Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

i.need.books 21/02/2023

Livro bom, protagonista ruim
Leitura fluída, interesse romântico incrível, reflexões incríveis e protagonista burra. A protagonista (Lena) só faz cagada e fica se lastimando.
Apesar de passar raiva com a Lena, recomendo muito.

Recomendação de idade (minha opinião): +14
Sofy 21/02/2023minha estante
Amg, oq vc faz pra ler tão rápido?

@bibliotecadedramas 24/03/2020

Superou as expectativas
Este ?Se não Houver Amanhã? não é o de Sidney Sheldon e sim da escritora Jennifer L. Armentrout. Eu recebi esse livro no ano passado quando ainda assinava o Clube do Livro do Skoob (me segue lá!), eu nem me lembro qual tema era quando chegou esse pra mim, acabei colocando na prateleira e fui lendo outras coisas. Até que no outro dia arrumando meus livros, enquanto ainda lia a ?? Livraria dos Sonhos? aleatoriamente eu escolhi esse para ser o próximo e que boa escolha fiz ? eu devorei esse livro em menos de 6 dias.

Eu esperava encontrar uma história superficial com alguns adolescentes irritantes e no começo é bem isso mesmo, mas eu já imaginava que a história iria ter uma reviravolta (mesmo porque a sinopse já dá uma noção disso) e foi o que realmente aconteceu, porém mesmo assim eu não estava preparada pra tomar o soco no estômago que a autora me deu. Lena é uma menina com todos os seus dramas de 17 anos que mora em Virginia e como a grande maioria das pessoas da sua idade, Lena tem uma vida normal: muitos amigos, um amor (ainda não correspondido), festinhas, família, escola e os preparos para a faculdade. Até que um acontecimento muda completamente tudo. Não só a sua vida. Mas de todos a sua volta.

?A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações tem consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo o risco de repeti-las.?

Esse livro mexeu muito com meus sentimentos principalmente porque a autora conseguiu colocar toda a narrativa de uma maneira que foi escrita pra impactar mesmo o leitor, mas acima de tudo REFLETIR também. Eu não quero me aprofundar nos detalhes para não soltar spoilers, mas é uma história que emocionalmente envolve a culpa, o amor, o perdão e sobretudo, a necessidade de aceitarmos a ajuda de quem nos ama para assim conseguir passar por traumas na vida que muitas vezes nem esperamos. E que todo e qualquer ato tem sim suas consequências e cabe a nós aceitar a nossa parcela de responsabilidade, mesmo sabendo que isso não mudará as coisas, mas que deixará a vida mais leve para poder seguir em frente e fechar os ciclos.

É um livro adolescente, mas que não tem nada de superficial e que tratou de um tema bem impactante e me fez pensar em muitas coisas: nas decisões erradas que tomamos, a tal ?a culpa do sobrevivente? quando acontece algo brutal, em nos fecharmos nos nossos sentimentos a ponto de não enxergar que as outras pessoas também estão sofrendo pelo mesmo fato, o trauma, o luto, mas acima de tudo este livro também fala dos ?e se? que poderiam ter mudado toda essa triste tragédia que, inclusive, pode acontecer com qualquer um. Pensei muito nisso.

A única coisa que eu detestei nesse livro foi a revisão dessa edição que é da Universo dos Livros. Meu.Deus. Está péssima: tem tantos erros gramaticais que as vezes dava até uma desanimada de continuar e talvez eu até teria acabado desistindo se a história não fosse tão boa. Eu precisava mencionar esse meu descontentamento com isso porque essa revisão foi um descaso com esse livro.
Nyna 09/10/2020minha estante
Sabe que me bateu uma curiosidade. Será que houve um acidente ou até mesmo saúde ?? Curiosíssima!

@bibliotecadedramas 09/10/2020minha estante
Leia, Nyna!! eu amo esse livro

sunny.girl 07/03/2021minha estante
Esse livro é tão encantador e surpreendente...

@bibliotecadedramas 08/03/2021minha estante
eu amei tanto a história dele!

beatriz 22/08/2022

E, se não houver um amanhã, você aproveitou o seu agora?
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Jennifer L. Armentrout e simplesmente amei!!! Confesso que comecei com expectativas medianas, mas fui totalmente surpreendida pela forma como a autora conduziu a história. A escrita dela é muito viciante, ao passo que quando eu terminava um capítulo rapidamente já queria começar o próximo.

