A fábula das abelhas

A fábula das abelhas Bernard Mandeville

Resenhas -

Alan.Nina 31/12/2020

Vários escritos, pesado, mas muito bom
A obra original sobre a fábrica das abelhas é na verdade um poema, até curto. No entanto, o livro aborda outros escritos, um deles é de explicação do poema e outros até mesmo de críticas que recebeu à época. Assim, o livro fica pesado.
No entanto, é de conteúdo excelente. Talvez esteja aí a base do pensamento capitalista liberal, na ideia de que os vícios pessoais podem ter impacto positivo se pensado coletivamente. É um ótimo argumento pro livre comércio e pra desregularização do Estado.

Hugo.Lousada 06/07/2021

Nada a reclamar sobre esse livro, bom demais!
É verdade que algumas coisas que o autor diz no livro eu não concordo, como por exemplo a obrigatoriedade religiosa, mas isso não quer dizer que o livro é pior ou melhor apenas pelo fato de eu concordar ou discordar do autor...

Realmente muito interessante, e é estranho poucos falarem sobre esse livro. O autor dificilmente é citado entre os clássicos mas deveria, pois sua teoria é muito inovadora para a época em que foi escrita (século 18).

Mesmo o livro sendo um ensaio, as teses propostas são muito bem fundamentadas e as críticas tecidas à época não condizem com a realidade, sendo na maioria baseadas em falsas verdades e frases ofensivas.

Enfim, o conjunto da obra é magnífico. Não diria que é divino e/ou irrefutável, mas é maravilhoso, sim.

Japa 15/05/2022

Muito muito bom
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*