito bem estabelecidades e estão cientes disso.
Um dos melhores conceitos desse livro é sobre ter coragem em assumir as rédeas das suas tarefas e não das tarefas dos outros. É quase como um tapa na cara filosófico, necessário e enriquecedor. Recomendo.
Alícia 21/01/2022minha estante
Depois de 3 anos, o jovem ter tentado praticar as ideias de Adler, ele volta ao filósofo e dá continuidade à conversa. #acoragemdeserfeliz

Thaty Oliveira 21/01/2022minha estante
Siiim, eu quero muito ler a continuação, minha próxima leitura com certeza.

Alícia 30/12/2022minha estante
Muito bomm, eu li. E pretendo repetir logo logo.

thaismag 31/03/2022

Não tenho paciência pra ler esse tipo de livro mais, até tentei.
Prefiro meus romances e viver várias vidas em uma kkkk
Leandro.Conde 02/04/2022minha estante
Como você bem falou o romance estimula sua imaginação mas no fim das contas não acrescenta nada de real na sua vida como um livro de desenvolvimento pessoal é capaz de fazer. Mas concordo que sao tipos de leitura e objetivos diferentes.

thaismag 02/04/2022minha estante
Acredito muito que às vezes um romance faz mais pela cabeça de uma pessoa que um livro desse que todo mundo tá cansado de saber dessas informações na teoria.

Leandro.Conde 02/04/2022minha estante
Cansado de saber....acho muito vago, penso que é muito mais o que se consegue absorver e colocar em prática. Claro que não existe regra, cada um vive da maneira que julga melhor. Como por exemplo perdendo tempo com história fantasiosas.

Juh 04/05/2021

Introdução ao estudo de Alfred Adler
Durante cinco noites, um jovem desiludido vai ao encontro de um filósofo para debater assuntos como complexo de inferioridade, desejo de reconhecimento, baixa autoestima, raiva, autoaceitação e etc. A obra auxilia a se libertar da necessidade de agradar a todos e a lidar com bloqueios emocionais através da psicologia adleriana, que por sua vez é alinhada com a filosofia grega.
Alfred Adler foi um dos expoentes da Psicologia, e sua abordagem tem base no pensamento individualista (estudo das diferenças entre os indivíduos). Ao contrário de Freud que defendia um estudo etiológico (estudo das causas), Adler acreditava no estudo teleológico (focado no propósito de determinado fenômeno).
Adler entende que o trauma pode sim provocar alterações em nossa personalidade, mas que cabe a cada um escolher o que fazer com ele, pontuando que duas pessoas podem passar pelo mesmo problema e reagir de formas alternativas, o que torna essa experiência  subjetiva: "Mas existe um aspecto positivo na subjetividade: ela permite a você fazer a sua escolha".
beactress 04/05/2021minha estante
esse livro é incrível ?

Juh 12/05/2021minha estante
Concordo, Beatriz. Aprendi muito com ele! ?

Marcela290 02/06/2022

Livro incrível, mudou minha forma de pensamento de como olho para as coisas para as pessoas até como encaro as obrigações, todo mundo deveria ler
Cecilia 02/06/2022minha estante
Eu não terminei de ler a primeira noite e já estou achando incrível. Quero ler bem devagar pra fixar bem na cabeça.

Marcela290 02/06/2022minha estante
Eu demorei para ler 2 meses praticamente

Lucas_Callisto 20/07/2023

Para todos de todas as idades.
Esse livro é um achado! Ele é narrado em forma de diálogo entre um filósofo e um jovem, e funciona até como terapia pois os problemas que o jovem enfrenta são questionamentos abrangentes, afinal ele sou eu, e você, somos todos nós. Ele traz à tona os questionamentos internos que temos, os problemas que achamos ser nossos e inalterados, e o filósofo vem com explicações para as soluções de quem tem portas sem trancas que precisam ser abertas.

Por mais que o filósofo fale obviamente de filosofia para explicar tais comportamentos do jovem através da psicologia adleriana, uma psicologia do uso e da coragem, a linguagem é muito bem acessível, tornando o tipo de livro que você pode ler sempre que precisar. Ele aborda as maneiras de reverter algumas condições que acreditamos não termos a chance de mudar só por acharmos que não temos responsabilidade sobre ela.

É dividido em 5 noites, mas acaba abordando o modo como encaramos nossa vida em vários aspectos. Oferece a oportunidade de se reconhecer, entendendo que, de acordo com o ponto de vista adleriano: você é o único que pode mudar a si mesmo. Porém, embora Adler use muita simplicidade, como o próprio autor relatou, algumas coisas se tornam óbvias, já outras aparentam sonhos de um mundo perfeito e inalcançável.

Gostaria de ter lido esse livro a muito tempo. Me incomodou concordar muito com o jovem, mas foi uma satisfação ouvir o filósofo trazer à tona alguns comportamentos naturais humanos que precisamos nos atentar para manter bons relacionamentos interpessoais. Ele tocou em algumas feridas, principalmente quando falou sobre a separação de tarefas. Aplicar esse conhecimento de fato é difícil, mas é a chave para ter uma vida boa.

"O mundo é simples e a vida também."
Cicero26 21/07/2023minha estante
Também fiquei impactado com esse livro.

Lucas_Callisto 22/07/2023minha estante
ele é muito bom!!

Liliane 18/02/2022

Texto em forma de diálogo, apresentando a psicologia Adleriana, que até então, eu nunca tinha ouvido falar. Ora idealista, ora de cotidiano prático. Um misto de: difícil de engolir com até que faz sentido. Mesmo assim, para efeito de conhecimento, achei interessante a leitura.
RafaCM 20/02/2022minha estante
E por que deu 3 estrelas apenas?

Liliane 20/02/2022minha estante
Pq dentro dos meus critérios, achei um bom livro, mas não me tocou o suficiente pra quatro estrelas. Talvez a forma digital com q eu tenho lido, possa ter influenciado na dinâmica e interferido na nota.

larissa 28/07/2022

não é pra mim.
durante grande parte do livro eu discordei desse autor, no final já tava revirando os olhos porque tudo que ele falava pra mim não fazia o menor sentido.

é um livro com um nicho muito específico sobre psicologia, só li por recomendação e não recomendo pra quem não curte esse tema.

ele fala bastante sobre como as coisas da vida funcionam como se a explicação dele fosse a única verdadeira e quem discorda tá errado, odiei isso.

porém, nas últimas duas páginas ele falou algo que de fato eu concordei e até achei legal ele falar, sobre viver o aqui e o agora, não pensar no passado e nem no futuro. de dançar a dança. de aproveitar os momentos.

por esse único motivo que eu dou nota dois, se não fosse por isso provavelmente eu daria um só pelo esforço do cara de escrever o livro.
otaviodioscanio 29/07/2022minha estante
Vc discordou dele no quê?

larissa 29/07/2022minha estante
sobre o trauma, dele dizer que o trauma não existe e que é invenção da pessoa só pra não concluir algo que ela tem que fazer, achei péssimo ?

Lucas 27/07/2023

A coragem de não agradar
Tive muita dificuldade no início, como é uma nova ideia foi difícil conceber a "nova" filosofia. E o jovem é muito chato e achei, no início, a ideia do filósofo bem coach.
Mas depois que as ideias foram explicadas, começou a fazer um pouco de sentido. Não sei se concordo com tudo, mas uma boa parte, pra mim, faz sentido.
Um bom livro.
Livinha 04/01/2024minha estante
Estou lendo esse?

Lucas 04/01/2024minha estante
É bem legal!

Bia 04/10/2022

?: em vários trechos o autor nega a existência do trauma, pode ser gatilho para alguns. ?

"Não se trata das cartas que lhe são dadas, mas de como você as joga."
O livro é escrito como um diálogo socrático, entre um filósofo que segue a psicologia adleriana e um jovem cético. Este livro acrescenta filosofia à psicologia adleriana em uma tentativa de reformular a maneira como você vê o papel do trauma na vida de um indivíduo.
A idéia principal é que você não é determinado por suas experiências, mas o significado que VOCÊ atribui a elas é que é determinante.
De acordo com a psicologia adleriana nossas tarefas da vida (que pra Adler são 3: trabalho, relacionamentos interpessoais e amor) ficam distorcidas por falta de coragem para realizá-las. Nosso novo objetivo se torna o que quer que preserve as desculpas que inventamos para nós mesmos a fim de adiar o que realmente queremos fazer.

Exemplo: Por que um amigo que quer ser romancista diz que não tem tempo para escrever e terminar seu romance? Porque, ao não se comprometer com nada, ele deixa em aberto a possibilidade de: "eu poderia fazê-lo se tentasse". Dentro de alguns anos ele terá outra desculpa do tipo: "Não sou mais jovem".

Adler chamou de "estado de vir com todos os tipos de pretextos para evitar as Tarefas da Vida, a Mentira da Vida". Culpamos nossas circunstâncias; nossa infância, nossos pais etc por não sermos capazes de cumpri-las.

Um pré-requisito para voltar ao caminho certo e ganhar a liberdade de realizar as tarefas da vida é eliminar o desejo de reconhecimento, e o livro explora as mentalidades necessárias para chegar lá.

Minha opinião geral: Algumas ideias são sim difíceis de digerir, e o livro pode ser bem duro e até meio cruel em algumas colocações (como a questão do trauma), mas é justamente por ser uma oposição tão extrema à forma que tendemos a pensar, que ele me colocou para refletir. Certamente lerei mais sobre Adler.

"Quando você descobre como o mundo é grande, vê que tudo de ruim que viveu na escola não passa de uma tempestade em copo d'água. No momento em que você sai do copo d'água, a tempestade furiosa desaparece, e o que resta é uma brisa suave.
Douglas211 05/10/2022minha estante
Pelo que me recordo, o autor não fala que o trauma não existe, pelo contrário, ele fala que o trauma existe, mas cabe a nós dar significado ou não ao taruma. Acho que é justamente essa a ideia do autor, fazer com que as pessoas tenham gatilhos ou problemas quantos aos traumas do passado, tentar trazer um resignificado e poder ver que esse trauma pode ser "esquecido".

Cristiane 26/06/2022

A coragem de não agradar
No início eu detestei este livro. Mas resolvi que ia le-lo até o final.
Com o passar das páginas fui analisando a psicologia adleriana e ache que tinha tudo a ver.
A vida é simples, mas nós a complicamos com nossos relacionamentos e com nossa forma de enxergá-la e de vive-la.
Precisamos ter a coragem de não agradar e para isso precisamos ser nós mesmos, sem máscaras, sem medo dos julgamentos. Ser nós, apenas nós. Isso basta.
Se tiver a possibilidade, leia, vc vai gostar.
DANILÃO1505 26/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nina 01/03/2022

É uma boa leitura, a filosofia de Adler é interessante e real. Porém, tive a sensação que os autores esperavam que os leitores tivessem as mesmas reações que o jovem. Não me ocorreu, então me pareceu um diálogo até que um pouco chato por várias vezes.
As idéias de Adler não são tão extraordinárias assim, meu irmão tem 11 anos e leva um estilo de vida bem parecido com o estilo de vida adleriana. Aprendo muito com meu irmão, aliás. E várias outras partes já tinham chegado a mim por meio de filmes e outros livros.
Mas para não ser apenas chata, a leitura apresenta muitas coisas surpreendentes. Precisava parar um pouco para pensar e acabava chegando a conclusão do quão real aquilo era.
Enfim, vale a pena ler o livro e ter esse novo horizonte para enxergar. A vida é simples sim, mas simplicidade não significa facilidade, acho.
Nalice 02/03/2022minha estante
Exatamente. A maioria são constatações rasas e senti às vezes que eram passadas até de forma hipócrita.
Nada de inovador, tanto o filósofo quanto o jovem foram chatos em muitos momentos