A desumanização

A desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas -

LER ETERNO PRAZER 28/09/2019

A desumanização - Valter Hugo Mãe, quarto livro do autor lançado aqui no Brasil traz uma bela história, triste mas não menos bela, trata-se de uma história sobre perdas e como lidar com elas, mas, o mais me impressionou é que tudo é passado para nós leitores por uma garota de seus 11 anos. Ao longo do livros, narrado em primeira pessoa pela nossa protagonista, vamos acompanhar a luta de Halla, nossa garotinha, para superar a morte de sua irmã gêmea.A desumanização não é um livro fácil. Não é um livro para se ler em uma sentada. É um livro profundo, sensível, um pouco complexo, feito de imersões na mente e vida danossa protagonista, Halla, e das pessoas que convivem (ou conviveram) ao seu redor: a mãe, o pai, Sigridur, Einar, Steindór, Thurid e ainda Hilmar e Oskar.As dissertações de Halla acerca do sentimento de luto por sua irmã falecida, Sigridur, são belas e ao mesmo tempo dolorosas.A beleza do luto e da depressão descritos pelo autor conseguem ultrapassar a barreira do comum de que essas coisas tão ruins tenham alguma beleza.É impressionante como Valter Hugo Mãe consegue tornar bonito e poético até mesmo as coisas mais grotescas, te deixando com uma mistura desagradável de surpresa, tristeza e encantamento.durante todo o livro e todos os ?altos e baixos? da vida de Halla, a sociedade em que ela está inserida é colocada como a vilã da história. E com razão. Desde o primeiro momento, ao perder a irmã ela é obrigada a viver com uma mãe perturbada e violenta e é chamada, insensivelmente, de ?a irmã menos morta? até as várias situações ruins em que ela se encontra, é possível observar a maneira imprudente e má que a sociedade lida com as pessoas que estão passando por dificuldades,a agressão, a rejeição, os xingamentos, parecem ser mais ?fáceis? do que simplesmente o acolhimento de Halla.Uma história, sensível, dolorida, complexa e ao mesmo tempo simploria que com certeza irá lhe emocionar.

Joao.Gabriel 03/03/2020

Ótimo livro!
Leitura reflexiva indispensável

Pedro HB de Melo 15/06/2020

Não funcionou para mim.
O que danado foi isso? Não funcionou para mim!! No início as metáforas foram incríveis mas depois a narrativa poética com muitos floreios se torna cansativa e penosa. Meu primeiro contato com o autor foi infeliz, mas me permitirei conhecer mais de sua obra.