Rio Vermelho

Rio Vermelho Amy Lloyd

Resenhas - O Rio Vermelho

Bruna 26/01/2022

Eu ainda tô me decidindo....
Fui me hidratar, finalizei o cabelo, tomei um xarope.... Todo o tempo pensando "e aí?!"
Sério! Eu comecei esse livro com a expectativa muito alta! Queria muito ler ele!
Já logo no início o formato dele me irritou, essa coisa de Pedaços de Registros, Documentário... Aí começa aquela coisa ele é retratado como Inocente.... Aí quando vc conhece ele.... Fica aquela suspeita.... E as coisas só desandam.... A Samantha é uma anta.... A gente, sei lá. Gostei mesmo não. Nem do começo nem do meio.... E esse fim?! Me poupe né?!

Be 27/05/2020

Rio Vermelho: Estranho
Estranho. Não sei o que dizer deste livro.
A narrativa do livro é lenta, mas o final passa muito rápido (digamos que até demais).
A sinopse entrega todos os acontecimentos do começo do livro e isso faz com que o livro fique desinteressante, desde o começo eu só pensava "essa Sam deve ter um sério problema de cabeça" e no final da história eu tive mais certeza disso.
Eu achei que a história dela com o ex-namorado seria mais bombástica, ou que pelo menos acrescentaria algo a mais na história do que realmente acrescentou (que foi nada, acrescentou absolutamente nada!).
O final foi "resolvido" muito rapidamente e acaba dando uma vontade de voltar algumas páginas para tentar assimilar, mas não de um jeito bom, pois mesmo lendo de novo continua sendo ruim e sem sentido.
E finalmente o desfecho, que eu achei estranho, acho que essa é a palavra chave dos personagens e dessa história, estranho, além de perturbados, isso com certeza eles são.
Do começo ao fim nós não conseguimos entender muito os personagens, principalmente Dennis e Samantha. Sinceramente, não recomendo, tenho certeza de que achará algo melhor para ler, mas se quiser tirar suas próprias conclusões, vá em frente.
Natalia.Franca 28/05/2020minha estante
Eu fiquei com ranço da personagem desse livro , que estoria mais doida mesmo, nao curti nao.

Naty__ 08/04/2018

Deixou a desejar em gênero, número e grau
Ao finalizar essa leitura, fechei meus olhos e pensei: “O que estou fazendo da minha vida?” Chegar ao final era uma das minhas metas primordiais, no momento, afinal, seria como concluir um dever de casa que não estamos muito solidários a fazê-lo.

Dennis Danson é o protagonista, ele está preso há mais de 20 anos pelo assassinato brutal de uma jovem em Red River. Famosinho, o prisioneiro passa a ser o assunto principal num documentário a respeito de crimes reais, com o fito de descobrir a verdade e libertar um possível inocente. Sim, eu disse possível porque alguns acham que ele realmente não cometeu o crime. Em contrapartida, Samantha acredita nas alegações de inocência e resolve fazer uma campanha para tirá-lo da prisão. E é aí que as coisas começam a desnivelar e meus olhos querem ser fechados.

Sam passa a escrever cartas ao jovem rapaz. Ah! Detalhe importante é que ele é considerado um cara bonitão, ainda que tenha envelhecido, mas a aparência continua invejável e as mulheres ficam loucas por ele. Não sabemos nada sobre os traços físicos de Sam, a autora apenas foca em dizer que ela tinha complexo com gordura, com o rosto e acaba por aí. O que ela tem de encantador eu não sei, mas Dennis viu algo nas cartas dela; os dois acabaram se apaixonando e ficando juntos.

Rio Vermelho é o típico livro que vai te deixar indeciso, logo no início. Aliás, para ser sincera, ele me proporcionou sentimentos indescritíveis. E não entendam isso como algo mil maravilha. Acredito que esse fator ocorreu por causa dos protagonistas. Em momento algum senti afeto por eles, em parte alguma consegui dar credibilidade à ideia veemente de Sam, nem tampouco ao Dennis – que, cá entre nós, estava enfadonho.

