Rio Vermelho

Rio Vermelho Amy Lloyd

Resenhas - O Rio Vermelho

Gramatura Alta 27/03/2018

Quando finalizei a leitura de RIO VERMELHO, fiquei algum tempo digerindo o que havia lido. Não foi muito fácil tentar compreender a história. Isso porque os três personagens principais são doentes. Não fisicamente, mas psicologicamente. E essa construção é muito bem feita, o que explica o motivo de o livro ser premiado. A autora demonstra conhecer vários lados da psique humana que transmitem repulsa e medo.

Nos EUA, Dennis foi preso pelo assassinato de uma garota de onze anos, e é suspeito do desaparecimento de várias outras. Ele está no corredor da morte, mas devido a um processo judicial mal conduzido, provas inconsistentes, testemunhos duvidosos e à sua constante afirmação de que é inocente, é formada uma legião de fãs que lutam pela revisão de seu julgamento e por sua liberdade. Entre esses fãs, está Samantha, uma inglesa que fica obcecada por toda a história de Dennis, a ponto de criar coragem e enviar uma carta para ele. Assim, os dois começam um relacionamento à distância, que resulta em trocas de juras de amor e na ida de Sam para os EUA, com o objetivo de conhecê-lo pessoalmente e ser mais ativa na tentativa de sua liberdade.

Não é spoiler dizer que ela consegue, uma vez que isso acontece já no início do livro. Os dois se casam e, após a morte do pai de Dennis, eles partem para a cidade natal dele, para o enterro e para resolverem o que fazer com a casa da família. Lá, Sam conhece Lindsay, uma amiga de Dennis, e esse relacionamento traz consigo várias descobertas sobre a verdade de toda a história.

Dennis é doente por diversos motivos. Ele sofreu abusos na mãos do pai bêbado e não teve uma mãe presente, uma vez que ela vivia drogada. Maltratado, vivia com fome, roupas sujas, era o pária da escola, mas era bonito, e isso evitava que fosse marginalizado por todos. Mas seu comportamento sempre foi duvidoso, uma vez que era constantemente pego roubando e observando criaturas mortas.

Lindsay também era uma garota problemática. Apaixonada por Dennis, foi rejeitada por ele e acabou ocupando o lugar de melhor amiga. Eles cultuam um relacionamento estranho, cheio de segredos, que por vezes parece ser íntimo, mas não em termo sexuais, mais como se fossem irmãos. Ela não liga para ninguém além de Dennis, nem para seu filho, e é tão desleixada e rude quanto ele.

E tem Sam, a personagem principal. Ela tinha uma vida normal na Inglaterra, mas era dona de uma autoestima totalmente destroçada, não em relação à sua aparência, mas, sim, sobre seu futuro, seu lugar no mundo, na sua necessidade de ter a total atenção de alguém. Por causa dessa carência, ela se envolve com Dennis, mesmo ele sendo um presidiário, mesmo sendo um condenado à morte, mesmo sendo suspeito de matar várias garotas. Ela não acredita em nada disso, ela enxerga apenas alguém de quem ela pode cuidar e que pode retribuir com o amor que ela não recebe de mais ninguém.

Eu, no início, não compreendi onde a autora queria chegar com o comportamento de Sam. Existe um problema narrativo na parte da troca das cartas. Sam acompanhava o caso de Dennis há muito tempo, lia tudo sobre o julgamento e assistia a todos os programas, então consegui aceitar a paixão que ela desenvolve por ele. Entretanto, Dennis confessa seu amor após a troca de apenas três cartas. Achei que não foi convincente, que ficou forçado e apressado, tanto da parte dele, quanto da parte de Sam em acreditar. Mas após metade do livro, compreendi porque ambos agiram dessa forma. E aí volto ao primeiro parágrafo, quando disse que os três são doentes.

Não importa o que Dennis faça, nem o quanto ele minta, nem quem ele seja de verdade, Sam só enxerga nele alguém estragado que ela pode cuidar e que pode ser sua companhia. Mesmo quando ele, após estarem casados, se recusa a ter relações sexuais com ela; mesmo quando Lindsay entra no relacionamento; mesmo quando ela encontra provas de coisas que ela pensava que fossem mentira; mesmo quando ela começa a temer pela própria vida; e mesmo quando ela descobre toda a verdade. Nada disso abala o que ela sente por Dennis. Nada disso importa. Na mente dela, e isso fica claro nas últimas páginas, Dennis existe para que ela cuide dele, para terem um relacionamento assexuado, separado pelos vidros da sala de uma penitenciária, porque assim ela pode receber a atenção e o amor que precisa, e ele não pode fugir disso.