Engana-se quem pensa que esse livro é só mais um romance fofinho adolescente que tem como pano de fundo o ensino médio. Tem sim o romance, mas é muito mais profundo que isso, e por essa razão se tornou facilmente um dos meus *poucos* livros preferidos da vida!! Aqui a autora decide abordar questões como a perda, o luto, traumas, as decisões e suas consequências, e principalmente a culpa que carregamos pelos erros que cometemos. Mas mais do que isso, se trata de como pensamos muito no amanhã e esquecemos de viver o agora. Me emocionei demais com essa história, chorei horrores. Foi doloroso, mas também enriquecedor. Foi um aprendizado pra vida!!

É triste ver que esse livro é pouco conhecido e pouco panfletado pelas bookredes (booktok, bookstagram, booktube e afins). Queria que fosse mais divulgado justamente por carregar uma mensagem tão importante e de imprescindível reflexão. Recomendo pra qualquer um que queria refletir sobre a vida e valorizar mais o agora. Só leiam!!!

Stéphanie 13/11/2022

Misericórdia como eu chorei com esse livro!! Fazia tempos que eu não lia algo em q eu chorava tanto! Kkk achei que era um livrinho bobo de romance adolescente... Ledo engano... ?
Vale muito a pena ler ele.
skuser02844 13/11/2022minha estante
Vou ter que ler agora. Fiquei curiosa

Stéphanie 13/11/2022minha estante
Leia!!!! É muito bom! + Se prepara! Eu chorei da metade do livro até o final ! Kk

Sra. Simpática 03/09/2022

Decepção.
A uns anos atrás eu li 10% do livro e AMEI a proposta, não dei continuidade porque não tinha o livro em mãos e o pouco que li, foi pela net . Resumindo, não devia ter criado expectativas kkkk.
O livro não é ruim, mas, também não é bom .
Não funcionou para mim ......

mellscast 24/02/2023

Sarah estava certa...
"Este livro sempre terá espaço na minha estante de livros favoritos" ? Sarah J Maas. Cara, como não amar e fazer uma resenha sem falar spoilers de um livro tão bom quanto esse? Não sei se consigo, mas vamos lá.
Esse livro não é só mais um romance, é simplesmente moral de vida, um exemplo que todos deveriam ler e seguir, algo que deveríamos ensinar na escola, algo que deveríamos ensinar em casa ... Aviso que nunca chorei tanto em um dia lendo este livro do que em qualquer outra leitura... A história puxou minha cintura e me pegou de jeito, não teve como não terminar de ler.
E sim gente, esse é o primeiro livro da lindíssima Jennifer que eu li que não teve hot... E eu nem fiquei triste por isso...
Amei o romance, amei a história, sim passamos raiva com a protagonista, mas com o tempo aprendemos a perdoa-la, exatamente como os amigos dela fizeram...

_Red_Queen_ 27/04/2021

É bem mais que um clichê, é um livro que fala sobre culpa, sobre as consequências das escolhas, como não fazer o que acreditamos pode ser ruim e sobre como o amanhã não é garantido
É um livro bom, triste e que traz bons ensinamentos.

luana 05/10/2020

O livro aborda temas como escolhas e consequências, trauma e luto, dor e culpa. Simplesmente arrasou meu coração.

Mari 29/07/2020

Gostei!
É um livro rápido de ler e que te faz ficar reflexivo com as decisões que tomamos, elas podem mudar tudo!
A capa é linda, e foi o que me chamou a atenção para ler.

Sa 24/10/2021

Inexplicável
"A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las"

Quem vê essa capa colorida, sem realmente algo que mostre algum significado, não imagina o peso que este livro carrega.

Eu iniciei essa leitura sem saber onde eu estava me metendo, conforme o livro foi fluindo, as páginas passando, o plot veio e foi como um tiro. Não esperava, não passou pela minha cabeça de jeito algum.

Não leia pensando que vai ser apenas um romance. Vai tão além disso que é difícil explicar.

