1943

1943 Luciana Klanovicz




Resenhas - 1943


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Cibele @subsolodamente_ 15/07/2020

1943.
Hoje trago uma resenha de um livro nacional que foi uma grande surpresa pra mim. Fiquei emocionada com essa história que se passa em tempos de grande tristeza, que foi a Segunda Guerra Mundial. Gosto muito de livros com a temática da guerra, e com essa obra não foi diferente. Então, venha conhecer um pouco dessa história. 💖

Em 1943 conhecemos Maria, personagem brasileira e filha de diplomatas. No passado, sofreu uma grande desilusão amorosa, e por esse motivo não deseja mais se envolver em relacionamentos. Com essa desilusão Maria precisou mudar de país e consequentemente sua rotina também mudou. Ela mora com uma amiga que conheceu assim que chegou na França, e as duas cantam em um bar para conseguirem se sustentar.

O livro passa num período de muita tensão, escassez e tristeza. Em meio desse cenário horrendo Maria conhece Phillip, um inglês matemático. Isso é o que ele conta para Maria, mas na realidade ele está ajudando as forças aliadas como espião, e assim tentar acabar com a guerra o mais rápido possível.

Em certo dia o bar foi invadido por nazistas, e infelizmente Maria foi levada como prisioneira. Phillip foi avisado dessa invasão, porém ele não conseguiu salvar Maria há tempo. E assim começa a jornada de Phillip para tentar recuperar o seu amor.

Phillip e Maria tentarão de todas as formas sobreviver em meio de tanta crueldade, tortura e sofrimento. Será que o amor que eles possuem um pelo outro resistirá ao tempo?!

Temos personagens secundários incríveis e que me deixaram muita saudade após finalizar o livro. A escrita da Luciana é ótima, e que prende bastante o leitor.

Amei demais a leitura, e recomendo muito! Uma leitura incrível e cheia de reviravoltas.

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2020/03/resenha-1943-luciana-klanovicz.html#comment-form
Luciana Klanovicz 23/07/2020minha estante
Muito obrigada pela resenha! Grata!!!




esmeralda.literaria 04/10/2021

Uma leitura mágica.
Seria um amor capaz de sobreviver em uma Guerra?

Com uma escrita impecável, um trabalho cirúrgico quanto aos relatos da  segunda Guerra no ano de 1943, a autora descreve um romance de época entre Phillip e Maria, que deixa qualquer leitor inteiramente embevecido.
Maria era filha um Diplomata brasileiro e ao conhecer um alemão caiu nos encantos e juras de amor, como seu pai não aprovava esse casamento, ela fugiu iludida com a promessa que se casariam assim que chegassem a Bruxelas. Mas a ganância de Robert e alguns acontecimentos, o fez abandonar Maria a sua própria sorte.
Então ela desesperada parte para a França, com parcos recursos e sozinha. Trabalhando como cantora em bar de uma cidade do interior da França, já ocupada por Nazistas, ela conhece Phillip, um inglês professor matemático e que tinha uma missão como espião. Então nos vemos dentro da linda e emocionante história desses personagens.
Como não poderiam viver para sempre dentro dessa bolha, uma invasão dos Nazistas ocorre no Bar onde Maria cantava, em uma busca por espiões e contrários ao nazismo, o casal se separa.

Perdas, desencontros, planos desfeitos e sonhos são transformados ou destruídos, personagem secundários inserem à trama grandes reviravoltas.  Posso afirmar que por vezes não acreditava no rumo em que as coisas estavam tomando.

Maria mostra sua força durante o livro inteiro, sempre se mostrando mais forte a cada problema enfrentado. A narrativa das cenas  tão perfeitas, se tornam palpáveis para o leitor, é possível sentir a razão de cada escolha e cada luta. O horror de uma guerra não é nenhum momento romantizado pela autora, o que eu considero muito respeitoso.
Assim como Maria guardava seu par de adeus, de despedidas que eram capazes interromper as batidas do seu coração, me vi tão entregue a tudo que por diversas vezes me senti compartilhando destes sentimentos. Confesso ter me afeiçoado demais ao personagem  Edgar, que fez toda diferença na vida de Maria, e a construção que a autora fez da sua personalidade, caráter e entrega sem reservas o tornou um dos grandes protagonistas para mim!

