No presente

No presente Márcio El-Jaick

Resenhas - No presente

Daniela Franco 27/10/2012

Essa é uma resenha bem subjetiva, mas ao mesmo tempo, defendendo um livro que, á medida que eu passava as páginas com voracidade, tocava meu coração e se tornou um dos meus favoritos antes que eu ao menos o terminasse. Como poderia descrevê-lo? Delicado, doce e suave, uma incrível experiência de leitura, já que vemos o mundo e toda a sua complexidade sob o olhar sensível e poético de um menino, se descobrindo e entrando nas questões negras e torturantes do mundo dos adultos. A linguagem é serve exatamente ao propósito do autor, nos fazer sentir o mundo como se fôssemos o próprio André, e apartir daí, compreender os seus dilemas. Há passagens um tanto eróticas, sim, mas quem seria hipócrita a ponto de dizer que não é isso que se passa pela cabeça de todo o adolescente, menino ou menina, heterossexual ou homossexual? Achei uma abordagem interessantíssima e muito sutil de temas como a descoberta da sexualidade na adolescência, a própria homossexualidade, que achei muito bem explorada com sensibilidade e sem vulgaridade e preconceitos (esclarecendo, sou heterossexual),o bullying, a perda daqueles que amamos, a amizade, o amor, a separação dos pais, a Aids, o que a sociedade quer que a pessoa seja e o que ela realmente é... Enfim,a descoberta de um novo e cruel mundo visto através da lente da visão de um garotinho. Um livro de sensibilidade tocante, que adorei ler, e com certeza relerei muitas e muitas vezes, apreciando uma quebra de preconceitos e hipocrisia tão bem feita.

Beatriz3345 03/12/2023

Primeiro livro que li,No presente
Que livrooo,eu amei. Foi fluida e agradável a leitura,adorei a narrativa porém tinha falas que achei muito repetindas,mas isso não me atrapalhou em nada,foi um livro que fiz muitas expressões e que motivou a ler mais. ksksksks minha expectativa era que fosse romance e seria esse o foco,mas acredito que foi mais sobre autoconhecimento e uma doce de romance, mesmo assim amei tudoooo

Fernanda3113 17/09/2017

André é um garoto, cuja idade a gente não faz ideia de qual seja, que apresenta de maneira insigne sua assimilação inocente aos acontecimentos que são desencadeados pela morte de seu tio Ivan e pelo "BICHINHA" escrito em seu caderno por alguém do colégio.

O livro pode parecer simples, no entanto não é. Se for analisar cada detalhe, é notório o quanto foi bem trabalhado e talvez seja por isso que encontrei muita gente comentando que não entendeu, logo não gostou.

Ao se prender apenas no que a escrita aparenta, e não no modo como ela chega a ser peculiar e instigante a ponto de marcar a personalidade incrível do personagem André e também do leitor, a história pode se mostrar rasa - não que seja. A verdade é que compreender a intenção da escrita é essencial para o total compreendimento do plot, uma vez que esta não mascara nada.

"[...] se fosse pintor, eu não gostaria de pintar natureza-morta, que é quando a pessoa pinta coisas inanimadas como frutas numa travessa, porque natureza-morta é sem graça e dá um pouco de tédio dependendo do dia. Ou então pintaria a natureza-morta do meu ponto de vista, que é quando coisas inanimadas como girassóis viram uma novidade, mas não sei se eu tenho um ponto de vista, que acho que é algo que poucas pessoas têm. E também não sei se é vantagem ter um ponto de vista se depois vamos dar um tiro no peito aos 37 anos, ou cortar uma orelha." (p. 19)

No Presente traz uma veracidade incrível e um intelecto voraz ao texto, abordando de maneira sublime e natural a temática da orientação sexual, além de criticar, por meio de diversos recursos narrativos e linguísticos, a visão extremamente conservadora e padronizada ainda entranhada em nossa sociedade.
Gustavo Rodrigues de Vargas 21/09/2017minha estante
Li tudo só pelo Insigne ali no começo ;) hahaha

Fernanda3113 24/09/2017minha estante
Aderi o Insigne para a vida já haha

Asuh 13/12/2022

Suco do ensino médio.
Li esse aqui no ensino médio, acho que em meados de 2013-2014, pequei ele na biblioteca do colégio e fiquei algumas semanas lendo-o.

Acho que foi o primeiro livro com um protagonista gay que li e amei muito. Cogitei até não devolver e ficar pra sempre comigo.

(a cena do hot fresquinha ainda na memória haha)

Nando 19/03/2014

Tocante No presente.
Um livro maravilhoso que me tocou de forma tão profunda. foi delicioso me deleitar com esse maravilho livro, por vezes me vi emocionado. Como é tocante ver um relato de alguém que começa a assimilar as coisas de forma tão terna e inocente. a história do menino André me tocou tão fundo que por vezes cheguei a achar que este livro havia sido escrito para mim. Parabéns Marcio El-Jaick por este maravilhoso livro.

jon 27/10/2017

A quantidade que repetição de palavras me incomodou bastante ao ler. Usa muito o "porque", "que", "de modo que", que chega a ser cansativo.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/10/2019

Márcio El-Jaick tece, de forma sensível e contundente, o universo do menino André, que, emeio à dor provocada pela morte do tio, vive a descoberta de sua sexualidade. Importunado pelos garotos da escola, enfrentando sozinho o inusitado de seu desejo, colhendo aqui e ali informações e desinformações sobre o que o cerca, esse pequeno fã de Van Gogh e X-Men, pianista nato e aspirante a veterinário assimila o mundo com o poético filtro de seus olhos infantis.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788586755514

Caroline Laia 26/07/2023

Tocante
Foi muito tocante estar na pele do André durante o luto e ao mesmo tempo o descobrimento de sua sexualidade, a confusão que ele passa dentro da própria cabeça nos faz viver com ele as angústias e incertezas de seus sentimentos, eu adoro esse livro, li na escola e depois quando mais velha comprei para ter na minha coleção, indico para quem consegue ter esse olhar empático.

LT 03/10/2016

Hey povo, venho até aqui hoje para resenhar um livro super fofo

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Heloisa313 11/12/2020

Simples
Simplicidade não é sinônimo de má qualidade. Neste caso, a repetição de palavras e de cenas cansa um pouco. Mas ver a lenta e sublime descoberta do André é fofo demais. Realmente, um livro que eu daria ao meu filho para ler (se tivesse um) kk.

Morgana.Villmanny 04/10/2023

Simples porem conclusivo
Gosto da ideia do livro acerca da aceitação, tanto do periodo do luto como sobre a sexualidade. Um livro bem simples, um pouco extensivo mas bom.