Ruta Jacobea

Ruta Jacobea Paulo Roberto T. Silva

Resenhas - Ruta Jacobea

Márcia Regina 04/01/2010

"Ruta Jacobea, o Caminho de Santiago de Compostela", de Paulo Roberto T. Silva

Ruta Jacobea não é um guia cheio de informações úteis e impessoais. Também não é uma obra filosófica carregada de fé e misticismo. Ainda que tenha um pouco de tudo isso.

Paulo Roberto T. Silva escreveu um texto para mentes andarilhas, para aquelas pessoas que compartilham o prazer de caminhar. É um livro amador, é verdade, mas talvez seja aí que resida boa parte de seu encanto. Com uma linguagem simples e direta, o autor vai apresentando impressões, descrevendo passos, dificuldades, alegrias, descobertas, solidão e encontro. Mais do que mera aventura, são relatos de busca de sentido e respostas.

Para aqueles movidos pela fé, serão gratificantes os momentos de vivência religiosa e a descrição das estradas que integram o Caminho de Santiago de Compostela.

Para mim, o prazer da leitura esteve na caminhada em si. Não poucas vezes me percebi percorrendo lugares ermos impregnados de sons, toques, cheiros... E quando minhas pernas sofriam com o cansaço das longas distâncias, era reconfortante vislumbrar ao longe as torres de uma igreja antiga denunciando pequenos povoados, vilas pouco habitadas onde poderia encontrar descanso para os pés, aquecer o corpo e comprar o pão e o queijo imprescindíveis para matar a fome.