A Estilha de Cristal

A Estilha de Cristal R. A. Salvatore

Resenhas - A Estilha de Cristal

Mateus 07/08/2023

Ventos que sopram aventura
O autor consegue transmitir a sensação de uma clássica aventura de fantasia medieval, ao ponto em que supera e/ou retrabalha clichês, delineando personagens marcantes e convincentes. o amadurecimento da história acompanha o amadurecimento dos personagens de maneira bastante clara e conduz o leitor naturalmente até o livro seguinte.

Carlos_Junior 19/02/2023

Divertido
Leitura bem divertida, para quem gosta de aventuras rpg com certeza vai gostar desse livro.
Primeira leitura de 2023, comecei bem !

AlabastroVitreo 23/06/2022

Uma fantasia clássica
Para quem é fã de fantasia clássica, com termos arcaicos e rebuscados, raças emblemáticas e aventuras bem narradas, esse livro é perfeito. A história é bem simples e não precisa de muita atenção. Alguns momentos são repetitivos mas nada que atrapalhe a experiência.

Matheus 11/08/2021

Uma boa aventura no universo de D&D, primeiro livro da segunda trilogia de Dritzz o drow ( elfo Negro) o livro traz muito do universo do cenário, foi uma boa leitura.

Daironne 25/06/2021

Impressões sobre a leitura de A Estilha de Cristal
A região de Dez Burgos, no Vale do Vento Gélido, enfrenta bem mais que apenas um clima frio. Invasões bárbaras regulares e um emergente exército reunido por um mago ameaçam varrer as cidades desta terra. A menos que um elfo negro e seus aliados que vivem ali consigam articular uma coordenação de defesa sólida.

Não entendi o sucesso que essa obra fez... Talvez por retratar o universo de Forgotten Realms, um cenário de RPG. A estória é fraca e nada original, embora melhore um pouco próximo do fim. Os personagens, a exceção do aspecto racista interessante abordado, são rasos e não raro com reações e relações forçadas. Um dos personagens é uma cópia descarada de um personagem da Marvel.

Recomendo apenas se você conhece o universo abordado ou seus famosos personagens.

Tati Ricci 28/04/2021

Eu já li este livro diversas vezes... já joguei aventuras que tiveram como fundo esse cenário e o resgate desta mesma história... então, sim, sou suspeita para falar. Simplesmente adoro o Drizzt, e não posso dizer menos dos outros personagens. Cada um com um personalidade diferente e forte.

Uma história super leve, com criatividade e muitas aventuras. No meio de tantas perigos ainda descobrimos a fragilidade com que lidamos com o preconceito e com as diferenças.

Sr. Quadros 17/11/2020

Um bom livro, mas sem muita complexidade
"A Estilha de Cristal" é o primeiro livro da série "Forgotten Realms" de R.A. Salvatore. A história segue o personagem principal, Drizzt Do'Urden, um elfo sombrio que busca encontrar seu lugar no mundo, longe da sociedade violenta de sua raça.

O livro é um romance de fantasia emocionante e divertido, com muita ação e aventura. A escrita de Salvatore é envolvente, e a narrativa flui facilmente. A história é bem estruturada, e os personagens são bem desenvolvidos e cativantes.

No entanto, "A Estilha de Cristal" pode ser considerado um livro sem muita complexidade. Embora a história seja envolvente, é relativamente previsível em muitos pontos, sem muitas reviravoltas ou mistérios intrigantes. Além disso, alguns dos personagens secundários são um pouco rasos, faltando profundidade em sua construção.

Apesar desses pontos negativos, "A Estilha de Cristal" é um livro bom e divertido para aqueles que gostam de fantasia. A ambientação do mundo de Forgotten Realms é fascinante e bem descrita, e a ação é emocionante e bem executada. Drizzt Do'Urden é um protagonista cativante e sua jornada de auto-descoberta é um tema universal que muitos leitores podem se relacionar.

Em resumo, "A Estilha de Cristal" é um livro bom, mas sem muita complexidade. Embora não seja o livro mais inovador ou desafiador, é uma leitura divertida e emocionante que vale a pena ser explorada pelos fãs do gênero de fantasia.

Rodrigo Leão 08/11/2020

E uma aventura muito boa , bem escrita , mas não sei se e pela época que foi escrita , tem muita semelhança com as obras de Tolkien,( o Hobbit) mas e muito bom até pq gosto muito de Tolkien, e uma semelhança boa nunca e demais , vou continuar essa saga pra ter mais dessa experiência

Lanny 27/09/2020

Difícil fazer a resenha desse livro porque ele tem momentos ótimos, momentos chatos, momentos legais, momentos absurdos, e aí fica a pergunta: qual desses momentos eu devo destacar? Não sei.

