From Lukov with Love

From Lukov with Love Mariana Zapata

Resenhas - From Lukov with Love

Camilla 30/07/2020

Exatamente o meu tipo de romance
From Lukov With Love é o meu segundo livro da autora e só intensificou minha vontade de ler todos os que ela já escreveu.
A história começa com a Jasmine, atleta de patinação no gelo, precisando de um parceiro porque o atual a largou. Ela recebe uma oportunidade de patinar com Ivan Lukov, extremamente renomado, e que é alguém que ela conhece (e meio que odeia) há 13 anos.
Jasmine e Ivan passam bem rápido de inimigos a amigos, mas eles continuam tirando sarro um do outro mesmo assim e esses diálogos são adoráveis. Além disso, tiveram vários elementos clássicos de romances que eu amo. A família da Jasmine foi presente na história e as interações foram muito divertidas. O esporte e a formação na dupla me lembraram de Spinning Out (série da Netflix), então se você também assistiu e amou, essa leitura vai ser muito nostálgica.
Mesmo para quem não lê o gênero, From Lukov With Love tem muito mais para oferecer: protagonistas fortes, plot bem trabalhado, ótimas amizades e um romance com desenvolvimento realista e encantador.
Yasmin Herondale 29/09/2020minha estante
Esse livro é um amorzinho ?

Camilla 29/09/2020minha estante
????

LuaTeresa 01/01/2021minha estante
Tem cenas +18? Não gosto de hot

Camilla 01/01/2021minha estante
Se eu não me engano, tem uma só mas não é longa! Não é um livro de erótica, o foco é romance mesmo :)

LuaTeresa 01/01/2021minha estante
Entendi. Obrigada!

Natalia.Souza 24/02/2021minha estante
Livro perfeito! Já vou ver outros livros dela pra ler.

percysbtch 11/04/2022

perfeição em forma de livro
não sei nem onde começar a enaltecer essa obra prima também conhecida como from lukov with love, porque eu amei demais e até favoritei!

achei muito bem desenvolvido, o enemies to lovers é impecável ! adorei que eles não perdem essa forma de irritar o outro depois que eles ficam juntos e acho o casal extremamente divertido e fantástico! a escrita da autora também é muito boa. ela deixa a história nada massante, mesmo com os detalhes e etc

acho que todos deveriam ler isso por que tipo QUEM NÃO QUER LER UM LIVRO INCRIVEL SEM NENHUM DEFEITO???
Gabriela Piva 11/04/2022minha estante
Esse livro vive no meu coração, amo muito!!

Gabriela Piva 11/04/2022minha estante
Esse livro vive no meu coração, amo muito!!

Darkside 11/04/2022minha estante
Almôndega... saudades

Nickð¤ 11/04/2022minha estante
?Salvando??

joskegshikta 11/04/2022minha estante
Achei péssimo ?? queria ter gostado, talvez eu dê mais uma chance

Julia3564 11/04/2022minha estante
O tanto que eu amo esse livro não tem nem escrito ???

madrugueilendo 30/05/2020

Spinning Out, é você?
From Lukov, With Love é um livro que conta a história de Jasmine Santos. Ela tem 26 anos e é uma patinadora de gelo profissional, dançando no gelo a mais de uma década.
Apesar da idade, ainda sonha em chegar na mundial e receber uma medalha de ouro. Sabendo que sua vida na patinação pode estar ao fim, ela não se contenta em simplesmente em desistir, e quando recebe o convite de Ivan Lukov para ser seu novo par na patinação e participar de um campeonato, o garoto que passou mais de uma década implicando com Jasmine, ela acaba reconsiderando toda a sua vida.

Bom, eu gostei demais do livro. É impossível não se deixar levar pela história e pelos personagens, além de que o romance foi super bem construído, e foi tudo feito na dosagem certa.
É um livro grande, mas que eu devorei em menos de um dia, e valeu super a pena. No começo, achei a narrativa da autora meio cansativa, ela realmente da MUITOS detalhes sobre o redor da protagonista, mas ao decorrer da história, acabei me acostumando, e isso não foi algo que me incomodou mais.

