O Rastro da Alma

O Rastro da Alma Alexandre Apolca

Resenhas - O Rastro da Alma

Taize @viagemliteral 13/11/2018

??"Ela se sentia violentada psicologicamente, estuprada moralmente, invadida."
??"Confie no improvável!"

Ela desperta desnorteada num caminhão de lixo, não sabe como foi parar ali, tampouco seu nome. Era o ano de 2040 e nevava numa São Paulo completamente vazia, pouco lembrava o clima pulsante que um dia a cidade tivera. Perdida, ela começa a andar tentando encontrar um rumo, uma direção. Ao tentar fugir dos desconhecidos nos becos escuros da grande cidade, ela encontra abruptamente com Elvis, um rapaz de bom coração que tenta ajudá-la a recuperar as lembranças que sua mente insistia em esconder, e se apresenta com o primeiro nome que lhe vem a mente: Clarice!

Ela começou a ter alguns flashes do seu passado, porém, nada que lhe levasse a alguma pista concreta.

Quando Elvis fora assassinado, Clarice voltou às ruas, sem rumo, sem comida, sem ajuda.. completamente só ela tenta sobreviver a fome, as violências físicas e psicológicas, ao abandono...
Certo dia ela encontra com um senhor que a reconhece, diz que ela se chama Amanda, que é sua esposa que desapareceu há algum tempo e ele vinha a procurando incansálvemente desde então.

Mas o inimaginável está por vir, pois ela começa a encontrar com pessoas que fizeram parte do seu misterioso passado. Nesse mergulho em águas barrentas, ela começa a destilar seu passado e traçar seu futuro!

?? Esse foi um livro bastante forte, como me disse o próprio autor, porém, além de forte é também maravilhoso. A obra apresenta um toque distópico e também uma realidade já encontrada em nosso dia a dia. A protagonista se depara com a violência física e psicológica, incluindo estupro no âmbito familiar e nas ruas de São Paulo, a fome, drogas, perdas e ganhos ( mais perdas do que ganhos). Uma leitura fluída, a escrita do autor é maravilhosa, e a história de Clarice (ou Amanda) é indescritível! Vocês precisam ler para perceber que RECOMEÇAR É PRECISO SEMPRE!