De um lado Maria lutava pela sua sobrevivência e de uma pessoa em especial que vocês precisam descobrir, seus amigos pelas causas da guerra e Phillip pelo seu grande amor , que em um ato de desespero e mal entendido a abandonou também.
Daqui em diante meus caros leitores, deixo para vocês descobrirem como Maria e Phillip enfrentaram esse amor e a guerra, e até onde conseguiram chegar.
Primeiro contato com a obra dessa autora fantástica, e já me sinto uma grande fã, foi uma experiência inenarrável e mágica.

@esmeralda.literaria
Luciana Klanovicz 04/10/2021minha estante
Obrigada pela resenha incrível!




Aione 21/02/2018

1943 é o romance nacional autopublicado em formato de eBook por Luciana Klanovickz, que, sendo também professora de História, reuniu sua paixão pela área à arte para dar vida à trajetória de Maria e Phillip em meio aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Filha de diplomatas brasileiros, Maria procura sobreviver durante o período de guerra ganhando a vida como cantora em um bar na França ocupada pelos alemães. É assim que ela conhece Phillip, professor e matemático inglês — ao menos, até onde ela sabe. Na realidade, seu amante é espião, o que coloca ambos diretamente sob as vistas dos nazistas. Durante uma invasão, Phillip foge enquanto Maria é levada como prisioneira. Em meio a reviravoltas e caminhos opostos, ambos tentarão não apenas salvar suas vidas, mas também encontrar meios de finalmente se reencontrarem.

A narrativa de 1943 se dá em terceira pessoa, alternando-se de acordo com a perspectiva das diferentes personagens que fazem parte da trama, não simplesmente se atendo a de Maria e Phillip. Dessa maneira, é possível acompanhar, simultaneamente, diferentes facetas da mesma guerra, de acordo com o que cada um vivencia.

O que mais me agradou na leitura foi a forma de como a autora explorou os conflitos pessoais das personagens. A guerra coloca absolutamente tudo em perspectiva e em 1943 somos capazes de compreender as difíceis decisões muitas vezes tomadas quando a sobrevivência é o que fala mais alto. Assim, há um caráter sobretudo humano na história.

Também, o fato de Luciana ser historiadora contribui para que 1943 seja muito bem contextualizado. Entretanto, os fatos históricos, embora presentes, não são o centro do enredo e nem assumem um papel de destaque. Eles estão lá, fazendo parte da história e, muitas vezes, influenciando nos acontecimentos, mas sem serem centrais. O foco está na história vivida pelas personagens, ainda que em meio a um momento histórico. Dessa forma, atrocidades cometidas durante o conflito, por exemplo, estão presentes no enredo, mas não a ponto de sobrecarregá-lo ou tornar o livro pesado pela dificuldade do período.

Apesar de ter gostado da leitura e de não ter encontrado dificuldades em me envolver com a história, que pode ser lida rapidamente, não consegui realmente me conectar com as personagens e os eventos em um nível mais emocional e sensitivo. Isso porque a narrativa se dá sobretudo por um sumário narrativo em vez de cenas, o que, em uma rápida explicação, significa que os acontecimentos são principalmente contados em sequência em vez de demonstrados. Pude acompanhar a trama, mas não necessariamente senti o impacto que ela poderia ter me causado, ainda mais considerando a própria temática abordada. Os diálogos, também, em alguns momentos destoaram do restante da escrita por assumirem um tom mais artificial, o que não senti durante a narrativa em si.

De qualquer maneira, a história de 1943 é belíssima e capaz de encantar os românticos de plantão especialmente por trazer um amor tão forte em meio a suas páginas. E, como mencionado, o livro vai além, abordando as diferentes facetas de cada um de nós quando em meio às dificuldades, que nos forçam, muitas vezes, a agir e a descobrir reações que jamais imaginaríamos em outras circunstâncias.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2018/02/21/resenha-1943-luciana-klanovicz/
Luciana Klanovicz 25/02/2018minha estante
Agradeço profundamente sua leitura crítica. É só a partir desse feedback que é possível saber como um livro é apreendido pelas leitoras. Muito obrigada!