A Jasmine é uma protagonista que eu gostei muito de ler. Nos primeiros capítulos pensei nela como um pouco mimada, mas acabei gostando muito dela, e me identificando demais com a mesma.
Ela é bem sincera, e bem destemida, o que me fez gostar ainda mais dela.
O Ivan, apesar de ser apresentando meio como um bad boy da história, ele é longe de ser um.
O livro tem um romance do tipo enemies-to-lovers, o que eu particularmente acho sensacional, e esse não poderia ser desenvolvido de uma forma melhor.
É um romance muito fofo, demora um pouco pra realmente acontecer(o que pra mim não foi um problema), mas acho que é isso que fez o livro ser tão especial.

A protagonista tem um passado meio ruim, e acabou passando por algumas coisas bem chatas, que vamos descobrir ao longo do livro, e ai que pra mim, mora o problema da história, e o porque de eu ter dado 3,5 para a leitura.
Não vou dar spoilers, mas tudo que eu posso dizer é que a autora tinha um tema SUPER importante para ser tratado no livro, que com certeza o deixaria mais interessante ainda, e simplesmente o deixou de lado, como se fosse apenas um detalhe da história, e não era!!
Era algo que deveria sim ter sido mais aprofundado, e isso acabou me deixando bem pensativa sobre o livro.
Até os 55% do livro ele estava sendo perfeito, mas depois desse acontecimento, as coisas realmente desandaram muito pra mim. Sei que tem gente que nem fez questão desse detalhe, e se eu tivesse lido a um tempo atrás também não faria tanto, mas hoje em dia reconheço que era algo que poderia sim ter sido abordado de uma forma melhor.

Tirando isso, é um romance que eu recomendo MUITO! Prende demais! Não conseguia parar de ler real!
Queria ter visto mais da competição deles em si, o que foi mostrado bem rápido, mas fazia tempo que eu não via um casal ser tão bem desenvolvido, então gostei muito da história. Além disso, não vemos muito de relações familiares em livros NA, e nesse temos muito disso! A protagonista tem 4 irmãos (se eu não me engano),que são super ativos na vida dela, e uma mãe super engraçada. Foi com certeza (pra mim), um dos pontos altos da história, sem dúvida nenhuma.

OUTRA COISA!!! Esse livro me lembrou DEMAIS uma serie da Netflix, Spinning Out. Pra quem nunca viu a série e gostou do livro, não deixei de conferir!
Polly 31/05/2020minha estante
Vou ler! Fiquei super triste pq cancelaram spin out, bom que mato a saudade.

madrugueilendo 31/05/2020minha estante
Aaaa você vai adorar o livro! Tem muita coisa parecida com a série, meu sonho que tivesse uma segunda temporada

Polly 02/06/2020minha estante
Sim. Fiquei arrasada que cancelaram UM MÊS depois de lançar, mesmo ela entrando por ranking de mais assistidas.

Cami 09/01/2022

Essa releitura foi mágica, esse sem sombra de dúvidas é o meu romance favorito.
Eu tava bem de boa vivendo minha vida, mas a Jess fez uma fanart desse casal e eu fiquei super gatilhada, então resolvi ler de novo pra reconfortar meu coração.
Conforto, essa é a palavra que essa história me traz, fiquei com o coração tão quentinho enquanto lia.
Não mudei de opinião desde a primeira vez que li, continua sendo um livro favorito pra mim.

amErica 13/03/2022

Leiam esse livro, caramba
Mano, esse é simplesmente o tipo de enredo de romance que mais amo. Essa autora veio pra mostrar que um livro de romance não precisa ter Hot a cada dois capítulos pra prender um leitor, que o desenvolvimento, química e crescimento dos protagonistas conta mais do que tudo. Amei demais, todos deveriam ler esse livro, juro