Dennis e Lindsay são como se fossem apenas um. Ela é a motivação, ele é a consequência. Ela tem uma dívida de gratidão por ele, além do laço emocional, e ele vê nela a justificativa para fazer o que gosta de fazer. Ambos são nojentos, com uma mente amoral que não consegue distinguir o quanto suas ações são perversas. O bandido mais perigoso é aquele que não tem compreensão daquilo que perpetua, porque ele não hesita, ele simplesmente faz, sem remorsos, sem culpa. Até o final do livro, não sabemos quem Dennis é de verdade. Nem Lindsay. E quando a verdade aparece, ela não surpreende, porque até essa parte, acontecem tantas coisas dúbias, que eu só me senti aliviado por confirmar que ainda conseguia reconhecer quando uma pessoa era equilibrada e quando ela era totalmente doentia.

RIO VERMELHO é um livro muito bem escrito, com uma construção perturbadora da mente de pessoas estragadas. É uma história que incomoda, com um final que muitos podem não compreender, não porque seja complicado, mas porque representa a escolha de uma mulher, de Sam, que é emocionalmente incapaz de amar alguém que não seja tão doente quanto ela. Eu me senti nauseado. Mas também senti que havia terminado de ler um livro muito bom, porque apenas livros muitos bons conseguem afetar o leitor de forma a que ele não esqueça da história por um bom tempo.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/24/rio-vermelho/
Carla 08/07/2018minha estante
Adorei a sua resenha! Ótima percepção. Acabei de ler e sinto o mesmo, uma incapacidade de dizer bem o que senti, mas com a certeza de que o livro é bem escrito!

Clau Melo 11/09/2018minha estante
Adorei a resenha! Terminei ontem a noite e também fiquei sem saber como explicar o que senti...Realmente é um livro bem escrito, perturbador e que por um bom tempo vou me lembrar da história!

Tarsila.Lira 07/08/2020minha estante
é isto! acabei de terminar e to revoltada com o final, mas você colocou bem em suas palavras o que ele representa! não consigo achar o livro ruim de forma alguma, porque ele me deixou cheia de emoções em muito momentos, e tudo muito bem escrito e explicado! não sei o que eu esperava do final, ou de qualquer outra parte, mas de todo jeito achei bom!

madu 17/08/2020minha estante
Ótima resenha!
A dependência emocional da Sam e a psicopatia do Denis foi algo que notei desde o começo. O livro é muito bom!

Josy =) 16/12/2020minha estante
Eu gostei do livro, porém a narrativa não colaborou muito, achei as coisas muito jogadas no final. Terminei o livro na força do ódio. Do meio pro final ficou bom, mas faltou algo na narrativa que me incomodou.

Gabriela.Padora 07/04/2021minha estante
Disse tudo! Terminei agora e fiquei nervosa! Como Samatha se mostrou tão maluca quanto todos ali! E Carrie entao! Que odio!

Suellen 27/05/2022minha estante
Nossa, na hora que vc disse que a lindsey entrou no relacionamento meu estômago revirou, sem zoeira, ainda não terminei o livro, sim só pra anotar as páginas e me deparei com sua resenha, o livro tava me dando angústia já, não sei nem o que pensar, tenho até medo pra terminar, mais sério, me deu até ânsia, mds

Bruna 26/06/2022minha estante
Eu gostei bastante do livro, me envolvi com a história do início ao fim, mas não gostei do final, e ainda a forma como passaram pano pro Dennis me indignou de uma forma...

Adriana.Lopes 27/06/2022minha estante
Fiquei curiosa?. Estou apaixonada pela maneira como nos comportamos e o porque desses comportamentos.

Figueiró 03/01/2023minha estante
Uma das melhores resenhas sobre esse livro que eu já vi na vida!!! É exatamente isso! Cada personagem é mais doente que o outro, mas a autora é tão INCRÍVEL que ela consegue nos mostrar todos os pormenores, é nítido o quanto ela estudou e se dedicou para escrever esse livro

Baggio 04/05/2023minha estante
Essa resenha ficou incrível, exatamente tudo o que eu pensei, o relacionamento deles só iria funcionar se ele ficasse dependente dela e ela pudesse excercer um controle sobre ele de certa forma, sempre sabendo onde ele está.
Só fiquei mal pela Carrie que no final acabou entrando em negação por medo de ver que foi enganada o tempo todo

Mariana1398 05/08/2023minha estante
Capa feia, ave maria

Riiglecia 19/09/2023minha estante
O final me deu muita raiva

JAssica137 03/10/2023minha estante
Excelente resenha!