MarcusASBarr 08/05/2022

... em um cenário caótico, sentimentos bons também florescem!
Enfim encerrei a leitura espera de "1943". Confesso que fui em busca deste livro e consegui minha cópia impressa direto com a editora... e foi um deleite.
Fiz comentário ao longo da leitura e fui cada vez mais absorvido pela obra, e é assim que gosto... estar ali, ladeando os personagens.
Luciana Klanovicz conseguiu este feito. Tecer seu romance passando por ambientes que cruzam oceanos em meio aos intensos conflitos da II Grande Guerra é uma grande realização da autora. Seus personagens vão nos cativando a medida que vão se descortinando seus pensamentos e formas de ver o mundo... e este é o embalo necessário que nos prende ao romance que pode até enganar inicialmente passando uma ideia de ser "açucarado", no entanto tem suas medidas bem dosadas de aventura, drama e tensão.
Parabéns para a autora por esta obra que surpreende com o desenrolar desta trama... voltarei a ler algo dela em breve.
Luciana Klanovicz 09/05/2022minha estante
Muito obrigada por ter me permitido acompanhar sua leitura e agora poder ler suas impressões sobre meu livro. Ganhei meu dia com a riqueza da sua avaliação. Grata demais!!!




analuab_ 16/06/2021

o livro em si é interessante, a história é mto boa, embora eu tenha encontrado muitos erros, especialmente de formatação do e-book, o que foi bem incômodo durante a leitura.

por algum motivo, eu não consegui me apegar ou me aprofundar aos personagens, algo neles soava mto distante e vazio, mas não sei explicar o que é, mas genuinamente consegui mal sentir o moraria por eles.

confesso que o casal principal me dava sono kkkk, não me convenceu e não senti muita química entre eles, e o que salvou foi a narrativa em si, o enredo de fundo. eu gosto muito de ficção histórica e todo o pano de fundo me fizeram ficar até o fim. é o ponto alto da história.

no geral, é um bom livro, mas poderia ser melhor.
Luciana Klanovicz 04/10/2021minha estante
Obrigada pelo feedback.




Carol 20/02/2018

As desventuras de paixão da II Guerra Mundial
Luciana Klanovicz nos mostra uma das tantas histórias de separação e reencontro que a II Guerra poderia ocasionar (e em casos reais, de fato, ocasionou). Temos a história apaixonante de Maria e Phillip (ela, brasileira; ele, britânico), que acabam separados por eventos da II Guerra. E, para não contar muito da narrativa, acabam passando por muitas coisas, separados um do outro, inclusive, envolvendo-se com outras pessoas até se encontrarem alguns anos depois.
Recomendo a história para quem gosta de ambientações nas décadas de 40, com direito à músicas e aos trejeitos da sociedade neste período. Em certos momentos ficamos aflitos em saber o desenrolar e se no final o casal ficaria junto ou não.
Contudo, acredito que faltava um pouco de profundidade nos personagens, em determinados momentos os personagens parecem superficiais, e em alguns trechos da narrativa, a autora deveria explorar mais a própria narrativa, não ter receio de mostrar os infortúnios gerados na guerra.
Enfim, vale muito a pena conferir a narrativa! Klanovicz é uma autora independente com um ótimo trabalho disponível na Amazon. Super recomendo.
Luciana Klanovicz 25/02/2018minha estante
Carol, fico muito feliz com sua avaliação crítica cuidadosa e aprofundada. Concordo plenamente com os pontos apontados. Venho de uma área bastante acadêmica/científica (História) e preciso me soltar mais em alguns aspectos. Obrigada por seu feedback e agradeço sua recomendação de leitura!




