Faça o que tem de ser feito

Faça o que tem de ser feito Bob Nelson
Bob Nelson
Bob Nelson

Resenhas - Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem

1 | 2 | 3 | 4

Alice 20/03/2014

Uma ode ao capitalismo
O livro basicamente diz se mate de trabalhar e faça a empresa crescer.
Um dos trechos: "Sempre que possível, procure formas de tornar seu
trabalho mais difícil. Assuma mais tarefas, ofereça-se para
ajudar os outros e peça para fazer parte de projetos ou
equipes criados a fim de resolver problemas urgentes."

O modo de escrever deixa bem claro que o objetivo é produzir, não se preocupa com o bem-estar do trabalhador e não leva em consideração o desgaste e baixa qualidade de vida que seus conselhos podem causar aos menos experientes.
Karina 08/05/2020minha estante
Disse tudo sobre o livro

@marimmarim 06/10/2020minha estante
Sim, é bem por aí mesmo. Considero que seja uma leitura válida para quem já tenha um senso crítico de não levar tudo ao pé da letra. As dicas são bem simples e traduzem bem essa proposta do funcionário dar o sangue pela empresa.
Saúde física e mental vem em primeiro lugar galeres...

Ge 20/10/2020minha estante
É assim que funciona mesmo o capitalismo. Tirando os exageros, tem boas dicas.

Carlos.Ramos 23/04/2022minha estante
Seu comentário resumiu todo o livro

Caio328 03/09/2023

Um verdade simples
Um livro rápido pra ser lido e muita motivação para agir.
Não trás nenhum segredo ou fórmula mágica, só diz de maneira direta o que devemos fazer para controlar nosso dia de trabalho e como nossas ações afetam a empresa.
Estar sempre atento às soluções e não ficar preso no problema tirando o máximo de sua atividade não importando o que os outros digam tem sempre bons resultados profissionais desde que seja para melhorar os resultados da empresa.
Não fique esperando alguém te falar o que deve ser feito, faça. Poder da ação frente as boas ideias gera resultados surpreendentes e todos saem ganhando nesse processo.
Recomendo como manual do empregado e tem até uma carta dirigia a novos colaboradores.

Vilela 30/04/2022

Faça o que tem que ser feito? (Bob Nelson)
O livro tem como premissa, mostrar ao seus leitores, uma simples e um eficiente ensinamento. Mas longe de ser um soco no estômago. Todos nós sabemos que para sermos profissionais reconhecidos devemos sempre fazer aquilo além do que já fazemos.
O livro começa com uma introdução bem escrita e marcante. Utiliza exemplos e experiências para ilustrar a visão do autor.

Sidney.Muniz 18/10/2023

Excelente livro, o autor traz muitas dicas de como ser um funcionário de alta performance no trabalho.

Badlouis 28/03/2023

Bem básico
Não é lá grande coisa, mas da pra passar um tempo.
A gente já trabalha demais e ler um livro sobre trabalho?! Pois é! Só tentar entender perspectivas diferentes...
Basicamente o livro é sobre fazer mais, talvez uma pegada de dono no dia a dia da empresa.
No final, fazer mais é em busca de remuneração melhor, o boleto não será pago sozinho.

Mauricio Skoober 10/09/2023

Recomendo para Funcionário/Colaboradores e Prestadores de Serviço
Acredito que todo empresário deveria compartilhar este livro com seus colaboradores.
Senti a importância do empregador ter um propósito na empresa para que isso estimule os funcionários e logicamente um ambiente no mínimo razoável para dar o exemplo e estimular as seus desenvolvimentos.
Logo, já inicia comentando que a HONESTIDADE e a OPORTUNIDADE são os fatores que as pessoas mais buscam em um emprego.
Fácil e rápida leitura, contem ilustrações
Mostra o poder da iniciativa individual para melhoria do todo. Se você quiser ser acima da média, precisa sair da zona de conforto e tomar atitudes, ter ação.
Por fim, se você quiser mudar a sua vida, precisa começar por você.

