A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Renata1004 25/03/2024

Abandonei, mas gosto da premissa
Sempre gostei muito do filme e queria ler o livro pra "aprofundar" mais sobre a história. Gosto muito da premissa do livro: a estrutura social, os dimons, o Pó...mas acredito que a escrita não tenha me prendido muito. Abandonei no início porque achei um pouco arrastado, um pouco detalhista demais e a Lyra um pouco chatinha kkkkkkk talvez eu tente de novo algum dia

Branco 12/03/2024

Clássico e bom
Sendo sincera, não considero que li com muita atenção. Especialmente no início relutei em prosseguir pois achei a Lyra super irritante kk
Não tive muitos momentos de imersão absoluta na história, mas é uma ficção fantástica boa.

Sinceramente, demorei pra notar a tão falada crítica à religião. Por muitos capítulos me pareceu bem sutil e nada explícita. No final fica mais escrachada mas não achei que mereceu o tamanho do repúdio e polêmica que dizem ter causado. Mas talvez seja porque não sou religiosa ou porque não li com tanta atenção, então esses detalhes passaram batidos por mim. Por exemplo, em As Crônicas de Nárnia é 100% perceptível o viés religioso, ja aqui é muito implícito o viés ateísta.

Resumindo: não achei fascinante mas é muito bom para amantes do gênero, obviamente vale a pena.

Não vou comparar com o filme pois não lembro dele.

É isso.
Branco 12/03/2024minha estante
Outras considerações: não achei que nenhuma ponta fica solta, mesmo em certos plots tem uma base sólida na história.

Paulak96 03/03/2024

Fantastic
Particularmente gosto muito de literatura fantástica, e o universo de Bússola de Ouro me cativou bastante. Ao mesmo tempo que é fantasia, também tem paralelos e faz críticas ao nosso "mundo atual" em relação a questões de política, religião, poder, etc. Fica mais claro nos próximos livros mas enfim.

Acho que um ponto muito forte são os personagens principalmente a protagonista Lyra. Gosto muito dela e de seu daemon Pan. Falo isso pois geralmente sempre nessas séries de aventura tem algum personagem que talvez não goste muito ou meio insuportável...não sei kkkkk mas nessa série todo mundo é bem legal.

Enfim, acho que só não dei cinco estrelas pois achei algumas partes um tanto enroladas em detalhes que não sei se eram tão necessários, mas tirando isso, gostei bastante.

Lucilia.Gabriel 01/03/2024

Um livro subversivo, mas não tanto assim
Primeiramente, eu amo a Lyra com todo o meu coração!

É um livro que fala muito sobre a desconexão dos adultos com as crianças e a infância no geral - em especial em espaço brancos, elitistas e tradicionais como as universidades londrinas (e de qualquer outro lugar né). A história faz críticas nítidas à igreja católica, a ponto de literalmente dizer "se eles dizem que é ruim, então deve ser bom" kkkk Fala muito sobre como os adultos sacrificam os inocentes em nome da própria inocência e de uma espécie de bem maior (ou qualquer bobagem dessas).

Ele tem uma protagonista cativante, que devia ser ainda mais subversiva no ano em que foi escrito, considerando que ela é uma menina quebrando milhões de estereótipos. E tudo isso em uma história que realmente prende a gente, em um tom super lúdico que traduz essa visão infantil de mundo (que não é tão complexa, mas é bem mais honesta).

Tendo dito isso, o livro tem uma passagem bem racista, que essencialmente diz que as atrocidades que estavam sendo feitas por aqueles brancos sem vergonha tinham sido aprendidas na África, onde, VEJAM SÓ, eles já separavam as pessoas de seus dimons (suas almas), pra criar escravos que trabalhavam sem reclamar ou fugir. Mirou na crítica à Igreja Católica, acertou no reforço do discurso dessa mesma instituição, que foi usado como justificativa para o sequestro e escravização de pessoas negras (TNC sabe). E o melhor é que esse trecho não acrescenta nada à história, ele só é racista mesmo.

Enfim, tô me perguntando se devo continuar nesse movimento de ler os livros que não consegui quando eu era adolescente (e tinha 10 anos a menos de leitura e senso crítico). Autores brancos de não tanto tempo atrás nunca decepcionam né, a gente espera racismo deles e ele sempre aparece! Definitivamente um livro de sua época rs

gideao.gids 28/02/2024

Ótima história
Ótimo livro com bons personagens, protagonista singular e legal. Aqui temos os piores pais da ficção. Recomendo para quem gosta de aventura e fantasia e histórias diferentes do convencional. Luta Belacqua é um personagem intrigante, ingênua mas esperta e com uma pegada muito diferente dos protagonistas comuns.

Mauricio.Souza 27/02/2024

Mistério e aventura em doses precisas
A história já começa quebrando dois preconceitos que tinha em relação ao livro, pelo fato da personagem principal ser uma criança do sexo feminino achei que esse seria o público alvo, eu estava errado. O autor foi muito criativo e construiu uma aventura que desperta nossa curiosidade e nos faz querer buscar as respostas pras nossas perguntas.
O autor começa a história deixando várias pontas soltas, pequenas perguntas, faz isso de forma tão brilhante quanto nos dá as respostas que queremos. Além do mais as respostas para os mistérios da história não são óbvios, pelo contrário, por muitas vezes são bem criativos.
Li comentários rotulando o final da história como morno, mas achei o final muito bacana e extremamente criativo, me deixou muito ansioso pelo próximo livro e amarra de forma adequada as pontas soltas do livro, gostei bastante.
Outra parte legal da história são os personagens, achei eles bem interessantes e adequados pro contexto da história, as criaturas fantásticas são bem legais.
Por último, ressalto que foi uma ótima leitura, não vejo a hora de colocar minhas mãos nos próximos livros, espero que o autor consiga manter o nível.