Planek 10/03/2018

Uma história comovente no meio de uma guerra
Quando comecei a ler "1943", pude perceber como a literatura pode descrever, narrar e fazer com que possamos sentir toda a dor, todo medo, todas as desventuras que uma guerra pode causar para quem está à margem dela: a população civil. Mas pude, principalmente, perceber como é a literatura, talvez, a única chance que temos para humanizar conflitos, dando a eles as múltiplas dimensões que vão desde o ódio até o mais sublime amor e a mais forte resistência à vontade de destruir.
"1943" apresenta toda a força de um livro que tem pesquisa histórica envolvida sobre a Segunda Guerra Mundial, sem deixar em segundo plano uma narrativa pulsante, quase de filme, sobre eventos que cobrem a vida de Maria na França ocupada pelos nazistas. Narrativa deliciosa, personagens interessantíssimos, um capítulo melhor e mais sofisticado que o outro, bem como um final emocionante levam leitores a experimentar o riso, as lágrimas, as mãos trêmulas, as angústias e as felicidades num mundo que parece ruir. Maria é a mostra de que, apesar da destruição, existe uma força muito maior no mundo: o amor.
Vale ler, vale ler!
Luciana Klanovicz 11/03/2018minha estante
Muito obrigada pela avaliação. Sua leitura me emocionou muito. Quando escrevemos um livro não temos ideia de como ele será absorvido pelos leitores, e vejo que acertei em alguns aspectos porque percebo que você se apropriou do que para mim é o mais importante no livro: a história das pessoas comuns, suas vidas, decepções, sonhos e amores em meio a uma guerra devastadora. Obrigada!




spoiler visualizar
Luciana Klanovicz 26/05/2022minha estante
Amei demais o seu feedback do meu livro. Vou guardar com carinho! Obrigada!! Se tiver interesse me mande seu endereço para eu te enviar alguns marcadores e um card especial do livro com a capa antiga.


Angeles_book_ 27/05/2022minha estante
Não, não sou ey quem está agradecida. Por um livro tão mágico e que você quer me enviar coisas sobre o livro!! ???




becka 13/03/2021

achei ok e o fato de uma historiadora ter escrito acrescentou pra história de forma evidente; meu problema foi mais pelo fato da narrativa ir pra um período histórico complicado e focar logo em gente rica que enquanto o mundo se fode consegue viajar de um lado pro outro, aí o tom fica meio superficial já que sim; a situação é de foder, mas pessoas tão privilegiadas não sentem tanto isso.
Luciana Klanovicz 02/06/2021minha estante
Achei interessante você levantar a questão do privilégio envolvendo a personagem Maria. Gostaria de trocar uma ideia já que pode ter sido uma impressão de outras leitoras também. Vou aproveitar a oportunidade para falar um pouco mais sobre isso.
Foi a condição de partida que possibilitou a entrada da protagonista numa região de conflito. Sendo brasileira, especialmente, como explicar sua implicação na guerra? Como colocá-la em uma região ocupada pelos nazistas que fosse verossímil?
Maria teve o privilégio de nascer em uma classe alta, no entanto, tal condição desapareceu quando ela aceita fugir com Robert para a Europa. Depois disso viveu todo tipo de adversidade desesperadora, especialmente por ser mulher e não ser europeia. Quando foi presa teve mais sorte (e resiliência) do que privilégio para se manter viva.
Em tempos de guerra os privilégios de classe são os primeiros a desaparecer para quem foi subjugado/a.
Agradeço sua leitura e sua avaliação que permitiram a mim tocar neste assunto! :)




Aisha Andris @AishandoBooks 30/03/2021

Um romance arrebatador sobre a perseverança do verdadeiro amor
“1943” é um romance de época emocionante que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e traz a história de um casal que precisa passar por muitos percalços antes de receber seu merecido final feliz.
Maria é uma brasileira belíssima que levou uma vida privilegiada como filha de diplomatas até o dia em que foi seduzida por um canalha que a convenceu a fugir com ele e depois a abandonou, sozinha, em outro continente. Para se sustentar, Maria não teve escolha senão usar seu talento para a música trabalhando como cantora em um bar ao lado de Jeannette, sua única amiga na Europa, com quem também divide um pequeno apartamento.
Numa única noite, Maria conhece e se apaixona por Philip, um brilhante matemático inglês que trocou a pacata vida acadêmica na Universidade de Oxford pelos riscos de atuar como espião em uma França ocupada pelos nazistas. O curto envolvimento dos dois gerará consequências inesperadas e mudará suas vidas para sempre.
Em uma violenta batida dos alemães no bar em que trabalha, Maria será confundida com uma espiã e injustamente levada como prisioneira para um campo de trabalhos forçados. Só então descobrirá a verdade sobre o homem que ama e, sentindo-se abandonada mais uma vez, terá como única meta sobreviver às inúmeras provações que precisará enfrentar. Ela não imagina, mas, com sua doçura, encantará um oficial que lutará para livrá-la dos seus tormentos.
Enquanto sua amada sofre, Philip também será capturado e enviado para um campo de prisioneiros, onde sequer imaginam que se trata de um espião. Ali ele fará um grande amigo, sofrerá uma dolorosa perda e viverá os piores dias de sua vida, tendo como único alento o amor intenso que sente por Maria, sonhando com o dia em que conseguirá escapar e libertá-la das garras dos nazistas.
Apesar de sofrido, “1943” é um livro que flui bem depressa, graças à escrita deliciosa da Luciana Klanovicz. Foi uma história que me prendeu desde as primeiras linhas e me fez torcer demais por esses personagens, ansiando tanto quanto eles pelo reencontro. Da mesma forma que em “Prata da Terra”, isso não aconteceu de forma rápida, nem fácil, mas a espera tornou o momento ainda mais bonito e impactante. Recomendo muito que vocês deem uma chance e vejam por si mesmos do que estou falando.

