Céu de Menta

Céu de Menta Camila Martins

Resenhas - Céu de Menta

Mary 21/06/2021

Esperava mais
Eu adoro romance teen e adoro livros inclusivos, então achei que amaria este livro. É uma boa história, mas não me tocou da maneira que eu achei que tocaria. Acho que ficou um pouco irreal demais, mais pra conto de fadas, sabe? Eu tbm amo fantasia, mas não desse tipo. A escrita da autora tbm não foi das minhas preferidas. Enfim, não é algo que eu leria de novo.

Karina 27/06/2020

Fofo.
Esse livro é uma gracinha. Fala sobre dois amigos de infância, a garota é autista e o garoto uma fofura vindo de uma família toda desestruturada. Eu fiquei com o coração quentinho enquanto lia, porque a amizade de infância deles vira amor, e apesar dos dois terem problemas eles são uma coisa constante um do outro. Amei, ameii

Myy 24/06/2022

Leitura gostosa e leve.
Um romancezinho suave pra passar o tempo. Super rápido e de leitura super tranquila também. Um casal bem fofo juntos.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 27/01/2021

Leituras que ensinam
Céu de menta é uma ficção que nos mostra uma vida muito normal, afinal de contas, o autismo não é algo que nos torne incapazes de sentir e viver. A narrativa é bem doce e, por vezes, um pouco parada. Mas nada que torne esta história menos especial.
Sem grandes ambientações (a história se passa quase toda entre casas vizinhas de uma pequena cidade), Céu de menta nos mostra duas famílias extremamente diferentes que vivem lado a lado.
Primeiro somos apresentados aos Salles, família formada por Carolina (mãe), Roberto (pai), Ana Maria (a protagonista) e Davi (o irmão mais novo). Depois, aos Alencar, família formada por João (o vizinho de Ana e também protagonista desta história), sua vó Clara, suas duas irmãs mais velhas e rebeldes (Paula e Bianca), sua mãe acamada (Sílvia) e seu pai ausente (Paulo). Acho que essa descrição já deixou bem claro que não temos aqui uma família muito fácil, não é mesmo?
E tem mais: a família de Ana é simples, vive muito bem com o que tem e mudou-se para essa pequena cidade com o intuito de oferecer uma vida melhor à filha, portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista), enquanto a família de João está mergulhada numa vida de ostentação material, mas de ausência de amor. Contudo, mesmo tendo crescido nesse ambiente, João é um garoto calmo, compreensível e amoroso.
É ele quem, ainda jovem, aproxima-se de Ana. E assim nasce uma amizade muito linda, já que ele está disposto a compreender a amiga e fazer de tudo para sempre deixá-la confortável. Os pais de Ana, claro, veem essa amizade com bons olhos, pois também sabem da raridade de se encontrar pessoas como João no mundo.
O mais bonito desta história, porém, é ver como ambos têm suas dificuldades e como um pode ajudar — e muito — o outro. Cada um com o seu jeito, cada um com suas habilidades, Ana e João crescem e amadurecem juntos. E claro que, nesse caminho, alguns percalços acontecem, fazendo com que a autora aborde questões como a pressão sobre os jovens na escolha de uma carreira, depressão, as máscaras da nossa sociedade, preconceito…
Logo no início, o título do livro já passa a fazer sentido, mas somente ao final é que o entendemos realmente, e ainda com uma última bela lição deixada pela autora.
Aliás, temos muito a aprender com Céu de menta e um dos aprendizados que mais me marcou é de que o fato de uma pessoa não saber muito bem como lidar e demonstrar seus sentimentos, não significa que ela não sente (e muito!).

site: https://blogdastatianices.com/2021/01/27/ceu-de-menta-camila-martins/

Priscila.Lujan 27/01/2023

Leitura leve e aconchegante!
Uma história encantadora sobre amor, amizade e respeito.
Sem dúvidas, recomendo.

Nicole | @estanteliiteraria 17/06/2018

Céu de Menta | Resenha
Sem sombra de dúvidas um dos livros mais cativantes e sensíveis que tive a oportunidade de conhecer através do wattpad! A escrita da Camila (sua linda, pago pau mesmo) é muito leve, doce e marcante; e o que dizer dos personagens e da história deles? Simplesmente lindo! Ao conhecer e ler o livro na plataforma digital o amor que senti por ele foi gigante e quando descobri que ele iria virar físico meu coração transbordou de amor e orgulho ?

