Desafiador

Desafiador Celso Possas Junior

Resenhas - Desafiador

Lucas Luiz 13/09/2023

Desafiador - Resenha Crítica
Desafiador retrata uma história de gênero policial onde três garotos testemunham um assassinato em 1993, em Cabo Frio. 19 anos depois acontece um assassinato de uma funcionária da Polícia Federal, com objetos estranhos deixados pelo assassino, talvez uma pista enigmática.
Posteriormente acontece outro assassinato, e a equipe de Sara Vargas (comandante da investigação dos 2 assassinatos) percebe que as vítimas estão conectadas a um só assassino.
Ele não pararia ali.

Eu devorei esse livro em exatas 1 semana e 1 dia (se não fosse pelo colégio, concerteza terminaria antes).
Uma história policial envolvendo um assassino em série no Brasil (algo não tão comum) parece uma ideia ambiciosa, mas concretizada de uma forma genial. Outro fato importante a citar é a personagem principal, sendo líder da investigação dos assassinatos, ser uma mulher forte, inteligente e que nunca aceitava desistir.
O autor retrata de maneira brilhante a contextualização brasileira que ali se instala na leitura. Muitas cidades diferentes são citadas, desde o interior do estado do Rio de Janeiro até cidades em São Paulo e outras. E o mais brilhante é quando um cenário/cidade/lugar novo é apresentado, vem junto com ele uma curiosidade histórica, agregando ao conhecimento do leitor.
Toda a atmosfera policial de investigação e busca pelo assassino é construída de maneira brilhante, além da própria visão das ações do assassino ? não revelando seus objetivos e identidade, sendo isso algo construído ao longo da narrativa.
Por fim digo que gostei muito da leitura desse livro, que apareceu por acaso enquanto eu visitava a feira do livro de minha cidade ano passado, comprando diretamente com o autor Celso Possas Junior e ainda recebendo seu autógrafo.
Recomendo bastante?

Camila Lobo 30/01/2019

Resenha: Desafiador (Por Livros Incríveis)
Outras resenhas do autor: A Operação Baumann, O Revelador, A Farsa de Ártemis, Véu do Diabo. Leia em meu perfil ou no blog.

Meninos testemunham um crime em 1993. Dezenove anos depois, uma funcionária da Polícia Federal é encontrada morta no Rio de Janeiro. Junto ao corpo, pistas misteriosas. Um novo assassinato acontece e os investigadores percebem que os dois casos estão relacionados. Outros corpos aparecem, sempre com objetos intrigantes. Haveria alguma conexão entre eles? A agente Sara Vargas e sua equipe lideram a caçada ao assassino, um homem com inteligência superior, que invade sistemas e desafia a polícia, sempre um passo à frente das investigações. Seu ponto fraco: ele também não resiste a um desafio. Em um ritmo eletrizante, duas mentes brilhantes duelam contra o relógio. Ninguém está seguro enquanto ele estiver à solta.

Celso Possas Junior já é um autor bastante falado aqui no blog. Li seu primeiro livro em 2017, e hoje, dois anos depois, ainda me impressiono com suas histórias.
Em Desafiador, logo de cara já nos é apresentada uma cena tensa, cheia de momentos que deixaram-me chocada e, até mesmo, confusa. Uma cena meio pesada, mas que é importantíssima para o enredo da obra. E assim permanece o ritmo ao longo de todos os capítulos, freneticamente, considerando que, já no capítulo seguinte ao prólogo, já há a investigação de uma morte.

O autor, ao longo de suas obras de suspense, conseguiu aprimorar uma narrativa que detalha e, ao mesmo tempo, vai direto ao ponto, tudo isso em poucas páginas, com a intenção de fazer o leitor emendar os capítulos. Com Desafiador funcionou perfeitamente, pois é o que pede a trama, narrada em terceira pessoa e que conta com um possível assassino em série, cujas únicas pistas são de seus próximos alvos.

Além da narrativa, deve-se mencionar o ótimo clima policial que permeia a história. Os mistérios ao redor dos sete assassinatos são bem intrincados e são o grande foco da obra, já que não há mistério sobre quem matou - há muitas cenas com o ponto de vista recaído sobre o assassino. Logo, o grande mistério está em entender o passado e as motivações do assassino, além de descobrir seu nome. Além disso, como mencionado já anteriormente, Possas Junior escreve um suspense policial cujo assassino não deixa pista alguma sobre ele, mas que gosta muito de deixar mistérios complicados de serem resolvidos sobre as próximas vítimas e desafios para a detetive Sara e a equipe da Polícia Federal. É bem interessante acompanhar os desdobramentos e descobertas do caso, que se encaixam direitinho, possuindo explicação.

Para enriquecer a narrativa, o autor usa e abusa dos cenários na história, sendo o foco de Desafiador, o estado do Rio de Janeiro em geral, passando por cidades da região metropolitana e do interior. Ainda assim, são mencionados lugares fora do Brasil e também do interior de São Paulo. Para deixar a trama o mais real possível, sempre que há a mudança de local na história, é feita uma breve introdução com algum fato histórico do lugar, tornando a história, além de uma boa ficção, uma oportunidade para ler curiosidades.

Foi uma surpresa um tanto agradável ver que a personagem principal da obra é uma mulher, Sara. Diria que é bem incomum ver uma protagonista feminina em livros de suspense policial, e ver que trata-se de uma mulher forte, firme, inteligente e bem construída foi um bônus muito positivo para a trama, além de atentar para o fato da representatividade nesse gênero literário.
A equipe geral da Polícia Federal também mostrou-se bem diversificada, o que sugere atenção especial do autor para essa parte.
Por último, o assassino é complexo. É o tipo de vilão que é perturbado, mas com motivação crível para suas ações. O jogo de gato e rato entre o vilão e a protagonista tem química, deixando o leitor curioso por mais.

Acho que a penúltima cena poderia ter sido descrita com mais calma, com uma explicação mais desmembrada. Foi preciso reler mais uma vez para acompanhar o raciocínio, que, em diálogos rápidos, deixou complicado entender de primeira. Em suma, Desafiador foi uma leitura deliciosa, deixando-me imersa no caso fictício sobre um assassino em série no Brasil.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2019/01/resenha-desafiador-celso-possas-junior.html
Lucas Luiz 12/09/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha! To lendo este livro, e ansioso pra terminá-lo! Tenho sua continuação "Mais Desafiador", que também estou ansioso para ler

Nalu 16/12/2020

Excelente escrita
Um suspense que tem tudo para se tornar um clássico do gênero na literatura brasileira! A velocidade da narrativa é perfeita, de gênio mesmo. Consagra o autor na modalidade suspense sem dúvida alguma.

mirela111 17/01/2023

Desafiador
não imaginava esse final, mas leitura muito gostosinha e te prende demais. amei muito, devia ser mais reconhecido!!!!!!