Kyuketsu 20/06/2023

Livro de cabeceira do colaborador
Com linguagem simples, direta e informal, este livro apresenta reflexões direcionadas ao colaborador de uma empresa. A leitura e fluída e o leitor terá a sensação de estar ouvindo conselhos de um mentor qualificado.

Indo direto ao ponto, apresenta insights que devem ser, com o devido zelo, acatados por todos que desejam uma relação mais saudável e produtiva com o próprio trabalho e, sobretudo, consigo mesmos (consequência natural de adotar o mindset proposto).

Particularmente, penso que este livro seria "melhor aproveitado" se o seu conteúdo fosse apresentado na forma de "X" reflexões diárias, que deveriam ser lidas pelo colaborador antes e ou durante sua jornada de trabalho.

Certamente um livro para ser relido inúmeras vezes.
Mauricio Skoober 10/09/2023minha estante
Boa ideia, utilizado em forma de reflexões diárias

Raquel Comunale 21/09/2017

O livro é bem curtinho e a leitura é super rápida. Gostei bastante da forma objetiva que o autor usou e os exemplos dados.
Basicamente são dicas para sair da zona de conforto, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Caiu como uma luva pois mudei de emprego depois de 7 anos trabalhando em uma empresa. Na antiga empresa eu já tinha meu espaço e as pessoas conheciam meu trabalho/desempenho. Ter que correr atrás disso em uma nova empresa pode ser desafiador e o autor me deu uma nova perspectiva. Abaixo listo alguns tópicos que chamaram minha atenção.

O que buscamos em um emprego
Basicamente: transparência e oportunidade de crescimento
Quando a empresa não deixa claro quais as expectativas e sua visão de futuro fica muito complicado confiar nela. Sem esse canal de comunicação a relação empregado X empresa sempre será superficial.
Investir no crescimento profissional de um empregado é bom pra todo mundo: a empresa terá um empregado melhor qualificado e o empregado terá uma bagagem curricular mais rica.

Faça o que foi contratado para fazer... e além
Se te contratam para a função X é óbvio que esperam que você desempenhe essa função.
Esse é o profissional mediano, o cara que faz o que foi pago pra fazer.
A questão aqui é: o que você pode fazer para se tornar um profissional acima da média?
Já parou para refletir qual skill você poderia melhorar para ganhar mais espaço ou reconhecimento na empresa?
Já parou pra refletir que, infelizmente, não vai cair um gerente do céu e te ajudar com isso?

Expectativa Suprema

Quando a empresa te contrata ela espera que você use seu discernimento para agir segundo a visão, objetivo e interesse da empresa. Se na sua função você vê potenciais melhorias que podem reduzir custos, diminuir prazos ou otimizar processos cabe a você propor e evoluir essas ideias.

Corra atrás de desafios
Se você consegue desempenhar sua função com certa folga veja com seus colegas de trabalho se eles precisam de ajuda com alguma coisa. Além de aprender algo novo você começará a ser visto com outros olhos pela equipe. Se isso te ajudar a desenvolver uma nova aptidão é ainda melhor.

Aponte melhorias no que você sabe fazer
O seu chefe não vai saber apontar isso por um motivo simples: ele não faz a mesma coisa que você.
Só quem está com a mão não massa consegue enxergar melhorias que reduzem custos ou aumentam a velocidade de produção.
Esperar que a gerência ou diretoria sugira essa tipo de coisa é acreditar em magia.
Já vi DEMAIS esse tipo de coisa: um gerente novo que acha que a equipe será motivada pela ação ABC sem se dar ao trabalho de ouvir o que as pessoas tem a dizer. Se você tem sugestões encontre o canal certo e exponha isso caso contrário a diretoria vai ouvir um idiota que acredita que pizza grátis/cobranças agressivas/perseguição aumentará a produtividade da equipe.

