Sou introvertido e daí?

Sou introvertido e daí? Steve Allen

Resenhas - Sou introvertido e daí?

thamiis 04/09/2020

Interessante
Apesar de ser um livro curto, o início foi um pouco cansativo, porém a partir da metade pude entender porque o autor decidiu falar sobre os conceitos da maneira que o fez.
Me incomodaram bastante os erros de digitação e continuidade, não sei se foi algum problema com esse ebook em específico (aluguei pelo primereading), mas principalmente nos capítulos finais, algumas frases eu precisei ler várias vezes até ?traduzir? o que supostamente era para que significassem.
Sobre o livro em si, me surpreendi pelos insights que ele pôde (tem acento ainda?) me proporcionar a respeito de como eu, mesmo sempre tendo me identificado como introspectiva, acabei por a vida toda tentar me encaixar no mundo extrovertido e como consequência sempre sofri por isso. Essa propensão a insights foi o motivo de eu ter dado 4 estrelas, por de fato ter me aberto os olhos e validado o que venho experimentando mais profundamente nesse ano atípico: tudo bem não ser como a maioria e não ver graça onde a maioria vê. Apesar de eu levar esse lema em grande da parte dos aspectos da minha vida há anos, ainda assim no fundo consigo perceber que sempre quis ?compensar? para ?caber no molde?, atribuindo tudo à minha personalidade e à criação sem considerar minha programação cerebral inata. Me proporcionou uma reflexão interessante a respeito do ?ser introvertido? e das nuances que eu percebo ter, dependendo do contexto e das situações. E ao final, descubro que não sou simplesmente ?chata?, meu cérebro que é ?

Anna Dut 06/04/2021

Recomendo!
Foi ótimo ter encontrado esse livro, ele é leve, rápido e o autor demonstra preocupação em nos mostrar o lado positivo da introversão em um mundo de extrovertidos.
O interessante desse material é que ele não é desenvolvido para nos dar dicas de como "parecer um extrovertido", ele está interessado em nos fazer entender que temos pontos positivos e que podemos usar isso para equilibrar as coisas, principalmente em momentos de socialização.
O livro pode dar essa ilusão de ser raso, mas a proposta do autor desde o começo é que o material seja breve e direto ao ponto, indicaria pra quem quer tirar as principais dúvidas a respeito desse comportamento.

Ale 28/08/2020

Me sinto especial e única
Me identifiquei como introvertida logo no início. Me ajudou muito a entender o meu comportamento e meus sentimentos, porque me sinto esgotada e o meu amor, extrovertido, se sente cada vez mais feliz em eventos sociais, dá ótimas dicas de como driblar a introversão e conversar. Me fez ver que eu tenho qualidades valiosas. Eu não tenho tanta dificuldade com as pessoas, mas sempre me achei meio estranha por querer me isolar. Agora não vejo mais isso como algo estranho. Para mim foi maravilhoso!

danimite 25/01/2021

Considerações de uma introvertida
O livro explora bastante a existência de estudos e pesquisas a respeito da mente introvertida e ao final dá algumas dicas de como lidar com uma sociedade que hipervaloriza a extroversão. Mostra também os pontos positivos da introversão e deixa claro que entre ser introvertido ou extrovertido não existe o melhor e o pior e sim que ambos possuem muito a contribuir com a sociedade em pontos diferentes, porém igualmente importantes. Vale a pena a leitura tanto para introvertidos se conhecerem melhor, quanto para extrovertidos conhecerem o outro lado da moeda.

SrBaldez 29/08/2023

"Como ser introvertido em um mundo em que tudo é para os extrovertidos?
Como lidar com a pressão de ser igual, quando você é diferente?
Como se acostumar ser taxado de estranho, quando seu jeito é reservado, quieto e de poucas palavras?

Esse livro é um manual de instruções para os introvertidos que tem muita dificuldade de se encaixar
Para os introvertidos que negam ser o que são, simplesmente pra se encaixar no meio dos extrovertidos!
Para os introvertidos que são incompreendidos a ponto de não entenderem que ele se carrega sozinho e sua bateria é descarregada quando está no meio de muita gente!
Para os introvertidos que precisam entender que o que eles tem de diferente, é exatamente o que eles tem de necessário pra contribuir para um mundo melhor!

Se você é um introvertido (como eu) então esse livro vai te mostrar como você pode lidar melhor com o mundo ao seu redor, sem deixar de ser você, pois é exatamente isso que te faz único no mundo e jamais você deve abrir mão disso"

Rodrigo 11/05/2020

Como funciona a mente introvertida
O autor cita pesquisas realizadas na área da Psicologia muito interessantes, mostrando a diferença comportamental, física e biológica entre introvertidos e extrovertidos.
O mais sensacional é que ele traz dicas e conselhos de como um introvertido pode aprender a viver em um mundo extrovertido.
Vale muito a pena, principalmente se você for um introvertido.

