Sabedoria e Prodígios

Sabedoria e Prodígios Abraham Kuyper

Resenhas - SABEDORIA E PRODÍGIOS

Mila 01/01/2023

Sabedoria e Prodígios
Um bom livro para quem quer se aprofundar mais sobre a graça comum. Fala sobre cultura, arte, sobre o artista e o lugar que a arte ocupa no culto cristão. O livro, apesar de décadas de publicação, consegue ser extremamente contemporâneo.

Marcelo Duarte 13/03/2022

Sabedoria e pródigios
Em Sabedoria e Prodígios, o que devemos esperar?

Neste livro devemos esperar uma excelente filosofia cristão sobre assuntos diversos que são tocados pela sabedoria e prodigios mediante a graça comum de Deus derramada sobre os homens. O autor nos leva à caminhada pela visão que possuiu acerca de alguns temas que decorrem do modo como enxerga e vive as Escriturasa.

O capítulo que mais me chamou à atenção foi o que ele nos fala sobre a beleza, sua verdade e a glória de Deus!

Thiago 10/03/2022

Arte para a Glória de Deus
Algo que a igreja perdeu de vista durante todo o século vinte, foi a intenção de redimir a cultura. Fechando-se cada vez mais em "guetos gospeis", a cristandade abandonou a cultura e a arte, deixando com que o secularismo e suas ideologias, fazendo uso da graça comum, controlassem o imaginário popular. Como Kuyper diz: "... a arte é projetada para ser um instrumento para facilitar o acesso para o Espírito do Senhor, para inspirar o ideal santo e sublime e, desse modo, para glorificar a Deus, o Criador, em todas as artes. Mas, apesar dessa intenção, a arte também pode se tornar, por outro lado, um instrumento para a entronização do espírito que habita nas profundezas, e assim, fazer com que suas produções se voltem contra o Espírito de Deus."

26/01/2021

O autor traz uma percepção da graça comum na ciência e na arte, como ela se dá na prática. Indicando que a beleza, a criatividade, a sabedoria, a ciência e conhecimento tem sua fonte em Deus e, somente a partir dele, por meio da graça comum, podemos desfrutar de tais coisas.

Rogério 04/06/2020

Mais uma obra esplêndida de Abraham Kuyper
Esse é o segundo livro que leio do grande Abraham Kuyper. Ao contrário do primeiro, este li com grande expectativa, ciente de sua inteligência e perspicácia, bem como da facilidade com que consegue fazer uma leitura do mundo, tirando dele ensinamentos e reflexões fundamentadas em uma cosmovisão cristã.

Eu confesso que não sou nenhum entusiasta da arte. Via reflexa, comecei a leitura sabendo, também, que não sou um leitor ávido pela ciência. Mas, tudo bem, pois aprendi com o autor que a ciência é algo muito mais amplo do que as subdivisões que surgiram a partir do século XIX. Sendo assim, pude ler a obra com muito deleite, admirado de cada consideração feita.

O autor demonstra que a ciência e a sabedoria a ela associada, tal como a arte, são os instrumentos que possibilitam aos homens conhecer os atributos do Senhor. Por intermédio da ciência, desenvolvemos o conhecimento que nos ajuda a perscrutar a grande sabedoria do Deus vivo. Por outro lado, por meio da arte, colocamos nas manifestações artísticas o anseio que o homem possui em relação à glória que um dia há de ser revelada pelo Cristo.

Quando bem utilizadas, tais instrumentos são como caminhos que direcionam o coração do homem ao Deus Eterno. No entanto, estando separadas da graça especial contida na Revelação de Deus em Sua Palavra, isto é, como suas raízes estão fulcradas na revelação geral (Sl 19), são passíveis de contaminação pelo espírito deste mundo, afastando, portanto, o homem do Senhor dos Exércitos.

Mas, por que repudiaríamos a arte e a ciência por serem mal compreendidas por homens não regenerados? Nós temos a obrigação de usá-las da maneira como o Altíssimo as concebeu: para a Sua glória, para que O conheçamos e O amemos, e para que esperemos uma realidade superior, a qual a arte não conseguirá descrever, e a ciência estará completa frente a plenitude da revelação do Eterno, mesmo porque, em um sentido ainda mais grandioso, Ele estará conosco para sempre, a completude da Revelação.

O livro é belíssimo (apesar das ressalvas no prólogo) e nos faz refletir. Que o Deus Todo-poderoso nos permita percebê-Lo e apreciá-Lo.

Quenani 13/03/2019

Arte e Ciência!
Por indicação do amigo Natanael Castoldi, li nessa semana Sabedoria & Prodígios de Abraham Kuyper.

Aborda Ciência e Arte de uma maneira muito instigante.

Acho que esse livro afeta a nossa percepção de graça comum, da maneira como nos relacionamos com a beleza, criatividade, sabedoria, conhecimento e assim por diante.

Valeu, meu caro, pela recomendação!

#livrodasemana 📚