The Light of All That Falls

The Light of All That Falls James Islington

Resenhas - The Light of All That Falls

Dani 05/03/2020

3,75 - Gostei, mas foi o mais fraco da série
Uma ótima conclusão para trilogia, mas não foi tão bom quanto eu esperava.

Adorei o arco geral de história. É óbvio que o autor tem uma grande capacidade criativa e muita imaginação. O mundo é muito bem construído com personagens bem desenvolvidos que amadureceram bastante até o final da trilogia.

Meu principal problema foi que esse volume pareceu looooongo. Tudo bem que é um livro de mais de 800 páginas, mas pareceu muito mais. Acho que isso se deve muito à escrita do autor. Uma escrita simples, mas muito repetitiva, usando as mesmas frases e mesmas palavras com frequência. Um livro escrito em excesso, se é que isso faz sentido. A mesma história poderia ter sido contada com menos palavras.

O enredo desse volume também é bem mais previsível que os anteriores. Consegui desvendar as principais revelações com bastante antecedência o que diminuiu um pouco minha satisfação ao final.

Alguns eventos também ocorrem “off screen” , inclusive mortes de alguns personagens. Não gosto quando isso ocorre em livros. O autor até explica ao final em uma nota que ele pretende escrever outro livro mostrando a jornada de alguns desses personagens, mas acho que a história teria se beneficiado se esse livro tivesse sido lançado antes do terceiro volume, talvez como uma novela 2,5, pois as lacunas ficaram muito evidentes desfalcando a história principal.

No geral, é uma trilogia que recomendo para os fãs de fantasia épica, principalmente para quem gosta de Sanderson e de WOT. James Islington é um autor com muito potencial, mas que ainda precisa melhorar um pouco sua escrita e algumas decisões narrativas ( aquele épilogo foi interessante e forneceu muitas respostas, mas é realmente um epílogo?). Manterei acompanhando suas futuras publicações.

Evelin 30/03/2020

"All that I wanted, I received
All that I dreamed, I achieved
All that I feared, I conquered
All that I hated, I destroyed
All that I loved, I saved
And so, I lay down my head weary with despair, for;
All that I needed, I lost."

Ana 26/02/2023

O epílogo de milhões
Tem duas coisas que me incomodaram no livro:

- o quão sem emoção as mortes foram. O autor se esconde atrás do fato de que há uma guerra acontecendo para justificar a falta de reação/desespero/luto dos personagens diante das mortes.

- há muita repetição e enrolação nas cenas de luta. Eu acho que li a mesma luta narrada 7 vezes no espaço de 3 capítulos.

Okay, teve alguns outros pontos, mas esses foram os dois principais.

DITO ISSO,

Para mim, a melhor cena da saga inteira acontece neste livro, e é uma das interações entre Alaris e Caeden, meus personagens favoritos. A relação deles é um dos pontos mais fortes da trilogia. E não é simplesmente uma cena boa dentre a saga; dos últimos livros que li, eu acredito que ela estaria no top 3.

E o epílogo. O que foi isso. Sem palavras.

Tudo bem que há umas cem perguntas que não foram respondidas (o autor até tem planos em responder algumas delas em outros livros do universo), e eu honestamente acredito que deva haver dezenas de plot holes. Não só isso, mas chegou um momento em que eu simplesmente desisti de tentar entender o que estava acontecendo com kan/essence/vessels/jhavert etc.

Porém, porém, porém: puts o enredo vale a pena. Leia.