Noites Tropicais

Noites Tropicais Nelson Motta

Resenhas - Noites Tropicais

Carolina Corrêa 30/03/2024

Espetacular
Não conseguiria dar outra nota à nossa maior enciclopédia musical: Nelson Motta.
O homem que esteve em todos os lugares, com todas as pessoas, que conheceu tudo, vivenciou tudo e, impressionantemente, criou quase tudo.
Qualquer resenha mais aprofundada entregará spoilers.
Apenas leiam e "escutem" a narração do autor.

majuluna 25/11/2023

Histórico
Livro leve, divertido, cheio de histórias inesperadas e de encontros musicais ainda mais inesperados que contam a história da musica brasileira que existe hoje.
Vale cada minuto de leitura ?
AndrAa58 26/11/2023minha estante
Me deu vontade de ler ?

Nilson 23/07/2023

Vivendo o passado
Livro delicioso de ler. Mergulhei em meu passado pois tenho viva lembranças de todos fatos narrados neste livro.
Parabéns com admiração a essa figura querida e inquieta; Nelsinho Mota.

Caio328 23/02/2023

Indicação da minha amiga Fabiana, da época de faculdade, cujo seu livro foi roubado, rsss.
Devorei em poucos dias a trajetória da música brasileira pela visão de quem viveu, muito bom e muito informação de bastidores.
Espero que tenha achado seu livro, valeu a indicação!

Patricia.Abreu 24/01/2023

Livro de memórias espetacular
Nelson Motta é genial. Grande livro de memórias, viva a MPB!

Mistura fatos reais com as experiências sensoriais do autor, simplesmente fascinante!

Emille.pravereler 06/10/2022

Sigam o @pravereler no instagram
Demorei muuuuito tempo pra ler esse livro e só não dei 5 estrelas pelo mesmo motivo da lenta leitura, o capítulo gigante.

O livro escrito por Nelson Motta é quase um diário da música brasileira. Com seus cantores, amores e político o livro fala sobre um jovem que descobriu o amor pela música e viveu os altos e baixos que ela oferece.

Com histórias de artistas consagradíssimos e que fazem parte do ?patrimônio? nacional como Chico Buarque, João Gilberto, Caetano Veloso, Elis Regina, Rita Lee o livro deveria ser leitura obrigatória para todo brasileiro. (Principalmente aqueles que vivem da música)

Eu no auge dos meus 30 anos, com uma alma de 60, amo MPB e suas letras românticas, revoltadas e audaciosas, então esse livro foi uma forma de me aproximar mais de artistar geniais.

Mas pelo amooor, não tem capítulo.. o livro é corrido, sem capítulos, o que foi uma tortura para ler.. livros ?inteiros? transformam a leitura em algo cansativo e massante.

Mesmo assim, é um livro que vale a pena o esforço!

Branco Junior 25/12/2021

Um raio-x da cultura pop nacional dos anos 60 aos 90
Sou de 1983, então a trajetória de Nelson Motta teve para mim pouco de nostalgia e muito de novidade. Um ótimo relato de quem esteve envolvido com a cultura popular por tanto tempo.

Leonardo.Fernandes 24/06/2021

Sonzeira
Musicalmente falando o brasil é um país afortunado né. Pelo menos já foi
No século 20 poucos países produziram estilos musicais novos e realmente fodas; estados unidos e Inglaterra lançaram o jazz, blues, rock, pop, eletrônico, etc. Jamaica lançou o reggae e o Brasil a mpb e suas irmãs bossa nova e samba. Outros países ou copiaram ou não fizeram nada tão notável.
E é muito bom ver a história de parte da nossa música contada por quem viu e viveu aquele momento.

Os ponto negativos do livro é que quando a história chega no meio dos anos 70 em diante, a música de fora se torna protagonista em nossa terra (disco music e rock), uma pena porque não são estilos genuínos daqui e o livro se torna quase que sem graça. Mas a culpa é daquele momento da nossa história e não da narrativa.
Outro devaneio extensivo do livro é a atenção demasiada à Marisa Monte. Não que eu não goste dela, mas recebeu páginas demais

Quem curte música brasileira vai agradar desse livro, pelo menos da primeira metade dele

Giovanna_ 25/05/2021

Memórias de quem viveu
O livro é muito bom! Dá pra conhecer bastante sobre as várias fases da música brasileira desde a década de 60 até meados dos anos 90, usando uma perspectiva bem pessoal de Nelson, que conviveu com a grande maioria dos nomes que ele cita no livro e teve uma participação muito legal na vida artística da época.

nino 07/01/2021

Noites que não voltam mais.
Nelson Motta é disparado um dos maiores biógrafos nacionais e quando escreve com profundo conhecimento de causa então...