Não vou dar continuidade ao que acontece, mas se vocês derem uma lida na sinopse ela contará, do início ao fim, o destino de ambos – o que, para mim, tirou todo suspense da história. Não é nada difícil descobrir quem é o culpado de tudo. Logo no primeiro capítulo as coisas ficam claras e o mistério não existe. Já iniciei a leitura sabendo o que aconteceria, principalmente quando temos uma sinopse tão de mão beijada. Esse foi um dos pecados mortais, no meu simplório ponto de vista. Não vou adentrar à história tanto quanto a sinopse fez, não vou dizer que eles se casaram, que ele saiu da prisão e nem que... Não, pera!

Vamos analisar de modo profissional o motivo de esse livro fazer tanto sucesso por aí, porém, de não ter me agradado – é melhor do que soltar spoilers. Já aviso de antemão que os pontos que me incomodaram podem ser considerados pontos positivos para vocês, o que não tira o fato de cada um ter o seu exemplar e tirar as próprias conclusões. Ok? Natalia não gostou. A crítica do gênero, a que já leu muitos livros desse estilo e já está um pouco saturada de elementos neutros, bem como a ausência de mistério. Combinado assim?

O incômodo começou logo na narrativa. A autora resolve mesclar a história, em tempo real, com cenas do documentário. Primeiro ponto que deixou a escrita como passos de cágado. O segundo obstáculo enfrentado durante a leitura foi a personalidade de Sam. Ok, eu sei... Já sei isso também. Entendo todo o psicológico que a autora tentou utilizar para criar uma personalidade mais humana, do nosso dia a dia. Ponto para a criatividade dela. No entanto, não acredito que tenha sido tão bem desempenhada.

Quando era estudante de Direito, fiz muitas pesquisas a respeito da mente humana e analisávamos aquelas consideradas doentias, perversas e tantas outras mais – pude perceber que essas coisas realmente existem e são lamentáveis. O fato de existir (friso) não quer dizer que tenha desenvolvido com sucesso. Afinal, a história me pareceu um tanto quanto superficial, no momento em que ela resolveu enviar as cartas. Não consegui captar um elemento envolvente, de início; nem tampouco fui convencida pelas ideias rasas de Sam. A autora teve a ideia de mostrar como uma mente pode se fechar para as coisas do nosso dia a dia, para sentimentos amorosos e não sei mais o quê. Entendo isso. Juro por Deus que entendo. Todavia, não aceito a superficialidade imposta.

O terceiro ponto que considero essencial para abordar é sobre a falha na construção. Dennis ficou 21 anos preso, sem prova concreta sobre si, supostamente havia DNA dele nos dedos da garota (que foram arrancados antes de ser encontrada morta) – o que não fala mais nada, posteriormente. Simplesmente foi preso e, depois de um novo julgamento, com muito protesto, foi absolvido. Esse fato eu nem vou adentrar, pois sei que há falhas no sistema judiciário, tanto para culpá-lo quanto para inocentá-lo.

O quarto e último detalhe que precisa ser falado impreterivelmente: o desfecho. Durante todo o livro tivemos uma narrativa lenta, compassada e até mesmo exagerada em alguns pontos. E quanto ao final? Mais veloz do que Usain Bolt. As palavras foram atropeladas, a revelação foi contada apressadamente. Se vocês acharem que é exagero, na página 253, em apenas um parágrafo, somos apresentados ao (não tão) grande final.

O livro tinha tudo para ser o melhor dos melhores lidos este ano. E podem apostar que muitos vão considerá-lo assim, ele foi até premiado. Porém, quem está acostumado com esse gênero vai encontrar muitas falhas na construção. Para quem gosta de um romance e não é muito leitor de thrillers como esse, certamente vai se sentir mais à vontade para apreciar e degustar uma boa história.