NathDuda 24/02/2024

Eu deixo a pureza com as crianças
"A prova física de que alguma coisa acontecia quando a inocência se transforma em experiência."

Aqui deixo o título e o comentário como complemento um do outro, e convido a quem ficou curioso a ler para entender, concordar ou discordar...

Fabinho Oliveira 19/02/2024

Legal como esse livro aborda questões super pesadas mas de uma forma encantadora. Você sente toda a profundidade desse mundo e isso muito por causa da maneira como é escrito. Tudo é muito sério e ao mesmo tempo leve, cheio de fantasia.

Os personagens são cativantes. Você fica curioso por saber mais dos vilões, do que levou eles a fazerem o que fizeram. Não dá pra confiar em ninguém. E tem ursos polares que falam! Não tem como resistir.

Tem todo um subentendido aí bem polêmico e que afasta muita gente. Mas é um clássico, não tem como negar. Até o meu pai leu, o que foi muito engraçado.

Shavaska0 04/02/2024

Sem palavras para esse livro
A Lyra é uma ótima protagonista, te deixa sempre surpreso pela inteligência magnífica de uma criança de 12 anos!! Eu adorei, mas acho que talvez esse livro não seja pra mim. O final acabou sendo meio meeeh pq eu acabei pensando que acabaria sendo como levar um soco na cara pelo plot, mas acabou sendo razoável kkk

Mas se você procura uma fantasia com uma criança inteligente essa pode ser uma ótima experiência!!!

may ! 27/01/2024

A bússola de ouro
No começo eu enrolei pra caramba e voltei várias vezes pra tentar entender, é uma leitura um pouco complicada, e eu esperava muito mais da história em si. Confesso que achei a protagonista meio chatinha em diversos aspectos, coloquei bastante expectativas no livro e confesso que me decepcionei um pouco.

Jéss 26/01/2024

Maravilhoso e empolgante!
Sou muito fã de literatura fantástica e não esperava muito deste livro, não me recordo do filme, mas como um livro na minha estante, resolvi dar uma chance esse ano.

E estou surpresa e extasiada com a qualidade deste livro.

Para mim, a leitura fluiu muito rápido, o enredo te transporta para vários cenários incríveis. Em diversos momentos eu não conseguia parar de ler até a resolução da situação. Descrições rápidas e certeiras, cenas de batalha e confrontos rápidos e sem lenga lenga.

Adorei que a personalidade da Lyra não muda, ela é uma criança e em alguns momentos pensa com uma. Todo o enredo da trama para mim foi maravilhoso e surpreendente e estou ansiosa para começar o segundo livro.

Luciely 21/01/2024

Primeira LC
Bússola de Ouro se mostrou um livro bem introdutório com muitas perguntas ainda serem respondidas e sempre fiquei no questionamento se Lyra era só uma criança mesmo, seus atos demonstravam uma coisa e seus sentimentos outros. Fiquei um pouco confusa, mas acho que será explicado depois. Os personagens, foram o urso, foram um pouco sem graça e rasos, mas essencial na trama toda. Tô em choque ainda com aquele final, mas é um bom livro.

Bea 21/01/2024

Lyra tem tanto papo quanto meu namorado....
? "A Bússola de Ouro" é mais do que um livro; é um retorno ao sabor nostálgico da minha infância, me transportando para um universo fascinante. A escrita fluida e cativante de Philip Pullman é uma viagem encantadora, que me envolveu em uma trama repleta de reviravoltas emocionantes.

? Lyra, com seu "papinho" cativante, é uma protagonista memorável que enriquece a narrativa. Entrando é difícil de acreditar em uma crinaca de 11 anos que fala e pensa como a Lyra. (Vou relevar pq é um livro para crianças)

? A temática e o universo criados por Pullman são cativantes, proporcionando uma experiência que transcende as páginas do livro.

? Estou lendo e assistindo a série da Hbo, e a fidelidade da série da com o livro é notável, ampliando a imersão para aqueles que optam por acompanhar tanto a leitura quanto a adaptação audiovisual.

?? Ligação entre o Livro e a Bíblia. Percebe-se uma sutil conexão com elementos bíblicos e inspirações cristãs. A jornada de Lyra, de certa forma, foca no "pecado original" (O fruto proibido no Éden). E os temas de livre-arbítrio, o confronto entre o bem e o mal, e a busca por conhecimento ressoam de maneiras que remetem a narrativas tradicionais. A habilidade do autor em entrelaçar esses elementos, adaptando-os a um contexto único e imaginativo, adiciona uma camada extra de complexidade à trama, convidando os leitores a reflexões mais profundas sobre a natureza da aventura humana e suas implicações. Essa riqueza de influências contribui para a singularidade e profundidade da obra.
-> Algo que eu nunca percebi no filme por ser muito jovem, e não teria percebido caso tivesse lido o livro quando criança.

? O final com gancho é brilhante, deixando os leitores ansiosos por mais, e é uma prova do dom narrativo de Pullman. "A Bússola de Ouro" é uma jornada literária que ressoa com magia, surpresas e a eterna sensação de maravilhamento.

? Personagem preferida: Lyra

Isabella.Betoni 18/01/2024

Perfeito
Foi lindo poder ler esse livro é ir recordando o filme da minha infância, era uma memória afetiva muito linda que só cresceu nesse primeiro livro.