site: https://aishando.home.blog/
Luciana Klanovicz 02/06/2021minha estante
Fico muito feliz que você tenha se conectado com essa história.
Grata pela linda resenha!




Bianca 27/03/2022

1943
°Nota : 5/5
°317 páginas
°Autora : Luciana Klanovicz
° Romance histórico ° Disponível para compra na Amazon e diretamente com a autora

Quote :" Todos os medos que apareciam eram aqueles que ela fingia não ter : medo da morte , medo da guerra , medo de estar sozinha, medo da violência, medo do escuro ...."

° Maria é filha de um diplomata brasileiro , mas por conta de uma paixão que seu pai não aprovava ela foge com o intuito de viver esse amor , no entanto o alemão por quem ela estava encantada virou sapo e ele abandona Maria a própria sorte .

Desesperada e sem poder voltar para casa , ela viaja para França para recomeçar sua vida como cantora em um bar , em uma região já ocupada pelos nazistas . Em uma noite comum , ela conhece Phillip , um inglês professor de matemática que secretamente trabalha como espião que utiliza o bar como local de encontro para troca de informações .

O que começou com uma simples troca de olhares , avança para um amor em meio a guerra , onde Maria não sabe que Phillip é um espião , até que certa noite ocorre uma invasão nazista no bar , onde buscam capturar os espiões, nesse caos Maria e Phillip se separam , mas ambos se sacrificam um pelo outro . Maria mostra sua força e determinação ao enfrentar os problemas que surgem e Phillip luta para reencontrar seu grande amor .
Haverá perdas , desencontros , sonhos transformados e a luta por uma amor em meio a guerra . Os personagens secundários são de muita importância para o enredo . A história me prendeu desde o início , gostei muito da escrita de Luciana Klanovicz , adorei o fato de que em nenhum momento a guerra foi romantizada , pelo contrário ,
temos uma narração precisa quanto aos relatos da Segunda Guerra no ano de 1943 , onde é demonstrado o cenário destruidor em que milhares de pessoas viveram , dominado pela tristeza, tensão, medos , escassez , violência e crueldade .1943 trata- se de uma leitura envolvente e com reviravoltas . Recomendo muito este livro
Luciana Klanovicz 04/04/2022minha estante
Obrigada pela sua resenha!!