Gesiele1 17/01/2024minha estante
excelente resenha, acabei de terminar de lê-lo e fiquei bastante tempo tentar entender o final.

resenhasdajulia 03/02/2021

Não funcionou de jeito nenhum para mim.

Em uma pequena cidade chamada Red River, aconteceram misteriosos assassinatos de jovens garotas que nunca tiveram seus corpos encontrados, exceto Holly Michaels, que foi descoberta mutilada em um rio.

Tudo isso ocorreu há 20 anos, quando Dennis Danson era adolescente e fora condenado pelo crime. Agora, anos depois, ele é o protagonista de um documentário sobre crimes reais e "ídolo" de uma legião de fãs que acreditam que ele seja inocente e que o processo estava cheio de lacunas e falhas.

Longe do local em que tudo isso ocorreu, em Londres, vive uma jovem chamada Samantha, que ficou obcecada pelo caso de Danson quando leu sobre o mesmo em um fórum de discussão na internet.

Então, ela e Dennis começam a trocar cartas e quase que imediatamente se apaixonam um pelo outro. Decidindo viver essa história de "amor", Sam abandona sua vida e sua carreira em Londres e vai se encontrar com ele. E eles se casam, rápido e simples assim.

Todo mundo nesse livro é problemático e, apesar de geralmente gostar de livros assim, esse não foi pra mim, infelizmente.
Iasmin.Rocha 10/04/2021minha estante
Concordo, n gostei de nenhuma parte do livro

Priscila 04/03/2021

Muito decepcionada
Eu pensei que seria estilo triller e que seria intrigante, porém somente o início do livro foi bom de verdade o restante foi entediante e os personagens muito chatos.
Marielle 26/07/2023minha estante
Eu espera um plot incrível e acabou que é muita enrolação pra uma história vazia

Malu 29/10/2023

"Rio Vermelho" de Amy Lloyd é uma história intrigante que me cativou desde o início. Percebi algumas semelhanças estéticas com os livros de Charlie Donlea, talvez porque ambos sejam da mesma editora, mas é importante ressaltar que Amy Lloyd tem seu próprio estilo único.

A narrativa é envolvente, e o que realmente me impressionou foi a presença de notas de referências em algumas partes, o que acrescentou uma camada de realismo à história. Falando sobre os personagens, é difícil encontrar palavras para descrever. Eles são todos, sem exceção, completamente malucos e, de certa forma, perturbadores. Eu adoraria compartilhar detalhes específicos sobre o que me perturbou, mas evitarei spoilers para não estragar a experiência de leitura de outros.

Houve momentos em que me vi respirando fundo e simplesmente olhando para a parede, chocada com as escolhas e ações surreais de Samantha. Em resumo, todos os personagens parecem estar à beira da sanidade, e é difícil encontrar alguém que se destaque como "normal".

Quanto ao final, fiquei surpreendentemente satisfeita com ele. Alguns comentários negativos sobre o desfecho me deixaram curiosa, mas, pessoalmente, achei que ele se encaixou perfeitamente na trama, considerando o contexto de personagens tão complexos e perturbados. Encerrei o livro com uma sensação de espanto.

Em resumo, recomendo "Rio Vermelho" para aqueles que apreciam o gênero. É uma leitura envolvente e perturbadora que certamente deixará os leitores intrigados e impactados.

Marcos774 07/01/2023

Confuso e chato
O livro promete bastante coisa com a sinopse porém o livro é completamente parado e com uma estreita muito arrastada que faz você querer desanimar em todas as folhas. O plot do livro é facilmente descoberto em menos de 40% da leitura além de fazer referencias a vários artistas que ao trás nenhum elemento para história.

Ju Martinez 28/11/2021

Empolgou, mas decepcionou...
A autora armou muito bem a trama desse livro, me envolveu. Eu torcia realmente pelo final ser sensacional como foi o desenvolvimento. Mas decepcionou. Enfim, o livro é bom, poderia ser melhor.

gabi retore 15/03/2021

Rio Vermelho - Amy Lloyd
A primeira parte do livro é impecável. A autora escreveu tão bem sobre os casos e haviam tantos detalhes, que eu tive que pesquisar pra confirmar que realmente nada disso tinha acontecido.

Mais pro meio do livro, você vai percebendo que nem tudo é 100% normal e que tem algo de errado acontecendo. Basicamente um personagem vai se mostrando mais problemático que o outro.

O livro em si te prende (eu terminei muito rápido inclusive), mas chega um momento que se torna maçante.

No geral, acho que o livro vale a pena pelo começo e não julgaria se alguém deixasse de lado depois da metade....
ma :) 15/03/2021minha estante
adorei a resenha, pena que se torna maçante, estava com muita vontade de ler...

