Gêmeos: amando quem eu odeio

Gêmeos: amando quem eu odeio Danielle Viegas Martins

Resenhas - Gêmeos: amando quem eu odeio

Feh 16/12/2020

Natalia é uma menina que perdeu os pais aos oito anos, depois ela vai morar com seu avô no sul do país, na casa no mesmo terreno que pertence a família que seu avô é motorista. Logo de cara, ela se encanta com um dos jovens que reside na casa, Henrique é um cara extremamente fofo, simpático e muito querido, porém, ele tem um irmão gêmeo. Heitor que é totalmente diferente. Heitor é mais fechado, nada solícito e parece odiar Natalia desde que ela chegara ali.

Essa é mais ou menos a sinopse do livro e até a metade da história, a autora cumpre o que promete. Já que temos esse romance que nasceu de um “ódio” — mesmo que eu não tenha gostado nem um pouco dessa parte, mas vamos chegar lá. Na segunda metade, a autora adiciona dezenas de pontos de vista e mais centenas de narrativas paralelas desses mesmos personagens e se torna um enredo completamente maçante e desgastante de ler. E ela ignora o plot principal para focar nessas tramas que para mim foram chatas demais. E o que havia começado de uma forma interessante acaba ficando tedioso. Infelizmente.

E como o livro se passa em vários tempos diferentes, eu confesso que foi difícil me situar, já que conhecemos Natalia quando ela ainda era uma garotinha, depois ela já estava na fase adulta e depois entrou na faculdade e foi acompanhando-a até outros momentos. Eu gosto disso, gosto de acompanhar os personagens e eu não posso reclamar dessa parte que para mim não foi a pior. Foi uma das melhores, gostaria que a autora tivesse desenvolvido mais esse lado — e não deixado tão vago. Porque mesmo que eu goste foi um pouco lento para eu entender no começo — e esquecido as tramas paralelas. Teria sido mais real, principalmente porque poderíamos entender o começo do “amor” entre Natalia e Heitor.

E já que citei, o que falar sobre esse romance. Ele ainda não me desceu e faz dias que eu conclui a leitura. Como assim, o cara de quase trinta anos — pelas minhas contas, ele tem por essa idade — começa a se interessar por uma menina de quatorze/quinze anos? Desculpa, para mim não dá, isso não existe e foi a parte mais intragável de ler. O pior foi a romantização, Concordo com Henrique, impossível alguém achar isso normal. E isso de para o amor não existe idade só funciona se os dois forem maiores de dezoito anos e tiverem plena consciência do que fazem. E a desculpa do Heitor era que a Natalia era muito madura para a idade. Onde eu moro isso tem outro nome e não é amor. Heitor para mim é o pior personagem que eu li em 2020. E nem as partes que conhecemos mais sobre sua vida fez eu mudar de ideia. Odiei ler algo desse tipo e odiei conhecê-lo.

Foi por essa razão que eu dei três estrelas. O fato de eu não ter entendido muito quais eram os plots também ajudou. Já que como citei, a estória começou de um jeito, depois teve uma reviravolta na metade da história e que dá um pouco de agito e e é bem interessante, e no final acontece mais outra reviravolta e que me deixou preocupada com alguns personagens e de boca aberta. Ou seja, pensamos que já sabemos o que o livro nos guarda, mas temos surpresas no decorrer da história e que não tem nada a ver com o que foi nos prometido. Acho que esse foi o jeito da autora de incluir seiscentas páginas na nossa goela.

Mas tenho que confessar que a escrita da Danielle é muito boa e foi isso que me deu forças para não abandonar mesmo com personagens com caráter bem duvidoso, que foi o que mais teve.

Mas valeu pela experiência, mesmo que tenha sido passar raiva.

Grey 14/11/2020minha estante
Eu serei sincera, faço de suas palavras as minhas, to em 50% do livro e juro, não consigo mais, no começo eu amei tanto mas agora não tá fluindo... to triste ?