Drica Bitarello 21/02/2018

A força de Maria!
Seguindo na minha proposta de conhecer novos autores nacionais, abracei a leitura de "1943" da historiadora catarinense Luciana Klanovicz. A trama começa no ano de 1943 e tem como protagonista Maria, uma jovem brasileira que ganha a vida como cantora num bar da França ocupada pelos nazistas. Sua vida muda totalmente quando conhece Phillip, um matemático inglês que espiona para os aliados. Muito apaixonados, os dois ignoram os sinais à volta e quando se dão conta, a guerra chega até eles. E é aí que o caldo entorna...
A história de Maria, sua trajetória através dos territórios ocupados, sua luta pela sobrevivência e para manter a própria identidade são, na minha opinião, o que sustenta todo o enredo. Muito mais do que seu romance com Phillip. Maria come o pão que o diabo amassou com as patas enlameadas, mas sempre consegue emergir das cinzas como uma Fênix, e cada vez mais forte.
Já o "mocinho"... Apesar de Philip ter passado por uma provação bem grande, eu não consegui ter empatia por ele. Para mim o grande protagonista, ao lado de Maria, foi Edgar.
Tirando o fato de eu não gostar do Phillip, o livro teve cenas muito bonitas e tocantes. O caldo histórico consegue amarrar tudo bem direitinho e é possível visualizar, enquanto lemos, a ação dos personagens, as cidades devastadas, a desesperança e a incredulidade das pessoas.
Senti falta de mais profundidade em alguns personagens secundários que aparecem na trama. Até porque eles foram importantes para a trajetória de Maria, Phillip e Edgar. Mas, para nós, eles parecem meio que jogados para escanteio.
Eu gosto muito de romances históricos, mas geralmente busco tramas ambientadas no período medieval ou, no máximo, até meados do século XIX. A leitura de "1943" foi uma gratificante saída da zona de conforto, principalmente por tratar de um fato que, embora tenha acontecido há mais de 70 anos atrás, permanece ainda muito vívido em nossas mentes.
[Resenha completa - COM OS SPOILLERS que tirei dessa aqui, no blog]

site: http://catalivrosromances2.blogspot.com.br/2018/02/nacionais-2018-6-1943-luciana-klanovicz.html
Luciana Klanovicz 25/02/2018minha estante
Obrigada pela leitura cuidadosa e enriquecedora!




Malu | @dicas_de_malu 23/08/2022

Um romance intenso e emocionante, para arrancar suspiros (e lágrimas)
Acompanhar a jornada de Maria foi uma montanha-russa de emoções. Enquanto meu coração era aquecido pelo delicado amor entre Maria e Philip, também senti ele apertar por tudo que acontecia com eles e pelos horrores da guerra.

A autora fez um excelente trabalho de pesquisa e consegue trazer um retrato bastante real daquele período histórico. Assim, a leitura traz momentos muito difíceis e dolorosos, que deixam claro todas as atrocidades que marcaram aqueles anos. Por muitos momentos, fiquei com um nó na garganta e o coração apertado de angústia.

De um modo geral, 1943 foi uma leitura intensa e que me emocionou muito. Mais do que um romance ambientado em meio à guerra, é um livro sobre resiliência, superação, luto, perdão e amor. É uma história linda e sensível, que traz reflexões e aquece o coração do leitor.

Resenha completa no link

site: https://www.instagram.com/p/ChBI64qLFdA/
Luciana Klanovicz 24/08/2022minha estante
Obrigada pela linda resenha!!




Luiguynho 03/03/2022

?A incerteza era a única verdade durante a guerra.?
Ambientado em uma pequena cidade francesa em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, somos apresentados à Maria Mascarenhas, uma jovem cantora que se apresenta em barzinhos e Phillip Spencer um jovem professor inglês e que acumula ao seu ofício o trabalho de espião.

Quem diria que em plena Segunda Guerra Mundial, período marcado pelo racionamento de alimentos, produtos de higiene e porque não de sentimentos, surgiria um romance arrebatador?

O que parecia ser uma sexta-feira como outra qualquer, transformou-se completamente a partir do momento em que os olhos de Maria encontraram os de Phillip, embalados na canção ?You?ll never know? proporcionou uma conexão imediata e ambos se perderam no sorriso de um para o outro, surgiria ali um sentimento capaz de sobreviver a guerra?

Uma obra surpreendente, emocionante e que com certeza vai tocar seu coração. Se você está desacreditado(a) do amor, este livro se torna, leitura obrigatória, nele muitas dúvidas a respeito desse sentimento tão nobre são respondidas.

Boa leitura!!!
Luciana Klanovicz 04/04/2022minha estante
Obrigada pela sua leitura!!!




Eliana.Rosar 16/03/2018

paixão e sobrevivência
o amor e suas nuances num momento da segunda guerra em 1943 ...e a paixão pela musica e a sobrevivência do furacão Maria...a amizade...o dilema do tempo no amor sem futuro e o pavor de ser prisioneira de guerra...ingredientes fascinantes em meio à iniquidade da grande guerra...
um romance fadado a ser transporto à grande tela do cinema...
apaixone-se por 1943
Luciana Klanovicz 17/03/2018minha estante
Obrigada pela sua resenha! :)




19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR