A Coragem de não agradar

Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

robertals 09/07/2020

Leitura densa em certos momentos.
Um relato de diálogos entre um filósofo e um jovem não muito feliz com o que passa em sua vida. O filósofo se baseia nas ideias de Adler, muito conhecido na psicologia. O jovem tenta por vezes pôr em terra os argumentos do filósofo. Por se tratar de um tema filosófico, para mim, a leitura em certos momentos se tornou exaustiva e repetitiva. Em suma, ambos tentam debater assuntos como a mudança, conflitos e relações interpessoais e aceitação própria.

Bruna 16/12/2021

É um bom livro, mas confesso que levei muito tempo para ler. Não por não ser fluido, mas por tentar entender ou não querer ler aquilo que vai contra a psicanalise. Alguns conceitos são validos e bons.

Celaro 09/09/2021

Psicologia adleriana
Colóquio didático e cheio de exemplos para explicar a teoria do psicólogo Alfred Adler, conterrâneo de Freud.

Paulo 21/09/2020

Recomendo
Idéias novas, e em vários momentos do livro, eu mudava de opinião, as vezes concordava com o filósofo, outras, com o jovem. São ideias diferentes para o que estamos acostumados a viver, mas vale a pena a tentativa e acredito que funcione. Viver agora e somente agora, única chance que temos é o hoje.

Naty | @campos_natalia 13/11/2020

A vida é simples!
Este livro traz a conversa entre um jovem, que carrega uma bagagem pesada do seu passado, e um filósofo, que descobriu no estudo de Adler uma forma de ter uma vida mais leve.

São discussões, muitas vezes bem acaloradas, cheias de questionamentos pertinentes. A linguagem é simples, mas recheada de dicas para melhorar o modo de viver.

Apreciei bastante! Fiquei muito interessada em estudar mais a fundo sobre este viés da psicologia. O que eu não gostei foi que em alguns momentos do diálogo ocorrem algumas interrupções desnecessárias, principalmente da parte do filósofo, mas nada que atrapalhasse a minha leitura.

Pretendo por em prática alguns dos ensinamentos explanados.

?Se eu mudo, a vida muda.?

SubaLivros 19/06/2020

Ao terminar essa obra levo comigo alguns ensinamentos, que claramente são transformadores. Entre eles estão a autoaceitação, o conceito de felicidade, liberdade e o sentido da vida. Tudo depende de você. Você gera uma mudança, você dá sentido à sua existência. Isso torna tudo mais leve, o que dá total significado à frase: ?O mundo é simples e a vida também.?
Está na minha lista de livros para reler. Recomendo muito a leitura :)
Ander 19/06/2020minha estante
Entrou na minha lista ???

Wesley - @quemleganhamais 31/12/2023

Tarefa da vida
Para quem passa a vida inteira agradando aos outros, esse título pode ser animador, pois quem muito agrada, quase sempre se desagrada.
O livro é estruturado em um diálogo fictício entre um filósofo que gosta de psicologia e um jovem que ouviu falar do filósofo e foi lá conversar.
A fundamentação psicológica utilizada neste livro é a de Alfred Adler e os autores conseguem apresentar os principais pontos dessa linha de pensamento.
Adler foi contemporâneo de Freud e discordava de alguns pontos do pai da psicanálise. No livro conhecemos esses pontos.
"A vida é simples". Esse é o ponto principal do pensamento do filósofo e o jovem quer provar que isso não é verdade. Ao longo de 3 noites muitas perguntas são feitas e respostas são ditas. Ao ler, senti alguns chacoalhões e conseguindo colocar algumas coisas em prática, a vida fica muito mais leve.
Entender que cada um de nós tem sua tarefa e que não dá pra fazer a tarefa do outro é libertador. Vale a pena a leitura.

Ana 07/09/2021

Interessante
Li esse livro como "tarefa" da minha psicóloga. Confesso que em alguns momentos fiquei irritada e deixei a leitura de lado. Mas se trata de um livro interessante e com pontos que levam a uma séria reflexão.

Acredito que vale a pena!

Luiza.Andrade 29/12/2021

12 Regras para a vida
Um livro em formato de diálogo muito bom de ler, a leitura flui.
Um filósofo e um jovem discutem a psicologia Andleriana, de Alfred Adler, conhecida como psicologia individual. Uma verdadeira quebra de paradigmas, os conceitos prezam pela liberação da mente, a autorresponsabilidade e o foco no presente.
Excelente leitura! Superindico!!!

Giulipédia 20/12/2021

O real significado das palavras coragem, empatia e liberdade
Apesar do título desse livro dar a ideia de egoísmo, coragem de não agradar, é um livro que fala principalmente sobre empatia e cuidado com o próximo.Não considero esse livro, um livro de auto ajuda, entendo que ele possui uma pegada assim, mas a leitura dele suscita muitas reflexões extremamente profundas e filosóficas sobre o eu, sobre as pessoas, e o mundo em que vivemos, mas estou me adiantando, vamos ao pouco da história antes.

A coragem de não agradar é um livro escrito em forma de diálogo entre um jovem e uma figura conhecida como "filósofo". Esse jovem, cujo nome não sabemos, pode representar qualquer um de nós, com nossas dúvidas, angustias e aflições sobre a vida, as pessoas e principalmente, nós mesmos. Já a figura do filósofo trás alguns conceitos interessantes para se refletir, conceitos que não nos são estranhos, mas ele trás de forma diferente e bem mais profunda para se pensar sobre.