Nicolle.Iwazaki 20/01/2021

O livro é muito bom, muito bem escrito, ri e chorei com ele, tem um bom desenvolvimento dos personagens e amei a relação da protagonista Jasmine com a família dela. No entanto, só depois do 4 capítulo que consegui engatar na leitura e não parei mais. Não me importo que a narrativa seja slow burn, porém, o livro vende como romance e o romance só vai acontecer de fato nos 90% do livro. Senti falta de tensão sexual entre a Jasmine e o Ivan, que geralmente tem em romances de enemies to lovers. Outra coisa que não gostei foi a atitude do Ivan em uma determinada parte que quem leu sabe do que estou falando. Nesta parte a atitude dele não foi condizente com a sua personalidade. Quanto a irmã do Ivan, achei que ela iria aparecer no campeonato principal até porque ela foi citada durante o livro todo por ser a irmã do Ivan e a melhor amiga da Jas, mas ela não apareceu em nenhum momento. Além disso, a história da Jas com o pai dela poderia ter sido melhor desenvolvida e não ser colocada apenas no final. De modo geral, gostei muito do livro, mas por estes motivos não consegui dar 5 estrelas nele.

beatriz 19/04/2021

from lukov, with love
Sabe aquele livro que te faz sentir bem durante todo a leitura, com o coração quentinho, como se tivesse recebendo um abraço? então, é esse livro! Eu simplesmente AMEI os personagens principais, Jasmine e Ivan. Ela é uma mulher tão forte e dona de si, achei inspiradora de verdade; a forma como ela acredita no sonho e na paixão dela como patinadora é cativante demais. O Ivan é aquele tipo de personagem masculino que vai te conquistando a cada página e no final tudo que eu posso dizer é que meus padrões de namorado foram atualizados. O jeito como eles se acrescentaram na vida um do outro me conquistou. Por mais que o livro seja um romance, ele acaba ficando, vamos dizer, secundário na história já que só acontece mais pro final; from lukov, with love é mais um livro onde a gente vê os personagens se aproximando, tornando-se amigos e aprendendo a confiar um no outro. Ver a trajetória da Jasmine em se aceitar e aprendendo que ganhar não é tudo foi lindo. E acompanhar o Ivan do lado dele a cada passinho foi melhor ainda. EU JÁ QUERO LER DNVO!!!!!!!!!!
Sara277 19/04/2021minha estante
Aah, depois de ler essa resenha, eu já quero reler

bookl6ver 30/01/2022

EU QUERO UM IVAN LUKOV NA MINHA VIDA!!!
Fazia tempo que eu queria ler esse livro, porém, o número de páginas me assustava DEMAIS. Mas mesmo no meio de uma luta pra colocar a leitura de volta na minha rotina, consegui finalizar sem ter ficado entediada ou pensado em desistir.

Me irritei com a Jasmine algumas vezes, porém é compreensível já que eu me identifiquei taaaaanto com ela (e vivo me irritando comigo também).

Mesmo amando um slow burn senti falta de ver mais deles como casal, mas isso não diminuiu o quanto eu gostei do livro, super recomendo!!!

PS. É pedir demais um livro sobre a Karina???
Deni Cruela 30/05/2022minha estante
Tô apaixonada por tudo que essa mlhr eacreve ?

Ana 31/05/2022minha estante
Amo demais esse livro e essa autora

bookl6ver 31/05/2022minha estante
Esse livro é tudooo ??

