As Canções da Terra Distante

As Canções da Terra Distante Arthur C. Clarke

Resenhas - As Canções da Terra Distante

Flavio Assunção 28/06/2012

"As Canções da Terra Distante" narra a chegada da tripulação de Magalhães ao planeta Talassa. Vindos da Terra anos antes de sua destruição total, no ano de 3320, eles buscam de forma pacífica conseguir subsídios para alimentar sua nave para chegarem em um outro planeta para ser colonizado, o Sagan 2, localizado a centenas de anos-luz.

A história por si só é apaixonante, quando trata do encontro de duas civilizações de uma forma natural. A trama é basicamente toda ela da mesma forma, focando nos relacionamentos, no medo de que algo mude após a entrada dos visitantes, o medo dos visitantes de ferir alguma lei local ou apresentar algo tecnológico demais, já que Talassa ainda está no início da evolução, e de como lidar com a curiosidade da população do Planeta.

Vale a destacar que o livro é sempre bem tranquilo. Não há intrigas, diálogos ríspidos ou mesmo a velocidade de um thriller. As coisas são simples em meio a um cenário espetacular. E no final das contas é mais um relatório sobre o encontro das duas civilizações do que qualquer outra coisa. Ainda assim, vale e muito a leitura.
Edvaldo Florent 27/06/2012minha estante
Muito bom comentário, mas Sagan 2 não fica a milhões de anos luz, fica a centenas de anos luz.

Flavio Assunção 28/06/2012minha estante
Obrigado pela observação, Edvaldo. Já corrigi.

Karol 26/02/2020

Inspirador
O que os humanos têm a aprender com os talassianos? Uma vida sem ciúme, sem religião, baseada na cooperação e na ciência talvez seja a resposta. Um livro que traz uma visão otimista do futuro da humanidade após a destruição da Terra.

Thiago.Milani 15/04/2020

Sempre bom.
Arthur sempre nos trás reflexão com ficção científica de ótima qualidade. Dessa vez não foi diferente. Pra quem gosta de colonização de outros planetas e suas possíveis implicações encontra um prato cheio no livro.

Amal0 12/07/2022

As Canções da Terra Distante.
Fazia um tempo que não lia algo de Ficção Científica tão científico. Assumo que passei o olho rápido em diversas explicações sobre a velocidade da nave.

O livro te deixa com a sensação de nostalgia em relação a Terra.

Rafael 19/05/2014

As Canções da Terra Distante
Em um planeta coberto quase que esclusivamente por água, se desenrola uma boa história de Arthur Clarke.
Acredito que não seja um de seus melhores livros, mas para quem é fã (como eu), vale a pena ler.

Karol 26/02/2020

Inspirador

Eder.Machado 20/10/2020

Boa leitura
Para os fãs do gênero e do autor é uma boa leitura... Bons momentos e também uma viagem sobre o futuro da humanidade e como poderá ser o nosso futuro além do sistema solar.

Léo 29/08/2023

Mundo incrível habitado por personagens pouco convincentes.
De início, a leitura é empolgante. Com uma excelente introdução ao universo construído de maneira incrivelmente crível, sem desgarrar das muitas possibilidades qual o avanço científico pode trazer a espécie humana. Thalassa é dos planetas mais interessantes que eu já li na ficção científica, que não precisa de muitos detalhes para ser encantador.
Enquanto os personagens não são suficientes para injetar interesse nessa narrativa para além da geoficção. Os personagens têm arcos pouco interessantes, com conflitos bem chatos e mal resolvidos. Um momento em específico um personagem se torna mais memorável por uma atitude bem interessante, mas eles não ganham cor, mesmo quando o autor opta por desenvolver um pouco dentre os principais.
A trama, volta e meia é interrompida por exposição, o que, surpreendentemente, não deixou a narrativa maçante ao meu ver. Em alguns momentos, s tem uns debates interessantes a respeito de cultura, religião, mortalidade, relacionamentos, destino da humanidade etc... Mas nada ganha mais profundidade qual é sugerido de início.
O final é aquilo que se espera desde o início, com pouca surpresas, se não fosse os parágrafos finais, seria extremamente insosso.
Em resumo, As Canções de Uma Terra Distante empolga mais pela construção de mundo do que pelos personagens e sua narrativa. De modo geral, o gênio de Arthur C. Clarke estava bastante contido quando escreveu esta obra.