Narryman 27/11/2023

Bacaninha, mas..
Mas nada surpreendente. Algumas frases meio estranhas, não sei se pela tradução ou se o autor é meio doidinho mesmo, rsrsrs.

O poder dos quietos vale um pouco mais a pena.

15/07/2020

Escrito com boas intenções
Sou uma pessoa introvertida e achei que esse livro iria me ajudar a entender pq sou assim. Não deu muito certo.
O autor compartilha sim alguns dados científicos e pesquisas sobre as diferenças entre introvertidos e extrovertidos, mas parece que nunca sai do mesmo ponto.
Sem contar que esse livro descreve os extremamente introvertidos, praticamente incapazes de viver em sociedade, então não serviu muito bem pra mim.
Ale 28/08/2020minha estante
Eu acho que você não é introvertida

Fernanda 07/07/2023minha estante
E eu acho que você não leu o livro, Ale.

Vinicius 02/05/2018

Nada profundo
O próprio autor já introduz o assunto explicando que a leitura será rápida, sem enrolações.

E é assim mesmo, um texto objetivo, trazendo explicações da biologia (hormônios, genes, constituição do cérebro) e comportamentais que diferenciam os introvertidos dos extrovertidos. Pontos positivos e negativos de cada personalidade são discutidos e a individualidade sempre respeitada.

O assunto poderia ser tratado de forma mais densa, mas o livro entregou o que se propôs.
Jadde 13/06/2018minha estante
Você leu O Poder dos Quietos? Porque estou lendo e estou achando bem esclarecedor. Gostaria de saber a opinião para comparar, se ele é mais denso então que esse. Porque eu pus esse na minha lista, mas se for mais superficial, pode ser perda de tempo.

Alex 11/10/2018

É ERRADO SER INTROVERTIDO?
Em mais uma empreitada do incansável Steve Allen, o autor que mais distribui livros gratuitamente na Amazon, conhecemos princípios básicos (bem básicos mesmo) sobre as diferenças cognitivas entre os introvertidos, extrovertidos e ambivertidos.
Esse é um tema que me apetece muito, portanto, sempre procuro aprofundar-me neste universo psicológico que faz com que sejamos tão diferentes uns dos outros.

Associados constantemente como tímidos, os introvertidos são pessoas que raramente se divertem em ambientes lotados ou com som muito alto. Ao contrário dos extrovertidos, que recarregam suas energias nestas condições, os introvertidos precisam frequentemente se distanciar e até permanecerem sozinhos para sentirem sua energia de volta e poderem aproveitar do momento. Isso já aconteceu com você?

Após a leitura, não consigo me definir muito bem, como introvertido ou ambivertido, mas de todo modo, o conhecimento dessas naturezas mentais facilita na tratativa com pessoas que possuam ideais ou formas diferentes de se distraírem: não devemos nos usar como reflexo do que deveria ser o padrão, pelo contrário, devemos conhecer a diversidade de pensamentos e formas de se comportar, para que possamos exercitar um mínimo de compreensão e gentileza, quando diante de pessoas que agem de forma quieta, sobretudo em público.

Os introvertidos costumam ser bons comunicadores, porque regularmente pensam muito no que devem (e se devem) falar, não são bons com conversas de elevador e se sentem inspirados quando encontram pessoas que filosofam acerca do sentido da vida. Algumas das personalidades mais importantes do mundo são introvertidas: J.K. Rowling, Bill Gates, Albert Einstein... isso nos mostra que o amigo tímido, calado, que se isola nos passeios, pode ser simplesmente alguém que quer estar ali, mas que precisa de alguns segundos sozinho, para voltar e praticar a socialização de novo. Não há certo e errado. Apenas há.

Paulo.Giacomelli 20/10/2018

Leitura direta e clara
É um ótimo livro para quem quer entender mais sobre os dois espectros, tanto introvertidos e extrovertidos deveriam ler

Humberto 10/12/2019

Raso
O livro consegue resumir o livro "O Poder dos Quietos" em poucas páginas, recomendo para quem nunca teve contato com o assunto antes e não quer se aprofundar muito, mas não indico para quem quer uma abordagem mais específica, já que no geral ele é bem raso.

Guibauer 23/05/2020

Simples e interessante
O autor trás dados e informações de pesquisas sobre os espectros de personalidade introvertido e extrovertido de forma simples, clara e de fácil entendimento, e também da dicas e sugestões para pessoas introvertidas. Em alguns pontos achei que essa simplicidade foi um pouco demais e alguns pontos poderiam ser mais aprofundados.

viniiciusaantos 25/09/2022

Livro bom
Ajudou a entender que ser introvertido também é legal, e dá algumas formas de se aventurar entre os extrovertidos também

Nonato 04/10/2021

Começou mal terminou bem
O livro até pouco mais da metade é muito teórico buscando respostas técnicas. Pouco depois da metade se torna mais prático e de simples entendimento, trazendo exemplos e situações esclarecedoras