O Fantasma de Tio Willian

O Fantasma de Tio Willian R. F. Lucchetti

Resenhas - O Fantasma do Tio Willian

Alice.Adriane 25/04/2023

O fantasma de tio Willian
O fantasma de Tio William conta a história de um velhinho pelo qual havia uma sublinha, que estava prestes a se separar do marido. Porém o velhinho decide ajuda lá a se reconciliar com o Marido, Magda faz de um tudo para voltas aos braços do marido, mesmo que outra esteja na jogada.
Leia este romance e se emocione com a história de Magda e queridinho Tio William, que irá fazer de tudo para ajudar sua sublinha

Fernando Nery 03/03/2016

Resenha: O Fantasma de Tio William, de Rubens Francisco Lucchetti
Olá, Meus Caros Amigos da Literatura!
Mais uma vez nos reunimos para falar de um assunto que nos apetece muito: Livros. A obra de hoje foi escrita no ano de 1940 e a história se passa no mesmo ano. O livro faz parte da famosa Coleção Vaga-lume que faz muito sucesso nos ambientes escolares. O autor Rubens Francisco Lucchetti dispensa apresentações. O título da obra em questão é "O Fantasma do Tio William". Mas não pensem que a presença dessa criatura sobrenatural irá conferir características assustadoras ao livro. Terminada a breve introdução, vamos ao ponto que nos interessa: o núcleo da resenha!
O primeiro capítulo começa com uma descrição bem elegante, falando sobre mansões inglesas e linhagens familiares:
"Na Inglaterra, toda mansão que se preze tem seu fantasma. O solar dos Winston não era exceção: durante séculos, a família teve uma distinta linhagem de almas do outro mundo. Dizia-se que o último representante dessa longa série de assombrações era William Winston, cientistas um tanto excêntrico que viveu no tempo da rainha Vitória."
Para quem não sabe, eu esclareço que a palavra solar significa terra ou castelo onde habitava a nobreza e que dava o título às famílias. Portanto, estamos diante de uma família de nobres. O autor tece alguns pormenores para explicar como a família Winston apareceu no Brasil até chegarmos na presença de John Winston:
"Sir Arthur casou-se com uma brasileria e ganhou um filho, John. Muitos anos depois, o inglês, bem velhinho, ficou com saudades de sua terra. O casal então se mudou para a Grã-Bretanha, mas Jonh, que já era homem feito e acabara de casar, permaneceu no Brasil."
Estamos no ano de 1940, John conversa com sua esposa Magda, revelando o seu desejo de separação para se unir a outra mulher. A esposa já sabe que se trata de Carmen de Luna, uma atriz vaidosa e exuberante.
Evidentemente que Magda não deseja o desquite e não sei bem se foi obra do destino ou ocaso, mas em sua vida aparece um fantasma que já habitava em um quarto da mansão. O fantasma pertencia à família de seu marido e o nome dele é William Winston.
Quando Magda conhece a figura do fantasma de Tio William, logo iniciam uma amizade. O ser sobrenatural promete ajudá-la a reconquistar o marido. Para isso, ele fará o uso de uma certa fórmula. O que Magda tem que fazer é tomar a fórmula e convencer Carmen de Luna a fazer o mesmo.
Seguindo os conselhos de Tio William e aplicando uma boa dose de inteligência e perspicácia, Magda consegue realizar o seu intento. Quando ambas, experimentam a fórmula, ocorre uma troca de corpos e Carmen vai habitar na mansão dos Winston com o corpo de Magda, enquanto a verdadeira Magda ocupa o lar e o trabalho da atriz.
A partir da troca de corpos começam cenas hilárias e é a presença do Fantasma de Tio William que garante a maior parte dessas cenas. Também não podemos deixar de mencionar que a troca de corpos entre a esposa e a amante contribuem de forma magistral para o divertimento dos leitores. A presença de personagens secundários como a empregada Magnólia também geram cenas cômicas à obra. Prefiro não citar cenas com esses personagens para garantir bons risos ao leitor com uma certa dose de surpresa.
O texto é curto, mas a habilidade de Rubens Francisco Lucchetti de construir detalhes e diálogos interessantes sem ser prolixo é uma característica marcante em sua escrita. A história se desenvolve de maneira bem natural. Não tem nenhuma situação forçada. O autor amarrou bem todos os pontos. Apaixonei-me pelo personagem do Tio William que, segundo Rubens Francisco Lucchetti, é o fantasma que todo mundo gostaria de ter em casa. O texto tem apenas 88 páginas e sua linguagem simples garante uma leitura rápida. Menos de uma hora foi suficiente para eu concluir o livro.
Se alguém lhe disser que Rubens Francisco Lucchetti é um escritor fantástico, não tenham dúvida alguma.
A respeito do desfecho da história, é algo bem bolado. Vocês deveriam ler para saber. Para essa obra infantojuvenil, dei uma classificação de CINCO ESTRELAS no SKOOB.

Gostaram da resenha? Querem ler o livro? A minha edição foi comprada diretamente com o autor, mas segundo ele, a obra está esgotada. Fazendo uma pesquisa na internet, descobri que alguns Sebos Virtuais tem exemplares usados e novos. Eu se fosse vocês, compraria logo antes que se esgotem até nos Sebos.
Bem, meus anjos, espero que vocês tenham gostado dessa resenha. E por favor, faça um blogueiro feliz e deixe seu comentário.

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-fantasma-de-tio-william-de.html