Ainda que você seja fã como eu, não vire a cara ao livro apenas porque eu disse coisas ruins a respeito dele. O que é bom para um não é tanto assim para o outro – e vice-versa. Muitos têm medo de fazer uma resenha crítica por medo de perder parceria com a editora, com os autores ou até mesmo por perder leitores. Mas acredito que seria bem pior se eu viesse contar inverdades e vocês corressem com sede ao pote achando uma coisa e, no final, não ser o que pensou.

Acontece de um livro não ser bom para mim, mas ser para você. Acontece de recebermos um livro, em parceria, que não agrada. Mas temos de ser profissionais e pontuarmos fazendo jus ao que somos. Não sou perfeita, ninguém o é. Porém, eu não fui a única a ter esse ponto de vista.

Aproveitem o exemplar que estamos sorteando, em parceria com a Faro Editorial, e tenha o seu em mãos para ter a sua própria opinião. E desejo que seja uma ótima experiência!

Sobre a edição:
Difícil não gostar dos trabalhos estéticos da Faro. Sempre muito bem impecáveis. A capa é bem bonita, com relevo no título e as páginas dentro, como puderam ver nas fotos, são trabalhadas. A diagramação é excelente. Achei apenas três erros de revisão. No mais, o trabalho ficou show.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2018/04/resenha-rio-vermelho.html
Angélica Patriano 08/04/2018minha estante
Eita Naty. Eu comecei a ler, mas, larguei. Estava achando chato demais e muito tosco. Depois da sua resenha, nem devo continuar.

Naty__ 09/04/2018minha estante
Hahahaha. Sério que não estava curtindo também? Tente terminar para conversarmos sobre rs

Angélica Patriano 09/04/2018minha estante
Ain. Nem animei pra continuar. Kkkk

Naty__ 11/04/2018minha estante
Eeeeeeita. Tenta kkkkkk

@donzelaobscura 17/06/2018minha estante
Já não gostei desde o início e realmente ele deixou muito a desejar. Tinha tudo pra ser um livro bom, mas a história desde o princípio muito arrastada e nota-se que os protagonistas são meio perturbados, mas não foi só isso... Algumas lacunas faltaram ser preenchidas e não achei tão suspense assim, já que eu mesma deduzi e acabei acertando o tal mistério. Foi a minha pior leitura do ano até agora e sinceramente fiquei frustrada, com raiva e nem sei se farei resenha dele.

Larissa F 02/10/2022minha estante
Eu comecei a ler e fiquei tipo (????) com a rapidez do relacionamento de Sam e Dennis, achei meio sem pé nem cabeça, mas vamos ver o que vai dar, tomara que eu consiga ler até o fim

Naty__ 04/10/2022minha estante
Nossa! Eu também achei tudo muito repentino. E a forma como essa paixão se deu... Olha, depois me conta o que achou. Vou ficar esperando kkkkk. Faz um tempão que li, mas lembro do livro, tamanha foi a minha indignação ???

Larissa F 04/10/2022minha estante
Pode deixar que falo sim, tô na parte que eles se casam ??

Naty__ 04/10/2022minha estante
Ai, gente kkkkkkkk. ????????????????????

Angélica Patriano 08/10/2022minha estante
Kkkk. Nem retornei a ler.

Naty__ 08/10/2022minha estante
Hahahaha. Pensei que tivesse tentado terminar ?

Larissa F 10/10/2022minha estante
Gente, eu terminei e tô igual a amiga me perguntando "O que estou fazendo da minha vida?" ??

Naty__ 10/10/2022minha estante
Tão eu kkkkkkkk. Nem acreditei quando finalizei. Sério mesmo!! Que desnecessário!!!