Não seja um zumbi de reunião
Se uma reunião foi marcada sem um objetivo claro e mesmo depois de 5 minutos esse objetivo não é exposto não fique calado. Se alguém começa a mexer no celular ou a batucar na mesa provavelmente a equipe inteira está perdendo tempo com algo inútil. Exponha isso. Conduza a reunião de forma a envolver os participantes e torná-la produtiva. Faça isso de maneira educada e gentil, mas faça.

site: http://desencontre.blogspot.com.br
Giovanne5 27/01/2019minha estante
Muito obrigado

Emmy.Wosnop 10/04/2022

Resumindo
O autor descrever como um empregado perfeito, um empregado que faça tudo pela empresa inclusive o trabalho do Dono. E se algo der errado é pq não se dedicou e ficou o aprendizado para os futuros empregos.
Mauricio Skoober 10/09/2023minha estante
Não vejo por esse ponto de vista, é para estimular o funcionário a se melhorar e não ficar buscando a estabilidade na empresa. Vejo como uma forma de resiliência e melhoria continua, para o funcionário conseguir se sobressair de sua situação.

rodolfocarmacio 06/04/2024

Faça
Buscar a pró-atividade e realmente mútua colaboração.
"Não espere que os outros te digam o que fazer. Veja por si próprio o que tem que ser feito! Ouça, aprenda, tome uma posição de uma sugestão, dê o primeiro passo para ação, faça o que diz que vai fazer. Não na quinta na segunda - mas ná primeira vez. Seja uma pessoa de palavra, em quem pode se confiar sem precisar constantemente ser lembrado e cobrado".

Karina 29/10/2012

Um pouco mais chato do que já parece ser...
O livro fala basicamente de como você deve se comportar no primeiro emprego.

Bob Nelson dá ótimos conselhos para começar a crescer numa empresa e impressionar os chefes fazendo tarefas que vão além das que eles te contrataram para fazer.

A mensagem é interessante, a leitura é fácil e ao mesmo tempo monótona, não concordei em alguns pontos, mas algumas mensagens vale não somente para a vida profissional, pode ser aplicada na vida pessoal também!

Nas universidades eles são bem vistos, algumas como a Uninove o colocam como leitura obrigatória do 1° semestre.

Estou trocando o meu, quem estiver interessado podem vir falar comigo.

KMF

Darte 03/07/2022

Patina patina e não sai do lugar
É um livro couch, te dá ânimo, contundo não resolve problemas mais urgentes e imediatos. Ele te leva a caminhar pelo túnel, mas nao te garante que voce verá uma luz no fim, ele diz praticamente pra enfeitar o teu túnel e esperar que alguém note isso.

Léia Viana 23/09/2010

Um livro simples
Quando adquiri este livro, a minha intenção era de dar um "up" a minha carreira. No entanto, conforme fui lendo percebi que as dicas eram importantes para os iniciantes no mercado de trabalho.
De uma maneira simplista, o autor discorre o que toda empresa espera de um funcionário: que ele seja responsável pelo seu próprio trabalho; que possua dinamismo para realizar suas tarefas; que cuide bem, tanto do patrimônio da empresa, quanto do orçamento dela; que respeite seus colegas e ambiente de trabalho, tudo que qualquer um, que esteja empregado e com disposição para manter a sua empregabilidade, e com maturidade o suficiente, sabe que deve fazer e de como se comportar.
Algumas dicas passada pelo autor são presentes valiosos, que merecem ser lidos e relidos, para não cair no esquecimento de quem acredita que já saiba tudo:
“Nós sentimos uma falsa segurança quando nos acostumamos a receber nosso contracheque. Mas, se você não estiver sempre aprendendo, crescendo e tentando fazer o melhor, provavelmente acabará perdendo seu emprego.”
“... a critica alheia é muitas vezes bem-intencionada. As pessoas podem estar tentando ajudar você a pensar nos seus planos para que não cometa erros.”
Para mim, mesmo achando alguns conceitos entediantes, valeu a leitura. Porque o livro me proporcionou a descoberta e a certeza de que estou no caminho certo.

Lelinha 16/02/2023

Basicamente é um auto ajuda, ele da dicas de como melhorar no trabalho, como ser bem sucedido.Bem útil e interessante.

1 | 2 | 3 | 4