Se alguém procura um livro leve, mas que trate de assuntos importantes, precisa ler Céu de Menta. Eu tenho certeza que a vida de quem ler esse livro vai ser transformada e esses personagens vão te tocar (e marcar) cono poucos conseguem.
Camila.Martins 29/06/2018minha estante
Mais que amoooooor mtoooo obrigada sua lindaaaa

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/06/2018

Emocionante, e uma reflexão para vida
Ana é uma menina diagnostica com transtornos dos espectro autista em grau mais leve, ela leva uma vida de certa forma normal, mas com interações limitadas, e sentimentos mais conflituosos do que os que os adolescentes comuns já possuem na vida. Aos doze anos Ana conhece João,seu vizinho, um menino doce e esforçado que faz de tudo para agradá-la e cuidar dela.
Ana vive com seus pais e o irmão pequeno, Clara e Roberto fazem de tudo para que a filha possa ter uma vida normal, incentivando e ajudando de todas as formas a garota.
João, pelo contrário, tem uma família completamente desestruturada, apesar de terem relativo sucesso financeiro, o lar do garoto beira o caos. Seu pai é extremamente rígido e gritão, enquanto sua mãe sofre de depressão há anos, o que a impede muitas vezes de sair da cama, por conta disso as irmãs mais velhas do menino são completamente rebeldes, e só sobra mesmo a João sua avó que mora com eles.

Nasce ai uma linda amizade daquelas de emocionar até os coraçãozinhos mais duros.
O tempo passa e eles tem agora 17 anos, sentimentos começam a aflorar, e enquanto João tem quase certeza do que sente por ela, Ana não faz idéia do que são as sensações que a deixam literalmente em pânico, já que não costuma demonstrar seu afeto ou sentimento por ninguém além dos pais. Como ela vai aprender a lidar com isso?

Um romance leve e extremamente apaixonante, sobre as adversidades da vida, depressão e suas características diferentes para cada pessoa, e sobre como um bom olhar para a vida pode mudar a perspectiva de tudo.

Céu de Menta é um romance encantador e criativo sobre dois adolescentes que passam por diversas dificuldades em suas vidas, mas conseguem encontrar um no outro a forma mais pura de amor.

site: http://doidosporserieselivros.blogspot.com/2018/06/resenha-ceu-de-menta-de-camila-martins.html
Camila.Martins 29/06/2018minha estante
Mtooooo obrigada

Afrontosas 09/07/2018

Resenha Afrontosa - Céu de Menta
“Será ele bobo demais por amar um simples abraço? Bobo é quem não entende o quanto eles são salvadores e poderosos. A junção de dois mundos num encaixe perfeito: o tamanho mínimo do máximo do amor.”

Céu de Menta é um livro diferente de tudo que você já leu. Ele é de uma fofura e de uma inocência sem tamanho, mas não é meloso, é aquele tipo de fofo que você fica com o coração aquecido e abraça o livro quando termina.
    A autora Camila Martins (entrevista aqui) trabalhou o tema abordado com sensibilidade, baseado em sua vivência com sua filha. E como ela cita em seus agradecimentos, “...foi pensando nela que criei Ana, numa forma de prece de mãe...”, não tem como não se apaixonar...

Continue lendo no blog..

site: https://lasafrontosas.wixsite.com/blog/post-unico/2018/06/16/Resenha-C%C3%A9u-de-menta

Giuliana Sperandio 21/08/2018

Doce e lindo
Recomendo com força esse livro! Para quem não conhece, é um romance super fofo onde uma das personagens principais é autista! A autora aborda de forma sutil e delicada as dificuldades e superações que Ana tem que lidar diariamente, mas ela não está sozinha! João, seu vizinho e super querido ajuda a menina, mas também é ajudado por ela a superar seus medos e dificuldades. Eu confesso que chorei no final.
Leia Céu de menta!

Duda 29/08/2018

O Coração Não Aguenta
Em muitos momentos esse livro encheu meu coração de amor, de saber que existem pessoas por aí que fazem tudo para ver o outro feliz assim como João faz com Ana, esse livro é encantador porque nos ensina que não importa o que acontece dentro de nossa casa, nós temos as nossas escolhas, de querer ser igual aos nossos ou fazer a diferença, podemos ser violentos ou podemos ser calmos e tranquilos. Ana e João são personagens muito bem construídos e são ainda mais lindos juntos, eu os amo como se fossem meus e como se fossem reais. Camila obrigada por escrever algo tão lindo que tocou corações e ainda vai tocar muitos outros, espero que Mariana quando ler esse livro possa perceber que sempre haverá alguém para cuidar dela e dizer como é a cor do céu e como está o tempo.