Não posso dizer o que acontece, mas posso alertar de alguns temas que podem te sensibilizar, como o luto e a culpa.

De início ela é apenas a Lena, apaixonada pelo melhor amigo e vizinho que ela não acha que retribui seus sentimentos. A história evolui alguns passos até que algo acontece, a partir daí começa o maior erro dela.

É importantíssimo que seja lido este livro. O sofrimento dela é um alerta. Como a culpa pode te matar se não lidar com ela. Entender que o passado não pode ser mudado, mas o futuro sim.

"Tudo dentro de mim parecia ferido, esfolado. Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar.
O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente."

Mirian.Gonzales 03/12/2022

Nota 5????
Meu 1º contato com a Jennifer foi com o livro De sangue e Cinzas,e eu amei a escrita dela. Então, quando vi esse livro no Sebo eu tive que comprar, e olha eu não me decepcionei em nada.

Quando lemos o prólogo a gente já sabe que alguma coisa terrível aconteceu. E esse prólogo termina de maneira tão misteriosa, que quando o livro começa seguindo os dias e contando tudo o que aconteceu antes desse prólogo, a gente vai avançando na leitura com um misto de angústia e curiosidade.

Lena tem 17 anos, Nessa fase da vida é comum querer aproveitar tudo ao máximo, porque a gente ainda está naquele momento em que não somos mais crianças, porém a vida adulta está relativamente distante. A primeira parte do livro se desenrola com a gente conhecendo a protagonista, suas vontades, seus anseios e vai se apegando tanto à imagem que formamos dela quanto aos personagens secundários que são apresentados, principalmente seus amigos.

Em um sábado comum, onde Lena está se divertindo com os amigos em uma festa, que acontece algo que marcaria a vida deles para sempre. É onde chegamos na cena do prólogo e confesso que nesse momento eu parei de respirar. E é esse momento que delimita a direção que a história vai tomar, e é a partir deste ponto que deixamos de lado tudo aquilo que havíamos compreendido da personagem até então, porque aquela Lena já não existe mais.

O que fazer e como seguir em frente após uma mudança drástica na nossa vida? E como lidar com a certeza de que essa mudança aconteceu em parte por nossa causa? Essas são questões que a autora levanta e é em busca de respostas para elas que a narrativa avança. Há uma jornada em busca da auto aceitação, da necessidade de ressignificar a vida e de descobrir como seguir em frente quando tudo aquilo que a gente acreditava ter na vida deixa de existir.

É um livro bastante ?pesado? que levanta uma questão em que todos nós já presenciamos e participamos. Eu amei o livro e como a história terminou. Vale a pena a leitura.

Ray 02/05/2021

Se não houver amanhã
Eu não tinhas expectativas pra essa leitura, mas esse livro me surpreendeu muito. A autora tratou de temas bem pesados e tristes, mas com muita responsabilidade. Eu amei o fato de os personagens serem reais, eles cometem erros várias vezes e tá tudo bem, porque ninguém é perfeito.
Me identifiquei muito com a Lena!
Recomendo demais?

Graci 18/04/2021

Lindo
Esse é um livro com um tema super comum: Culpa. Extremamente emocionante e envolvente. Leitura forte, mas leve ao mesmo tempo.

skuser02844 02/05/2021

Que livro pesado!
Jennifer L. Armentrout aborda sobre o luto e como podemos superar a dor e a culpa que carregamos por tais mortes contando a história de Lena Wise.
A única preocupação de Lena Wise é entrar para a Universidade de Virgínia, esconder seus sentimentos pelo seu melhor amigo Sebastian e continuar odiando seu pai desde que ele abandonou sua família.
Tudo muda completamente quando Sebastian e Lena vão a última festa de Keith das férias de verão antes de começar o último ano do ensino médio. Logo após uma discussão com Sebastian na festa, Lena vai embora de carro com outros amigos bêbados.
No outro dia, Lena acorda totalmente sem saber onde está e o que aconteceu, até lhe avisarem que sofreu um acidente de carro gravíssimo, no qual ela foi a única sobrevivente.

Fran 20/05/2020

Realmente superou minhas expectativas, no começo achei que o final poderia ser meio decepcionante, mais realmente amei .