Confissões de Um Herético

Confissões de Um Herético Roger Scruton

Resenhas -

underlou 25/10/2021

Acredito que deva ser uma leitura muito mais prazerosa para quem já é iniciado na obra de Roger Scruton. Tem muitos pontos altos, como os ensaios sobre "o tempo certo para morrer" e questões ecológicas ligadas à arquitetura nos grandes centros urbanos.

Aliás, o arcabouço referencial do autor é amplamente vasto e apurado, de um pensador ímpar mesmo; porém, em quase todos os textos, sobretudo naqueles em que comenta temas políticos, Scruton desanda numa culpabilização sem fim da esquerda, colocando-se de forma ordinária, presunçosa e tosca acima do bem e do mal.

none 30/11/2018

Que sensacionais esses artigos
A editora é nova, lançou uma coleção de livros seguindo uma temática política. Esses livros de bolso extremamente pequenos e caros são contudo muito valiosos em seu conteúdo. Já li o livro do Leopardi, Pensamentos dessa mesma coleção e acabei de ler este que também possui os mesmos problemas de edição e revisão. Nada que comprometa o resultado final. Gostaria que me recomendassem outros livros deste ou de outros autores conservadores que discutem de forma racional, sã, direta, irônica e sagaz. Porque o que tenho visto na internet e nos livros do gênero é só xingamento e doutrinação vazios de fundamento. Uma das poucas pessoas que admiro no Brasil foi Mário Ferreira dos Santos, sua forma de fazer filosofia com graça e discutindo grandes temas talvez era um tanto quanto complicada de entender logo de cara, mas exige do leitor seu intelecto e seu tempo para reflexão. Scruton por sua vez escreve para o leitor do nosso tempo. Está ao nosso alcance apreender sua mensagem. Esse livro abrange muitos temas diversos: meio-ambiente, relações humanas, dança, internet, morte, civilização ocidental, religião. Altamente recomendado por ser agradável, educativo e, acima de tudo: educado. Tem respeito pelo leitor.
Kaique.Nunes 30/11/2018minha estante
Scruton realmente é muito bom. Recomendo todos os livros dele que são impecáveis, principalmente meu preferido, o "Desejo Sexual".

Kaique.Nunes 30/11/2018minha estante
Também sou fã do Mario Ferreira, caso não conheça recomendo o Louis Lavelle. Ele não pode ser considerado de fato um conservador, mas ele tem uma convergência em vários pontos com o Mário e o Scruton.

none 30/11/2018minha estante
Obrigado, Kaique. Vou pesquisar as referências que me passou, gostei demais do estilo do autor, que pode ser tranquilamente lido por quem nunca desbravou antes essa seara política.

Kaique.Nunes 07/03/2019

Confissões de Um Herético é um compilado de ensaios de Roger Scruton, podemos encontrar aqui suas reflexões sobre a arquitetura e arte moderna, o meio ambiente, política e cultura.

Cada “confissão” revela aspectos do pensamento do autor que seus críticos provavelmente o teriam aconselhado a guardar para si mesmo. Roger Scruton desafia a opinião popular sobre os principais aspectos de nossa sociedade: o que podemos fazer para proteger os valores ocidentais contra o extremismo islâmico? Como podemos nutrir uma verdadeira amizade na era digital das mídias sociais e do Facebook? Como devemos alcançar uma morte oportuna contra os avanços da medicina moderna? Como as políticas ambientais devem ser moldadas pelo governo? Esta coleção provocante procura responder aos problemas marcantes de nosso tempo.

O que é a heresia que Scruton escreve? A heresia é referente ao mundo moderno, pois o autor fala sobre o que perdemos no tumulto da modernidade e o que ainda podemos recuperar nas ruínas da tradição. Entre essas coisas estão: a beleza, a verdade objetiva, comunidade orgânica, tradição moral, hierarquia e o poder redentor do amor. Ideias que não vão te queimar na fogueira, mas podem lhe render escárnio sem fim, não importa quão óbvio seja que não possamos viver nossa vida sem elas, pois são conceitos eternos, que sempre se repetem no tempo.

Por sua variedade de temas e sua simplicidade essa obra é ótima para se iniciar no pensamento do britânico.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/