Nesse livro somos apresentados a Adler e sua psicologia individual, conhecemos conceitos como divisão de tarefas, que é saber separar o que é tarefa nossa e o que são dos outros, assim aprendemos a construir limites saudáveis nos relacionamentos. Aprendemos o conceito de relacionamentos horizontais, que são tratamentos igualitários, sem julgamentos de valor, ou seja, relacionamentos sem punir ou elogiar, mas sim agradecer pela existência do outro estar presente em nossas vidas. O livro trás também o conceito de comunidade. Só sentimos que temos valor quando direcionamos nosso olhar para o outro, de forma a pensar não em "como essa pessoa poder ser útil para mim", mas sim, "como posso ser útil para essa pessoa, ou essa comunidade da qual convivo" dessa forma aprendemos a nos valorizar, não com base no olhar do outro sobre nós, mas sim do nosso próprio olhar, pois assim temos consciência do que podemos fazer e do que somos capazes de exercer. Com isso, o filósofo desmistifica os complexos de superioridade e inferioridade, que nada mais são do que irmãos, como eles surgem, e como podemos trabalhar de forma a acabar com eles. Também explica a diferença entre complexo de inferioridade e sentimento de inferioridade, que apesar de termos parecidos são coisas completamente diferentes ( vai ter que ler pra saber!!). Ele fala sobre as tarefas da vida, e fala sobre como é importante acima de tudo, a coragem para agir.

Eu poderia ficar aqui e falar sobre tudo o que esse livro aborda, porque apesar de não ser um livro grande, ele trás muito material para se pensar, mas aí essa resenha não seria, bem, uma resenha né...

Em suma, é um livro extremamente rico em conteúdo reflexivo, um livro extremamente necessário, que ensina a empatia para com o outro e o cuidado para com si mesmo. Nos apresenta ideias revolucionárias de como olhar para as palavras, liberdade, coragem e autenticidade, que são palavras tão usadas hoje em dia, mas tão esvaziadas do seu real significado, com outros olhos e nos faz assimilar seu real significado e os por em prática nas nossas vidas. Não é um livro difícil de ler e nem de entender, por ele ser escrito em forma de diálogo, a leitura se torna fluida e bem auto explicativa, acredito eu que essa tenha sido a real intenção dos autores ao propor um livro escrito dessa forma. Indico a leitura para todos e todas, leiam e reflitam, questionem e acima de tudo, tenham a coragem de viver e não de agradar!!

Dani Aragão 19/12/2023

Aprendizado.
Agradar ou não, não depende de nós. Nunca iremos satisfazer tudo aquilo que esperamos de nós mesmos, o que dirá a expectativa que os outros colocam em nós. Devemos viver pra e por nós mesmos, para que possamos passar pro outro aquilo que nos faz bem.

thaismag 31/03/2022

Não tenho paciência pra ler esse tipo de livro mais, até tentei.
Prefiro meus romances e viver várias vidas em uma kkkk
Leandro.Conde 02/04/2022minha estante
Como você bem falou o romance estimula sua imaginação mas no fim das contas não acrescenta nada de real na sua vida como um livro de desenvolvimento pessoal é capaz de fazer. Mas concordo que sao tipos de leitura e objetivos diferentes.

thaismag 02/04/2022minha estante
Acredito muito que às vezes um romance faz mais pela cabeça de uma pessoa que um livro desse que todo mundo tá cansado de saber dessas informações na teoria.

Leandro.Conde 02/04/2022minha estante
Cansado de saber....acho muito vago, penso que é muito mais o que se consegue absorver e colocar em prática. Claro que não existe regra, cada um vive da maneira que julga melhor. Como por exemplo perdendo tempo com história fantasiosas.

Marcela Prado 29/01/2022

Literalmente este é um livro que todos precisam ler!
Simplesmente surpreendente, sensacional, que leitura magnífica, me despertou muitas reflexões, entendimento e esclarecimento em vários aspectos da vida. A cada capítulo uma nova janela de conhecimento se abria. Com toda certeza este é um livro que indico e que vale muito a pena ser lido. Foi uma leitura extremamente necessária em um amplo aspecto geral! Totalmente excepcional, com certeza se tornou um dos meus títulos favoritos no que se diz respeito a crescimento pessoal, emocional, intelectual! Ele traz a psicologia de Alfred Adler que particularmente me identifiquei grandemente com suas ideias e o mesmo não é tão conhecido. "Freud e Jung são muito famosos. Adler foi um dos membros originais da Sociedade Psicanalítica de Viena, comandada por Freud. Suas ideias contrariavam as de Freud, por isso ele se separou do grupo e propôs uma ?psicologia individual? baseada em suas teorias originais. Então Adler foi discípulo de Freud? Não, não foi. Muita gente pensa isso, mas está errado. Precisamos desfazer essa ideia. Em primeiro lugar, Adler e Freud eram mais ou menos da mesma idade e estavam em pé de igualdade como pesquisadores. Quanto a isso, Adler foi bem diferente de Jung, que reverenciava Freud como uma figura paternal. Embora a psicologia costume ser associada apenas a Freud e Jung, Adler é reconhecido como um dos três gigantes nesse campo de estudos."

" É isso que significa viver em um mundo subjetivo. A maneira como vemos as coisas é tudo. Neste momento, o mundo lhe parece um caos complicado e misterioso, mas, se você puder mudar seu modo de pensar, ele parecerá simples. Não se trata de como o mundo é, mas de como você é."

Quel.Perina 29/10/2023

O formato como o livro é escrito acaba sendo um pouco cansativo, porém, os dizeres são muito bons. É literalmente uma aula de filosofia com um misto de psicologia. Prá quem gosta desses assuntos, é um prato cheio