Mari 11/11/2023

QUE LIVRO!!!!
Oque falar sobre essa obra de arte!? Sabia que era slow burn então quando demorou para rolar algo realmente não me importei, mas assim é slow burn no nível de acontecer algo nos 95% do livro ksksks mas vale cada segundo, esse livro é bem mais do que apenas um romance, mostra a parceria, a confiança, a amizade nos tempos difíceis, o amor crescente? Enfim amei M U I T O, fiquei viciada lendo, extremamente fluido e gostoso, se alguém tiver recomendações de livro do patinação ou enemies to lovers nesse estilo estou aceitando ksks. Para os curiosos querendo saber sobre oque o livro se trata, é basicamente uma patinadora de gelo que está passando a temporada sem competir pois não tem uma dupla, e quando o ?inimigo? dela oferece para fazerem par ela não pode negar pela oportunidade que seria (já que ele/ Ivan é campeão com medalha de ouro), daí por boa parte do livro e eles implicando um com o outro, aprendendo a confiar no outro e enfim, lindos lindos lindos, não sei pq não li antes kkk amei muito mesmo, recomendo!!!

Lauraa Machado 25/03/2021

Decepcionante - e ainda tem um romance problemático
Estou um pouco surpresa pelo quanto eu detestei ler esse livro, mas não deveria estar. É o quarto de New Adult que eu leio e o quarto que eu detesto. Acho que o gênero não combina em nada comigo! Não teria dado menos de 3 estrelas, já que é um livro independente, mas achei necessário pelo livro ter algo problemático que me incomodou bastante.

Mas antes quero falar das coisas boas! Acho que a ideia da autora de fazer a Jasmine não ser "fácil" foi legal e o Ivan teve, na maior parte do tempo, uma personalidade interessante. Também acho que a relação da Jas com sua família foi bacana (ainda que imatura) e que teve várias cenas bem feitas e instigantes.

Só isso de bom que eu tenho a dizer mesmo. O livro precisava ter passado por uma edição pesada. Muita coisa nele é inútil e enrolação pura. Não tiro nota por causa disso, já que é algo comum vindo de um livro que foi publicado sem editora, mas não posso evitar mencionar. Tem cenas que poderiam ter sido resolvidas em uma ou três páginas e que levam umas vinte. Vinte! Páginas inúteis para uma conversa que leva menos de cinco minutos. Isso foi irritante no começo, mas se tornou insuportável depois. Poderia ser um livro com menos de 300 páginas fácil na mão de um editor competente.

Teoricamente, era para a Jasmine ser uma mulher adulta de 26 anos, mas ela é extremamente infantil. Que tipo de pessoa de 26 anos guarda tanto ódio a troco de nada por um cara com quem ela nem conversa, a ponto de não conseguir nem pensar no nome dele normalmente sem ter que xingá-lo constantemente? Esse ódio dela pelo Ivan foi uma das coisas mais forçadas que eu já vi na minha vida. Aliás, a narrativa em primeira pessoa também se tornou insuportável depois de um tempo, porque a Jasmine fala palavrão em praticamente todas as frases. Não sei se era uma tentativa da autora de fazer ela soar descolada, só ficou tosco.

O mais triste é que a personalidade dela e a história de tudo que tinha acontecido com ela até então tinha muito potencial, mas a autora não aproveita nada. Mesma coisa com toda a questão por trás do que aconteceu com o Ivan e sua parceira. Parece que, depois de um tempo, a autora largou qualquer ideia de enredo que não tivesse como único propósito avançar o romance.

Por falar em romance, essa foi a parte que mais me decepcionou. Primeiro, porque eu detesto livro em que o interesse romântico é perfeito, não tem um defeito e, se tiver, é porque entendemos errado. Pelo amor de Deus, é tão difícil assim fazer um interesse romântico que seja imperfeito e que não apareça sempre na hora certa com exatamente aquilo de que a protagonista precisa em todos os momentos? Um cara que tenha algum "defeito" físico ou dias ruins e que precise tanto do apoio dela quanto ela dele?