"Noites Tropicais" é como uma fotografia alucinante de uma época dourada da musica brasileira, um relato dos bastidores, dos bate papos diretos, dos pontos de vistas sinceros, das indagações sobre erros e acertos de todos aqueles que estavam por cima na cotação de valores da indústria fonográfica e midiática brasileira musical, onde, no caso, o que dominava era o rock.

Nelson viaja no tempo, aperta o play, retrocede e acelera com maestria destilando palavras que descrevem um tempo que não voltará jamais.

Diego 09/10/2020

A história da música brasileira descrita pela sua maior testemunha ocular
A invejável trajetória profissional de Nelson Motta passa por praticamente toda a música brasileira desde a década de 1950. E neste livro ele conta (com a leveza de um cronista) todas as suas parcerias, desde o pessoal da Bossa Nova até Marisa Monte nos anos 1980. É muita história interessante reunida nessas quase 500 páginas.

Os trechos mais impressionantes são aqueles envolvendo Elis Regina (o início da sua carreira, o relacionamento com Ronaldo Bôscoli e até um affair muito rápido com o próprio Nelson Motta...). Também há trechos hilariantes com Tim Maia, lembranças doces com João Gilberto, testemunhos históricos dos grandes festivais da música e muito mais.

Você, que gosta de música brasileira, encontrará um tesouro nesse livro.

DaniM 01/10/2020

Resolvi ler esse livro, porque queria saber mais sobre um personagem que será tema do próximo Drop The Mic(#publi) . É meio que um relato da história da música e uma autobiografia do Nelson Motta e é divertidinho. É uma narrativa que simula uma torrente do pensamento do Nelson, como se ele fosse lembrando e escrevendo, sem muita preocupação com a lógica ou a cronologia. Assim, ruim não é, mas como eu li num comentário do skoob: “Nelson é um Forrest Gump da música brasileira, resta saber se ele realmente esteve lá ou se foi inserido ali digitalmente”.

Guilherme 24/07/2020

Sei lá, uma inveja e admiração da vida de Nelson Motta.
A gente sempre ouve falar de Nelson Motta, ou por ser compositor de algum (alguns vários rs) sucesso nacional do tipo: "Como Uma Onda", "Certas Coisas", "Coisas do Brasil", "Dancin' Days" etc ou na televisão, apresentando algum quadro no jornal. Eu havia gostado de ler "O Canto da Sereia" e isso foi fundamental para eu querer ler Noites Tropicais (mesmo os livros tendo gêneros distintos), foi o que me convenceu, mais até do que o meu amor por música, principalmente música nacional. Sua escrita e leitura são fáceis e fluídas.
Nelson Motta apesar de estar sempre ai na nossa cara, sempre me pareceu uma figura enevoada, nunca havia parado muito bem para pensar em quem era, e o que tinha feito além das composições.
Saio desse livro com a clara sensação de que ele é uma figura mitológica da nossa música.
Esse aproveitou bem seus privilégios e viveu os melhores períodos musicais que o Brasil já teve, e da melhor maneira que podia. Quando eu nasci tudo isso já havia passado mas que dá vontade de ter vivido, dá. Era um Rio no qual eu com certeza teria prazer de viver e aproveitar, assim como minha mãe aproveitou.

Sobre o livro, traça quase uma linha do tempo da memória de Nelson, desde 1956 até 1992, com o surgimento de João Gilberto e a Bossa Nova até o período da Redemocratização. O livro nos coloca próximos e dentro dos bastidores, das intimidades dos artistas, de memórias congeladas no tempo, toda lírica e magia da música brasileira e seus artistas. Ler esse livro é como descer a Augusta a 120 por hora, num carro em chamas abarrotado de gente.
Por ser carioca, talvez esse livro tenha um gostinho a mais. Confesso que demorou um pouquinho para cair a ficha de que essas eram suas memórias e empreendimentos.
E é por isso que, evidentemente, não há como abarcar todos os nossos personagens musicais, incriveis artistas, não dá para estar perto e citar todos, ainda mais se considerarmos contextos históricos e levar em conta artistas que apesar de serem amados sofreram os sortilégios da mídia.

Para quem gosta de música nacional, de nossa história essa é uma leitura indispensável. Para quem AMA música nacional como eu AMO, esse livro é leite e mel, imenso deleite.
Recomendo.