O livro é dividido em três partes que são chamadas de livros. O Livro Um termina com uma reviravolta que eu não consegui parar. Aí os outros dois tem coisas semelhantes, então a surpresa do primeiro fica meio que ?Isso de novo?? nos outros dois. Tem um gancho pro próximo livro e me pergunto se alguns vilões despachados vão achar seu caminho de volta à história ou se eles já eram.

Noronha 07/09/2019

Sensacional!
Mais uma vez o tempo me consumiu e eu demorei até demais para terminar este livro sensacional. Foram longos 35 dias para termina-lo. Tive que ler só aos fins de semana e quando tinha algum tempo. Mas consegui. Então vamos lá. Como era de se esperar, aqui temos mais uma obra sensacional deste maravilhoso autor de fantasia. R.A. Salvatore mostra toda a sua criatividade e talento para escrever histórias baseadas em RPG e fantasia. É impossível não se encantar com as aventuras vividas por cada personagem desta obra. Falando em personagem, aqui temos uma gama maravilhosa de personalidades. Personagens muito bem construídos. As aventuras são bem montadas, as cenas de combate são perfeitas, as descrições dos personagens, magias e lugares são excelentes. É impossível não se encantar com as páginas deste livro.

samedi 30/05/2018

Mt bom, mas falta boas personagens mulheres.
O livro é otimo, os personagens são cativantes, a historia é uma delicia pra quem curte fantasia medieval, não é a toa q o Salvatore hj em dia é cultuado pelos fãs de d&d e seu principal personagem, o Drizzt é tão famoso huhu

Minha unica ressalva é a falta de personagens femininas no livro. Temos apenas uma q permeia entre os protagonistas, mas sempre com pequenas participações. De resto, mulheres são só citadas, geralmente como pessoas a serem protegidas, isto é péssimo, ta na cara q o livro é focado nos garotos nerds, mesmo que agrade as leitoras, não tem personagens para elas se identificarem tanto.

Ao contrario dos livros de DragonLance, q são escritos pela Margaret Weis e pelo Tracy Hick que, até mesmo por ter uma autora mulher, tem personagens femininas fortes e em abundancia nas cronicas, como a Lua Dourada, a Mina, a Kitiara, a Laurana e etc...

Mesmo assim vale a pena ser lido, por quem gosta de fantasia medieval e principalmente por jogadores do rpg D&D.

Fabricio Panda 17/11/2016

Aventura de "Outro Mundo"
Esse livro é altamente recomendado para RPGistas ou amantes de aventura medieval com um "que" de mágia e sobrenatural. Os personagens são marcantes e a leitura é empolgante.

Marcos Antonio 02/06/2016

A Estilha
Livro para ter tudo para ser muito bom, é um livro bom. Para quem nunca leu Senhor dos Anéis vai amar o livro, leitura fácil, bom com muitas aventuras e batalhas. Mais a Estilha que domina a mente daquele que a usa lembra-me do batalha pelo anel de Tolkiem, os anões tem uma cidade que fica no embaixo da montanha no qual eles desejam voltar o que lembra muito o Hobitt de Tolkien. Os anões saíram de lá por causa que fizeram o caverna dão grande e funda que despertou um mal que eles não poderiam conter, no qual lembra Moria que é a minas dos Anões. E como Licia Troisi ele gosta de miscigenação de raças (porém nesse caso acho que ela copiou dele)

JV 24/02/2016

Um gigante da fantasia!
Ganhei esta trilogia de amigo secreto, sendo que quem me presenteou na época nem imaginava que eu estava especialmente interessado em literatura de D&D e especialmente Forgotten Realms.
O livro me surpreendeu positivamente em todos os sentidos possíveis: desde os conflitos locais que levam ao encontro entre Bruenor e Wulfgar até o desenvolvimento de cada personagem e como eles se transformam ao longo da jornada, tudo parece sempre flertar com o clichê de fantasia capa e espada, mas sempre é desenvolvido e apresentado de maneira inteligente o suficiente para surpreender o leitor.
Salvatore é muito habilidoso ao dar motivações reais para seus personagens fictícios, tornando-os especiais e únicos: a ligação de Wulfgar e Bruenor; os conflitos internos de Drizzt, e a "malandragem" de Regis: tudo é utilizado primorosamente para contar uma narrativa que mantém o leitor interessado, e cada vez mais sentindo-se como um amigo pessoal da protagonistas.