Amanda 30/09/2019

Que novelão!
Que eu adorei o livro não deve ser novidade pra ninguém visto que estou sempre elogiando o trabalho da autora. Com um conteúdo eclético e forte, Danielle Martins mais uma vez no deixa uma novela mexicana louca, mas tão cativante que não conseguimos desgrudar da tela do Kindle.
Natália Patrício sofreu muito em seus poucos anos de vida. Aos oito anos saiu com seus pais e os viu serem assassinados na sua frente. Com isso se mudou para Gramado a fim de morar com seu avô que era motorista de uma família tradicional por lá, os Mallmann. Chegando lá todos a acolheram como parte da família e foram muito gentis com ela, principalmente Henrique Mallmann que mais tarde se tornaria seu amor de adolescência.
Ela cresceu como filha postiça de Andreia, como irmã de Rafaela e Gustavo e confundia os sentimentos de amor fraternal de Henrique com algo mais profundo. Mas o que Natália tinha certeza é que Heitor Mallmann, irmão gêmeo de Henrique, não gostava dela nem um pouco. Assim quando estava prestes a completar 18 anos e recebe um cartão de "H" dizendo que a amava e que mantinha isso em segredo, ela achou que todos os seus sonhos com Henrique se realizariam. O que ela não esperava, era beber champagne além da conta e ao chegar ao escritório dar de cara com Heitor.
Heitor Mallmann começou a sentir amor pela jovem Natália quando ela estava com cerca de 15 anos, mas se sentia desprezível por ser 13 anos mais velho, apenas ignorou e passou a evitar a menina. Quando ela estava prestes a completar 18 anos, após uma grosseria que estava levando-a querer sair de casa, ele resolveu se declarar e depois quando ela aparece jurando que o ama, todos os seus sonhos parecem se realizar.
Eles ficam juntos, mas quando pela manhã Natália entende que ficou com Heitor e não Henrique, surta e diz coisas que o magoam muito. Quando ela vai embora após o casamento de Henrique com a cobra da Monique, ele resolve protege-la apenas de longe e deixar seu coração seguir. Os anos passam e Natália agora mora em SP e tem grandes amigos que a apoiam na faculdade de física e a acompanham em tudo.
Um dia ela encontra Heitor em sua casa e como estava passando mal, ele fica pra vigia-la. Naquele dia eles se entendem e ele declara todo o amor que nunca saiu do seu peito. A partir dai a vida deles da uma guinada, apesar do amor, crimes vem ocorrendo ao redor deles e Natália sempre é a vitima.
Esse livro é loucura total. Acontece umas coisas que até eu que já li uns livros de fantasia pura custei a entender o que eu lia, só uma ideia, até um acidente de avião temos aqui (e com sobreviventes e coincidências inacreditáveis). Mas sinceramente?? Eu adoro um novelão mexicano de primeira e esse aqui com todo seu drama e sofrência da mocinha é um digno e eu fiquei encantada, essa seria aquela novela que eu sentaria todos os dias pra assistir (e ficaria triste quando não pudesse). Se vale a pena?? Claro, só leia e se encante com os personagens!

Vivi @mil_motivos_para_ler 03/07/2018

Boa história!
O livro desta nova autora tem uma boa história, bons personagens, porém tem alguns problemas de escrita com erros que não sei se são de diagramação ou de revisão. Estes não diminuem o valor da obra.

Mary 28/07/2018

Um novelão
Um novelão mesmo. Meu primeiro livro de romance com uma protagonista negra. Tem algo de errado aí ou sou eu que to sempre focada nos casais padrão? A modelo na capa foi o que me chamou atenção para ler, fiquei bem feliz.
Enfim... uma pena que essa foi a unica novidade pois a leitura foi um pouco dificil de concluir pelo excesso de clichês e até em alguns pontos excesso de puritanismo dos personagens tornou um pouco entediante.
Mas no geral um boa história. Leve e positiva.
O amor vencendo qualquer barreira.
Se eu recomendo? Sim. É uma história de amor leve e bem novelesca, nada além disso.

Thalita153 18/03/2022

Uma trama digna de uma novela das 21h (chora Glória Perez)
Uma dos maiores obstáculos na minha imersão no universo desta história foram os inúmeros personagens que eram introduzidos.

Seus nomes tal quando mencionados me faziam parecer o meme da Nazaré Tedesco tentando me recordar quem era quem na trama que se desenvolvia.

Para ser sincera eu não conseguia parar de pensar em como a autora iria conseguir desenvolver cada um deles sem ninguém se perder no caminho ou deixar algum furo.

Entretanto, este temor se comprovou totalmente infundado, pois a autora conseguiu conduzir cada um deles com maestria até o ponto final.

Algo que me deixou bastante impressionada porque já vi muito autor se enrolar com um núcleo composto por quatro pessoas...

Ver tantos personagens tendo suas histórias construídas sem ter a protagonista como único foco me fez até levantar às 4:00 horas da manhã para continuar minha leitura já que não conseguia dormir sem pensar no que iria acontecer a seguir.

O fato de até mesmo os coadjuvantes terem suas identidades exploradas com tantos detalhes dá uma profundidade inigualável.

Eu realmente comecei a sentir que eles eram reais tal como se fosse possível atravessar a rua e me encontrar com um deles.

Isso aqui facilmente poderia se adaptado para uma novela !

Eu sentaria meu belo bumbum no sofá todo dia as 21h só pra poder acompanhar a jornada de Natália na casa dos Malman.

Quanto aos inúmeros personagens posso dizer que sinto saudade de cada um...

Cáh 28/12/2022

Confesso que demorei mais a ler esse livro, mas são tantas coisas para se prestar atenção.
  Quantas vezes lemos um livro e nos perguntamos "Mas o que aconteceu com tal personagem?" ou "E aquele casal, vai ter continuação?" Esse livro é bem completo, deixa todas as histórias com ponto final. Achei isso bem legal, sem nenhuma ponta solta.
   Talvez por isso a minha demora,levou tempo para que eu preenchesse minhas próprias conclusões sobre o enredo.

panda_jenny 21/11/2023

Uma grande novela mexicana!
Eu demorei quase três semanas pra ler esse livro, tinha muito tempo que eu não demorava assim em uma leitura.

Mas gostei. A história é interessante, bem escrita e a escrita da autora é fluída apesar de ser um calhamaço.

Teve alguns pontos negativos da história, problemáticos até.

E achei que teve algumas descrições desnecessárias, um personagem novo pareceria, era narrado TODA a vida dele antes de voltar pra cena. E fora que as partes de passado e presente em alguns pontos não foram bem sinalizadas. Então as vezes avançava ou rolava um flashback e eu ficava levemente confusa.

No geral é um livro bom, me lembrou muito vibe de novela mexicana, não sei pq.

Mas gostei e até consegui me conectar com os personagens.