LourencoBea 03/05/2020

Rio vermelho - minha primeira resenha
Quando comecei a ler, o livro me cativou de forma perturbadora e estranha também. Nunca, nenhum dos livros que retratam assassinatos que li me fez sentir assim.
Dennis conseguiu me surpreender ao longo de todo o livro, sempre muito persuasivo.
Durante todo o desenrolar da história é evidente que há diversos segredos, diversas coisas erradas acontecendo e que, certo dia, a verdade virá à tona.
O mais impressionante é que, o final consegue ser, ao mesmo tempo, previsível e extremamente impressionante. A forma como Amy Lloyd cativa com a escrita é algo sensacional. Me vi presa ao livro e não consegui parar de ler, até saciar minha curiosidade e obsessão pelo final do livro.

juresenhas 21/11/2021

o design do livro me incomodou muito, não sei se foi a versão que eu comprei mas não tem margem nenhuma nas páginas então foi bem difícil de ler

a leitura em si não é ruim só o início que achei meio lento mas depois melhora
leleceolins 23/11/2021minha estante
o design do livro muda muito a minha experiência de leitura tmb

renovato.sue 05/09/2021

Ou você ama, ou odeia. Não há meio termo.
Quando acabei o livro, fiquei vários minutos tentando entender se gostei ou não de como tudo acabou. Precisei ver alguns reviews em diferentes canais do YouTube para ter outros pontos de vista. Depois entendi que a maioria não gosta porque ele não acaba como a gente espera. Do meio pro fim, a história se desenrola de uma maneira que te faz achar que só há um fim possível, e BAM! Sai tudo diferente. Mas gosto de pensar que nem por isso, o livro deixa de ser bom. Se pararmos para pensar, depois, o final é um tanto óbvio se levarmos em consideração que a nossa personagem é um tanto (muito) peculiar. A gente espera dela certas coisas que NÓS faríamos se estivéssemos no lugar dela, mas esquecemos que é ela: uma mulher disposta a se relacionar com um potencial assassino em série.

Sendo assim, apesar das características bem irritantes, a nossa Sam foi bem construída, assim como a história em si. Os crimes, as investigações e as pistas deixaram claro que a autora domina o assunto e tem muito potencial em thrillers. Afinal, há vários momentos em que você se pega roendo as unhas em meio a todo o suspense. Ela tem muito a melhorar, mas com certeza darei um voto de confiança aos seus próximos thrillers. :)

Franciéle 26/05/2023

Fez com que eu não quisesse parar de ler, vai com tudo, mas o final... Faltou alguma coisa para completar a história

Noemy 06/10/2020

Achei que seria um super thriller.
Achei que seria aqueles thrillers de tirar o fôlego, mas não é.
Apesar do final ser diferente do que eu esperava eu tive certeza do tipo de pessoa que o Dennis era desde o começo do livro.
Achei a Samanta uma imbecil que tem tanto transtorno psiquiátrico quanto ele.
Não gostei do desenrolar da trama, achei um tanto parado para o gênero.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Rio vermelho
Mesmo desconfiado o amor prevalecer, o medo foi necessário para buscar a verdade.

Euclenia 20/05/2020

Sinceramente?? Foi uns dos livros que eu mais odeie ler,na vida toda.

Vivi 21/08/2020

O enredo em si é bacana. Mas não gerou pelo menos ao meu ver, nenhuma surpresa conforme o desenrolar.
Briguei muito com Samantha ( protagonista) com essa leitura. A mulher já era toda complicada e vai arrumar mais pra cabeça. O tempo todo fica martelando o que é o certo ou errado a se fazer ? Não tive um personagem queridinho dessa vez. Mas vale a proposta.
Só Esperava bem mais principalmente o final.
Renata | @am0r_p0r_livr0s 24/08/2020minha estante
Faz tempo que li esse. Não lembro da história mas lembro não gostei muito.

Suliany 10/01/2023

Nauseada
Samantha começa a se corresponder com Dennis, que está preso sob acusação de assasinato, mas uma campanha fora dos presídios vem alertando que ele não pode ter cometido, pois algumas provas não foram avaliadas.
No decorrer da história, propõe descobrir se ele realmente é ou não culpado, quando ele sai da cadeia e eles passam a viver juntos.

O relacionamento deles é horrível e dá vontade de pular no livro e chacoalhar a protagonista, por ser tão boba e aceitar tão pouco.