Não é só isso o problema do romance. O que mais me incomodou, para falar a verdade, foram algumas cenas aleatórias (por exemplo aquela depois da Jas tomar vodka) soltas à toa e sem grandes consequências ou impacto, quando era para ter. Ou seja, os personagens fingirem que nada estava acontecendo foi forçado, principalmente quando já estavam em um ponto em que, para transformar em romance, não faltava nada. Então acabou se tornando uma enrolação que não convenceu.

Mas se só tivesse isso de ruim no livro, eu nem teria me incomodado tanto. O que me fez abaixar a nota foi algo verdadeiramente problemático: o Ivan é muito controlador. É, aliás, perigosamente controlador. Mais de uma vez no livro ele fala que "vai contar até três para a Jas fazer o que ele quer e, se ela não fizer, ele vai forçá-la depois do três." Quero muito saber por que alguém acha que isso é aceitável. Como é possível achar que é romântico um cara que tira o poder de decisão de uma mulher, principalmente sobre coisas básicas, como para onde ela vai e onde ela vai dormir?

Tem algo pior ainda, mas pode ser spoiler, então pula para o próximo parágrafo se quiser evitar. Jasmine sofria assédios pelo correio e por mensagens em redes sociais e, quando Ivan descobre sobre o assédio, ele diz "eu vou te matar" para a Jas. Várias vezes. Ele a culpa pelo assédio, briga com ela por ela não ter contado, como se não fosse completamente direito da vítima decidir ou não quando e como vai denunciar ou contar sobre o assédio, e depois ainda a força a ir dormir na casa dele, mesmo ela, uma mulher adulta de 26 anos, dizendo que não quer.

Isso é inaceitável para mim e é bem pior quando romantizam. Outro problema que eu tive com a relação de Ivan com Jasmine foi que todo desenvolvimento dela, todo crescimento e toda evolução que ela teve na história foram forçados pelo Ivan. Ela mesma não tomou nenhuma atitude porque decidiu, não aprendeu nenhuma lição e nem mudou de ideia sobre nada sem que ele estivesse lá, empurrando ela na direção que queria. Nada nesse relacionamento é saudável, mas foi escrito para parecer que é.

O resto do livro não é muito bom, achei que a patinação no gelo foi bem superficial e que nem deu vontade de estar no lugar dela (como achei que daria). O enredo é simples, meio sem graça, e a enrolação absurda nas cenas mais inúteis me fez cansar de ler super rápido. Acho que a partir da página 150, eu passei o resto do livro querendo abandonar. Nem a única cena de sexo dele me animou. Pelo contrário, várias descrições foram esquisitas, com metáforas bizarras e mais forçação de barra.

Mas vamos ao que eu aprendi com esse livro? Aprendi a me manter o mais longe possível de todos os livros de New Adult ou da autora daqui para a frente. Aprendi também que a minha vontade de ler um livro sobre patinação ainda não passou e que quero assistir Spin Out na Netflix de novo para me esquecer do enredo desse livro com uma história bem melhor.
Maryana 25/03/2021minha estante
assisti spin out também e foi por esse motivo que decidi ler esse livro, mas ainda assim até ler seu enredo não tinha percebido realmente a relação problemática do casal, obrigada pela resenha

Lauraa Machado 25/03/2021minha estante
Então, eu estava até gostando da relação dos dois até o Ivan começar a controlar ela para tudo!

cici 08/05/2021minha estante
meu Deus, é a primeira pessoa que tem a mesma opinião que eu sobre o Ivan dar ordem até no vento e a Jas agir que nem uma criança, sem falar nas cenas prolongadas (aquela em que ela se machuca e se recusa a ir pro hospital feito uma criança birrenta foi o cúmulo pra mim, que diálogo irritante e desnecessário). cheguei até mesmo a pensar que era eu problematizando o livro, porque até então não tinha visto ninguém que tivesse ao menos reparado isso.