Rafa 15/04/2021

🔴 Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente. A mil milhas de distância na Inglaterra, Samantha está obcecado com o caso de Dennis. Ela troca cartas com ele e é rapidamente conquistada por seu aparente charme e bondade para ela. Logo ela deixou sua velha vida para se casar com ele e fazer campanha para sua libertação. Mas quando a campanha é bem sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir novos detalhes que sugerem que ele pode não ser tão inocente...

🔴 A narrativa de Rio Vermelho é bastante fluida, sendo esse o grande mérito do livro. A escrita da autora não é intrincada e permite que você consiga ler o livro sem qualquer dificuldade. Mas pra mim essa característica foi a única coisa que me conseguiu agradar na leitura...

🔴 Não consegui me conectar ou ter empatia por nenhum dos personagens!! Faltou mais profundidade no desenvolvimento deles. Samantha me decepcionou com suas atitudes praticamente do começo ao fim (que final dela foi aquele??) e Dennis também não me despertou nenhum sentimento que não fosse raiva. Foi muito difícil acreditar que eles eram um casal!! Os personagens secundário também deixaram a desejar, principalmente porque eles tinham potencial, mas autora resolveu explorar o lado mais chato deles.

🔴 A trama também não me convenceu. A tentativa de gerar a dúvida se Dennis é realmente inocente ou não, acabou não gerando em mim o suspense esperado. Mas confiava que viria um plot twist para mudar toda minha percepção. Porém, o plot twist não me impactou de uma forma marcante!! E o final acabou virando uma chuva de balas e deixou tudo ainda mais sem graça...

🔴 Enfim, Rio Vermelho não funcionou pra mim...

Wagner Fernandes 07/03/2024minha estante
Esse livro já começa horrível pela capa. Você lê "VERMELHO" e tem um verde berrante cobrindo tudo. Não sei, dá uma impressão ruim. E pela sua resenha e de outros, a trama também deve ser decepcionante.
Passo longe desse aí!

Kate Dias 26/06/2020

Pensei que seria um thriller eletrizante..
O final sem dúvida não era o esperado, o que é um ponto positivo, mas o livro todo em si não foi o que eu esperava.
É uma leitura razoável, sem grandes espectativas.

Monica Sobrinho 03/10/2020

Não gostei do desfecho da história, achei confuso, mal explicado, corrido no final. No início me prendeu, mas depois ficou óbvio demais.

Dayfreitas22 19/02/2024

Amy Lloyd - Rio Vermelho

Você acredita nele... então porque está com tanto medo? Uma combinação perfeita de A sangue frio e Making a murder! Como confrontar quem você ama quando você não tem certeza se quer saber a verdade?

Uma história original, madura e absolutamente real sobre obsessão. Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente.

#ebook #livros #triller #suspense #bookstagram #leituraconcluida

nina.zardo 17/07/2023

To com tanta raiva que não vou nem colocar quote
No início tava ruim, e no final parecia que tava no início.
A premissa é interessante e acho que poderia ser um bom livro se tivesse sido bem executado, mas não foi.
A escrita mais parece um vômito de informações que mal se conectam do que o desenvolvimento de uma história. A narrativa não conseguiu manter o clima de suspense prometido, e algumas partes eram totalmente entediantes e repetitivas, sem agregar nada à história, enquanto outras, como o final, foram tão corridas que ficaram praticamente incompreensíveis.
Os personagens foram extremamente mal trabalhados, e por isso eu sequer consegui entrar no clima da história. Mesmo o final, que deveria ser algo chocante e agoniante, me pareceu só algo jogado.

Paula @bookflags 15/08/2021

Leitura um tanto confusa e arrastada; longe melhores lidos neste ano. Confesso que em pequenos momentos,  despertava-se o interesse do que vem a ocorrer depois.
Um triller aos iniciantes...

Mariana Eleutério 03/02/2022

gente... ainda bem que foi barato
Como a autora conseguiu juntar um plot interessantíssimo, uma narrativa fluida e entregar uma história tão ruim é algo que de ateu a crente, ninguém sabe explicar.
Tinha tanta coisa que poderia acontecer para dar um glow nessa história: protagonista carismática, o condenado que realmente levanta dúvidas, envolvimento de investigação policial, plot twist, uma narradora não confiável que parecia confiável a primeira vista.... QUALQUER COISA
mimo :) 03/02/2022minha estante
nunca ouvi falar nesse livro, mas amei a resenha kkkkkk

Malu 03/02/2022minha estante
Desanimei agora kkkk

Mariana Eleutério 06/02/2022minha estante
Gente ele é ruim demais nu