Encontro com a Palavra de Deus

Encontro com a Palavra de Deus D. A. Carson

Resenhas - Encontro com a Palavra de Deus

Matheus Alves Carmo 22/10/2020

Curto, mas edificante
"Na verdade, o que ele diz no verso 2 é: ?Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite?. Em outras palavras, o justo valoriza a Palavra de Deus."

Este é o segundo livro que leio de D. A. Carson, e me mostra de novo o motivo de ser um dos teólogos mais respeitados na atualidade.

"Porque apenas as ideias não salvam as pessoas; somente Jesus pode, aquele para quem as ideias apontam."

Aqui são reunidos cinco palestras ministradas por Carson aqui no Brasil, no 19° Encontro para a Consciência Cristã, em 2017, cujo tema girava em torno da comemoração dos 500 anos da reforma protestante e o valor da palavra de Deus.

"Em todas as épocas, existem crentes que pensam da mesma forma, sempre olhando para trás. Para essas pessoas, o passado sempre é melhor que o presente. Assim, qualquer coisa que aconteça nos dias de hoje é muito ruim, mas ontem tudo foi muito melhor, razão pela qual desejam voltar a trilhar o mesmo caminho."

Como citei, todos os cinco textos tem como base o valor da palavra de Deus. Ao longo destes, aprendemos o valor das escrituras, como ela deve ser nossa prioridade e como devemos nos empenharmos em aprender proclamar. O capítulo 3 é uma benção à parte, nos mostrando como Jesus cumpre as escrituras, e a importância do antigo testamento.

"Em outras palavras, Jesus não está dizendo: ?guarde seu coração?, mas, principalmente, ?escolha seu tesouro?. Porque o que você mais valoriza é onde seu coração estará. Se aquilo que mais valoriza é seu dinheiro, é sobre isso que mais irá fantasiar, sonhar e direcionar toda a sua imaginação. O que você mais entesoura para si é o que atrairá seu coração."

É um livro curtíssimo, que a depender do tempo disponível do leitor, pode levar apenas um dia. Mas apesar do tamanho, é uma leitura muito edificante, e trás muito aprendizado.

"O problema é que não devemos nos aproximar da cultura a ponto de nos vermos obrigados a diluir o evangelho nela. E ao rei fora dito que não fizesse isso."

A linguagem é simples e o conteúdo é enorme. Carson consegue transmitir uma mensagem centrada na bíblia de forma clara e fácil, e nos trás lições ótimas. Uma grande benção!

"Graças a Deus, Jesus Cristo morreu por pecadores como eu. E, graças à cruz, há um novo nascimento que nos transforma, uma obra santificadora do Espírito de Deus em nossas vidas, que trabalha em nós, até que, no último dia, Jesus será finalmente glorificado, pela obra perfeita que fez em nós."

Victor, the Reader 09/11/2020

5 Palestras profundas e edificantes
Encontro com a Palavra de Deus é, na verdade, uma adaptação em livro de 5 palestras proferidas por D. A. Carson na Cansciência Cristã de 2017. Não participei do evento naquele ano, mas agora tive a oportunidade de ler suas palestras em livro.

Como sempre, D. A. Carson emprega sua grande habilidade em falar e instruir acerca da Palavra de Deus. Esse grande homem de Deus fala de forma que toca nossas almas. Como um bom exegeta, cada palestra/capítulo aborda em profundidade um texto bíblico e, como um grande pastor, aplica e confronta diretamente o ensino às nossas vidas.

Sobre as palestras, em duas palavras: profundas e edificantes.

Vitória 24/08/2020

Citações favoritas
Aquilo que Deus determina como prioridade no ministério de um rei de Israel deve ser também prioridade em qualquer ministério realizado na Igreja de Cristo. (Pág. 15)

A primeira coisa que você não deve fazer ao exercer seu ministério na Igreja é adquirir para si muitos cavalos. (Pág. 19)

A última coisa que desejamos é que os pregadores cristãos queiram levá-lo de volta para ler e as obras sem a compreensão da obra da graça. (Pág. 20)

O problema é que não devemos nos aproximar da cultura a ponto de nos vermos obrigados a diluir o evangelho nela. (Pág. 22)

Em outras palavras, Jesus não está dizendo: "guarde seu coração", mas, principalmente, "escolha seu tesouro". (Pág. 23)

Seja você um rei sobre Israel, seja um crente que exerce seu ministério no Brasil de hoje, não se deixa seduzir pelo desejo de poder, segurança, aprovação social ou riqueza. (Pág. 23)

Porque apenas as ideias não salvam as pessoas; somente Jesus pode, aquele para quem as ideias apontam. (Pág. 41)

Jesus não veio para revogar, mas para cumprir a Lei. Em outras palavras, Jesus veio para ser e ensinar tudo aquilo para o qual a lei e os profetas apontavam. (Pág. 54)

Beatriz 16/07/2020

Este livro é fruto de cinco palestras ministradas por D.A.Carson no 19° Encontro da Consciência Cristã, em 2017.

Tive a oportunidade de ouvir pessoalmente uma das ministracões de Carson e, lê- la desta vez foi tão edificante quanto ouví-la há anos atrás.

O livro é dividido em 5 capítulos, que recebem o mesmo título das palestras:

- ''A prioridade n°1"
- "A conformação de sua mente: o Salmo 1"
- "Jesus Cristo é o cumprimento das Escrituras"
- "Aprendendo e proclamando as Escrituras"
- "As escrituras não podem ser deixadas de lado"

Carson fala sobre a importância da Palavra de Deus na vida do crente e encaminha o leitor a um verdadeiro encontro com a palavra de Deus, a fim de que ele trilhe o caminho da fé plena em sua verdade, beleza e vitalidade.

A leitura foi muito enriquecedora, eu gostei bastante!

"Em todos os grandes eventos da história da redenção, as Escrituras não falham. As Escrituras são confiáveis e não falham em nenhum dos aspetos grandiosos da história. No entanto, Jesus vai mais longe ainda: ensina que a Palavra de Deus não falha em nenhum detalhe, o mais corriqueiro que seja, como, por exemplo, na escolha dos termos empregados nas Escrituras. E, como as Escrituras não podem falhar, você pode construir por ela sua argumentação. Por isso, Jesus afirmou que nem um único til passara das Escrituras."