site: https://lostrwords.blogspot.com/2018/08/resenha-55-ceu-de-menta.html

Bru Correia 02/02/2019

Maravilhoso...
Uma história cheia de amor, carinho, dedicação e muita compreensão de ambos.
TODOS Deveriam ler, se encantar e encher o coração de um amor verdadeiro e recíproco assim com de Ana e João.
Não tenho como explicar as Maravilhosas sensações e emoções que senti com essa história.
Uma princesa autista com algumas limitações e um Príncipe com problemas familiares, porém cheio de compreensão para todos a sua volta.
VENHA CONHECER AnJo, Vc vai se Apaixonar.
muuuuito obrigada Bru

lunaelivros 05/02/2019

O livro conta a história de Ana, uma jovem portadora de TEA (transtorno do espectro autista), que tem uma família amorosa e possui dificuldades em fazer amizades.
João é gentil e atencioso. Vive numa casa cheia de pessoas e vazia de amor. É discriminado por ser um pouquinho acima do peso.
Dois jovens de mundos diferentes que entendem as dificuldades e se adaptam às circunstâncias um do outro. Céu de Menta é um livro diferente de tudo que eu já li. É um livro doce que aquece o coração.
Camila Martins traz uma história sobre amor, amizade e respeito. Um enredo apaixonante, com uma bela mensagem sobre aceitar as diferenças e procurar ser o melhor ser humano possível, mesmo rodeado de problemas. É um livro sensível, apaixonante, depois de ler esse livro me sinto outra pessoa. Recomendo muito que vocês leiam, pois é um livro que nos traz muito ensinamento. -
muitooo obrigada

Mundo da Vavah 23/02/2019

#ResenhadaVavah

Um livro que ganhou meu coração, carinho, respeito e todo meu amor.
Se chorei? Muito! Mas de coração cheio de alegria e de emoção porque entendi realmente o quanto a vida pode ser mais simples do que a nossa falta de carinho e respeito do dia a dia.
. ㅤ
Ana e João se conheceram ainda muito novos, quando a simplicidade da infância ainda brotava em suas mentes, mas o carinho foi tão intenso que essa amizade perdurou para sempre.
Ana tem TEA e nunca se deixava envolver com ninguém, seu mundo sempre foi fechado, até mesmo para evitar coisas que a deixassem nervosa, mas João, um belo dia resolve se aproximar e aos poucos consegue conquistar sua confiança e seu carinho.
Ele se adapta a tudo que faça bem a sua amiga e cuida com um carinho tão especial que chega a transbordar ao coração.
Durante a leitura, vamos acompanhar vários episódios da vida deles, vamos compreender um pouquinho de como Ana pensa e o que a faz agir de forma carinhosa ou tempestuosa. E quando ela se preocupa com alguém que é infinitamente importante a ela, vai se envolver com todo seu empenho para ajuda-lo.

O que mais me tocou nessa leitura é que compreendi o verdadeiro significado de AMOR, em seu mais puro sentido, pois tanto Ana quanto João enxergam o mundo e as atitudes de uma forma bem diferente da nossa, com pureza de sentimentos, com envolvimento, pelo lado bom do humano, conseguindo inclusive, transformar pedras em flores ou até em estrelas. A emoção maior, se deu no momento em que percebo que eu poderia ver o mundo dessa forma, mas que meus olhos já estão contaminados com a sujeira humana, entendi que antes de mudar qualquer atitude minha, eu preciso limpar e clarear meus pensamentos e sentimentos.

Me apaixonei imensamente por Ana e João, é uma história que quero indicar para minha família, amigos, ao máximo de pessoas que puder, pois se a cada 10 pessoas, 1 sentir o mesmo que senti, com certeza podemos ter esperança na humanidade e quem sabe nos tornarmos mais "Ana e João".

Agradeço muito, mas muito mesmo a autora por me proporcionar essa leitura.
Camila.Martins 12/03/2019minha estante
sua resenha é uma das mais lindas, se não for a mais, que eu já li sobre um livro meu!!

Marcia livros.e.musicas 27/02/2019

Apaixonante!!!!!
João e Ana são vizinhos e se conheceram quando tinham 12 anos.
Quando João apareceu na janela de Ana para convidá-la a brincar, ela se assusta. Ana é autista, gosta da rotina, de tudo organizado e previamente planejado. Surpresas não são bem-vindas.
Agora aos dezessete anos são amigos inseparáveis. Mantém a mesma rotina. Antes de sair de casa Ana pede que João diga como está clima, a rua, a calçada , as flores e o céu.
Para João, Ana morava num universo colorido e repleto de amor enquanto o dele era verde e gelado. .

O livro aborda com muita sensibilidade o autismo. A dificuldade em expressar seus sentimentos, o medo do que foge da rotina, o receio de pessoas estranhas e reações ao inesperado.
Também nos mostram como são sensíveis, inteligentes e que aos poucos podem aprender no seu tempo a enfrentar as adversidades da vida.
Um livro que recomendo a todos. Precisamos aprender a lidar com todas as pessoas, independente das particularidades de cada um.
muito agradecida