Lauraa Machado 08/05/2021minha estante
Não, não era você problematizando! E isso do Ivan mandando na Jas foi vergonhoso né! Nem acredito que tem gente que acha isso bacana

Ester479 03/12/2021

Mariana, lança mais livro, por favor ???
Acho que as pessoas estão enjoadas, de tanto que eu falo dos livros da Zapata KKKKKKKKKKK.
Um enemies to lovers, muito gostoso, do jeitinho que eu gosto, quando o enemies tá na cabeça da garota, porque ele já tá no lovers faz tempo. E é claro que, se tratando da Mariana, é um slowburn de respeito.
No começo, o livro é um pouco maçante (pelo menos eu achei), mas é só durante uns 3 capítulos, depois flui muito bem.
Eu AMO a interação com a família da Jasmine, na minha opinião podia ter um pouco mais com a do Ivan, mas entendo que não era do Pov dele (será que vem aí um livro da irmã dele? QUERIA). ADOREI o fato de a Jasmine ter dislexia.
A química desses dois no rinque é PERFEITA, eu sempre imagina os dois como Tessa Virtue e Scott Moir, quando eles estavam patinando.
Eu amo TANTAS cenas, que se fosse falar delas, teria que colocar aviso de spoiler (isso sempre acontece com os livros da Zapata, não sei o que essa mulher tem), e a resenha ficaria gigante. Mas uma das minhas favoritas, é a cena da entrevista.
É isso gente, esperem a construção de um relacionamento com cumplicidade, companheirismo... (Mariana é especialista nisso).
Esse livro é perfeito, um dos meus favoritos.
scar5 03/12/2021minha estante
sou tão apaixonada por esse livro, saudades deles ??

Ester479 04/12/2021minha estante
Siiiim, vontade de reler

gabi 01/02/2021

surpreendente
no começo, detestei a Jasmine e o jeito que ela reclamava de absolutamente tudo, achei que não aguentaria terminar o livro. mas então, é claro que tudo mudou - assim como o afeto dela por Lukov - e além de compreender toda a confusão e problemas da vida dela, passei torcer para o sucesso dela. o desenvolvimento dos personagens principais é muito bom, mas deixa a desejar com os secundários e senti falta de mais detalhes sobre a vida artística, porque muitos momentos só foram explicados pela necessidade e conveniência da cena. me irritei, sorri feito idiota e chorei pelos dois. o epílogo é incrível.
Sunflower 06/02/2021minha estante
oii, você sabe qual a classificação etária deste livro?? eu pesquisei mas não achei

gabi 06/02/2021minha estante
oi! eu não sei não): mas tem uma cena hot, se esse é o ponto

Sunflower 06/02/2021minha estante
atá, muito obrigada mesmo assim!! ?

bruna scipietz 22/02/2022

Enemies to Lovers.
From Lukov with love foi o primeiro livro desta autora que li e logo de cara gostei dela, tem uma ótima escrita, não é cansativo, só os capítulos que são um pouco longos.

A história conta sobre Jasmine, uma patinadora de 26 anos que é apaixonada por patinação no gelo, ela não fez faculdade para focar apenas no esporte, mas isso é uma deixa para que teu pai fale um monte de merda à ela.
Jasmine recentemente perdeu sua dupla e agora patina sozinha, ela não anda competindo mais pois ninguém quer fazer dupla com ela, até que um certo dia Ivan Lukov o patinador mais renomado e irmão de sua melhor amiga Karina faz uma proposta de ela se juntar a ele por 1 ano para as competições. O único problema é que eles se "odeiam" desde crianças, um irrita o outro da forma mais pesada que tem, mas terão que se aturar se quiserem ganhar alguma competição.
E nisto toda história se desenrola, muitas coisas acontecem, segredos são descobertos e a paixão aparece.

Eu adorei o livro, chorei em muitas partes, mas todas fofas e uma ou outra triste.
Agora mais que nunca sou uma Maria patins tanto por hóquei (off campus) quanto por patinação no gelo.

"Para Almôndega
De seu melhor amigo, Ivan."