Justin

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 27/09/2023

Esperava muito mais
Depois de ler "Gênero queer" de Maia Kobabe, buscar novas HQs que tratassem do tema foi inevitável. Mas com isso vem também as expectativas, já que a experiência lendo a autobiografia gráfica de Maia foi tão boa. "Justin" é infelizmente decepcionante, raso, estereotipado e esquecível. Valeu a tentativa, mas não rolou não.

Cindi 19/09/2023

Esperava mais dessa HQ, é muito mais do mesmo, os esteriótipos maçantes, quando se trata de uma pessoa trans, acredito que a quadrinista não tem vivência para retratar a obra. Questões...

@jaquepoesia 18/09/2023

Durante a infância Justine Claude Adelaide ouvia da mãe que era uma "maria-homem" por ter comportamentos tidos como sendo exclusivamente masculinos.

Embora os amigos notassem que Justine era na verdade um garoto seus pais não aceitavam este fato, o que tornou muito mais complicado e doloroso seu processo descobrindo sua real identidade de gênero.

De forma muito direta a obra nos mostra as lutas que um jovem precisa enfrentar diante de uma sociedade tão preconceituosa e cruel para simplesmente ser quem realmente é!

Pra mim a parte mais chocante da obra é quando meninas agridem de forma física e verbal Justin no vestiário do colégio, enquanto expõem suas partes íntimas.
Mas a verdade é que o mais assustador da obra está no fato de que mesmo Justin sempre tendo sido um garoto, precisa o tempo todo de alguma forma se explicar (aos pais, conhecidos, médicos e etc).

Justin é um garoto preso no corpo de mulher que se apaixona por uma garota e que só quer ser visto como é, mas que diante de tamanha pressão social tenta se forçar a ser feminino. Justin tenta caber nos moldes de uma sociedade que tanto humilha e rejeita seu verdadeiro eu, mas sua história é um belo exemplo!

Para saber o grande desfecho deste livro tão necessário no combate contra o preconceito, leiam Justin!

Isasc.exe 10/07/2023

Justin compartilha daquela narrativa comum em obras sobre pessoas trans, e quando li tive a sensação de ter sido feito pra pessoas cis pela forma que a história é contada. Algumas coisas mais sensíveis sobre a vivência transgênero se perdem um pouco quando o público alvo não tá preparado ou não entenderia, então pra mim não fez muito sentido.
Gosto do fato de ser um protagonista transmasc, já que normalmente vemos mais obras sobre mulheres trans.

Michael.Quevedo 05/07/2023

Simplista demais
Uma narrativa baseada em esteriótipos e binarismo, simplista que aborda o tema de uma forma extremamente superficial. Parece ter sido feito por uma criança sem estudo querendo ser inclusiva

Harry.mantoan 19/06/2023

Q livro incrível, me emocionei, achei tão lindinho. Me deu raiva os psicólogos falando q ele tinha uma doença e tals, achei incrível o final muito bonitinho ??

JeamSZ 02/05/2023

Simples e Importante
É uma leitura rápida e fluída, em pouco tempo você termina de ler, mas não é uma leitura esquecivel e descartável, ela levanta com sutileza debates e críticas que todos deveríamos entender e se fazer uma autocrítica como ser humano.
Um ótimo quadrinho que em poucas páginas te faz pensar e refletir.

Graciela11 24/04/2023

Triste realidade
Muito triste ver que pessoas se afundam no pecado. Esse livro é uma história cruel que muitas pessoas passam pois não aceitam quem são. Deus ajude essas pessoas, por ele é o único caminho.

MarcosQz 15/03/2023

Uma HQ curta, mas de uma força absurda sobre o que é nascer num corpo que não te pertence, que não te deixa à vontade para ser quem deve ser.
Justin é uma HQ que mostra de forma rápida, porém emocionante o processo de descobrimento, rejeição, aceitação e luta para ser quem é, uma luta que toda pessoa transexual precisa enfrentar, mas nada é pior do que enfrentar o espelho e o preconceito.
Justin deve ser lida por todos e todas, uma obra prima ao respeito pelas pessoas trans.

Julia.Monteiro 09/01/2023

MUITO INTRODUTÓRIO
Apesar de ser bem didático. É uma HQ bem introdutória a respeito de transgeneridades. Traz a tona muitos cliches e visões estereotipadas.
Não é muito profundo, é quase infantil.
De toda a maneira, acaba sendo ilustrativo, porém não esperem algo profundo e nem finais completamente felizes.

Dango Yoshio 27/11/2022

Uma porta de entrada
É uma HQ que aborda um tema importante e que merece mais atenção, mas tratado de forma superficial. É uma introdução, a experiência de UM indivíduo, e não deve ser lida como obra absoluta sobre transgeneridades.

É uma história simples e curta, que mostra o processo de se entender e se aceitar de Justin, enquanto ele enfrenta uma sociedade extremamente despreparada e preconceituosa.

Pam 15/11/2022

Fala de um assunto bem importante de uma maneira leve e de fácil entendimento. Muito gostosinho de ler e é uma leitura rápida.

syd 02/09/2022

fofofofofofo
cada um tem as próprias histórias na jornada de se descobrir trans, mas sempre há algo em comum: o sentimento de inadequação somado à pressão externa para ser algo que não é.
justin é uma história tranquila e afável, com uma linda mensagem de auto aceitação e sobre seguir a própria jornada independente do que te digam. justin é sobre coragem.

um bom quadrinho pra ler, sendo cis ou trans.

Maria13245 23/06/2022

Justin
Uma história em quadrinhos bem rápida de ler contando a história de Justin, um homem trans e sua jornada até se aceitar.

1 | 2 | 3 | 4